Esta a falar Obama
Ulisses Pereira Escreveu:Euroverde, nem vou apagar o teu post.
Apenas te tenho a dizer que, em defesa da sanidade mental dos milhares de utilizadores do Caldeirão, outro post deste género e serás banido.
Um abraço,
Ulisses
Ulisses q dizes? Vai pela sanidade mental dos milhares e caminhas do cinzento para preto.
Cmps!
- Registado: 31/5/2009 15:22
Exacto. O rollover da dívida, em ambiente de crescimento económico é sustentável. Se a economia está estagnada é muito, muito parecido a um esquema de ponzi. Da mesma maneira que dinheiro parado não cria riqueza, uma economia que não tem crescimento também não conseguirá pagar a parte do juro relativo às suas obrigações. Para isso irá recorrer a mais crédito.
Mas sim, ponzi poderá não ser o nome exacto na medida em que no caso de crescimento económico é sustentável.
Mas substituir continuamente dívida por ainda mais dívida ( rollover e nova dívida ) é claramente um modelo de financiamento insustentável. É um pouco por isso que a Europa e EUA estão na corda bamba. Têm vindo a empurrar a dívida com a barriga. A passar a "batata quente" para o próximo. Para mim, terrorismo financeiro.
Mas sim, ponzi poderá não ser o nome exacto na medida em que no caso de crescimento económico é sustentável.
Mas substituir continuamente dívida por ainda mais dívida ( rollover e nova dívida ) é claramente um modelo de financiamento insustentável. É um pouco por isso que a Europa e EUA estão na corda bamba. Têm vindo a empurrar a dívida com a barriga. A passar a "batata quente" para o próximo. Para mim, terrorismo financeiro.
"You want to know a little about a lot"
O que é certo é que estamos a presenciar uma das piores crises económica finaceira de sempre!
Primeiro a crise imobiliária e bancária, e sem termos tempo para curar dessa ressaca,... chega agora a crise das dividas soberanas, com os bancos `mistura e com as calças nas mãos,... para variar!
Lição a retirar,... muito simples, nenhuma pessoa ou País pode viver acima das suas possibilidades, ou mais tarde ou mais cedo a factura chega,.. com juros muito ALTOS!
A Bolsa nos USA levou um tombo de quase 7%

Primeiro a crise imobiliária e bancária, e sem termos tempo para curar dessa ressaca,... chega agora a crise das dividas soberanas, com os bancos `mistura e com as calças nas mãos,... para variar!
Lição a retirar,... muito simples, nenhuma pessoa ou País pode viver acima das suas possibilidades, ou mais tarde ou mais cedo a factura chega,.. com juros muito ALTOS!
A Bolsa nos USA levou um tombo de quase 7%

Comprar ao som dos canhões vender ao som dos violões.
AxeRiver:
Ponto 1: pagar dívida recorrendo a dívida é um modelo de recurso quando não é possível (não se tem liquidez) para saldar a dívida anterior e é um modelo (mais propriamente, solução) recorrente. O rollover da dívida não tem absolutamente nada de especial, em si, e acontece o tempo todo com Estados e Empresas.
Ponto 2: o Maddoff declarou-se culpado e descreveu a sua própria fraude tendo inclusivamente admitido em tribunal que desde que criou o seu esquema ponzi em 1991, nunca fez um investimento legítimo com o dinheiro dos seus clientes. Os Estados Unidos gastam dinheiro com coisas reais: desde salários, a matéria prima, o dinheiro é gasto com coisas reais (incluindo naturalmente despesas financeiras e taxas de juros que vêm coladas). Não são uma fachada que apenas faz operações bancárias e transacções mas um país real com uma economia real, que actualmente e desde há vários anos, é deficitária!
A Economia dos Estados Unidos pode ser ou não sustentável, não é o que estou a discutir.
O que estou a discutir é que se estão a misturar conceitos, a malta gosta de chamar ponzi a tudo só porque mete pelo meio umas coisas "parecidas"...
Uma loja de venda de telemóveis fecha quando a confiança dos clientes desaparece ou quando o valor dos compromissos é exageradamente grande que nem com a entrada de mais clientes na loja se consegue cumprir as obrigações.
Um qualquer negócio que não é sustentável e colapsa, não passa automaticamente a tratar-se de um ponzi só porque não é sustentável ou porque gostamos do termo.
Um ponzi é um esquema específico, portanto chamemos os bois pelos nomes!
Exemplos de esquemas ponzi: Madoff, Dona Branca, Jogo da Bola (o jogo que recentemente andou por aí e iludiu uma série de gente).
AxeRiver Escreveu:Atomez, eles estão a ser penalizados pela política, HOJE.
Pagar dívida contraíndo mais dívida não é modelo económico para ninguém, sejam eles os EUA ou o Mongólia. Esse modelo de negócio é o da Dona Branca e do Maddof. Este último, meses após a sua prisão disse-o: O próprio Estado dos EUA vive em esquema de ponzi. Só que deixar cair este pirâmide irá causar a maior crise mundial jámais vista.
Ponto 1: pagar dívida recorrendo a dívida é um modelo de recurso quando não é possível (não se tem liquidez) para saldar a dívida anterior e é um modelo (mais propriamente, solução) recorrente. O rollover da dívida não tem absolutamente nada de especial, em si, e acontece o tempo todo com Estados e Empresas.
Ponto 2: o Maddoff declarou-se culpado e descreveu a sua própria fraude tendo inclusivamente admitido em tribunal que desde que criou o seu esquema ponzi em 1991, nunca fez um investimento legítimo com o dinheiro dos seus clientes. Os Estados Unidos gastam dinheiro com coisas reais: desde salários, a matéria prima, o dinheiro é gasto com coisas reais (incluindo naturalmente despesas financeiras e taxas de juros que vêm coladas). Não são uma fachada que apenas faz operações bancárias e transacções mas um país real com uma economia real, que actualmente e desde há vários anos, é deficitária!
A Economia dos Estados Unidos pode ser ou não sustentável, não é o que estou a discutir.
O que estou a discutir é que se estão a misturar conceitos, a malta gosta de chamar ponzi a tudo só porque mete pelo meio umas coisas "parecidas"...
O esquema de ponzi acaba quando a confiança dos depositantes desaparece ou quando o valor dos compromissos é exageradamente grande que nem com a entrada de muito capital novo se consegue cumprir as obrigações.
Uma loja de venda de telemóveis fecha quando a confiança dos clientes desaparece ou quando o valor dos compromissos é exageradamente grande que nem com a entrada de mais clientes na loja se consegue cumprir as obrigações.
Um qualquer negócio que não é sustentável e colapsa, não passa automaticamente a tratar-se de um ponzi só porque não é sustentável ou porque gostamos do termo.
Um ponzi é um esquema específico, portanto chamemos os bois pelos nomes!
Exemplos de esquemas ponzi: Madoff, Dona Branca, Jogo da Bola (o jogo que recentemente andou por aí e iludiu uma série de gente).
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 8/8/2011 22:14, num total de 1 vez.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Marco António,
Corrigi-me se estiver enganado, mas a minha percepção do aumento do tecto da dívida americana foi com objectivo não só de pagar o tal excedente ou juro, mas também o próprio capital investido.
Substituir dívida por ainda mais dívida num ambiente de estagnação económica não me parece viável.
"O que caracteriza um ponzi não é o facto de se pagar a uns com o dinheiro de outros mas, mais precisamente, de se pagar um excesso (um lucro sobre o capital "investido") com o dinheiro de entrada (o capital) dos outros. "
Então é pagar a uns com o dinheiro dos outros. Pode ser parcialmente no ínicio, mas numa situação final é na totalidade. E é aí que a bolha rebenta.
O esquema de ponzi acaba quando a confiança dos depositantes desaparece ou quando o valor dos compromissos é exageradamente grande que nem com a entrada de muito capital novo se consegue cumprir as obrigações.
Corrigi-me se estiver enganado, mas a minha percepção do aumento do tecto da dívida americana foi com objectivo não só de pagar o tal excedente ou juro, mas também o próprio capital investido.
Substituir dívida por ainda mais dívida num ambiente de estagnação económica não me parece viável.
"O que caracteriza um ponzi não é o facto de se pagar a uns com o dinheiro de outros mas, mais precisamente, de se pagar um excesso (um lucro sobre o capital "investido") com o dinheiro de entrada (o capital) dos outros. "
Então é pagar a uns com o dinheiro dos outros. Pode ser parcialmente no ínicio, mas numa situação final é na totalidade. E é aí que a bolha rebenta.
De facto o homem não é Deus.
Com a pior crise financeira desde a 2ª Guerra. Com duas guerras iniciadas noutro continente com duas invasões e ocupações dos países. Com a descida de impostos. Tudo isto, na última década! Por mais que imprimam dinheiro, não há milagres.
Com a pior crise financeira desde a 2ª Guerra. Com duas guerras iniciadas noutro continente com duas invasões e ocupações dos países. Com a descida de impostos. Tudo isto, na última década! Por mais que imprimam dinheiro, não há milagres.
- Registado: 4/11/2008 15:37
AxeRiver Escreveu:Legal ou não, o negócio em si não funciona. Não é por estar escrito num qualquer papel que o torna mais ou menos credível. Esquema de ponzi é esquema de ponzi, é uma bolha.
Não é um ponzi.
AxeRiver Escreveu:O negócio caracteriza-se por pagar aos antigos credores com o dinheiro da entrada dos novos. Pagar dívida com maís dívida o que é?
O que caracteriza um ponzi não é o facto de se pagar a uns com o dinheiro de outros mas, mais precisamente, de se pagar um excesso (um lucro sobre o capital "investido") com o dinheiro de entrada (o capital) dos outros.
Lê o tópico que o Elias indicou para veres as diferenças com mais detalhe...
Um sistema é insustentável por desenho/concepção, o outro não tem porque ser mas alterações politico-sociais e demográficas podem stressar o modelo e levar à necessidade da ajustes.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
jabreu Escreveu:O Obamna tanto prometeu e vai sair o maior barrete da história.
A continuar assim será o primeiro Presidente a não ser reeleito.
Não seria o 1º, já houve outros. Os mais recentes foram o Carter e o Bush pai, este derrotado pelo Clinton com o famoso lema "It's the economy, stupid!". O Obama parece que vai pelo mesmo caminho.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Niccolò Machiavelli
AxeRiver Escreveu:Legal ou não, o negócio em si não funciona. Não é por estar escrito num qualquer papel que o torna mais ou menos credível. Esquema de ponzi é esquema de ponzi, é uma bolha.
O negócio caracteriza-se por pagar aos antigos credores com o dinheiro da entrada dos novos. Pagar dívida com maís dívida o que é?
Concerteza a bolha não rebentará no imediato. É uma questão de tempo.
Axe o problema é que o dinheiro que eles obtêm é dinheiro sem valor, porque é simplesmente imprimido sem que tenha sido criado valor, todos compreendemos as cosequências deste procedimento, não fosse o dolar ser "ainda" a moeda de reserva mundial, e economia americana já estava descredebilizada à muito e o rating nem se fala.
Claro que eles podem pagar a divida deles é só aumentar o tecto da divida emitir umas notas emitir OT e voila... mas que grande economia!!!
- Registado: 16/11/2004 22:07
Bem mas vê este tópico:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... ight=ponzi
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... ight=ponzi
- Registado: 5/11/2002 12:21
Legal ou não, o negócio em si não funciona. Não é por estar escrito num qualquer papel que o torna mais ou menos credível. Esquema de ponzi é esquema de ponzi, é uma bolha.
O negócio caracteriza-se por pagar aos antigos credores com o dinheiro da entrada dos novos. Pagar dívida com maís dívida o que é?
AxeRiver Escreveu:Atomez, eles estão a ser penalizados pela política, HOJE.
Pagar dívida contraíndo mais dívida não é modelo económico para ninguém, sejam eles os EUA ou o Mongólia. Esse modelo de negócio é o da Dona Branca e do Maddof. Este último, meses após a sua prisão disse-o: O próprio Estado dos EUA vive em esquema de ponzi. Só que deixar cair este pirâmide irá causar a maior crise mundial jámais vista.
Eu só comecei a perceber um pouco mais destas coisas de economia e polita assim que me interessei pelos mercados.
Bem se não é uma questão economica então o que é????
Se não fosse a necessidade em estancar esta hemorragia cada vez maior(divida americana) não havia necessidade de se recorrer à politica.
Eu sou um rapaz novo e se calhar ainda não me habituei a certas coisas, mas onde é que já se viu ter divida e ainda ir aumentala para não pensar nisso agora e pensar depois?!?!
Eu se for ao banco e pedir um aumento do meu crédito porque com o actual crédito não posso ter a qualiade de vida que tinha, eles certamente que me vão dar!!!

Mas pior, eles é que se emprestam dinheiro a eles mesmos, mas o que é isto meu!!! e o mundo anda em crises, bull shit para estes gajos da tanga!
Podem dizer que estamos todos metidos nisto, mas eles estão no centro, nós deixamo-nos contaminar, mas o sistema americano de consumismo e crescimento desmedido é o verdadeiro problema.
- Registado: 16/11/2004 22:07
AxeRiver Escreveu:Este último, meses após a sua prisão disse-o: O próprio Estado dos EUA vive em esquema de ponzi. Só que deixar cair este pirâmide irá causar a maior crise mundial jámais vista.
Lol, AxeRiver, só que esse é um ponzi legal

Atomez, eles estão a ser penalizados pela política, HOJE.
Elias Escreveu:Atomez Escreveu:os Republicanos, em maioria nos Representantes, não concordam em aumentar esse limite
É preciso contextualizar: não concordam com o aumento do tecto da dívida porque a adminitração é democrata. Porque o Bush fartou-se de aumentar o limite da dívida
Pois. Como dizia, a questão é política, não é económica.
E a campanha eleitoral para 2012 já começou!
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
Niccolò Machiavelli
Elias Escreveu:Atomez Escreveu:os Republicanos, em maioria nos Representantes, não concordam em aumentar esse limite
É preciso contextualizar: não concordam com o aumento do tecto da dívida porque a adminitração é democrata. Porque o Bush fartou-se de aumentar o limite da dívida
Obvio, aquilo é como por ca, luta pelo poder. O povo é que paga!
Eles querem la saber do País, querem é o poder!
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
Atomez Escreveu:os Republicanos, em maioria nos Representantes, não concordam em aumentar esse limite

O Obama é uma pata choca.
Para ele tenho umas palavras:
Pay you debt and shut up!
Para ele tenho umas palavras:
Pay you debt and shut up!
Editado pela última vez por Lion_Heart em 8/8/2011 20:26, num total de 1 vez.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
marco, mas eu acho que eles vao imprimir moeda em quantidade do tipo "o que for preciso para nunca entrar em default" porque sao tipos muito orgulhosos da sua nação, nem que tenham inflaçoes ao estilo da america latina e o dolar tenha de descer ao valor das moedas africanas... alias, nao sei se antes disso se sai ai um conflito militar qualquer mas...
quem fica mais a arder com esta medida sao aqueles que sao detentores de divida americana, principalmente aqueles que nao vao apresentar resultados em dolars. como os chines, os brasileiros etc...
nao sei como eles estao a pensar resolver o problema, imrimir moeda vai destruir nivel de vida...
acho que ainda vao tentar descredibilizar o s and p ao maximo
quem fica mais a arder com esta medida sao aqueles que sao detentores de divida americana, principalmente aqueles que nao vao apresentar resultados em dolars. como os chines, os brasileiros etc...
nao sei como eles estao a pensar resolver o problema, imrimir moeda vai destruir nivel de vida...
acho que ainda vao tentar descredibilizar o s and p ao maximo