Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

off-topic? Porquê que a igreja e o estado não pagam IMI?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por rmachado » 24/5/2011 19:11

O que acho ainda mais surpreendente é a maneira como chegam aos valores e o que cobram por autarquia... até parece que os custos de manutenção das infraestruturas (que já pagamos em alguns casos) variam muito de sitio para sitio..

Para mim simplificava-se o imposto, harmonizava-se as taxas até baixando as mesmas e ponha-se toda a gente a pagar.

Registado: 24/8/2004 10:42

por rmachado » 24/5/2011 19:08

AutoMech Escreveu:
rmachado Escreveu:Não devia ser quase automatico que se uma casa é vendida num prédio e é avaliada, todas deviam o ser automaticamente?

Claro que sim RMachado. É uma tremenda fonte de injustiça, duas pessoas, com casas lado a lado, pagarem IMI diferente pela simples razão de que uma comprou a casa ontem e a outra comprou há 20 anos.

É tão ridículo como seria se as alterações ao IRS apenas afectassem os novos trabalhadores ou os que mudassem de emprego.

Não sei se lá fora há coisas destas, nem me interessa, porque não é isso que anula esta verdadeira idiotice.

pois.. mas faço queixa a quem? a Deco? lol

por Automech » 24/5/2011 19:00

rmachado Escreveu:Não devia ser quase automatico que se uma casa é vendida num prédio e é avaliada, todas deviam o ser automaticamente?

Claro que sim RMachado. É uma tremenda fonte de injustiça, duas pessoas, com casas lado a lado, pagarem IMI diferente pela simples razão de que uma comprou a casa ontem e a outra comprou há 20 anos.

É tão ridículo como seria se as alterações ao IRS apenas afectassem os novos trabalhadores ou os que mudassem de emprego.

Não sei se lá fora há coisas destas, nem me interessa, porque não é isso que anula esta verdadeira idiotice.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por Vanek » 24/5/2011 18:24

O Salazar comia as criancinhas e quando não as comia, metia-as em escolas todas feitas com materiais e plantas parecidas, para poupar dinheiro para assim conseguir dar casa às professoras e professoras que tinham que sair de suas casas para aldeias remotas do nosso país. Além disso aquele malandro ainda construiu escolas profissionais (à séria) por esse país afora para que os miudos aprendessem uma profissão e não acabassem o 9º ano sem saber fazer nada! E para mais os alunos chumbavam... que coisa horrivel! Agora é tudo coitadinho e passam até com negativas a todas as disciplinas excepto ed. fisica. E as universidades também foram construidas por aquele malandro, não fosse aquele malandro um maquiavélico professor universitário. O que havia antes desse super malandro que nos deixou sem dívidas, sem obra feita, sem nada, porque na boca dos esquerdalhos (é fino ser de esquerda) Portugal só começou a existir desde do 25A. Antes deste pessimo governante, o que existia cá? Escolas primárias e profissionais só nas capitais de distrito que tivessem grandes cidades! Escolas primarias na provincia, poucas... e a maioria a céu aberto... ao nível de africa pobre.

Registado: 28/4/2010 9:02

por rmachado » 24/5/2011 16:32

Pastel Escreveu:
HappyGuy Escreveu:"Porque é que a Igreja não paga?"

Isso sim, é importante! E não é que eles não tenham dinheiro...

Será porque o Estado não cobra?

E perguntando ao contrário, porque não recebe a Igreja $$ pelos serviços sociais que presta substituindo-se ao Estado? Just think..

_urbanista_ Escreveu:Porque é que ue com uma casa nova tenho que pagar 800 euros por ano e o vizinho do lado com uma casa velha só paga 80?

Será porque o Estado ainda não concluiu as avaliações?

Perdoem-me a sinceridade, mas um dos grandes problemas da nossa cultura é estarmos preocupados em excesso com o vizinho do lado, quando deveríamos era estar preocupados em exigir que o Estado funcionasse como deve ser
E mais não me alongo, porque este pensamento é susceptível das mais diversas interpretações, fica ao vosso critério :mrgreen:

Certo Pastel. Deviamos ter mais exigência, mas nestes casos a quem me queixo?

Não devia ser quase automatico que se uma casa é vendida num prédio e é avaliada, todas deviam o ser automaticamente?

por pmpcpinto » 24/5/2011 12:14

O 7º ano era o equivalente ao atual 11º... E o 12º ano é uma invenção recente que até a relativamente pouco tempo (15-20 anos ) só tinha três disciplinas...

Em 1988 já havia 12º ano com as tais 3 desciplinas.

Pedro

Registado: 25/5/2009 10:34

por Pastel » 24/5/2011 12:02

HappyGuy Escreveu:"Porque é que a Igreja não paga?"

