Alternativa ao BPI Euro Taxa Fixa
20 mensagens
|Página 1 de 1
Não acho que a performance seja "miraculosa", só referi o que eu faria no contexto actual.
Ter um fundo de taxa fixa com uma duration elevada (para mim 4 já será elevado neste momento) com estas taxas baixas... Se mantivesse a estratégia de ter "bom crédito" penso que tentaria "encurtar" a duration, diminuindo a sensibilidade do fundo a eventuais subidas de taxa. Parece-me que é uma estratégia que pode trazer voaltilidade, mas que no médio prazo paga.
Ter um fundo de taxa fixa com uma duration elevada (para mim 4 já será elevado neste momento) com estas taxas baixas... Se mantivesse a estratégia de ter "bom crédito" penso que tentaria "encurtar" a duration, diminuindo a sensibilidade do fundo a eventuais subidas de taxa. Parece-me que é uma estratégia que pode trazer voaltilidade, mas que no médio prazo paga.
- Registado: 9/7/2009 18:45
sim, era para ele.
Caguru:
Agora imagina que a dívida de paises bons que lá está até é de relativamente curto-prazo (não sei se é mas dá para ver na carteira detalhada). À medida que for vencendo, será convertida em dívida com melhores yields e a rentabilidade recuperará.
Caguru:
No dia em que haja a garantia que os países maus se safam e os bons deixarem de ser o único porto de abrigo, os preços das obrigações desses países descerão. E a valorização dos activos do fundo, terá que descer também.Então as tais eurobonds só serão um problema para o fundo (a tal "tareia") no dia em que existir essa conversão?
Agora imagina que a dívida de paises bons que lá está até é de relativamente curto-prazo (não sei se é mas dá para ver na carteira detalhada). À medida que for vencendo, será convertida em dívida com melhores yields e a rentabilidade recuperará.
Pata-Hari Escreveu:Não, é quase o oposto. Ora vai ver a composição detalhada. Eles apostam em coisas com ratings menos bons, acreditando que não vão ter problema. Aliás, verás que agora lá aparecem linhas de títulos portugueses.
Pois tem. E tal como o nome indica é bem mais agressiva. Aquelas cotações de 0.1% significa que as empresas faliram?
Aproveitei e fui ver tb a composição do BPI Taxa Fixa e fiquei admirado em ver títulos da dívida grega por lá!

Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.
É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.
Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.
Pata-Hari Escreveu:Não. As obrigações "seguras" estão nos píncaros em preço neste momento. A yield que está por detrás é que deve ser fraquinha (tem sido fraca desde o inicio da crise).
Certo.
Então as tais eurobonds só serão um problema para o fundo (a tal "tareia") no dia em que existir essa conversão?
Pata-Hari Escreveu:Roleta, as obrigações que lá estão não irão falir, mas a yield que vão render será, presumo, muito baixa (exactamente porque esse é o custo da segurança: a baixa rentabilidade/yield). Daí o baixo potencial do fundo se estiveres à procura de rentabilidade.
Nota que na teoria deverias sempre ter taxa fixa numa carteira por uma questão de diversificação (e nessa classe o raio do fundo bate todos os fundos do mercado e arredores), e também na teoria há quem diga que deverias mesmo ter tanta taxa fixa quanto acções - quando queres diversificar "correctamente" uma carteira (isto do "correcto" em mercados é sempre muito relativo).
O facto é que o potencial de rentabilidade é baixo. Onde é que podes ter mesmo um problema com o fundo: imagina que amanhã aparecem as eurobonds e que toda a dívida europeia é convertida nestas bonds. A dívida tuga converge para o valor dessas subindo em valor, e o valor das obrigações que este fundo tem em carteira, converge para as mesmas eurobonds, descendo em preço. Nesse dia, o fundo leva uma tareia via preço. Em compensação, o mercado accionista provavelmente compensará largamente a tareia que levares no fundo, se estiveres igualmente exposto a acções.
E esse raciocínio aplica-se também o BPI Obrigações Alto Rendimento Alto Risco?
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.
Pata-Hari Escreveu: Onde é que podes ter mesmo um problema com o fundo: imagina que amanhã aparecem as eurobonds e que toda a dívida europeia é convertida nestas bonds. A dívida tuga converge para o valor dessas subindo em valor, e o valor das obrigações que este fundo tem em carteira, converge para as mesmas eurobonds, descendo em preço. Nesse dia, o fundo leva uma tareia via preço.
Será que o mercado obrigacionista (e.g., a cotação diária do BPI EUR Taxa Fixa) já comece a reflectir essa hipótese, diminuindo por isso o valor de cada U.P.?
Roleta, as obrigações que lá estão não irão falir, mas a yield que vão render será, presumo, muito baixa (exactamente porque esse é o custo da segurança: a baixa rentabilidade/yield). Daí o baixo potencial do fundo se estiveres à procura de rentabilidade.
Nota que na teoria deverias sempre ter taxa fixa numa carteira por uma questão de diversificação (e nessa classe o raio do fundo bate todos os fundos do mercado e arredores), e também na teoria há quem diga que deverias mesmo ter tanta taxa fixa quanto acções - quando queres diversificar "correctamente" uma carteira (isto do "correcto" em mercados é sempre muito relativo).
O facto é que o potencial de rentabilidade é baixo. Onde é que podes ter mesmo um problema com o fundo: imagina que amanhã aparecem as eurobonds e que toda a dívida europeia é convertida nestas bonds. A dívida tuga converge para o valor dessas subindo em valor, e o valor das obrigações que este fundo tem em carteira, converge para as mesmas eurobonds, descendo em preço. Nesse dia, o fundo leva uma tareia via preço. Em compensação, o mercado accionista provavelmente compensará largamente a tareia que levares no fundo, se estiveres igualmente exposto a acções.
Pastel Escreveu:Fica o pensamento:
- Atendendo a que será expectável uma subida das taxas de juros, será que se mantem uma perspectiva positiva para este fundo? (pelo que consultei é constituído só por obrigações governamentais europeias)
Penso que a teoria diz que em caso de subida das taxas deve-se "apostar" nas taxa variáveis e em caso de descida nas taxas fixas, mas o gráfico histórico deste produto mostra, que de 2006 a 2008 (periodo de subida das tx de juro), houve uma evolução positiva no valor das participações deste fundo.
Assim, perante este cenário e considerando que dificilmente a Alemanha e a Holanda (obrigações que mais cota tem neste fundo) irão "falir", será que a teoria se mantém?
- Anexos
-
- Gráfico Taxa de juros europeia BCE – longo prazo.jpg (18.21 KiB) Visualizado 1460 vezes
-
- BPI Euro taxa Fixa.gif (8.17 KiB) Visualizado 1466 vezes
- Registado: 12/7/2011 14:43
Roleta Escreveu:Tb tenho algumas participações do BPI Euro Taxa fixa, que actualmente em termos de valor está novamente no ponto 0 do investimento. Conforme o Doctor Z tb estou à procura de um outro activo, na mesma classe de risco.
Por ponto 0, queres dizer queb já tiveste a lucrar e agora "estás em casa" (sem lucros nem perdas), é isso?
Roleta Escreveu:Assim, encontro-me indeciso, se resgato ou reforço?
Repara que não tens de fazer uma das duas. Podes sempre manter a posição que tens.
Boas,
Tb tenho algumas participações do BPI Euro Taxa fixa, que actualmente em termos de valor está novamente no ponto 0 do investimento. Conforme o Doctor Z tb estou à procura de um outro activo, na mesma classe de risco.
Mas analisando a sua evolução histórica, que julgo que teve desde o início uma valorização de 3,81%, e a sua carteira de obrigações, não sei se não será este sim o momento de reforçar.
Assim, encontro-me indeciso, se resgato ou reforço?
Tb tenho algumas participações do BPI Euro Taxa fixa, que actualmente em termos de valor está novamente no ponto 0 do investimento. Conforme o Doctor Z tb estou à procura de um outro activo, na mesma classe de risco.
Mas analisando a sua evolução histórica, que julgo que teve desde o início uma valorização de 3,81%, e a sua carteira de obrigações, não sei se não será este sim o momento de reforçar.
Assim, encontro-me indeciso, se resgato ou reforço?
- Registado: 12/7/2011 14:43
- Registado: 29/11/2007 2:57
Alternativa ao BPI Euro Taxa Fixa
Bom dia,
Estou a procura duma alternativa ao fundo BPI Euro
Taxa Fixa dentro da mesma categoria de risco que seja
um fundo ou até um ETF.
Estive a analisar o BPI Obrg. de Alto Rendimento
Alto Risco para uma classe de risco semelhante deu rendimento
enquanto que o BPI Euro Taxa Fixa deu prejuízo.
Além disso, na mesma categoria do que o BPI Euro Taxa
Fixa, o BIG disponibiliza o BNY Mellon Euroland Bond A
EUR Acc que teve alguma rentabilidade nos últimos 12
meses.
Alguém tem uma sugestão?
Abraços.
Doctor Z.
Estou a procura duma alternativa ao fundo BPI Euro
Taxa Fixa dentro da mesma categoria de risco que seja
um fundo ou até um ETF.
Estive a analisar o BPI Obrg. de Alto Rendimento
Alto Risco para uma classe de risco semelhante deu rendimento
enquanto que o BPI Euro Taxa Fixa deu prejuízo.
Além disso, na mesma categoria do que o BPI Euro Taxa
Fixa, o BIG disponibiliza o BNY Mellon Euroland Bond A
EUR Acc que teve alguma rentabilidade nos últimos 12
meses.
Alguém tem uma sugestão?
Abraços.
Doctor Z.
- Registado: 29/11/2007 2:57
20 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: alucinado, fatura.pt, Google [Bot], jcovas77, PacoNasssa e 624 visitantes