Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Conflitos de interesses Agencias de Rating ?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Conflitos de interesses Agencias de Rating ?

por jvasco27 » 7/7/2011 8:47

luka Escreveu:Apenas a minha leitura dos eventuais conflitos de interesses que nas Empresas sim sao obvios, mas nas agencias de rating penso que nao o são tanto ... (elas podem dizer o que pensam, sem perigo de serem excluidas jà que o "auditado" nao é quem lhes paga..)

Comments ?
Que pensam ?

:|

O conflito de interesses pode existir se a agência de "rating" estiver ligada direta ou indiretamente a investidores que detenham ativos que são por ela avaliados.

Em outras palavras, dá um jeito do caraças deter posições curtas no PSI e ao mesmo tempo ser acionista ou ter relações privilegiadas com uma agência de rating que por acaso até está a fazer um "downgrade" da República Portuguesa ... :roll:

Outro potencial conflito de interesses tem a ver com a influência política do governo do país em que está a sede da agência. Não estou a ver, por exemplo, que a agência de "rating" chinesa seja 100% independente do governo chinês...

Registado: 29/11/2007 9:30

Conflitos de interesses Agencias de Rating ?

por Luka! » 7/7/2011 7:58

No caso das auditoras de contas das empresas é a propria empresa que paga para ser auditada... e se discordar ou nao gostar da auditora (por explo: porque esta nao aprova as contas...) a Empresa pode mudar de auditora ... >> neste caso pode existir conflitos de interesses.

>> mas no caso das agencia de Rating é bem mais simples , jà que quem as paga sao os INVESTIDORES... (e nao o Estado que é auditado)

Assim as agencias de Rating podem ser transparentes e dizer o que pensam... nao estou assim completamente de acordo com o artigo abaixo ... (ou entao interpreto mal ...)

Uma das maiores críticas dirigidas às agências de rating resulta do potencial conflito de interesses nas suas actividade: são pagas pelos investidores para avaliar terceiros. O que os governos podem fazer é regular as suas actividades, como fazem no caso dos bancos. A acreditar em Barroso, é isso que vai ser feito.

Apenas a minha leitura dos eventuais conflitos de interesses que nas Empresas sim sao obvios, mas nas agencias de rating penso que nao o são tanto ... (elas podem dizer o que pensam, sem perigo de serem excluidas jà que o "auditado" nao é quem lhes paga..)

Comments ?
Que pensam ?

:|
Anexos
rating.jpg
rating.jpg (2.92 KiB) Visualizado 381 vezes
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !

Registado: 21/10/2003 21:48

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: alucinado, fatura.pt, jcovas77, Majestic-12 [Bot], PacoNasssa e 610 visitantes