Um banco que não cobra juros nos empréstimos !
Nem é preciso ir tão longe para encontrar almas caridosas !!
Aqu mesmo em Portugal também há lojas que te vendem coisas em não sei quantas vezes sem juros. Só que depois quando vamos constituir o crédito cobram uma taxa de administração de 300 euros.E mais curioso, logo à partida.
Não há almoços grátis.
A330
Aqu mesmo em Portugal também há lojas que te vendem coisas em não sei quantas vezes sem juros. Só que depois quando vamos constituir o crédito cobram uma taxa de administração de 300 euros.E mais curioso, logo à partida.
Não há almoços grátis.
A330
- Registado: 30/1/2005 12:51
Re: Um banco que não cobra juros nos empréstimos !
Muhammad3010 Escreveu:
Marco, não sei se estavas a falar do tópico ou da banca islâmica. Mas se for o segundo...pode ir dar ao mesmo mas isso também pode não acontecer se o negócio correr mal ou se o negócio correr bem.
Eu estou a dirigir-me ao exemplo do post inicial, mas aplica-se obviamente a qualquer caso: computam-se os custos do crédito e calcula-se a taxa anual, tipo TAEG.
Os custos não precisam de se chamar "juros"...
E um banco que não incorpore os seus custos e o seu retorno nos juros (via spread) vai ter de imputar noutras despesas. Não interessa, computa-se o custo total e calcula-se a taxa anual à lá TAEG pois no final vai dar tudo ao mesmo!
Para se perceber se é vantajoso ou desvantajoso é aquela taxa que se tem de comparar bem como proceder a outros ajustes que sejam necessários se a natureza processual de cada caso o exigir.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:
É indiferente o nome que lhe dão, "juros" ou "sorrisos" vai dar ao mesmo: o que interessa é quanto desembolsas pelo crédito, ie, quanto te custa no final.
Marco, não sei se estavas a falar do tópico ou da banca islâmica. Mas se for o segundo...pode ir dar ao mesmo mas isso também pode não acontecer se o negócio correr mal ou se o negócio correr bem.
O conceito islâmico de não haver juros tem como base a questão de ser proibido gerar dinheiro com dinheiro, tendo que haver um activo tangível sempre por trás.
Num vulgo depósito a prazo, uma pessoa gera dinheiro através de dinheiro, não temos um activo tangível por trás. Na minha fé e creio que até pode fazer ainda mais sentido se tomarmos a bolha do crédito de 2007, o dinheiro deve aumentar o desenvolvimento humano e somente isso.
Assim, se seguirmos o conceito tradicional e tomarmos como exemplo a compra de uma casa: O indivíduo X empresta-me 200k e compro o imóvel. Vou pagando prestações de 20k todos os meses até atingir os 200k?
Não. A ideia está aí mesmo: o valor de cada prestação deve seguir o valor do activo tangível, que é o imóvel. Se há uma valorização do imóvel..pago prestações mais elevadas, se há uma desvalorização, pago prestações mais baixas.
Ou seja, não há uma vantagem para nenhum dos lados. Se o credor ganha por receber prestações mais elevadas, o devedor também ganha por possuir um imóvel mais caro e inversamente.
No conceito Islâmico, um empréstimo passa a ser um investimento.
MarcoAntonio Escreveu:kuby Escreveu:
Mas Marco,o banco que emprestou também tem o seu dinheiro desvalorizado por o ir recebendo no tempo.
Basicamente é por isso que existem juros: para cobrir a depreciação do dinheiro bem como o risco associado à concessão do crédito e claro, um retorno para o Banco (vulgo "lucro").
É indiferente o nome que lhe dão, "juros" ou "sorrisos" vai dar ao mesmo: o que interessa é quanto desembolsas pelo crédito, ie, quanto te custa no final.
Para o exemplo dado no post inicial estamos a falar de:
> cerca de 6 mil euros de juros, para um crédito de 14 mil a 11 anos;
> uma capacidade financeira um pouco superior face à necessária para um crédito normal.
Já agora, o segundo ponto significa também que se se optasse então por um Banco normal e para o mesmo esforço financeiro mensal, o crédito pagava-se em menos tempo.
Ver o exemplo em anexo, onde se ilustra que o mesmo crédito se pagaria em 8 anos e com um custo na ordem dos 6.700 euros.
Ou seja, a ordem de grandeza dos custos para um crédito de 14 mil euros é semelhante embora existam diferenças processuais, de prazo e etc (note-se que o exemplo inclui um seguro de crédito).
- Anexos
-
- bpi-8anos.PNG (53.71 KiB) Visualizado 1291 vezes
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Pessoal, desanuviem...
Re: Xissa !
bboniek00 Escreveu:EuroVerde Escreveu:Drecksack Escreveu:EuroVerde Escreveu:Sei que no Vaticano não se pagam impostos.
EuroVerde, desculpa lá, mas tu não sabes, nem nunca soubeste NADA.
Tanta gente para crucificar. Pelo menos podias dizer o que sabes. Eu vi isso no documentário sobre o actual Papa.
Eu caa vendo pregos e cavilhas. Cortam-se madeiras aa medida ou vendem-se cruzes ja feitas com as medidas do cliente.