Isso sim, é importante! E não é que eles não tenham dinheiro...

Será porque o Estado não cobra?

E perguntando ao contrário, porque não recebe a Igreja $$ pelos serviços sociais que presta substituindo-se ao Estado? Just think..

_urbanista_ Escreveu:Porque é que ue com uma casa nova tenho que pagar 800 euros por ano e o vizinho do lado com uma casa velha só paga 80?

Será porque o Estado ainda não concluiu as avaliações?

Perdoem-me a sinceridade, mas um dos grandes problemas da nossa cultura é estarmos preocupados em excesso com o vizinho do lado, quando deveríamos era estar preocupados em exigir que o Estado funcionasse como deve ser
E mais não me alongo, porque este pensamento é susceptível das mais diversas interpretações, fica ao vosso critério :mrgreen:

Registado: 29/11/2007 11:30

por Tridion » 24/5/2011 11:47

varus Escreveu:Mesmo em matéria de bolsa sou um leigo , comparada com a vossa sapiência , mas provavelmente seja um dos mais bem sucedidos que algum dia conheceram .

Eu também sou leigo e ando a aprender, gostarias de partilhar a tua estratégia que te permitiu ser tão bem sucedido na bolsa?

Desculpem o off-topic... mas também quero ser bem sucedido! :lol:

Registado: 13/5/2010 17:53

Eh paa ! Isto ee gente de espiirito investidor,

por bboniek33 » 24/5/2011 11:37

portanto, jaa agora, como ee que se instala uma igreja, tem que ter Alvaraa ? Mete a ASAE ?

Ee que aquilo deve ser um Manaa e em altura de crise o esmolame ee muito incrementado e deve estar uma negociata dos camandros ! :wink:
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por rmachado » 24/5/2011 11:24

varus Escreveu:Caro rmachado :

Antes do 25A e até ao ano lectivo de 1974/1975 inclusivé , ainda havia o 7ºano, antes da entrada na faculdade , não existia o 9º ano,e não fales de assuntos que desconheces .

Relativamente ás propinas , como já disse , é necessário analisar o que acontecia no resto da europa .

Lol...

O 7º ano era o equivalente ao atual 11º... E o 12º ano é uma invenção recente que até a relativamente pouco tempo (15-20 anos ) só tinha três disciplinas...

Segue um documento:
http://www.oei.es/quipu/portugal/historia.pdf

E mais outra com a reforma do sistema Antes (1971)do 25Abril mas que é a base do atual:
http://analisesocial.ics.ul.pt/document ... n98GQ5.pdf
(foi este senhor que "criou" a Universidade onde estudei.)

e mais outro:
http://www3.uma.pt/alicemendonca/conteu ... rtugal.pdf

E ainda se podem encontrar mais umas coisas relativas ao ensino de cariz técnico (como o que frequentaram os mesu pais que não vinham de familias ricas mas ainda assim podiam estudar... e fizeram pasme-se o chamado 5º ano... que correspondia ao 9º atual na mesma escola onde eu fiz o 9º-12º)... enfim história prática..

por pmpcpinto » 24/5/2011 9:51

[/quote] Depois do 25 de Abril o 1º ano do ciclo passou a chamar-se 5º ano, o 5º ano passou a ser o 9º e o 7º ano a que fazes referência passou a chamar-se 11º ano.

O único ano escolar que realmente não existia antes do 25 de Abril e passou a existir depois foi o Ano Propedêutico (mais tarde passou a chamar-se 12º, nome que ainda mantém).[/quote]

Em 1980 frequentei o 1º ano do ciclo preparatório, era assim que se chamava o que hoje conhecemos por 5º ano.

A seguir ao 1º e 2º ano do ciclo preparatório (hoje o 5º e 6º ano), vinha o ensino secundário (7º, 8º, 9º, 10º, 11º e 12º ano).

Resumindo, havia o Ensino Primário (1ª, 2ª, 3ª e 4ª classe), Ensino Preparatório (1º e 2º ano) e Ensino Secundário (7º, 8º, 9º 10º, 11º e 12º ano).

As próprias escolas tinha essa designação (Escola Primária ....., Escola Preparatória ..... e Escola Secundária ....).

Na primária frequentei uma escola (que na realidade eram dois edifícios "unidos" por uma escadaria), que na altura já era mista (1976), mas anteriormente eram separados os rapazes das raparigas, tanto que chamavamos a escola dos rapazes e das raparigas.

Pedro

Registado: 25/5/2009 10:34

por varus » 23/5/2011 23:43

Elias:

Analisa a inércia das estatísticas, e vais concluir que tenho razão .

O problema é que tu e o MarcoAntónio ,embora sejam bons rapazes , mas tem a mania que são donos da verdade , e tem sempre razão , o que denota falta de humildade.

O que vai conduzir este forum a um clube restrito de amigos perdendo o âmbito alargado e educativo .

Mesmo em matéria de bolsa sou um leigo , comparada com a vossa sapiência , mas provavelmente seja um dos mais bem sucedidos que algum dia conheceram .

Registado: 21/3/2009 15:45

por xtech » 23/5/2011 22:49

EuroVerde Escreveu:A igreja ao receber uma esmolas por missa todos os dias vai amealhando e nada é declarado ao fisco.

Milhares e milhares de igrejas por esse mundo fora geram, mesmo em tempos de crise, receita mais do que suficiente para enriquecer os bispos, cardeais, sacerdotes e clero em geral, e ainda sobra algum para caridade. Fora os gestores do fundo do Vaticano que têm um salário bom no investimento em acções.

Para enriquecer os bispos?? Nunca vi nenhum bispo rico com o dinheiro da Igreja, porque o dinheiro da Igreja não é para eles, não é para enriquecimento pessoal, mas sim para as obras colectivas da Igreja. Aqui vê-se claramente que falas sem sem saber do quê.

Já para não falar dos missionários que sem ganhar um tusto andam por essas áfricas e asias a constuir escolas, a alimentar os que passam fome, e onde certamente muito poucos ocidentais "civilizados" teriam a coragem de pôr os pés. E tudo isto por dinheiro?? Não, porque o ideal de Jesus Cristo está infinitamente acima do dinheiro.

Se há alguém de dentro da Igreja que não é assim? Certamente, há boas e más pessoas em todo o lado. Mas não é Cristão, certamente. O hábito aqui não faz o monge, mas a fé e as obras sim.
"Deus quer, o homem sonha, a obra nasce" (F.P.)

Registado: 29/11/2007 14:30

por Elias » 23/5/2011 22:45

varus Escreveu:A taxa de analfabetos , já estava a decrescer rapidamente no estado novo, os políticos do após 25A é que aproveitaram esse trabalhado e quiseram colher os louros .

Tu não tens emenda, realmente :wall:

Registado: 5/11/2002 12:21

por varus » 23/5/2011 22:38

A taxa de analfabetos , já estava a decrescer rapidamente no estado novo, os políticos do após 25A é que aproveitaram esse trabalhado e quiseram colher os louros .

por Elias » 23/5/2011 22:29

varus Escreveu:Vens tentar remendar o disparate do nosso amigo a dizer que havia o 9º ano, porque não havia na época , havia sim já na década de 70 e talvez em 60 o ciclo preparatório, que eram , o 1º e 2º ano .

Havia sim, já te expliquei que se chamava 5º ano dos liceus e era a isso que o rmachado se referia quando escreveu 9º ano.

varus Escreveu:Relativamente ao valor das propinas , na escola primária e no ciclo preparatório , deviam ser pequenas ou não haviam.

Afinal eram pequenas ou não havia? Tás a ver, nem tu sabes.

E hoje que saiba também não há propinas nesses níveis de ensino.

O que é que tu queres concluir exactamente?

varus Escreveu:No ciclo , ainda me lembro de distribuírem gratuitamente , um copo de leite e um pão com manteiga, antes do 25A.

E então? O que queres concluir a partir daqui?

varus Escreveu:Mas afinal quem deu provas de boa governação foi o estado novo, e é isso que vai ficar na história.

Exacto, conseguiu chegar à década de 1970 com a taxa de analfabetos mais elevada de toda a Europa. Mas isso não te interessa referir. O que interessa é que havia pão com manteiga.

por varus » 23/5/2011 22:25

Elias

Vens tentar remendar o disparate do nosso amigo a dizer que havia o 9º ano, porque não havia na época , havia sim já na década de 70 e talvez em 60 o ciclo preparatório, que eram , o 1º e 2º ano .

Relativamente ao valor das propinas , na escola primária e no ciclo preparatório , deviam ser pequenas ou não haviam.
No ciclo , ainda me lembro de distribuírem gratuitamente , um copo de leite e um pão com manteiga, antes do 25A.

O problema é vocês criticam o estado novo , mas também não sabem , como era funcionamento na europa ou EUA, em muitas matérias , e como gostam de deitar abaixo , e dizer que lá fora é que era bom .
Esta partidocracia que adoras mas não votas , e que copiou e mal o modelo europeu , e que nos levou para a bancarrota .

Mas afinal quem deu provas de boa governação foi o estado novo, e é isso que vai ficar na história.

por Elias » 23/5/2011 20:59

varus Escreveu:Antes do 25A e até ao ano lectivo de 1974/1975 inclusivé , ainda havia o 7ºano, antes da entrada na faculdade , não existia o 9º ano,e não fales de assuntos que desconheces .

varus,

Não escrevas estes disparates porque só estás a gerar confusão.

O 9º ano sempre existiu. O que acontece é que tinha um nome diferente. Chamava-se 5º ano dos liceus, pois a numeração dos anos escolares voltava ao 1 após a instrução primária (acho inacreditável que não saibas isto).

Depois do 25 de Abril o 1º ano do ciclo passou a chamar-se 5º ano, o 5º ano passou a ser o 9º e o 7º ano a que fazes referência passou a chamar-se 11º ano.

O único ano escolar que realmente não existia antes do 25 de Abril e passou a existir depois foi o Ano Propedêutico (mais tarde passou a chamar-se 12º, nome que ainda mantém).

varus Escreveu:Relativamente ás propinas , como já disse , é necessário analisar o que acontecia no resto da europa .

Eu não sei como é que tu queres analisar o que acontecia no resto da Europa se tu nem sabes qual era a situação em Portugal :roll:

varus Escreveu:Relativamente as propinas , só sei que eram baratas no ciclo preparatório, o valor não sei qual era.
Na primária tem era um valor muito baixo.

Como é que podes escrever que eram baratas se não sabes o valor? :wall:

por varus » 23/5/2011 18:29

Caro rmachado :

Antes do 25A e até ao ano lectivo de 1974/1975 inclusivé , ainda havia o 7ºano, antes da entrada na faculdade , não existia o 9º ano,e não fales de assuntos que desconheces .

Relativamente ás propinas , como já disse , é necessário analisar o que acontecia no resto da europa .

por mfsr1980 » 23/5/2011 18:25

rmachado Escreveu:Eu acho que a Igreja devia pagar IMI de edificios que detivesse que não sejam Igrejas e/ou edificios de interesse nacional.
Ou acham que deviam pagar IMI de coisas como o Mosteiro dos Jerónimos, ou da Batalha... :)

Quem devia pagar o IMI do Mosteiro dos Jerónimos era o ministério da Administração Interna pois a GNR a PSP e o Exercito pois são os que de longe utilizam mais o espaço...

Registado: 3/5/2007 13:55

por rmachado » 23/5/2011 17:59

Tirando a questão das propinas no Estado Novo... (Só mesmo desconhecimento é que me fez ler certas coisas...)
Note-se que como o Elias disse e bem as propinas que eu paguei na Universidade eram de 1200 Escudos em selos fiscais... Propina essa que era a mesma desde o estado novo (lei feita em 1941 se não me engano) o que significava que a data da mesma era uma verdadeira fortuna estudar na Universidade, nem sem se é comparavel a propina atual.
No ensino básico não se paga propina... nem mesmo até ao 12º ano se não me engano.. mas no estado novo só se ia até o 9 (e isto nos idos de 60) pq antes chegavas a 4ª e era bem bom... acima disto eras elite...

Eu acho que a Igreja devia pagar IMI de edificios que detivesse que não sejam Igrejas e/ou edificios de interesse nacional.
Ou acham que deviam pagar IMI de coisas como o Mosteiro dos Jerónimos, ou da Batalha... :)

por bolo » 23/5/2011 17:00

Atomez Escreveu:O Estado não paga IMI porque César não paga a César.

A Igreja não paga IMI porque é representante do Criador.

A primeira seria um preciosismo contabilístico.
A segunda, a existir, significa que o Estado, apesar de laico, acredita em Deus. Nesse caso, até seria uma heresia taxar aquilo que nos pode salvar, em último recurso!

Parece, apesar de tudo, existir bom-senso na actual política fiscal. pode parecer que não...
Acabei de me auto-promover a Principiante!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!

Registado: 29/11/2007 2:18

por mfsr1980 » 23/5/2011 11:15

Caro Urbanista,
Vivi uns bons anos no tempo da ditadura, (era a "primavera marcelista") e fome foi coisa que nunca vi.
Agora sim há fome!

Registado: 3/5/2007 13:55

por varus » 23/5/2011 10:59

Elias

Relativamente as propinas , só sei que eram baratas no ciclo preparatório, o valor não sei qual era.
Na primária tem era um valor muito baixo.

No ensino universitário não sei , porque era demasiado novo para o frequentar , não sei qual era prática comum no resto da europa , nos anos 40 ou 50, provavelmente era igual.
Em Portugal , nessa época tinha procedimentos muito semelhantes aos europeus.

Cuidado ! Tenhamos Prudencia !

por bboniek33 » 23/5/2011 9:01

Se a(s) igrejas tiverem que pagar IMI poderao ter que "fechar as portas".

E depois ?

Quem nos daraa a Salvac,ao ???

Nao sejamos ligeiros ao ponto de ignorar a importancia do Ispiirito !
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], PAULOJOAO e 195 visitantes