Meu PPR
Essencialmente tentei concentrar as aplicações em títulos com elevado DY, acrescentando-lhe apenas o Santander com perspectiva de crescimento a médio prazo e a Total com uma combinação de um DY atractivo (> 6%) e algum potencial de crescimento.
É claro que havia muito mais por onde escolher, mas fiquei por estes também sobretudo porque são títulos que acompanho há já muito tempo e consequentemente não estou tão no "escuro" como em relação a outros.
O reforço de capital, como é proveniente de um PPR, virá juntar-se a esta carteira, estando portanto subordinado aos mesmos objectivos.
Veremos...

É claro que havia muito mais por onde escolher, mas fiquei por estes também sobretudo porque são títulos que acompanho há já muito tempo e consequentemente não estou tão no "escuro" como em relação a outros.
O reforço de capital, como é proveniente de um PPR, virá juntar-se a esta carteira, estando portanto subordinado aos mesmos objectivos.
Veremos...

HU Escreveu:Aproveitei a opinião da Pata quanto à exposição a Portugal (que ficou em apenas 20%). Aproveitei também todas as outras contribuições, que serão levadas em linha de conta em próximos movimentos. Só não posso aproveitar a sugestão de uma maior diversificação, porque os custos de transacção seriam muito elevados. Assim, ETFs e/ou Fundos serão parte da estratégia com um reforço de capital proveniente de um outro PPR que irei resgatar no final do mês.
Mas vão ser carteiras com objectivos diferentes?
Já que decidiste concentrar o risco a apostar apenas nessas empresas...porquê estas em particular?
"In this business if you're good, you're right six times out of ten. You're never going to be right nine times out of ten." by Peter Lynch
http://fundamentalmentebolsa.blogspot.com/
Aproveitei a opinião da Pata quanto à exposição a Portugal (que ficou em apenas 20%). Aproveitei também todas as outras contribuições, que serão levadas em linha de conta em próximos movimentos. Só não posso aproveitar a sugestão de uma maior diversificação, porque os custos de transacção seriam muito elevados. Assim, ETFs e/ou Fundos serão parte da estratégia com um reforço de capital proveniente de um outro PPR que irei resgatar no final do mês.
HU Escreveu:Carteira constituída.
Em relação ao projecto inicial:
1 - Abandonei a hipótese Obrigações.
2 - Diminuí Peso de Portugal.
3 - Reduzi o número de títulos.
Assim ficou em : FTE - TEF - PTC - SAN - FP (cerca de 20 % cada)
Darei notícias sempre que fizer movimentos e/ou no final de cada mês.
![]()
Fizeste tudo ao contrário das sugestões que te deram aqui portanto

"In this business if you're good, you're right six times out of ten. You're never going to be right nine times out of ten." by Peter Lynch
HU Escreveu:Aos moderadores :
A propósito deste tópico é minha intenção prosseguir com o mesmo ao longo do tempo, comentando a sua evolução, saídas e entradas, e comparando o performance com a que teria se tivesse mantido a aplicação PPR.
Para apreciação da performance torna-se mais fácil para mim incluir um sumário retirado da minha aplicação de controlo de investimentos, contudo esse sumário contém os montantes em valores reais, pelo que haverá lugar à exposição do montante aplicado.
Do ponto de vista do Forum, há alguma restrição ?
Podes sempre chegar ao paint e apagar esses valores (se assim preferires) deixando apenas as %s.
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.
É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.
Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.
É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.
Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.
Aos moderadores :
A propósito deste tópico é minha intenção prosseguir com o mesmo ao longo do tempo, comentando a sua evolução, saídas e entradas, e comparando o performance com a que teria se tivesse mantido a aplicação PPR.
Para apreciação da performance torna-se mais fácil para mim incluir um sumário retirado da minha aplicação de controlo de investimentos, contudo esse sumário contém os montantes em valores reais, pelo que haverá lugar à exposição do montante aplicado.
HU Escreveu:apenas como tópicos que deveria considerar no meu processo de decisão.

Muito boa sorte nos investimentos é o que lhe desejo. Diversificar e investimentos a nível mundial são as minhas dicas, tão e somente.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
HU Escreveu:é minha política diversificar o mais possível, na minha outra carteira tenho correntemente 22 títulos (Europa/USA/Noruega/Suíça)/ Oil Services; Oil; Banca; Seguros; Utilities; Telecomunicações; Gás Propano; Financiamento especializado;Farmaceuticas; e até diversifico nas corretoras (duas), contudo o capital desta carteira ("PPR") é relativamente diminuto, pelo que uma diversificação excessiva pode levar a que seja muito caro cada compra/venda e assim, não mais do que 10 títulos ( aproximadamente) vai ter de ser o critério.
Se conselho fosse bom ninguém dava, vendia
Aquilo que estás a fazer com qualquer uma das carteiras não é de longe nem de perto diversificação.
Diversificação excessiva é coisa que não existe, a não ser que o conceito esteja a ser mal aplicado e nesse caso não é diversificação; é confusão.
Fundir as duas carteiras numa única era uma boa ideia.
Estudar durante algum tempo estes dois tópicos – e tentar perceber os conceitos inerentes a cada um deles – :
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=76243
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=77465
era uma ideia ainda melhor.
Outra ideia é ignorar por completo o que estou a dizer. O que não é uma ideia muito boa.
Boa sorte.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
HU Escreveu:pode levar a que seja muito caro cada compra/venda e assim, não mais do que 10 títulos
Um bom fundo de acções é uma boa forma de diversificação (no BEST/BIG/Activebank podem-se comprar/vender sem custo de transacção), embora tenha custos de gestão, daí eu favorecer um ETF para investimento passivo a longo prazo. Recentemente até descobri um fundo jeitoso.
http://www.morningstar.pt/pt/snapshot/snapshot.aspx?id=F000000PCX
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Claro que o dinheiro é meu e faço com ele o que me aprouver. Mas isso não invalida que troque impressões com quem estiver disposto a isso, pelo que considero sempre bem vindas as apreciações de quem quer participar com os seus comentários.
Quanto à diversificação, concordo, e é minha política diversificar o mais possível, na minha outra carteira tenho correntemente 22 títulos (Europa/USA/Noruega/Suíça)/ Oil Services; Oil; Banca; Seguros; Utilities; Telecomunicações; Gás Propano; Financiamento especializado;Farmaceuticas; e até diversifico nas corretoras (duas), contudo o capital desta carteira ("PPR") é relativamente diminuto, pelo que uma diversificação excessiva pode levar a que seja muito caro cada compra/venda e assim, não mais do que 10 títulos ( aproximadamente) vai ter de ser o critério.
Vou dar também uma espreitada nas obrigações EDP e procurar um novo balanceamento com as aplicações em Portugal.
Logo que constituída a carteira passo a dar notícias da performance e dos movimentos (vamos ver se aguento a passada até 2022).
Thanks pelas

Quanto à diversificação, concordo, e é minha política diversificar o mais possível, na minha outra carteira tenho correntemente 22 títulos (Europa/USA/Noruega/Suíça)/ Oil Services; Oil; Banca; Seguros; Utilities; Telecomunicações; Gás Propano; Financiamento especializado;Farmaceuticas; e até diversifico nas corretoras (duas), contudo o capital desta carteira ("PPR") é relativamente diminuto, pelo que uma diversificação excessiva pode levar a que seja muito caro cada compra/venda e assim, não mais do que 10 títulos ( aproximadamente) vai ter de ser o critério.
Vou dar também uma espreitada nas obrigações EDP e procurar um novo balanceamento com as aplicações em Portugal.
Logo que constituída a carteira passo a dar notícias da performance e dos movimentos (vamos ver se aguento a passada até 2022).
Thanks pelas

Lion_Heart Escreveu:Faça o que quiser, o dinheiro é seu.Ninguem lhe deve dar conselhos de como gastar ou investir o seu dinheiro.
Não deixando de concordar contigo o HU é que pediu conselhos
HU Escreveu:gostaria dos vossos comentários
Ele depois deverá analisar esses conselhos com mais cuidado claro...
Mas também te posso mostrar estudos estatísticos demonstrativos que uma carteira com menos de 25 acções não é suficientemente diversificada... A minha intervenção foi nessa ideia.
O meu conselho foi apenas, diversifique mais HU, isso está muito concentrado.
Eu só digo isto: Faça o que quiser, o dinheiro é seu.Ninguem lhe deve dar conselhos de como gastar ou investir o seu dinheiro.
Seguir conselhos dos outros pode correr bem ou mal, se corre bem nao se vai lembrar dele se correr mal vai de certeza dizer mal da pessoa.
O que deve peruntar a si própio é o seguinte: daqui a 10 anos Portugal vai estar melhor ou pior que hoje? E se estiver melhor sera porque?
Seguir conselhos dos outros pode correr bem ou mal, se corre bem nao se vai lembrar dele se correr mal vai de certeza dizer mal da pessoa.
O que deve peruntar a si própio é o seguinte: daqui a 10 anos Portugal vai estar melhor ou pior que hoje? E se estiver melhor sera porque?
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
HU Escreveu:A exposição 100 % ao Euro tem que ver essencialmente não querer correr risco cambial. O horizonte temporal é de 10 anos para a "carteira" como um todo, embora possa haver lugar a re-arranjos da composição, mas sempre dentro da mesma tipologia de investimento, isto é, elevado dividend yeld. A não opção por um fundo, tem mais que ver com a "impaciência" de ver alguém a tomar decisões por mim (é psicológico...!), contudo talvez seja boa ideia substituir as obrigações da Semapa por um ETF (vou ver). Quanto à dinâmica do investimento e desinvestimento, embora seja uma carteira de baixa rotatividade, vou procurar ajustar a composição às oportunidades de investimento/desinvestimento que surgirem (navegação à vista).
Refiro que esta carteira é mais uma aposta de que farei melhor do que deixar o PPR a "marinar" numa seguradora. A minha carteira principal é mais dinâmica, roda na totalidade 6 ou 7 vezes ao ano e segue princípios diferentes na alocação entre os diversos activos que a constituem.
Vou manter este tópico alimentado (ao mês) para tentar perceber (com a vossa colaboração) o que vai mal e o que, indo bem, possa ser melhorado.
Obrigado pelas "dicas" !
A vantagem de um ETF em relação a um fundo convencional é o facto de não ter uma gestão activa mas sim passiva. Assim a escolha da carteira, neste caso, é feita apenas pela escolha das acções com melhor DY. Isso acaba por baixar os custos de gestão e o factor de ser "alguém a escolher por ti".
VirtuaGod Escreveu:Champignon Escreveu:E porquê a preferência apenas pelo mercado Português/Europeu?
Porque recomendaste um ETF baseado na Europa então??
Quando comecei a ler ETF centrado em dividendos sem exposição à europa pensei em algo tipo http://www.morningstar.it/IT/snapshot/snapshot.aspx?id=F000000GDZ
Mas há algo ainda maior: http://www.morningstar.es/es/snapshot/s ... 0P0000Q621
VirtuaGod,
Recomendei, não porque concorde, mas porque o HU queria algo ligado apenas à Europa. Claro que quando mais abrangente e diversificado for, tanto melhor.E pode ser abrangente e ao mesmo tempo sem risco cambial, sendo Euro hedged.
A exposição 100 % ao Euro tem que ver essencialmente não querer correr risco cambial. O horizonte temporal é de 10 anos para a "carteira" como um todo, embora possa haver lugar a re-arranjos da composição, mas sempre dentro da mesma tipologia de investimento, isto é, elevado dividend yeld. A não opção por um fundo, tem mais que ver com a "impaciência" de ver alguém a tomar decisões por mim (é psicológico...!), contudo talvez seja boa ideia substituir as obrigações da Semapa por um ETF (vou ver). Quanto à dinâmica do investimento e desinvestimento, embora seja uma carteira de baixa rotatividade, vou procurar ajustar a composição às oportunidades de investimento/desinvestimento que surgirem (navegação à vista).
Refiro que esta carteira é mais uma aposta de que farei melhor do que deixar o PPR a "marinar" numa seguradora. A minha carteira principal é mais dinâmica, roda na totalidade 6 ou 7 vezes ao ano e segue princípios diferentes na alocação entre os diversos activos que a constituem.
Vou manter este tópico alimentado (ao mês) para tentar perceber (com a vossa colaboração) o que vai mal e o que, indo bem, possa ser melhorado.
Obrigado pelas "dicas" !

Obrigado pelas "dicas" !

Champignon Escreveu:E porquê a preferência apenas pelo mercado Português/Europeu?
Porque recomendaste um ETF baseado na Europa então??
Quando comecei a ler ETF centrado em dividendos sem exposição à europa pensei em algo tipo http://www.morningstar.it/IT/snapshot/snapshot.aspx?id=F000000GDZ
Mas há algo ainda maior: http://www.morningstar.es/es/snapshot/s ... 0P0000Q621
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: afcapitao, Bing [Bot], Carrancho_, Ferreiratrade, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Google Feedfetcher e 228 visitantes