Xissa !
EuroVerde Escreveu:Drecksack Escreveu:EuroVerde Escreveu:Sei que no Vaticano não se pagam impostos.
Tanta gente para crucificar. Pelo menos podias dizer o que sabes. Eu vi isso no documentário sobre o actual Papa.
Eu caa vendo pregos e cavilhas. Cortam-se madeiras aa medida ou vendem-se cruzes ja feitas com as medidas do cliente.

- Registado: 22/4/2003 23:12
Xissa !
Drecksack Escreveu:EuroVerde Escreveu:Sei que no Vaticano não se pagam impostos.
... eles no V chegaram a nao pagar AS CONTAS. Vide (google) "Banco Ambrosiano".
Xissa ! Eles nao cobram juros... eles cobram a Vida !

kuby Escreveu:
Mas Marco,o banco que emprestou também tem o seu dinheiro desvalorizado por o ir recebendo no tempo.
Basicamente é por isso que existem juros: para cobrir a depreciação do dinheiro bem como o risco associado à concessão do crédito e claro, um retorno para o Banco (vulgo "lucro").
Para o exemplo dado no post inicial estamos a falar de:
> cerca de 6 mil euros de juros, para um crédito de 14 mil a 11 anos;
> uma capacidade financeira um pouco superior face à necessária para um crédito normal.
Re: Wow !
Crómio Escreveu:bboniek00 Escreveu:Crómio Escreveu:EuroVerde Escreveu:Eu pessoalmente adapto-me e dou-me bem com judeus, muçulmanos, e cristãos, até budistas, para falar das principais religiões.
Sei que no Vaticano não se pagam impostos.
Com ornitólogos é que já não vais à missa...
You made my day, Cromio !!![]()
![]()
![]()
Que eu possa retribuir um pouco de vez em quando que vossa mercê fala eh para partir a loiça toda. Hehehe...
Devo responder. Vocee teve piada, aquela piada rara, fina, contundente. Acomparado, o meu partir -de-louc,a ee, frequentemente, grosseiro, violento.
Foi a esse elemento de grac,a plena mas educada que eu tiro o chapeeu. Dei-me a rir soozinho.
Falar soozinho jaa ee habitual, mas rir... ee raro.

Re: Wow !
bboniek00 Escreveu:Crómio Escreveu:EuroVerde Escreveu:Eu pessoalmente adapto-me e dou-me bem com judeus, muçulmanos, e cristãos, até budistas, para falar das principais religiões.
You made my day, Cromio !!![]()
![]()
![]()
Que eu possa retribuir um pouco de vez em quando que vossa mercê fala eh para partir a loiça toda. Hehehe...
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein
MarcoAntonio Escreveu:vultur Escreveu:
Assim, pagou-se 16 mil euros por 14 mil de crédito e têm-se ainda na mão 14 mil euros depreciados. Depreciados no sentido de que o devedor teve a capacidade de o acumular mas no entanto não obteve rendibilidade nenhuma desses 14 mil euros, essa rendibilidade foi para o credor e isso é um custo também.
Não há aqui propriamente nenhuma invenção da roda...
Mas Marco,o banco que emprestou também tem o seu dinheiro desvalorizado por o ir recebendo no tempo. Isto é tanto mais válido, pois ao emprestar continuamente a outros é como o seu dinheiro estivesse sempre fora. O único ganho são os 15.
Cumps
Kuby
- Registado: 29/11/2007 9:35
Crómio Escreveu:EuroVerde Escreveu:Eu pessoalmente adapto-me e dou-me bem com judeus, muçulmanos, e cristãos, até budistas, para falar das principais religiões.

- Registado: 5/11/2002 12:21
Wow !
Crómio Escreveu:EuroVerde Escreveu:Eu pessoalmente adapto-me e dou-me bem com judeus, muçulmanos, e cristãos, até budistas, para falar das principais religiões.
You made my day, Cromio !!

EuroVerde Escreveu:Eu pessoalmente adapto-me e dou-me bem com judeus, muçulmanos, e cristãos, até budistas, para falar das principais religiões.

There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein
MarcoAntonio Escreveu:vultur Escreveu:Um exemplo prático:
Um dos sócios, com um depósito nulo no banco, necessita de 14 000 euros para um período de 11 anos. Vai ter de pagar:
15 euros por mês de despesas de funcionamento
106 euro por mês de reembolso do empréstimo
106 euros por mês numa conta poupança obrigatória
No total deverá pagar por mês 15 + 106 + 106 = 227 euros por mês
Ao fim de 11 anos, o empréstimo estará pago e simultâneamente, a sua conta poupança terá 14 000 euros, que poderá levantar ou deixar para a eventualidade de ter de vir a pedir outro empréstimo e nesse caso terá que criar uma conta poupança obrigatória de um montante inferior.
Pagam-se juros, apenas têm outro nome.
No total pagou-se:
(15+106+106)*12*11= 29.964
Sensivelmente 30 mil euros, dos quais 14 mil são nossos (esses 14 mil euros dentro de 11 anos significarão a uns 8 mil euros hoje, mais coisa menos coisa).
Assim, pagou-se 16 mil euros por 14 mil de crédito e têm-se ainda na mão 14 mil euros depreciados. Depreciados no sentido de que o devedor teve a capacidade de o acumular mas no entanto não obteve rendibilidade nenhuma desses 14 mil euros, essa rendibilidade foi para o credor e isso é um custo também.
Não há aqui propriamente nenhuma invenção da roda...
Já agora, para completar, o que se pagou em juros na segunda conta terá sido na ordem dos 4000 euros, ao que somam os 2000 euros do diferencial anterior.
O total de "juros" teria sido da ordem dos 6 mil euros para um empréstimo de 14 mil, em 11 anos.
Creio que não difere muito do que se conseguirá num Banco "normal" para um prazo destes e para estes montantes.
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 20/7/2011 22:01, num total de 1 vez.
Xissas !
Muhammad3010 Escreveu:EuroVerde Escreveu:Zezezinho Escreveu:Um pequeno grande aparte:
Independentemente do corão ser contra o pagamento do juros, os Bancos Árabes cobram juros.
Como da mesma forma a Torá está tambémo contra o pagamento de juros, mas os Bancos israelitas cobram juros.
Foram os israelitas que inventaram os juros. Torá não vem lá nada sobre o ser contra juros.
Leste a Torah? Levítico 25:37. Exodus 22:27. No Deuteronómio também deve lá estar alguma coisa.
No que toca ao Alcorão e para contribuir positivamente para o tópico, cobrar juros é, em geral, pecado. Pode haver, contudo, ajuste devido à inflação segundo alguns teólogos. Já outros...são contra.
Aconselho a leitura deste artigo a quem estiver interessado:
http://www.alfurqan.pt/view_tema.asp?ID=183
Sim ! Os Islamicos sao claramente contra a cobranc,a de juros. Teem uma forma de constituir "grupos mutualistas" em que os mais necessitados recebem primeiro as parcelas reunidas por vaarios membros. Aspecto muito interessante devo dizer (vivi no Meedio Oriente vaarios anos) e sei que esses princiipios difiicilmente seriam aplicaveis na cultura judaico-cristan...
Tambem tenho asco aos muc,ulmanos em vaarios aspectos da sua praatica integrista. Mas que teem alguns princiipios de grande humanismo laa isoo teem. Coisa em que cristaos e judeus devem estar bem caladinhos.

Elias Escreveu:bboniek00 Escreveu: Oh Elias ! Ja deve ter percebido que a minha filosofia ee a que defende a Razao e estralhac,a a Estupidez.
Agradec,o sempre os seus comentaarios tao ceeleres quanto assertivos.
Sou um Homem Humilde !
Epá tá bem, mas que isso não seja motivo para não me tratares por tu. Eu não sou nenhum velho jarreta
Eu nao tratei por "tu" porque pensei que Elias ee plural, i.e. vaarios Elia. Ora isso seria "voceezes", e este trato nao tem a forma "tu" a nao ser que eu usasse "Toceezes". Bem, falando de coisas seerias: o Zezinho que se apresenta "judeu" ficou lixado com o comentaario do Euroverde... eu prooprio, descendente da alta linhagem de judeus Polacos, que fiz parte das Forc,as Armadas de Portugal e defendi Angola do Comunismo Internacional, apesar de ter um certo asco aos judeus tambem sinto por eles um respeito ataavico (teraa sido de ouvir as histoorias do meu avoo ?).
Ee que ele ha judeus bons e judeus maus, como todos noos. Ee paa isto soaraa estranho mas ee o que eu sinto. SDao coisas que nos entranham a Alma. O que ee que querem que eu fac,a ?

EuroVerde Escreveu:Zezezinho Escreveu:Um pequeno grande aparte:
Independentemente do corão ser contra o pagamento do juros, os Bancos Árabes cobram juros.
Como da mesma forma a Torá está tambémo contra o pagamento de juros, mas os Bancos israelitas cobram juros.
Foram os israelitas que inventaram os juros. Torá não vem lá nada sobre o ser contra juros.
Leste a Torah? Levítico 25:37. Exodus 22:27. No Deuteronómio também deve lá estar alguma coisa.
No que toca ao Alcorão e para contribuir positivamente para o tópico, cobrar juros é, em geral, pecado. Pode haver, contudo, ajuste devido à inflação segundo alguns teólogos. Já outros...são contra.
Aconselho a leitura deste artigo a quem estiver interessado:
http://www.alfurqan.pt/view_tema.asp?ID=183
Xissa !
Zezezinho Escreveu:EuroVerde Escreveu:Foram os israelitas que inventaram os juros. Torá não vem lá nada sobre o ser contra juros.
Euroverde, já estamos todos habituados a ler postas tuas com certezas absolutas, como se realmente estivesses 100% correcto sobre o que dizes.
E uma posta de pescada como esta vindo de uma pessoa como tu tem realmente muito que se lhe diga![]()
Não fales do que não saibas, ok ?
Fico-me por aqui que é melhor.
P.S. Sou judeu.

Xissa ! Dizia eu. Fica a pairar no ar uma ameac,a de uma valente carga de porrada... Eu sei do que falo: ele ha esbirros que querem debitar aos judeus todo o Mal da Humanidade !
E isso, aceito, soo aa chinfalhada...
Ora os Judeus nao inventaram o juro tal como o Al Gore nao inventou a Internet ! Esta gente ee capaz de queimar uma pessoa soo por ser bruxa !

bboniek00 Escreveu: Oh Elias ! Ja deve ter percebido que a minha filosofia ee a que defende a Razao e estralhac,a a Estupidez.
Agradec,o sempre os seus comentaarios tao ceeleres quanto assertivos.
Sou um Homem Humilde !
Epá tá bem, mas que isso não seja motivo para não me tratares por tu. Eu não sou nenhum velho jarreta

- Registado: 5/11/2002 12:21
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Heldroo, iniciado1, Luzemburg, navaldoc, PacoNasssa, Shimazaki_2 e 228 visitantes