Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Para que servem os CDS's ?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por L.S.S » 2/3/2012 1:47

Dívida
Representante do mercado diz que CDS sobre a Grécia não serão activados
Rui Barroso
02/03/12 00:05

Decisão coloca o risco dos investidores exigirem prémios de risco mais elevados para Portugal.

A entidade que decide sobre se os ‘credit-default swaps' (CDS) sobre a dívida Grécia são ou não activados pela reestruturação de Atenas deliberou ontem que não houve um evento de crédito no país. A decisão surge no dia em que em Bruxelas foram avaliadas as medidas implementadas pelo governo grego.

A Associação Internacional de Swaps e Derivados (ISDA) considerou que os seguros que protegem os investidores caso alguma entidade entre em incumprimento não podem ser activados. Mas ressalva que a questão ainda pode vir a colocar-se no futuro. Caso não existam alterações nesta decisão, este factor penalizará a dívida de outros países mais frágeis, como Portugal.

"Tendo como referência este caso os bancos e outros investidores poderão cobrar um prémio de risco extra", referiu o estratega de dívida do Commerzbank, David Schnautz, ao Diário Económico. Isto porque a eficácia dos CDS em proteger as posições em dívida é menor, o que pode colocar em causa a utilidade destes instrumentos e dificultar a gestão de risco por parte dos investidores.
http://economico.sapo.pt/noticias/representante-do-mercado-diz-que-cds-sobre-a-grecia-nao-serao-activados_139435.html
Bull And Bear Markets
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore

Registado: 29/11/2007 13:03

por Marco Martins » 2/3/2012 0:35

(...)
ISDA (International Swaps amd Derivatives Association) que o "Board of Directors" é constituido por pessoas do JPMorgan, BNP, Citi, Goldman Sachs e outros mega-bancos
(...)

Tendo em conta que certamente ganharam milhões a vender CDS, das duas uma. Ou deveriam restituir o dobro do que receberam da venda dos CDS ou então eles deveriam ser efectivamente activados.

Registado: 7/4/2007 17:13

por Supermann » 1/3/2012 23:26

Marco Martins Escreveu:
Supermann Escreveu:
altrio Escreveu:O bom da notícia é que se os CDS's não servem para nada, deixa de haver interesse em provocar a falência de um país para receber as respectivas indemnizações.

Não há nada bom da notícia. A questão aqui é que se redigiram contractos de protecção. A ser assim, os investidores da próxima vez não metem cá o dinheiro afinal um contrato não tem qualquer validade aqui nesta terrinha.

De qualquer das formas eu tenho a certeza quase certeza que os CDS's vão ser activados.

Um perdão de dívida é diferente de um default.
No default existe uma ausência de pagamento indiscriminada e poderão haver implicações judiciais.
No perdão de dívida é pacífico e quem quiser perdoa e não levanta problemas.

Se os CDS fossem activados certamente haveriam bancos ou seguradoras a falir, pois o peso seria grande sobre poucos.
Como é um perdão, as seguradoras descartam-se de responsabilidades e todos perdoam um bocado...

Que seguradoras ficam a ganhar com a não activação dos CDS? Não sei, mas gostava de saber...

Não não é.

Mas a partir do momento que invocam clausulas de acção colectiva para de forma coerciva obrigar a quem não se "junta" ao perdão de perder o capital, então ai é um default.

De acordo, é preciso apenas um capital de 25 M sensivelmente para estar elegível a reinvindicar a activação dos CDS's.

Haverá com certeza alguns que não quererão juntar-se ao PSI, e ao obrigarem-nos a incorrer em perdas, muito provavelmente os CDS serão activados.

Registado: 18/12/2009 18:54

por fooman » 1/3/2012 22:44

Viclion Escreveu:Dentro dos meus reduzidos conhecimentos s/este tema específico, aventuro quatro observações:

1 - Verificamos no site do ISDA (International Swaps amd Derivatives Association) que o "Board of Directors" é constituido por pessoas do JPMorgan, BNP, Citi, Goldman Sachs e outros mega-bancos, precisamente entidades que emitem os CDS's e simultâneamente possuem a tal dívida grega que foi objecto de write down. Indirectamente é um custo para o erário público, pois que a uma amortização correspondeu uma provisão, logo diminuição da matéria colectável.

2 - Dizer que o perdão foi aceite ou voluntário é um eufemismo. Aceita perder dinheiro quem tem a certeza que não vai recuperar aquilo que emprestou. Aqui, a palavra "aceitar" ou "voluntário" tem que ser escrita entre comas.

3 - Os detentores dos CDS´s não são apenas os detentores da dívida que pretendiam ver segurada. Acontece que foram também comercializados como instrumento especulativo simples como por exemplo um warrant, a quem não é detentor do crédito. A questão é que, assumindo o seu pagamento em caso de incumprimento, que é a finalidade dos mesmos, os detentores dos CDS's como instrumento especulativo deveriam receber uma indemnização. Esta sim, seria uma despesa para estas entidades.

4 - Muito se tem especulado sobre o que aconteceria se houvesse um default grego. Neste aspecto, se bem entendi a palavras acima de Ulisses Pereira, um default é precisamente aquilo que está a acontecer. Só que é devagarinho. Estão a tentar a todo o custo uma espécie aborto sem dor.

Se errei em algo, agradeço que alguém com mais conhecimento no assunto me corrija.

Obgdo, Viclion

A decisão do ISDA já era esperada - pelo menos para quem faz disto profissão, que é o meu caso.

Há que lembrar que o que está em cima da mesa é uma PROPOSTA e que nada é definitivo ainda. O ISDA só poderá dizer que há um default se as condições seguintes se verificarem:

1. A PROPOSTA está condicionada à aceitação "voluntária" de 90% dos detentores da dívida grega;

2. Caso não se verifique, se a aceitação voluntária abranger 66% da dívida total (ou acima) dá-se a existência de um núcleo duro de investidores que poderão forçar o restante ao haircut (exactamente o mesmo que acontece nas falências em que se houver um conjunto de credores representativo de 66% do total em dívida que aceite as condições de falência obriga o restante a aceitar;

3. Caso a proposta seja aceite por menos de 66%, dá-se um default desordenado e, só aí, é que o ISDA tomará a decisão de obrigar ao pagamento das responsabilidades inerentes aos CDS. Apesar disso, este pagamento pode não se verificar uma vez que quem controla o ISDA são os bancos emitentes dos CDSs e que lucraram copiosamente com a venda deles. Uma vez que os CDSs são um instrumento praticamente DESREGULADO nada irá obrigar ao pagamento das responsabilidades "prometidas", se tal for a decisão dos bancos emitentes (não me parece que venham a decidir contra eles);

Registado: 29/11/2007 3:26

por altrio » 1/3/2012 22:41

Supermann Escreveu:
altrio Escreveu:O bom da notícia é que se os CDS's não servem para nada, deixa de haver interesse em provocar a falência de um país para receber as respectivas indemnizações.

Não há nada bom da notícia. A questão aqui é que se redigiram contractos de protecção. A ser assim, os investidores da próxima vez não metem cá o dinheiro afinal um contrato não tem qualquer validade aqui nesta terrinha.

Redigiram-se, mas não se deviam ter redigido. Podia-se inclusivamente aproveitar esta oportunidade para interditar os CDS's.
It’s a recession when your neighbor loses his job; it’s a depression when you lose your own. — Harry S. Truman

If you're going through hell, keep going. - Winston Churchill

Registado: 11/12/2010 20:34

por VirtuaGod » 1/3/2012 22:36

Supermann Escreveu:De qualquer das formas eu tenho a certeza quase certeza que os CDS's vão ser activados.

Gostaria que fundamentasses a tua opinião!! Fiquei bastante interessado :wink:

P.S. Sobre quem diz que ainda bem que os CDS não foram activados queria saber como reagiriam se a seguradora automóvel deles não pagasse um sinistro porque afinal, é por erro humano, diria quase que "Voluntário"... carregassem menos no acelerador!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por Viclion » 1/3/2012 21:47

Dentro dos meus reduzidos conhecimentos s/este tema específico, aventuro quatro observações:

1 - Verificamos no site do ISDA (International Swaps amd Derivatives Association) que o "Board of Directors" é constituido por pessoas do JPMorgan, BNP, Citi, Goldman Sachs e outros mega-bancos, precisamente entidades que emitem os CDS's e simultâneamente possuem a tal dívida grega que foi objecto de write down. Indirectamente é um custo para o erário público, pois que a uma amortização correspondeu uma provisão, logo diminuição da matéria colectável.

2 - Dizer que o perdão foi aceite ou voluntário é um eufemismo. Aceita perder dinheiro quem tem a certeza que não vai recuperar aquilo que emprestou. Aqui, a palavra "aceitar" ou "voluntário" tem que ser escrita entre comas.

3 - Os detentores dos CDS´s não são apenas os detentores da dívida que pretendiam ver segurada. Acontece que foram também comercializados como instrumento especulativo simples como por exemplo um warrant, a quem não é detentor do crédito. A questão é que, assumindo o seu pagamento em caso de incumprimento, que é a finalidade dos mesmos, os detentores dos CDS's como instrumento especulativo deveriam receber uma indemnização. Esta sim, seria uma despesa para estas entidades.

4 - Muito se tem especulado sobre o que aconteceria se houvesse um default grego. Neste aspecto, se bem entendi a palavras acima de Ulisses Pereira, um default é precisamente aquilo que está a acontecer. Só que é devagarinho. Estão a tentar a todo o custo uma espécie aborto sem dor.

Se errei em algo, agradeço que alguém com mais conhecimento no assunto me corrija.

Obgdo, Viclion

Registado: 19/9/2011 12:14

por joao5 » 1/3/2012 20:28

PT_Trader Escreveu:A questão aqui é que o detentor da dívida aceita o calote. Supostamente quem faz um seguro, é para se proteger de algo, mas neste caso é o próprio segurado que deve estar a dizer que já não quer o seguro, ou que este não seja accionado neste "incidente".

Acho que ninguém sabe bem as consequências que haveria se isto fosse considerado um evento de crédito, porque nem sabemos bem a dimensão do mercado de CDS... Se fosse considerado um verdadeiro calote, poderia ter efeitos devastadores para determinadas instituições e, por conseguinte, para o(s) Estado(s) :roll:

Teóricamente, os detentores de dívida serão também detentores de CDS e, portanto, poderia ser mais interessante "não perdoar", obrigando a Grécia a assumir o default, para executar o CDS, não?

Registado: 2/9/2005 17:52

por Marco Martins » 1/3/2012 19:30

Supermann Escreveu:

De qualquer das formas eu tenho a certeza quase certeza que os CDS's vão ser activados.

Um perdão de dívida é diferente de um default.
No default existe uma ausência de pagamento indiscriminada e poderão haver implicações judiciais.
No perdão de dívida é pacífico e quem quiser perdoa e não levanta problemas.

Se os CDS fossem activados certamente haveriam bancos ou seguradoras a falir, pois o peso seria grande sobre poucos.
Como é um perdão, as seguradoras descartam-se de responsabilidades e todos perdoam um bocado...

Que seguradoras ficam a ganhar com a não activação dos CDS? Não sei, mas gostava de saber...

Registado: 7/4/2007 17:13

por Supermann » 1/3/2012 17:57

Registado: 18/12/2009 18:54

por Stefano » 1/3/2012 17:15

Se eu percebi bem, parece que alguns membros do comité que decidiu que neste caso não seriam activados os CDS's são os bancos que comercializam os próprios CDS's... Se for o caso, faz-me lembrar quando era miúdo e quando se jogava aqueles jogos de tabuleiro onde fazíamos literalmente de tudo para ganhar (até inventar regras novas)... enfim.

Registado: 21/9/2008 15:29

por PT_Trader » 1/3/2012 16:59

A questão aqui é que o detentor da dívida aceita o calote. Supostamente quem faz um seguro, é para se proteger de algo, mas neste caso é o próprio segurado que deve estar a dizer que já não quer o seguro, ou que este não seja accionado neste "incidente".

Acho que ninguém sabe bem as consequências que haveria se isto fosse considerado um evento de crédito, porque nem sabemos bem a dimensão do mercado de CDS... Se fosse considerado um verdadeiro calote, poderia ter efeitos devastadores para determinadas instituições e, por conseguinte, para o(s) Estado(s) :roll:

Registado: 20/6/2011 21:48

por altrio » 1/3/2012 16:59

O bom da notícia é que se os CDS's não servem para nada, deixa de haver interesse em provocar a falência de um país para receber as respectivas indemnizações.
It’s a recession when your neighbor loses his job; it’s a depression when you lose your own. — Harry S. Truman

If you're going through hell, keep going. - Winston Churchill

Registado: 11/12/2010 20:34

por Reiposto » 1/3/2012 16:57

Isso quer dizer que quem investio em divida da Grecia vai ficar sem dinheiro?

Reiposto

Registado: 8/2/2012 18:09

por Ulisses Pereira » 1/3/2012 16:54

Sim, esse é um dos principais pontos pelos quais a Grécia vai tendo sucessivos "haircuts" devagarinho. É quase um escândalo isso. Ou é mesmo. ;)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Para que servem os CDS's ?

por Viclion » 1/3/2012 16:44

Notícia de hoje, 1 de Março:

NO CREDIT EVENT FOR GREEK CDS -ISDA

Payouts on credit default swaps written on Greek sovereign debt will not be triggered after the country last week passed legislation allowing it to strong-arm private creditors to accepting losses on their holdings, a committee of dealers and investors decided.

Conclusão:

Quando os credores “aceitam” perdas, não é incumprimento. As coisas que vamos aprendendo…

http://otraderdescodificado.wordpress.com/
Viclion

Registado: 19/9/2011 12:14

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: almica, Google Adsense [Bot] e 203 visitantes