Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Cadilhe defende imposto extraordinário e venda de submarinos

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por J9 » 14/6/2011 10:50

e-finance Escreveu:Do lado das compras:
Porque não se cria uma aplicação web que serve de central de compras para o estado, onde as entidades públicas publicitam os produtos e serviços de que necessitam, com as características exigidas e prazos. Onde todas as empresas fornecedoras possam concorrer de forma igual, pois tudo era gerido pelo sistema. Imaginem que a câmara de Lisboa precisava de 20 tinteiros, no prazo de uma semana. Colocava um anúncio com validade de dois dias e exigia que a empresa vencedora entregasse os tinteiros na câmara no prazo de uma semana. Quem diz tinteiros diz carros etc etc...
Fica a sugestão pode ser que o PPC ou PP passem por aqui.

Isso já existe, aliás existem diversas plataformas para esse tipo de contratação... se calhar até demais.

Têm determinadas vantagens e desvantagens.

O facto é que mesmo com plataformas o favorecimento mantém-se... arranjam-se sempre outros argumentos mais subjectivos do que o preço... :roll:

Registado: 29/11/2007 4:00

por macau5m » 14/6/2011 10:43

jabreu Escreveu:por isto nao votei no PSD... votei no PP!!
`Como não tenho a memória curta, e me lembro da passagem do PSD pelo Poder, também não votei PSD, gostaria de ver o Paulo Portas a liderar o País, mas parece que só temos 2 partidos para nos (des)governar.
Que nunca por vencidos se conheçam

Registado: 6/9/2007 21:15

por e-finance » 13/6/2011 21:45

E porque não renegociar unilateralmente algumas PPPs altamente lesivas para o estado, contratos com concessionárias de autoestradas e pontes.

Do lado das compras:
Porque não se cria uma aplicação web que serve de central de compras para o estado, onde as entidades públicas publicitam os produtos e serviços de que necessitam, com as características exigidas e prazos. Onde todas as empresas fornecedoras possam concorrer de forma igual, pois tudo era gerido pelo sistema. Imaginem que a câmara de Lisboa precisava de 20 tinteiros, no prazo de uma semana. Colocava um anúncio com validade de dois dias e exigia que a empresa vencedora entregasse os tinteiros na câmara no prazo de uma semana. Quem diz tinteiros diz carros etc etc...
Fica a sugestão pode ser que o PPC ou PP passem por aqui.
Don't run a race that doesn't have a finish line.
Turney Duff

Registado: 20/8/2010 21:23

por aveloz » 13/6/2011 17:41

Então Sr Cadilhe eu sugiro que quem foi gestor publico ou privado nos ultimos 20 anos pague (devolva) 50% dos milhoes que auferiram como rendimentos de trabalho e premios.
Se calhar por andarem a distribuir milhoes é que chegamos a esta triste e vergonhosa situação; Sim, porque eu acredito que quem esteve à frente do nosso País (governantes e gestores) andaram a sacar a torto e a direito e para terem a consciencia menos pesada alargaram os cordoes à bolsa e deixaram crescer em demasia os rendimentos dos funcionarios publicos, autarquias, etc...

Registado: 27/9/2010 17:20

por J9 » 13/6/2011 17:30

Se eles fizerem isso podem ter a certeza que pego no meu dinheiro, transformo em ouro e coloco num cofre no banco, nem precisa de sair da porta... :lol:

Já tenho dito. Não me importo de pagar os meus 17.000 oiros da minha parte da dívida desde que me garantam que nem eu nem os meus descendentes alguma vez teremos que pagar impostos... sendo que é claro que dispensava os benefícios (???).

Ser apátrida é capaz de começar a ter muitas vantagens...

Registado: 29/11/2007 4:00

por pocoyo » 13/6/2011 17:04

oscar.coelho Escreveu:1 - Concordo com a proposta do Miguel Cadilhe (ex-ministro de Cavaco) no que respeita à criação de um imposto extraordinário, aplicado de uma só vez, para abater a dívida pública, sobre a riqueza líquida, como os depósitos. Isto se for sobre a riqueza líquida disponível e não como no caso do IMI em que se tributa uma riqueza que existe mas que não está disponível. Penaliza o aforro?! Pois é, mas as alternativas conhecidas penalizam os rendimentos de trabalho, as pensões e o consumo.

Não está disponivel, mas pode ficar, é só vender.
Era muito simples de toda gente se safar desse imposto, bastava investirem os DPs em titulos de divida Alemã enquanto houvesse essa lei.

A liquidez desaparecia de Portugal e ficavamos todos contentes.

Registado: 15/1/2010 15:30

por Lion_Heart » 13/6/2011 16:52

Eu só nao concordo é que uns tenham os ditos "direitos adquiridos" e os restantes paguem esses direitos mas não tenham direito a nada.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por oscar.coelho » 13/6/2011 16:48

Como é normal neste tipo de assuntos a conversa acaba sempre por descambar na comparação das regalias entre os trabalhadores da função pública e da privada em que todos têm e não têm razão ao mesmo tempo porque os sistemas estão em mudança e, portanto, já há para todos os gostos. As regalias da função pública têm razões históricas do tempo do antigamente em que os ordenados muito baixos que o estado pagava eram depois compensados com algumas benesses que estão agora a ser progressivamente extintas.

As questões que eu referi resumem-se ao seguinte:

1 - Concordo com a proposta do Miguel Cadilhe (ex-ministro de Cavaco) no que respeita à criação de um imposto extraordinário, aplicado de uma só vez, para abater a dívida pública, sobre a riqueza líquida, como os depósitos. Isto se for sobre a riqueza líquida disponível e não como no caso do IMI em que se tributa uma riqueza que existe mas que não está disponível. Penaliza o aforro?! Pois é, mas as alternativas conhecidas penalizam os rendimentos de trabalho, as pensões e o consumo.

2 - Concordo com a taxação do valor acrescentado líquido das empresas em vez ou em alternativa ao desconto por cabeça, tal como proposto por Silva Peneda (ex-ministro de Cavaco), para financiar a segurança social.

3 - Concordo com cortes sobre as pensões acima dos 1500€, desde que este tipo de medida, já aplicada aos funcionários públicos, abranja também os trabalhadores da iniciativa privada, porque não vejo o motivo para que os primeiros sejam mais penalizados que os últimos, porque suavizava a medida e porque não há portugueses de 1ª (os bons; os da privada) e de 2ª (os maus, os que gastaram à tripa-forra; os funcionários públicos e todos os reformados).

Um abraço
oscar

Disclaimer: Nunca trabalhei na função pública. Sou reformado acima de 1500€
Editado pela última vez por oscar.coelho em 13/6/2011 16:58, num total de 1 vez.

Registado: 12/6/2011 19:11

por pocoyo » 13/6/2011 15:07

canteiro Escreveu:

Era o que eu pensava, isso é são as regalias do pessoal mais antigo. O pessoal novo não tem ADSE, o regime é o da segurança social...

Eu não bato em ninguem.
A não ser em quem diz "mentiras". :)

Não concordo contigo, mas entendi. :wink:

por canteiro » 13/6/2011 14:51

pocoyo Escreveu:
canteiro Escreveu:
pocoyo Escreveu:
canteiro Escreveu:
pocoyo Escreveu:
canteiro Escreveu:

Ponto 1 - Ou não sabes ler, e não sou eu que te vou ensinar de certeza, ou percebe que os FP descontam para a ADSE
Ponto 2 - Quando a culpa é sempre dos outros, é natural sairem comentários destes
Ponto 3 - Tu é que sabes do que falas, não é? Parabéns e felicidades

Tu estás bem!!!

Eu sei que eles descontam e sempre descontaram (agora mais).
O problema é que o valor que descontam não chega para pagar todas as despesas que o sistema lhes paga.

Entendeste?
Sabes como funciona a ADSE?

Basicamente é um seguro em que os descontos servirão para comparticipar as despesas de saúde dos contribuintes. Como se chegou à brilhante conclusão que as despesa era superior à receita, diminuiram as comparticipações e aumentaram as contribuições, até se chegar, espera-se, ao break-even-point.

Eu percebo que nem tudo é perfeito, e sei que se andaram anos e anos a esbanjar dinheiros públicos. Agora também tenho noção que há muita boa gente na FP que foi apanhada na curva, e outros, mais novitos que apanham na cabeça pelos anos de despesismo, pelo que há que ter um pouco de moderação, pois cada um tratou da sua vida como pôde. Basicamente concordo com o teu ponto de vista, também apanho no corpo e não vejo fim à vista neste túnel. Para bater em alguém, bato nos políticos :wink:
"Na mesma lagoa em que um cavalo mata a sede o outro morre afogado."

Ditado campestre

Imagem

Registado: 22/1/2011 17:59

por pocoyo » 13/6/2011 14:41

canteiro Escreveu:
pocoyo Escreveu:
canteiro Escreveu:
pocoyo Escreveu:
canteiro Escreveu:

Ponto 1 - Ou não sabes ler, e não sou eu que te vou ensinar de certeza, ou percebe que os FP descontam para a ADSE
Ponto 2 - Quando a culpa é sempre dos outros, é natural sairem comentários destes

Tu estás bem!!!

Eu sei que eles descontam e sempre descontaram (agora mais).
O problema é que o valor que descontam não chega para pagar todas as despesas que o sistema lhes paga.

Entendeste?
Sabes como funciona a ADSE?

por canteiro » 13/6/2011 14:36

pocoyo Escreveu:
canteiro Escreveu:
pocoyo Escreveu:
canteiro Escreveu:
Não tem ADSE?
Não tem artigos?

Quem te disse isso?

Digo eu

Podes continuar a dizer porque estamos num país que o permite.
Está no site da ADSE

São beneficiários da ADSE:

Os trabalhadores com relação jurídica de emprego público da administração central, regional e local, desde que estejam inscritos na Caixa Geral de Aposentações ou na Segurança Social, e não beneficiem, como titulares, de outro subsistema de saúde integrado na Administração Pública;
O pessoal docente do ensino particular e cooperativo, desde que para o efeito seja celebrado um acordo com a ADSE, nos termos do art.º 8.º do Decreto-Lei nº 321/88, de 22 de Setembro e do art.º 5.º do Decreto-Lei nº 327/85, de 8 de Agosto;
Os aposentados que não sejam abrangidos por qualquer outro subsistema de saúde integrado na Administração Pública;
Outro pessoal que a lei contemple [alínea c) do art.º 3.º do Decreto-Lei nº 118/83, de 25 de Fevereiro];
Os dependentes dos titulares: cônjuges, descendentes e ascendentes ou equiparados.

» Veja na área de Organismos (Qualidade de Beneficiário) em que condições se perde, suspende e mantém o direito à ADSE.

Entre os beneficiários importa diferenciar:

Titulares: os trabalhadores no activo ou aposentados;
Familiares ou equiparados: os dependentes dos titulares.

Só esqueceste de dizer que a contribuição é de 1,5% sobre a remuneração ilíquida, além da contribuição para a tsu, basicamente é um seguro de saúde. Eu também tenho um da multicare, por sinal fica-me de borla, é-me oferecido pela entidade patronal.

Eu não me esqueci de nada. Nem te perguntei se a tua entidade te paga o seguro ou não. Digo-te é que se a entidade que te paga o seguro for à falencia tu podes ir para o desemprego.

Não venhas para aqui contar histórias. Principalmente quando não sabes o que dizes.

A tua empresa até te podia pagar 1000000000€ por mês, desde que não seja eu a pagar.
A ADSE dos funcionários publicos e seus familiares em parte sou eu que pago porque o sistema tem sido deficitário.

Ditado campestre

Imagem

por pocoyo » 13/6/2011 14:29

canteiro Escreveu:
pocoyo Escreveu:
canteiro Escreveu:
Não tem ADSE?
Não tem artigos?

Quem te disse isso?

Digo eu

Está no site da ADSE

Os trabalhadores com relação jurídica de emprego público da administração central, regional e local, desde que estejam inscritos na Caixa Geral de Aposentações ou na Segurança Social, e não beneficiem, como titulares, de outro subsistema de saúde integrado na Administração Pública;
O pessoal docente do ensino particular e cooperativo, desde que para o efeito seja celebrado um acordo com a ADSE, nos termos do art.º 8.º do Decreto-Lei nº 321/88, de 22 de Setembro e do art.º 5.º do Decreto-Lei nº 327/85, de 8 de Agosto;
Os aposentados que não sejam abrangidos por qualquer outro subsistema de saúde integrado na Administração Pública;
Outro pessoal que a lei contemple [alínea c) do art.º 3.º do Decreto-Lei nº 118/83, de 25 de Fevereiro];
Os dependentes dos titulares: cônjuges, descendentes e ascendentes ou equiparados.

» Veja na área de Organismos (Qualidade de Beneficiário) em que condições se perde, suspende e mantém o direito à ADSE.

Só esqueceste de dizer que a contribuição é de 1,5% sobre a remuneração ilíquida, além da contribuição para a tsu, basicamente é um seguro de saúde. Eu também tenho um da multicare, por sinal fica-me de borla, é-me oferecido pela entidade patronal.

Eu não me esqueci de nada. Nem te perguntei se a tua entidade te paga o seguro ou não. Digo-te é que se a entidade que te paga o seguro for à falencia tu podes ir para o desemprego.

Não venhas para aqui contar histórias. Principalmente quando não sabes o que dizes.

A tua empresa até te podia pagar 1000000000€ por mês, desde que não seja eu a pagar.
A ADSE dos funcionários publicos e seus familiares em parte sou eu que pago porque o sistema tem sido deficitário.

por canteiro » 13/6/2011 14:22

pocoyo Escreveu:
canteiro Escreveu:
Não tem ADSE?
Não tem artigos?

Quem te disse isso?

Digo eu

Está no site da ADSE

Ditado campestre

Imagem

por pocoyo » 13/6/2011 14:12

canteiro Escreveu:
Não tem ADSE?
Não tem artigos?

Quem te disse isso?

Digo eu

Está no site da ADSE

por Silverwolf » 13/6/2011 12:37

Uma dúvida que tenho:
Os submarinos não foram uma "obrigação" da NATO para cumprir a nossa quota?

Ou seja, vender submarinos, não implicaria investir o dinheiro noutros activos militares?

Registado: 15/1/2008 17:43

por canteiro » 13/6/2011 12:34

pocoyo Escreveu:
canteiro Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:
canteiro Escreveu:Mas a lei não é igual para todos?

Esse ? deve ser por ironia não?

Ora vejamos, depois de efectivos uns tem emprego para toda a vida , tem ADSE que é uma forma de seguro privado muito mais barato , tem 25 dias de ferias e por vezes ainda mais conforme tempo serviço, muitos tinham (nao sei se ainda tem) reformas a 100% , baixas a 100% , uma quantidade de artigos para meter , subiam (ou ainda sobem) automaticamente de x em x anos , salario idem idem , objectivos basicos (ate hoje nao conheço nenhum que nao tenha cumprido ) , fazem n greves para defender estas regalias mas não se preocupam se o resto dos Portugueses passa fome para eles manterem certas regalias.

Era o que eu pensava, isso é são as regalias do pessoal mais antigo. O pessoal novo não tem ADSE, o regime é o da segurança social, tem 22 dias de férias, não tem artigos, não faz greves por princípio, não tem progressão automática... Ok, estou esclarecido

Não tem ADSE?
Não tem artigos?

Quem te disse isso?

Digo eu

Ditado campestre

Imagem

por pocoyo » 13/6/2011 12:23

canteiro Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:

Ora vejamos, depois de efectivos uns tem emprego para toda a vida , tem ADSE que é uma forma de seguro privado muito mais barato , tem 25 dias de ferias e por vezes ainda mais conforme tempo serviço, muitos tinham (nao sei se ainda tem) reformas a 100% , baixas a 100% , uma quantidade de artigos para meter , subiam (ou ainda sobem) automaticamente de x em x anos , salario idem idem , objectivos basicos (ate hoje nao conheço nenhum que nao tenha cumprido ) , fazem n greves para defender estas regalias mas não se preocupam se o resto dos Portugueses passa fome para eles manterem certas regalias.

Era o que eu pensava, isso é são as regalias do pessoal mais antigo. O pessoal novo não tem ADSE, o regime é o da segurança social, tem 22 dias de férias, não tem artigos, não faz greves por princípio, não tem progressão automática... Ok, estou esclarecido

Não tem ADSE?
Não tem artigos?

Quem te disse isso?

por canteiro » 13/6/2011 12:18

Lion_Heart Escreveu:

Ditado campestre

Imagem

por Lion_Heart » 13/6/2011 12:05

" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

por canteiro » 13/6/2011 11:52

Lion_Heart Escreveu:
canteiro Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:
canteiro Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:Este assunto ja foi discutido em varios topicos (privados vs publico).

Recordo que no privado existem mais de 700k desempregados e no publico?

Não sou eu que estou a discutir isso... só discuto a permanência da questão de querer culpar os outros...

Quanto aos desempregados, bem... essa não percebi... que eu saiba desempregados nem são públicos nem privados... são simplesmente... desempregados.

E simplesmente uma forma de comparar uns com os outros. E que para se falar em direitos e regalias de uns e outros temos que verificar todas as variaveis.

Compreendo, mas segundo creio isso dos FP já foi chão que uva.... pelo que vou ouvindo, as regalias são mínguas e nos últimos anos têm sido bastante massacrados e usados como bode expiatório. É claro que as reformas que vêm do passado são elevadas, é um ponto a ter em atenção. Mas também existem as reformas elevadas do privado. Agora a malta nova (nos quais me incluo) tem o futuro bastante indefinido.

Nao sei se foi chao que ja deu uva ou nao, sei que eu me calava (assim como muitos outros) se as diferenças entre uns e outros acabarem. Portanto , lei igual para todos.

Mas a lei não é igual para todos?

Ditado campestre

Imagem

por Lion_Heart » 13/6/2011 11:39

canteiro Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:
canteiro Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:Este assunto ja foi discutido em varios topicos (privados vs publico).

Não sou eu que estou a discutir isso... só discuto a permanência da questão de querer culpar os outros...

Quanto aos desempregados, bem... essa não percebi... que eu saiba desempregados nem são públicos nem privados... são simplesmente... desempregados.

E simplesmente uma forma de comparar uns com os outros. E que para se falar em direitos e regalias de uns e outros temos que verificar todas as variaveis.

Compreendo, mas segundo creio isso dos FP já foi chão que uva.... pelo que vou ouvindo, as regalias são mínguas e nos últimos anos têm sido bastante massacrados e usados como bode expiatório. É claro que as reformas que vêm do passado são elevadas, é um ponto a ter em atenção. Mas também existem as reformas elevadas do privado. Agora a malta nova (nos quais me incluo) tem o futuro bastante indefinido.

Nao sei se foi chao que ja deu uva ou nao, sei que eu me calava (assim como muitos outros) se as diferenças entre uns e outros acabarem. Portanto , lei igual para todos.

Lion_Heart

por canteiro » 13/6/2011 11:27

Lion_Heart Escreveu:
canteiro Escreveu:

Ditado campestre

Imagem

por pocoyo » 13/6/2011 11:21

Zeb_PT Escreveu:Caro Oscar, já que temos todos de sofrer porque não acabar com as reformas desde já, acabar com a saude desde já, acabar com os transportes desde já, acabar com os subsidios desde já, acabar com todas e qq golden shares desde já, acabar com a segurança socia desde já, finaciar o pais apenas e só, desde já, com o IVA?
Cada um responsabiliza-se pelo seu e sofre os azares por si só?

Porquê fazer sacrificios para manter o estado social e continuar no caminho que já nos levou a 3 resgates, logo provavelmente iremos a caminho do 4º, 5º, 6º, 7º, 8º, ....?
Vamos mas é acabar com o estado social e criar a reponsabilização e consequencias individuais!

Responsabilizar quem decidiu enveredar por cursos sem qq emprego!
Reposnabilizar quem se endividou e que se alavancou sem olhar a fins!
Responsabilizar quem tem um curriculo com mais tempo de fundo de desemprego do que emprego!
Responsabilizar quem decide ter filhos a torto e a direito sem condições para tal!
Responsabilizar quem cria empresas sem condições e que vivem à custa do estado!
Responsabilizar o numero de pessoas que vive à custo do estado e não do mérito!
Responsabilizar quem investe em carros em vez de investir em formação individual!
Responsabilizar quem vive mal e nunca fez nada para alterar as suas condições iniciais.
<b>Responsabilizar todos os irresponsaveis que passeiam pelo nosso país</b>

Já somos 2 a pensar assim.
Em breve seremos milhões. UUUAAAAHHHHHHHH

por Zeb_PT » 13/6/2011 11:16

Caro Oscar, já que temos todos de sofrer porque não acabar com as reformas desde já, acabar com a saude desde já, acabar com os transportes desde já, acabar com os subsidios desde já, acabar com todas e qq golden shares desde já, acabar com a segurança socia desde já, finaciar o pais apenas e só, desde já, com o IVA?
Cada um responsabiliza-se pelo seu e sofre os azares por si só?

Porquê fazer sacrificios para manter o estado social e continuar no caminho que já nos levou a 3 resgates, logo provavelmente iremos a caminho do 4º, 5º, 6º, 7º, 8º, ....?
Vamos mas é acabar com o estado social e criar a reponsabilização e consequencias individuais!

Responsabilizar quem decidiu enveredar por cursos sem qq emprego!
Responsabilizar quem se endividou e que se alavancou sem olhar a fins!
Responsabilizar quem tem um curriculo com mais tempo de fundo de desemprego do que emprego!
Responsabilizar quem decide ter filhos a torto e a direito sem condições para tal!
Responsabilizar quem cria empresas sem condições e que vivem à custa do estado!
Responsabilizar o numero de pessoas que vive à custo do estado e não do mérito!
Responsabilizar quem investe em carros em vez de investir em formação individual!
Responsabilizar quem vive mal e nunca fez nada para alterar as suas condições iniciais.
<b>Responsabilizar todos os irresponsaveis que passeiam pelo nosso país</b>
http://marketapprentice.wordpress.com

Para muito errar e muito mais aprender!

"who loses best will win in the end!" - Phantom of the Pits

Nota: As análises apresentadas constituem artigos de opinião do autor, não devendo ser entendidos como recomendações de compra e venda ou aconselhamento financeiro.

Registado: 9/3/2009 23:07

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: iniciado1, lfstorres, peterteam2, record4995, trilhos2006 e 186 visitantes