Análise Técnica - Dissertação de Mestrado
18 mensagens
|Página 1 de 1
Um tema interessante seria fazer um sistema de negociação de Opções baseado na Análise Técnica da volatilidade implícita (e histórica) do activo subjacente (S&P, por exemplo). Assim podes fazer um trabalho que envolve os indicadores de AT e ao mesmo tempo envolver alguns dos conceitos adquiridos durante as cadeiras, o que vai deixar o orientador e juri mais descansados.
Um trabalho académico de Análise Técnica deverá ter algum nível de Optimização dos parâmetros (por exemplo, numero de dias das medias moveis).
Deverá haver dois periodos de backtesting sobre o mesmo activo (e o mesmo deve ser aplicado para diferentes tipos de activos). Imaginemos que os dados para backtesting são entre 2000 e 2010. Então para o teste do sistema é necessário:
1) Optimização dos parâmetros entre 2000 a 2005.
2) Teste do sistema optimizado entre 2005 e 2010.
Atenção à diversidade dos dados!
Um trabalho académico de Análise Técnica deverá ter algum nível de Optimização dos parâmetros (por exemplo, numero de dias das medias moveis).
Deverá haver dois periodos de backtesting sobre o mesmo activo (e o mesmo deve ser aplicado para diferentes tipos de activos). Imaginemos que os dados para backtesting são entre 2000 e 2010. Então para o teste do sistema é necessário:
1) Optimização dos parâmetros entre 2000 a 2005.
2) Teste do sistema optimizado entre 2005 e 2010.
Atenção à diversidade dos dados!
- Registado: 28/5/2008 1:17
K. Escreveu:É Mestrado em quê? (àrea/curso). Eu tenho algumas ideias, mas preciso de saber se o curso e as cadeiras da parte curricular estão apropriadas. Também há que ter em conta o facto de existir ou não orientador disposto a orientar um trabalho nesse tema. Já tive problemas com colegas por aceitar orientar alunos em temas financeiros pouco ortodoxos, que me pareciam muito interessantes como ideia, mas em que o juri levantou algumas reservas em relação ao conteúdo técnico. A realidade é que são muito poucos os académicos que vivem os mercados como quem os negoceia, logo há coisas com que se tem de ter cuidado numa tese desse tipo.
estou a tirar o mestrado em controlo de gestão e dos negócios.
em termos de análise técnica não tive disciplina no mestrado.
o que tive de matéria relacionada com mercados foram opções, swaps, futuros, forwards e produtos derivados.
quanto ao que referiste de ser dificil aceitar este tipo de temas, a minha orientadora também me referiu isso, mas "deu-me" luz verde e fazer um projecto.
quero definitivamente fazer algo nesta área, mas gostava de colher algumas ideias para além da que tive de estudar os indices com indicadores e concluir sobre eles.
- Registado: 29/11/2007 10:59
- Registado: 3/12/2007 11:13
É Mestrado em quê? (àrea/curso). Eu tenho algumas ideias, mas preciso de saber se o curso e as cadeiras da parte curricular estão apropriadas. Também há que ter em conta o facto de existir ou não orientador disposto a orientar um trabalho nesse tema. Já tive problemas com colegas por aceitar orientar alunos em temas financeiros pouco ortodoxos, que me pareciam muito interessantes como ideia, mas em que o juri levantou algumas reservas em relação ao conteúdo técnico. A realidade é que são muito poucos os académicos que vivem os mercados como quem os negoceia, logo há coisas com que se tem de ter cuidado numa tese desse tipo.
- Registado: 28/5/2008 1:17
Olá,
Vou deixar algumas opiniões, façam proveito delas da melhor forma que poderem:
Uma tese deve ser muito objetiva quanto ao seu tema de forma a ser possivel chegar a conclusões.
Na parte teórica deve-se procurar toda a informação disponivel e reduzi-la à ideia principal de acordo com o nosso tema.
Na parte prática deve-se formular uma hipotese e prová-la ou não!!!!
Esta hipotese deve ser o mais objetiva possivel ou o estudo tornar-se-á impossivel.
