BCE suspende regras de colateral para titulos de Portugal
Las_Vegas Escreveu:Talvez a situação actual responda a essa pergunta.
Existem 4 grande agências, 3 dos states e 1 canadiana.
Porque raio ao longo destes anos não foram substituídas por agências europeias, asiáticas ou africanas?
Não te sei responder a isso mas talvez esta noticia venha ao encontro da tua pergunta:
O comissário europeu para os assuntos económicos e monetários, Olli Rehn, diz que a Comissão Europeia está a explorar a possibilidade de criar uma agência de "rating" europeia.
“Os trabalhos [de preparação] estão a decorrer e serão concluídos no Outono”, disse Olli Rehn a um jornal finlândes, o Helsingin Sanomat, citado pela agência Dow Jones.
Na opinião do responsável, é “problemático” que todas as três principais agências de “rating” estejam baseadas nos EUA.
“Eles [nos EUA] olham para a actividade económica europeia de uma forma diferente do que nós aqui”, afirmou Rehn.
O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, já veio "lamentar profundamente a decisão da Moody’s de cortar o rating da dívida portuguesa".
"Lamento, em especial, o timing e a dimensão do corte", acrescentou o presidente da Comissão, destacando que só agora Portugal começou a implementar as medidas definidas no plano acordado com a troika. "O cumprimento destas medidas será avaliado trimestralmente pela Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional", sublinhou Barroso.
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=495027
Cumpt
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
Elias Escreveu:charles Escreveu: - achas que uma agência europeia cortava o rating de Portugal conforme a Moodys o fez?
charles,
Nos últimos dias apareceu uma data de gente a defender a tal agência europeia. Esta agência iria, provavelmente, agir em função de interesses políticos e sendo assim dificilmente iria cortar como a Moody's fez. Nao quer dizer que eu ache que isso seja bom...
EDITADO
Mas não respondes(totalmente)..., nunca te queres comprometer numa resposta de forma a não seres politicamente incorreto é isso não é, eu queria mesmo era saber a tua opinião (li com mais tempo a tua resposta e afinal tens ai meia resposta

Porque a meu ver:
- politicamente correto seria, a possivel agência não favorecer Portugal, portanto a resposta seria sim, essa agência também cortava o rating.
- politicamente incorreto seria, a agência ser mais condescendente e ser mais "pacifica" na sua atitude nesta fase e a resposta seria não cortar o rating.
Em qual das duas situações a agência agia tendenciosamente é ai que eu quero chegar?
Editado pela última vez por charles em 8/7/2011 12:47, num total de 1 vez.
Cumpt
artista Escreveu:Ulrich Escreveu:"Politiquices" à parte eu acho que o JGF tem toda a razão no conteúdo, sendo a forma talvez excessiva.
O problema não está neste conteúdo, está na inversão completa do seu discurso, até ao mês passado tudo o que de mal se dizia do país, incluíndo as sucessivas baixas de rating, era perfeitamente justificado pela má governação do país, pelo estado a que se tinha chegado... agora parece que já não!
Viva, a diferença desta "baixa" e as outras tem que ver com a própria justificação(ou falta de consistência da mesma), daí a unanimidade internacional na sua condenação.
Esta "baixa", sendo um facto consumado,influi directamente do sentido do equilibrio da equação
Solvência=insolvência, puxando o equilibrio no sentido da insolvência por consequência directa no custo de manutenção da nossa dívida.
Abraços
“A única diferença entre mim e um louco é que eu não sou louco.”
Salvador Dali
Salvador Dali
Ulrich Escreveu:"Politiquices" à parte eu acho que o JGF tem toda a razão no conteúdo, sendo a forma talvez excessiva.
O problema não está neste conteúdo, está na inversão completa do seu discurso, até ao mês passado tudo o que de mal se dizia do país, incluíndo as sucessivas baixas de rating, era perfeitamente justificado pela má governação do país, pelo estado a que se tinha chegado... agora parece que já não!

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
artista Escreveu:Quico Escreveu:artista Escreveu:Bom, é impressão minha ou o José Gomes Ferreira mudou agora de opinião?! Até aqui as sucessivas baixas de rating eram justificadas e tinham a ver com o estado do país, agora parece que também já embarca nas teses das manobras políticas euro/dolar?!![]()
Será que estou a ver mal ou isto terá alguma coisa a ver com a mudança da cor política que governa o país?!
Também me está a parecer isso. E não é só este comentador...
Como sabes (ao contrário do LTCM), até sou insuspeito.
Ainda bem que nem tenho tido tempo para ver TV... acho isto nojento!!!![]()
Continuo curioso em saber de onde é que o LTCM retirou a citação!
Viva, justo ou injusto (corte do rating) está feito.
Na minha, modesta, opinião está a decorrer um confronto feroz no sector financeiro Global, os Players estão a marcar território.
Num confronto deste tipo só se pode ter uma postura de dureza sem ter medo dos danos colaterais.
A Europa continua a abraçar os velhos motes de: Tolerância, Humanismo, Moderação, enquanto que os outros Players são mais pragmáticos e defendem os seus interesses.
Esta é uma altura da Europa, e a começar pelo nosso País, de cerrar fileiras e deixar de dar tiros nos pés, distraídos com o acessório.
"Politiquices" à parte eu acho que o JGF tem toda a razão no conteúdo, sendo a forma talvez excessiva.
Abraços
“A única diferença entre mim e um louco é que eu não sou louco.”
Salvador Dali
Salvador Dali
Elias Escreveu:Las_Vegas Escreveu:Se quisesse têr mais de cem anos de existência e com alguma credibilidade talvez sim.
Las vegas, esse conceito de credibilidade é um bocado tortuoso...![]()
Digamos que a agência iria dar as opiniões que os países queriam ouvir para garantir a sua própria sobrevivência
A vida nos últimos cem anos foi um bocado tortuosa.
Aconteceram coisas piores do que descidas a rating's.
Mas até prova em contrário, e custa-me a crer que uma tramóia deste género se aguentasse durante muito tempo, as actuais agências são respeitadas e escutadas porque desempenham bem o seu papel.
artista Escreveu:Continuo curioso em saber de onde é que o LTCM retirou a citação!
Talvez aqui!
http://daliteratura.blogspot.com/2011/0 ... lhota.html
Cumpts.
Trisquel
A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.
Trisquel
A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.
Las_Vegas Escreveu:Se quisesse têr mais de cem anos de existência e com alguma credibilidade talvez sim.
Las vegas, esse conceito de credibilidade é um bocado tortuoso...

Digamos que a agência iria dar as opiniões que os países queriam ouvir para garantir a sua própria sobrevivência

- Registado: 5/11/2002 12:21
charles Escreveu:Elias Escreveu:fooman Escreveu:Faltou dizer que a Alemanha, a Holanda e a França dependem de um Euro fraco para a coisa correr bem...
Portanto, quem manda no Euro está a fazer tudo para que o euro desça em relação ao dólar, por razões que são evidentes...
Mas se assim é não faz qualquer sentido a teoria de que "estão a querer tramar o euro"...JMHP Escreveu:A negação dos lideres europeus na minha opinião tem antecipado os acontecimentos, quase sempre que entram em negação acontece posteriormente o contrário e isso na minha opinião é algo bem mais nefasto e preocupante do que o papel das agências de rating.
Exacto, JMHP, independentemente do que dizem as agências, a verdae é que os governos pouco têm ajudado para tornar a situaçºaõ do país mais claracharles Escreveu:Eu faço a pergunta de outra forma, sem querer dizer que uma agência europeia favoreceria os Países europeus, se o rating fosse atribuido por um agência europeia, achas que Portugal veria o seu rating cortado no timing em que a Moodys o fez, achas que o rating de Portugal seria junk?
charles, não tenho forma de demonstrar porque é que hnão há de ser junk. Temos um estado que não paga as suas dívidas, porque é que eu vou acreditar que vai passar a pagar no futuro?
Elias és pior que os politicos a responder às perguntas, eu refaço e abrevio a pergunta,
(esquece se uma agência europeia favoreceria os paises europeus, mas também não podia prejudicar esses mesmos paises)
- achas que uma agência europeia cortava o rating de Portugal conforme a Moodys o fez?
Se quisesse têr mais de cem anos de existência e com alguma credibilidade talvez sim.
Quico Escreveu:artista Escreveu:Bom, é impressão minha ou o José Gomes Ferreira mudou agora de opinião?! Até aqui as sucessivas baixas de rating eram justificadas e tinham a ver com o estado do país, agora parece que também já embarca nas teses das manobras políticas euro/dolar?!![]()
Será que estou a ver mal ou isto terá alguma coisa a ver com a mudança da cor política que governa o país?!
Ainda bem que nem tenho tido tempo para ver TV... acho isto nojento!!!

Continuo curioso em saber de onde é que o LTCM retirou a citação!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
Ulisses Pereira Escreveu:charles, exctamente. As pessoas dizem que é um ataque ao euro e não vêem que o Euro está perto de máximos históricos? Será que não dá jeito dizer que isto é um ataque ao euro? A culpa é sempre de alguém e estes cenários especulativos e conspirativos vendem sempre muito.
O Euro lá continua. Firme e seguro.
Um abraço,
Ulisses
Ulisses eu não sou grande adepto de teorias da conspiração mas no meu acompanhamento diário do EURUSD vejo por vezes situações caricatas.
Por vezes as notícias saem cá para fora em momentos cruciais das lutas entre Ursos e Touros...
Já várias vezes vi sairem notícias bearish para o euro naquele momento crucial em que os touros tentam defender um determinado nível abaixo do qual têm os stops e a notícia vir mesmo no momento ideal

A notícia do downgrade no início da semana saiu quase exactamente quando os touros disparavam os últimos cartuchos na tentativa de defender os stops abaixo de 1.44400.
Tens toda a razão quando dizes que o EUR está perto dos máximos históricos mas na minha opinião quem está ao ataque neste momento são os ursos.
PS: Estou curto no EURUSD @ 1.43333 com stop loss nesse mesmo local.
Editado pela última vez por Fingerspitzengefuhl em 8/7/2011 10:15, num total de 2 vezes.
- Registado: 9/2/2010 6:36
charles Escreveu: - achas que uma agência europeia cortava o rating de Portugal conforme a Moodys o fez?
charles,
Nos últimos dias apareceu uma data de gente a defender a tal agência europeia. Esta agência iria, provavelmente, agir em função de interesses políticos e sendo assim dificilmente iria cortar como a Moody's fez. Nao quer dizer que eu ache que isso seja bom...
Elias Escreveu:fooman Escreveu:Faltou dizer que a Alemanha, a Holanda e a França dependem de um Euro fraco para a coisa correr bem...
Portanto, quem manda no Euro está a fazer tudo para que o euro desça em relação ao dólar, por razões que são evidentes...
Mas se assim é não faz qualquer sentido a teoria de que "estão a querer tramar o euro"...JMHP Escreveu:A negação dos lideres europeus na minha opinião tem antecipado os acontecimentos, quase sempre que entram em negação acontece posteriormente o contrário e isso na minha opinião é algo bem mais nefasto e preocupante do que o papel das agências de rating.
Exacto, JMHP, independentemente do que dizem as agências, a verdae é que os governos pouco têm ajudado para tornar a situaçºaõ do país mais claracharles Escreveu:Eu faço a pergunta de outra forma, sem querer dizer que uma agência europeia favoreceria os Países europeus, se o rating fosse atribuido por um agência europeia, achas que Portugal veria o seu rating cortado no timing em que a Moodys o fez, achas que o rating de Portugal seria junk?
charles, não tenho forma de demonstrar porque é que hnão há de ser junk. Temos um estado que não paga as suas dívidas, porque é que eu vou acreditar que vai passar a pagar no futuro?
Elias és pior que os politicos a responder às perguntas

(esquece se uma agência europeia favoreceria os paises europeus, mas também não podia prejudicar esses mesmos paises)
- achas que uma agência europeia cortava o rating de Portugal conforme a Moodys o fez?
Cumpt
Penso que a grande indignação é que a Moody´s nem deu espaço de manobra a este governo para mostrar a futura atitude, ainda não está sentado e já levou um murro no estômago.
O que acontece é que a Moody´s não avalia governos, ministros e outros mais, avalia a entidade por um todo e não quer saber se é o Passos ou o Sócrates!
Na verdade o que mudou entre a última avaliação e esta, um ajuda externa, mais austeridade, mais dívida, contas pouco claras! Só coisas boas! Isto não é um clube de futebol que mudou de treinador e agora é que é... Onde estão os resultados?
Pessoalmente custa-me ver o país nesta situação mas temos todos uma cota parte no problema ou porque fazemos parte dele ou porque ignoramos o que estava á nossa volta!
O que acontece é que a Moody´s não avalia governos, ministros e outros mais, avalia a entidade por um todo e não quer saber se é o Passos ou o Sócrates!
Na verdade o que mudou entre a última avaliação e esta, um ajuda externa, mais austeridade, mais dívida, contas pouco claras! Só coisas boas! Isto não é um clube de futebol que mudou de treinador e agora é que é... Onde estão os resultados?
Pessoalmente custa-me ver o país nesta situação mas temos todos uma cota parte no problema ou porque fazemos parte dele ou porque ignoramos o que estava á nossa volta!
Cumpts.
Trisquel
Trisquel
fooman Escreveu:Faltou dizer que a Alemanha, a Holanda e a França dependem de um Euro fraco para a coisa correr bem...
Mas se assim é não faz qualquer sentido a teoria de que "estão a querer tramar o euro"...
JMHP Escreveu:A negação dos lideres europeus na minha opinião tem antecipado os acontecimentos, quase sempre que entram em negação acontece posteriormente o contrário e isso na minha opinião é algo bem mais nefasto e preocupante do que o papel das agências de rating.
Exacto, JMHP, independentemente do que dizem as agências, a verdae é que os governos pouco têm ajudado para tornar a situaçºaõ do país mais clara
charles Escreveu:Eu faço a pergunta de outra forma, sem querer dizer que uma agência europeia favoreceria os Países europeus, se o rating fosse atribuido por um agência europeia, achas que Portugal veria o seu rating cortado no timing em que a Moodys o fez, achas que o rating de Portugal seria junk?
artista Escreveu:Bom, é impressão minha ou o José Gomes Ferreira mudou agora de opinião?! Até aqui as sucessivas baixas de rating eram justificadas e tinham a ver com o estado do país, agora parece que também já embarca nas teses das manobras políticas euro/dolar?!![]()

"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
LTCM Escreveu:artista Escreveu:Bom, é impressão minha ou o José Gomes Ferreira mudou agora de opinião?! Até aqui as sucessivas baixas de rating eram justificadas e tinham a ver com o estado do país, agora parece que também já embarca nas teses das manobras políticas euro/dolar?!![]()
Será que estou a ver mal ou isto terá alguma coisa a ver com a mudança da cor política que governa o país?!A Moody's não mudou de Maio para Julho. É dos livros que a liturgia dos números não se compadece com mudanças de cadeira. Enquanto os outros fazem beicinho, José Gomes Ferreira, o analista, faz praticamente o pino para explicar que estamos a ser vítimas de uma trapaça, que a Moody's está a soldo de Wall Street, que o dólar isto e o euro aquilo, que Barroso não pode dizer mas ele (José Gomes Ferreira, o analista) diz, que... etc. Desta vez é capaz de ter razão. Mas a cambalhota é obscena.
Uffa, então parece que não sou só eu, essa citação é de onde LTCM?
Não tinha uma grande simpatia por ele mas também não desgostava e parecia-me uma pessoa independente... começo a pensar que são realmente todos iguais!! Chiça!!
Ulisses Pereira Escreveu:charles, exctamente. As pessoas dizem que é um ataque ao euro e não vêem que o Euro está perto de máximos históricos? Será que não dá jeito dizer que isto é um ataque ao euro? A culpa é sempre de alguém e estes cenários especulativos e conspirativos vendem sempre muito.
O Euro lá continua. Firme e seguro.
Um abraço,
Ulisses
É exactamente por isso que eu considero inúteis os "ataques" ás agências de rating que serve somente para satisfazer o ego e um orgulho patriótico ingénuo na minha opinião.
Como o K. aqui tem referido, aparte do ruído em torno das decisões das agências, o juro da nossa divida sobe não porque as agências assim o dizem mas pelo sentimento dos mercados que estão antecipar o cenário mais previsível que Portugal vai enfrentar a médio-prazo.
Alguns meses atrás, uma grande parte dos dirigentes europeus, BCE, CE e até o FMI negava a necessidade de um 2º pacote de ajuda à Grécia. Passado algum tempo foi o que se viu....

A negação dos lideres europeus na minha opinião tem antecipado os acontecimentos, quase sempre que entram em negação acontece posteriormente o contrário e isso na minha opinião é algo bem mais nefasto e preocupante do que o papel das agências de rating.
Agora o BCE diz que aceita "lixo". Receio que sem estarem assumir publicamente, estão a dar-nos a ultima oportunidade de deslocarmos da Grécia enquanto ainda existe tempo.... antes que a Grécia caia.
Há meses que ameaça, mas não corta...do que é que estão à espera para cortar......estão a ameaçar cortar o rating dos states há meses e não o fazem, o que é para uns, é para todos

Limite de endividamento foi atingido
Moody’s ameaça cortar rating dos EUA
02.06.2011 - 20:19 Por Ana Rita Faria
O rating dos EUA poderá ser revisto em baixa pela Moody’s, se as autoridades políticas do país não chegarem a um acordo para aumentar o limite legal de endividamento, que já foi ultrapassado. A agência avisa mesmo para o risco diminuto, mas crescente, de um default (incumprimento) por parte da maior economia mundial.
Obama não consegue apoio dos republicanos para aumentar tecto legal da dívida
(REUTERS/Jim Young )
Num comunicado hoje divulgado, a Moody’s repete o aviso que tem vindo a ser feito nos últimos meses pelas agências de rating: os EUA poderão sofrer um corte no rating devido à falta de acordo político para proceder a uma redução do défice sustentada e, no curto prazo, para aumentar o limite legal de endividamento.
“Se não houver progresso quanto a aumentar o limite legal da dívida nas próximas semanas, colocaremos o rating dos EUA sob revisão para possível corte, devido a um risco diminuto, mas ainda assim crescente, de default”, afirma a Moody’s. Contudo, se o limite legal for aumentado até meados de Julho, a notação dos EUA manter-se-á no nível máximo – Aaa.
No médio e longo prazo, a agência não garante, no entanto, que os EUA consigam manter este rating, visto que isso dependerá do resultado das negociações políticas para a redução do défice. De acordo com a Moody’s, “uma acordo credível para um corte substancial do défice iria suportar a manutenção de um outlook [perspectiva] estável”, ou seja, sem riscos de uma revisão em baixa do rating.
Mas, se isso não acontecer, a Moody’s poderá rever o outlook da dívida americana para negativo, o que indicia a possibilidade de cortes no médio prazo. Para a agência, este é o cenário mais provável, dadas as dificuldades que o partido republicano e democrata estão a ter em chegar a um acordo.
Os EUA atingiram o limite legal da dívida – de 14,29 mil milhões de dólares – a 16 de Maio e, desde então, o Governo tem tentado conseguir o apoio da oposição para aumentar esse tecto máximo, algo que já aconteceu várias vezes na história do país.
Hoje, a Moody’s ameaçou também cortar os ratings de três bancos norte-americanos: o Citigroup, o Bank of America e o Wells Fargo
Cumpt
http://economico.sapo.pt/noticias/quem- ... 22181.html
Poder de fogo do Capital Group é igual ao do mega-fundo da UE
Poder de fogo do Capital Group é igual ao do mega-fundo da UE
........................Em Maio, a União Europeia, em conjunto com o FMI, tentou impressionar o mercado, com a criação do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira com um poder de fogo de 750 mil milhões de euros. Mas o arsenal financeiro do Capital Group não fica atrás do valor astronómico colocado à disposição por Bruxelas. As estimativas apontam que a sociedade financeira sediada na Califórnia tenha activos sob gestão superiores a um bilião de dólares (mais de 743 mil milhões de euros). O número é quase cinco vezes superior à riqueza produzida anualmente em Portugal.
Cumpt
Elias Escreveu:charles Escreveu:Não podemos ter ilusões que as agências leem os fundamentais de cada País ou das empresas por um lado, mas também não nos podemos iludir com a total "bondade" das agências é evidente que estas estão a servir a causa do Dolar
Por essa lógica, se for criada uma agência europeia ela estará a servir a causa do Euro (que pode não ser necessariamente a causa que mais interessa a Portugal ou aos investidores).
Elias, há sempre as duas faces, se me perguntas se fico dividido, eu respondo que fico, eu acredito na lógica económica, eu acredito que existe toda a lógica na existência das agências de rating, mas, uma coisa é lerem os fundamentais de cada País, outra é ampliarem as notações sendo para o lado negativo ou positivo, em relação à oportunidade destas ampliações, que acredito existirem, é que subsistem dúvidas.
Eu faço a pergunta de outra forma, sem querer dizer que uma agência europeia favoreceria os Países europeus, se o rating fosse atribuido por um agência europeia, achas que Portugal veria o seu rating cortado no timing em que a Moodys o fez, achas que o rating de Portugal seria junk?
E se essa mesma agência de rating atribuisse um rating aos EUA, seria igual ao das agências americanas

E o que é que o euro forte tem haver com isto, ou por outro lado porque motivo o euro se mantêm forte, não cai, e os ratings aos PIGS continuam a baixar, e o que é que o dolar tem haver com tudo isto?
Porque motivo as agências de rating mantêm a notação aos states, ficando-se pelas ameaças de corte, então após a brutal crise do sub-prime que foi onde começou todo este descalabro económico, os states estão intocáveis, têm assim uma economia tão pujante neste momento, não estou a querer transmitir nenhuma ideia de comspiração, mas sobre estas e outras questões tenho as minhas dúvidas, acho que todos temos

Elias, uma coisa é certa o que o BCE fez ao dar cobertura à aceitação da dívida Portuguesa responde à tua pergunta

http://economico.sapo.pt/noticias/bce-d ... 22229.html
Isto significa que mesmo que as quatros agências decidam baixar o ‘rating' de Portugal para notação conhecida como lixo, no seguimento da decisão da Moody's esta semana, o BCE vai continuar a aceitar a divida soberana portuguesa como boa para continuar a fornecer liquidez ao sistema bancário. A decisão foi tomada hoje unanimemente pelo conselho de governadores do BCE em Frankfurt.
EDITADO
Editado pela última vez por charles em 8/7/2011 0:52, num total de 4 vezes.
Cumpt
Elias Escreveu:jjgustavo Escreveu:Agora fala-se em risco de default dos EUA por causa duma possível recusa do congresso em aprovar o aumento dos limites de endividamento..Os americas contam com a sua rotativa para resolver todos os seus problemas, enquanto que as suas ratings exigem à Europa austeridade e redução da liquidez - exactamente o oposto!!
O congresso não é republicano?
http://economia.estadao.com.br/noticias ... 3859,0.htm
cumps
JG
- Registado: 3/12/2007 11:12
jjgustavo Escreveu:Agora fala-se em risco de default dos EUA por causa duma possível recusa do congresso em aprovar o aumento dos limites de endividamento..Os americas contam com a sua rotativa para resolver todos os seus problemas, enquanto que as suas ratings exigem à Europa austeridade e redução da liquidez - exactamente o oposto!!
O congresso não é republicano?
Quem está ligado: