Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Austeridade e mais austeridade!

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por meu-gôdo » 21/7/2011 9:24

Trisquel Escreveu:Cortes? Sim mas na minha quinta não!!!!!!! :oops:

Jardim obrigado a devolver mais de 24 mil euros de pensões desde Janeiro
20 Julho 2011 | 10:16
Francisco Cardoso Pinto

Alberto João Jardim, juntamente com outros políticos madeirenses, foi notificado pela Caixa Geral de Aposentações (CGA) para devolver o valor das pensões que acumulou com as remunerações dos cargos públicos desde o início do ano.
De acordo com o jornal “Público” de hoje, a CGA notificou políticos madeirenses – entre os quais o presidente do governo regional, Alberto João Jardim, outros governantes e deputados – para que devolvam os valores respeitantes a pensões que receberam cumulativamente com as remunerações correspondentes ao exercício de cargos públicos.

O Estatuto da Aposentação tal com está redigido depois das alterações promovidas em Janeiro legitima a CGA a ser ressarcida da totalidade das pensões recebidas indevidamente, o que, no caso de Alberto João Jardim e do presidente da Assembleia Legislativa, Miguel Mendonça, ascende a 24 mil euros cada, resultante de uma pensão de 4.100 euros.

Depois da notificação, os notificados dispõe de 10 dias para optar pelo rendimento que pretendem que seja suspenso. Miguel Mendonça, em declarações ao “Público” defendeu-se, alegando que a sua “reforma da função pública é cumulável com a remuneração das funções políticas” que exerce. Para tal invocou um parecer que corrobora a sua posição e que foi encomendado por si ao constitucionalista Jorge Bacelar Gouveia.

Mendonça defende que o ofício da CGA “decorre de qualquer programação estandardizada” ou então de “manifesto equívoco”. Assim, o presidente da Assembleia Legislativa Regional exige a suspensão do prazo dado pela CGA.

Bem, qualquer pessoa tem direito a reclamar de uma decisão com a qual não concorda. Não sei se na prática terá razão. Agora, o que me parece é que numa época em que são pedidos sacrifícios, é bom que todos participem e que não existam privilegiados. Isso inclui políticos mas também as regiões autónomas...

Registado: 4/7/2006 19:54

por Trisquel » 20/7/2011 10:33

Cortes? Sim mas na minha quinta não!!!!!!! :oops:

Jardim obrigado a devolver mais de 24 mil euros de pensões desde Janeiro
20 Julho 2011 | 10:16
Francisco Cardoso Pinto

Alberto João Jardim, juntamente com outros políticos madeirenses, foi notificado pela Caixa Geral de Aposentações (CGA) para devolver o valor das pensões que acumulou com as remunerações dos cargos públicos desde o início do ano.
De acordo com o jornal “Público” de hoje, a CGA notificou políticos madeirenses – entre os quais o presidente do governo regional, Alberto João Jardim, outros governantes e deputados – para que devolvam os valores respeitantes a pensões que receberam cumulativamente com as remunerações correspondentes ao exercício de cargos públicos.

O Estatuto da Aposentação tal com está redigido depois das alterações promovidas em Janeiro legitima a CGA a ser ressarcida da totalidade das pensões recebidas indevidamente, o que, no caso de Alberto João Jardim e do presidente da Assembleia Legislativa, Miguel Mendonça, ascende a 24 mil euros cada, resultante de uma pensão de 4.100 euros.

Depois da notificação, os notificados dispõe de 10 dias para optar pelo rendimento que pretendem que seja suspenso. Miguel Mendonça, em declarações ao “Público” defendeu-se, alegando que a sua “reforma da função pública é cumulável com a remuneração das funções políticas” que exerce. Para tal invocou um parecer que corrobora a sua posição e que foi encomendado por si ao constitucionalista Jorge Bacelar Gouveia.

Mendonça defende que o ofício da CGA “decorre de qualquer programação estandardizada” ou então de “manifesto equívoco”. Assim, o presidente da Assembleia Legislativa Regional exige a suspensão do prazo dado pela CGA.
Cumpts.
Trisquel

A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.

Registado: 17/3/2009 11:05

por meu-gôdo » 16/7/2011 20:42

O problema na Europa não é meramente político embora possa ter também alguma influência. A verdade é que a Europa é constituída por povos e culturas extremamente diferentes. Uma das grandes assimetrias está relacionada com a organização e com a produtividade de cada país. Na verdade, os países do Sul são muito menos produtivos que os do norte da Europa.

Independentemente de tudo, agora é preciso tentar obter uma solução e essa acho que será difícil tendo em conta os níveis de dívida a que Portugal e outros países chegaram. Na verdade, há poucos países na Europa com vontade de financiar outros em dificuldade, o que aliás se compreende.

Sendo assim, a solução passa por incumprir com as respetivas consequências de perda de poder de compra e de qualidade de vida.

Penso que na Europa já se percebeu há muito tempo que tal (o incumprimento) irá acontecer. Procura-se apenas amenizar um pouco os efeitos de tal situação.

por acintra » 16/7/2011 1:51

É uma das razões porque acho que isto está como está e ainsa vai ficar pior! Falta de liderança e preferencia nos interesses pessoais, como por exemplo eleições e sondagens.
Um abraço e bons negócios.

Artur Cintra

Registado: 17/7/2006 16:09

por Pickbull » 16/7/2011 1:47

Sinner Escreveu:
acintra Escreveu:Pois mas a divida está num patamar tão alto que j+a tem dificuldades de a pagar se não aumentarem otecto da mesma.

Problema? Apenas politico. Cá temos todos os outros menos o político, essa é a diferença.

Cá (Europa) temos fundamentalmente é um problema político.
Se não fosse a política este problema financeiro não teria chegado ao ponto que chegou, ou pelo menos estaria a ser resolvido.

Mas o egocentrismo da Europa Central fez com que a UE seja uma bomba prestes a implodir!!!
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.

É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.

Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.

Registado: 23/1/2008 19:18

por Sinner » 16/7/2011 1:13

acintra Escreveu:Pois mas a divida está num patamar tão alto que j+a tem dificuldades de a pagar se não aumentarem otecto da mesma.

Problema? Apenas politico. Cá temos todos os outros menos o político, essa é a diferença.
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”.
Warren Buffett

Registado: 18/8/2009 22:17

por acintra » 16/7/2011 1:07

Pois mas a divida está num patamar tão alto que j+a tem dificuldades de a pagar se não aumentarem otecto da mesma.

Artur Cintra

por atomez » 15/7/2011 15:26

acintra Escreveu:Se a divida dos USA é colossal porque é que o rating não foi cortado à mais tempo?

Porque o rating não tem que ver com o tamanho da dívida, tem que ver é com a capacidade de cumprir os contratos e pagar a dívida.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por artista_ » 15/7/2011 15:08

Las_Vegas Escreveu:
acintra Escreveu:Se a divida dos USA é colossal porque é que o rating não foi cortado à mais tempo? Agora mencionam que está sobre outlook negativo para por paninhos quentes á Europa. Ninguém me convence do contrário.

Quer dizer que o melhor para nós (portugueses) seria baixarem o rating dos states, o mundo ficar todo à rasca e o euro disparar?

Pois... o problema é que o mal dos outros seria ainda pior para nós!

Além disso os EUA não têm tido alguns problemas que nós temos... a começar pela competitividade da economia!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Ulrich » 15/7/2011 14:44

Las_Vegas Escreveu:
acintra Escreveu:Se a divida dos USA é colossal porque é que o rating não foi cortado à mais tempo? Agora mencionam que está sobre outlook negativo para por paninhos quentes á Europa. Ninguém me convence do contrário.

Quer dizer que o melhor para nós (portugueses) seria baixarem o rating dos states, o mundo ficar todo à rasca e o euro disparar?

Viva,
porque não?
Seria assim tão dramático?
Todos os problemas são oportunidades disfarçadas.

Abraços
“A única diferença entre mim e um louco é que eu não sou louco.”
Salvador Dali

Registado: 8/11/2008 15:54

por Las_Vegas » 15/7/2011 14:40

Registado: 4/11/2002 23:12

por acintra » 15/7/2011 14:15

Eu vejo é uma crise de liderança nacional e Europeia. Estou convencido que se o bailout da Grécia tivesse sido resolvido há mais tempo nada disto acontecia.

Não estou a mencionar o empréstimo porque era mesmo necessário mas a indecisão e a colocação de interesses pessoais, como as eleições na Alemanha, só veio prejudicar.

Se a divida dos USA é colossal porque é que o rating não foi cortado à mais tempo? Agora mencionam que está sobre outlook negativo para por paninhos quentes á Europa. Ninguém me convence do contrário.

Por outro lado estou de acordo que a classe politica é muito fraca, mas tambem com a diferença de condições com o privado os que são realmente bons não querem ir para o Governo, muito menos com a situação que Portugal está a atravessar.

Sinceramente não percebo o Paulo macedo, mas se tudo o que mencionam é verdade, principalmente a diferença de salários tiro o chapéu e fico eternamante grato.

Artur Cintra

por artista_ » 15/7/2011 12:19

acintra Escreveu:Eu não sou a favor de dizer mal delas, tanto que recomendo que sejamos nós a mostrar que elas estão erradas.

acintra, o problema é que nos últimos anos o que tem acontecido é que lhes temos mostrado exactamente que eles estão certos... porque é que agora mostraremos o contrário?! Eu sinceramente acho que era precisa mais auteridade, mais medidas que mostrassem a todos os portugueses que têm de cortar a sério!

acintra Escreveu:Podiam ter feito como a S&P e dar o beneficio da duvida do que este novo Governo é capaz.

Se calhar podiam mas essa não é a função deles...

acintra Escreveu:Isto não é um jogo de tabuleiro entre amigos, é o destino de Portugal, da Europa e do Euro.

Se queres que te diga eu acho que na Europa, nos países em dificuldades em particular, as agências de rating se tornaram nos bodes expiatórios dos seus problemas... a realidade é que temos problemas graves, se não os conseguirmos resover (e há boas probabilidades disso acontecer) elas serão tidas como parcialmente culpadas da situação, é sempre mais fácil dizer isso do que ter de assumir a totalidade da responsabilidade do problema que criámos e não conseguimos resolver...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por pedrom » 15/7/2011 11:02

A grande questão que se coloca ainda é se vamos conseguir ultrapassar isto??!?!?!?

Alguém neste momento era capaz de emprestar dinheiro ao estado para os politicos gerirem e investirem??? Eu não (mas também não o tenho :cry: )!!!!

É isto que as agências de rating vieram dizer ao mundo: não metam dinheiro na mão dos portugues pois eles não o sabem gerir e quem o tem lá que o tire, ou então não venha dizer que não foi avisado!!!

Quantos mil milhões de euros foram destruidos/roubados/desviados nos últimos tempos por cá??? Quem está preso ou pagou por isso??? O vale azevedo :mrgreen: e o oliveira e costa??? É isto que os investidores (vulgo mercados) estão a ver no nosso pais e bem... a justiça não funciona e ninguém se predispõe a investir num pais como este....!!!

Quando olho para trás e vejo que alguém sabendo exactamente o estado das contas públicas e os objectivos que tinha que cumprir e quer fazer um novo aeroporto e um tgv, desculpem mas só pode ser doido varrido, independentemente do objectivo pricipal que seria ensacar mais uns milhões!!!!
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?

Registado: 29/7/2004 19:55

por A330-300 » 15/7/2011 10:39

Estou de acordo com o meu godo.E vou mais longe.

Se as pessoas tivessem usado todo esse empenho que estão a ter para protestar contra a Moody`s o tivessem usado contra os anteriores governos ,especialmente o último , agora não precisavam estar a protestar contra ninguém.Nem a passar por necessidades.E não teriam o subsídio de natal cortado ,não pagariam mais impostos, etc,etc.

Alguém aqui foi à manif dos à rasca? Ah pois é!!!

Não faltou quem avisasse.Mas o otimismo irresponsável e o deixa andar , aliás tão bem representado na pessoa do anterior PM , só sabia criticar aqueles que nos quiseram avisar.E o resultado está à vista.È a prova que o povinho não vê meio metro à frente...só se dá conta quando dá com a cara na parede...
Estão a colher cada semente que plantaram.

Agora não adianta reclamar contra a Troika , juros altos e agências de rating.Na verdade , tem mas é que agradecer à troika , por terem emprestado dinheiro a este país que não se sabe governar e nos terem obrigado a tomar medidas estruturais que se fosse só por nós nunca tomaríamos. Eu se fosse estrangeiro não emprestaria um tostão.

Vejam lá se a Moody`s baixou o rating da Alemanha...

Muito bonzinhos são eles.

A330

Registado: 30/1/2005 12:51

por acintra » 15/7/2011 8:19

Vem um artigo na sábado que eplica bem os erros das agências de rating e a sua forma de trabalhar.

Eu não sou a favor de dizer mal delas, tanto que recomendo que sejamos nós a mostrar que elas estão erradas. Só com muito trabalho e esforço conseguimos, mas continuo a achar que foi numa altura pouco simpática visto que Portugal tinha mudado de governo e que iriam entrar medidas novas de austeridade.

Eu faço parte dos tais 10% que pagam 60% do imposto e já desconto 43% IRS e 11% para a TSU.

Acho a medida boa para ver se conseguimos equilibrar as contas principalmente porque estou à espera de um grande corte nas despesas.

Podiam ter feito como a S&P e dar o beneficio da duvida do que este novo Governo é capaz.

Isto não é um jogo de tabuleiro entre amigos, é o destino de Portugal, da Europa e do Euro.

Artur Cintra

por EuroVerde » 14/7/2011 22:47

Portugal escreve-se com letra grande!

O país não pode ser visto como um todo. Temos que ir descodificar as particularidades da classe média alemã e da classe média portuguesa. O grande mal é que a divida em principio seja paga só por alguns.

Já que nosso Estado se tem regido por leis que vão exactamente contra o sistema durante anos, sem que ninguém consiga inverter as coisas. Os juízes também pensavam que o Estado era o pai de todos, enquanto correu, que viesse a noz.

Registado: 29/11/2007 11:19

por bmiguelmf » 14/7/2011 21:01

meu-gôdo Escreveu:Já vi que o tópico começa a descambar, mas não vale a pena irmos por aí.

O problema não está na indignação ou no facto de entupirmos sites. A questão é que a maior parte das pessoas acredita seriamente que o problema está nas agências de rating e não se culpa a si próprio, nem aos nossos governantes por anos e anos de medidas inadequadas e despropositadas face à realidade.

Ponham-se no lugar de quem nos emprestou dinheiro. "Assinou" um acordo e pretende obter o respectivo retorno.

Imaginem que emprestaram dinheiro a alguém e que essa pessoa não tem capacidade (principalmente por culpa própria) de honrar os seus compromissos e de vos devolver o dinheiro. Como é que iriam reagir?

Como é possível vivermos em casas tão grandes ou ainda melhores que aquelas em que vivem os povos do norte da Europa e que têm um poder de compra extremamente superior ao nosso?

Estas são as questões pertinentes, mas na verdade agora mais do que detetar problemas é preciso encontrar soluções e essas passam provavelmente pelo incumprimento com as respetivas consequências, dado que não vejo como será possível pagar tamanha dívida.

Tens mais que razão no que dizes, mas já viste o timing? Mesmo quando portugal avança com dois acordos e tenta implementar medidas reformistas eles lembram-se de baixar o rating, e não estão contentes já andam a mirar a itália.... mas pronto é só uma opinião

Registado: 16/11/2004 22:07

por meu-gôdo » 14/7/2011 20:48

Já vi que o tópico começa a descambar, mas não vale a pena irmos por aí.

O problema não está na indignação ou no facto de entupirmos sites. A questão é que a maior parte das pessoas acredita seriamente que o problema está nas agências de rating e não se culpa a si próprio, nem aos nossos governantes por anos e anos de medidas inadequadas e despropositadas face à realidade.

Ponham-se no lugar de quem nos emprestou dinheiro. "Assinou" um acordo e pretende obter o respectivo retorno.

Imaginem que emprestaram dinheiro a alguém e que essa pessoa não tem capacidade (principalmente por culpa própria) de honrar os seus compromissos e de vos devolver o dinheiro. Como é que iriam reagir?

Como é possível vivermos em casas tão grandes ou ainda melhores que aquelas em que vivem os povos do norte da Europa e que têm um poder de compra extremamente superior ao nosso?

Estas são as questões pertinentes, mas na verdade agora mais do que detetar problemas é preciso encontrar soluções e essas passam provavelmente pelo incumprimento com as respetivas consequências, dado que não vejo como será possível pagar tamanha dívida.

Xissa...

por bboniek33 » 14/7/2011 19:12

bmiguelmf Escreveu:bboniek00 o que tu queres é trela meu. vai pó #"$&#$& isto é mais a moda do porto!!!

Estive a jantar (nao foi #"$&#$&), mas estava munta bom !

Oh meu... nao leves as coisas tao a peito que t daa um fanico. Eu sou um ganda coomico paa... soo me falta aquela cara do ministro das Financ,as para ter uma carreira de primeira aagua.

Agora mandares-me poo #"$&#$&... :oops: mesmo que seja aa moda do Porto... mas estaa bem, diz laa onde ee isso. Ou estaas-me a convidar para tua casa uma pessoa que nunca conheceste ??? Isso nem no Porto se faz tanto quanto sei po causa da inseguranc,a que reina no Reino.

Descontrai-te miguel... que te daa um treco ! LOL
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

Re: Pois ee !

por J9 » 14/7/2011 17:53

bboniek00 Escreveu:O que eu gostei mais foi do "enfim...". As pessoas enfadadas tendem a explicar-se por monossiilabos e, por vezes, onomatopeias. Nao conhec,o bem as modas do Porto mas devem ser assim do tipo: "enfim...", e com isto esta tudo dito.

Os mais afoitos podiam poor bombas (pequeninas !) no estaadio do Dragao ou ir dar traques para a porta da Camara do Rui-Rio.

Tens uma forma iisquesiita de escrever... mas não tens paapas na liingua! :lol:

Registado: 29/11/2007 4:00

por Ulisses Pereira » 14/7/2011 17:52

Podia escrever aqui 1001 coisas mas acho que aquilo que penso está mesmo expresso no meu último artigo.

Um abraço,acintra.
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por EuroVerde » 14/7/2011 17:52

Aqui a semana passada Buffett veio dizer para a comunicação social que nos próximos anos os EUA vão reduzir o desemprego e ter um fabuloso crescimento economico. Quando ele está tão optimista, eu começo a curto prazo a ter medo do que aí vem.

Registado: 29/11/2007 11:19

por acintra » 14/7/2011 17:42

Peço desculpa o reparo, mas acham que dos milhares que não estão de acordo com os timings da Moody's e que contestaram não trabalham?

Conheço muitos que protestam porque sentem na carteira as medidas de austeridade e que sentem uma certa injustiça por essa agencia de rating não ter esperado por resultados das mesmas medidas.

Isto é uma pescadinha de rabo na boca: Eles descem o rating e os paises ficam ainda piores e eles voltam a descer o rating.

Artur Cintra

por Ulisses Pereira » 14/7/2011 17:29

boniek,

Tu brincas, mas na verdade a mim preocupa-me que a maior parte das pessoas esteja mais interessada em contestar do que em construir.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Heldroo, iniciado1, Luzemburg, navaldoc, PacoNasssa, Shimazaki_2 e 214 visitantes