Assim e de acordo com o que escrevi antes penso que uma tese sobre analise técnica deve ser limitada a um ou dois instrumentos ou 100 páginas não darão para nada, sugiro:
Negociação com base em tendencias - Definir mto bem e objetivamente o que torna válido uma tendencia e verificar se negociar essa tendencia tem resultados positivos ou não. Pres«cisarás sempre de verificar numa amostra grande - minimo 10 indices ou 20 acções (ainda assim são poucas), para que tenha alguma credebilidade.
Negociação com base em médias móveis
Relembro que os temas devem ser simplificados ao máximo quando apresentados, uma apresentação deve ser sempre d efacil entendimento e não entrar em especificidades dificeis de entender por quem não está totalmente por dentro do tema. As especificidades devem ser tratadas por escrito mans não oralmente - a não ser que seja questionado.
Desejo de bom trabalho a todos... ficamos à espera para discutir os temas que escolherem!!!!
Vou deixar algumas opiniões, façam proveito delas da melhor forma que poderem:

Assim e de acordo com o que escrevi antes penso que uma tese sobre analise técnica deve ser limitada a um ou dois instrumentos ou 100 páginas não darão para nada, sugiro:
Negociação com base em tendencias - Definir mto bem e objetivamente o que torna válido uma tendencia e verificar se negociar essa tendencia tem resultados positivos ou não. Pres«cisarás sempre de verificar numa amostra grande - minimo 10 indices ou 20 acções (ainda assim são poucas), para que tenha alguma credebilidade.
Negociação com base em médias móveis
Relembro que os temas devem ser simplificados ao máximo quando apresentados, uma apresentação deve ser sempre d efacil entendimento e não entrar em especificidades dificeis de entender por quem não está totalmente por dentro do tema. As especificidades devem ser tratadas por escrito mans não oralmente - a não ser que seja questionado.
Desejo de bom trabalho a todos... ficamos à espera para discutir os temas que escolherem!!!!
MAV8
Carteira 69
Carteira 69
LoNeSurFeR Escreveu:
sqezer
Tive a mesma ideia que tu.
Pensei em estabelecer um comparativo entre a análise fundamental e análise técnica para um título ou indice
lol Também tinha tido exactamente a mesma ideia, mas rapidamente cheguei à conclusão que eram coisas a mais... Estou a focar-me somente na AT.

- Registado: 20/6/2011 21:48
recomendo algo tipo: http://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=962461
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
boas
paulop2009
O mestrado que estou a tirar é em Controlo de Gestão e dos negócios.
Durante o mesmo não tive uma disciplina de análise técnica, no entanto, tive várias disciplinas de mercados financeiros, análise de empresas.
sqezer
Pensei em estabelecer um comparativo entre a análise fundamental e análise técnica para um título ou indice, no entanto, um dos meus professores desaconselhou-me de todo a fazer porque a dissertação é limitada em termos de páginas.
É que assim, tens de descrever todas as métricas de valorização sejam elas de análise técnica ou fundamental e depois testá-las.
Como deves calcular, não é em 80/100 páginas que o vais fazer.
Daí que me vou debruçar na análise técnica.
Cumps
paulop2009
O mestrado que estou a tirar é em Controlo de Gestão e dos negócios.
Durante o mesmo não tive uma disciplina de análise técnica, no entanto, tive várias disciplinas de mercados financeiros, análise de empresas.
sqezer
Pensei em estabelecer um comparativo entre a análise fundamental e análise técnica para um título ou indice, no entanto, um dos meus professores desaconselhou-me de todo a fazer porque a dissertação é limitada em termos de páginas.
É que assim, tens de descrever todas as métricas de valorização sejam elas de análise técnica ou fundamental e depois testá-las.
Como deves calcular, não é em 80/100 páginas que o vais fazer.
Daí que me vou debruçar na análise técnica.
Cumps
Já agora,
Encontro me também a frequentar o mestrado em finanças. Ainda não tenho uma ideia concreta para a tese mas quero que a mesma seja sobre os mercados financeiros.
Dentro deste tema gostaria de me centrar nas várias estratégias de investimento quer baseadas em AT quer AF.
No entanto deparo me tambem com a falta de bibliografia, para além disto, não estou certo da aceitação que este tema terá entre os possíveis orientadores.
Aceitam-se comentários, sugestões ou ainda experiênciais pessoais.
obrigado.
Encontro me também a frequentar o mestrado em finanças. Ainda não tenho uma ideia concreta para a tese mas quero que a mesma seja sobre os mercados financeiros.
Dentro deste tema gostaria de me centrar nas várias estratégias de investimento quer baseadas em AT quer AF.
No entanto deparo me tambem com a falta de bibliografia, para além disto, não estou certo da aceitação que este tema terá entre os possíveis orientadores.
Aceitam-se comentários, sugestões ou ainda experiênciais pessoais.
obrigado.
- Registado: 14/5/2011 18:59
Re: Análise Técnica - Dissertação de Mestrado
LoNeSurFeR Escreveu:Bom dia
Sou estudante de mestrado e estou na prospecção de possíveis temas para a minha dissertação.
Quero fazer uma dissertação dentro da análise técnica.
Aceito sugestões sobre possíveis temas.
Obrigado
LoNeSurFeR
Posso dar algumas ideias (e até tenho interesse em ver o trabalho final e o progresso). Mas precisava que dissesses qual o teu curso/abordagem. Por exemplo uma tese sobre anaálise técnica num mestrado em Finanças é completamente diferente da abordagem num mestrado em matemática financeira.
Entendes?
Qual o teu mestrado? Ou qual a abordagem que lhe queres dar?
- Registado: 15/9/2010 15:02
Sou estudante de mestrado e estou na prospecção de possíveis temas para a minha dissertação.
Obrigado
LoNeSurFeR
nice nice nice!
dá report
quem é que tens como orientadores: o sacramento, o quico?

Obrigado pela dica João
Tens razão.
O trabalho vai ter uma componente teórica e uma prática.
Na parte prática terão de ser descritos e explicadas todas as ferramentas que depois serão utilizadas na parte prática.
Tenho um limite de 80-100 páginas e um dos temas que tinha em mente era a analise técnica do comportamento bolsista de 2 ou 3 indices.
Ainda estou na fase prospectiva daí que ainda nao tenha uma orientação definida.
Outro dos problemas que estou a defrontar é também a bibliografia.
Obrigado pela ajuda...
Tens razão.
O trabalho vai ter uma componente teórica e uma prática.
Na parte prática terão de ser descritos e explicadas todas as ferramentas que depois serão utilizadas na parte prática.
Tenho um limite de 80-100 páginas e um dos temas que tinha em mente era a analise técnica do comportamento bolsista de 2 ou 3 indices.
Ainda estou na fase prospectiva daí que ainda nao tenha uma orientação definida.
Outro dos problemas que estou a defrontar é também a bibliografia.
Obrigado pela ajuda...
Obrigado
LoNeSurFeR
Olá Lone,
sugiro-te que para seres mais "convidativo" à participação, devas dar um ou outro exemplo ou mostrares que já te debruçaste minimamente sobre qualquer assunto, para a partir daí gerar-se uma "discussão".
Assim a "seco" penso que ninguém te vai dar grandes sugestões, até porque ninguém aqui tem essa obrigação, e depois porque também pouca gente aqui deve estar ao corrente de que temas poderão servir especificamente para mestrado. A "malta" pode dar ideias, mas tu é que tens de perceber se servem ou não para uma tese..
Não leves a mal a "chamada de atenção", mas se estás realmente interessado deves mostrar-te interessado!

sistemas automaticos de trading e o seu impacto nos mercados modernos
"An automated trading system (ATS) is a computer trading program that automatically submits trades to an exchange. As of the year 2010 more than 70% of the stock shares traded on the NYSE and NASDAQ are generated from automated trading systems"
"An automated trading system (ATS) is a computer trading program that automatically submits trades to an exchange. As of the year 2010 more than 70% of the stock shares traded on the NYSE and NASDAQ are generated from automated trading systems"
- Registado: 10/11/2011 10:05
Análise Técnica - Dissertação de Mestrado
Bom dia
Obrigado
LoNeSurFeR
Obrigado
LoNeSurFeR
18 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado: