Deficit 2010 fica em 8,6%! 2007 e 08 acima de 3%!! 2009 10%!
Pelo que me parece, Portugal está bem pior do que o cenário que nos está a ser apresentado.
Neste momento acredito que Portugal peça apoio ao FMI antes de 15 de Abril e que Espanha comece no curto prazo a ser vítima da especulação que Portugal foi sujeito.
Vejamos, se Espanha tem uma grande dívida portuguesa e se as várias agências de rating baixaram a notação portuguesa, porque motivo Espanha não foi afectada proporcionalmente a Portugal?
Acho que será uma questão de tempo.
A Bélgica será outra vítima, e neste momento parece-me a a Europa se está a desintegrar... já se ouvem muitas vozes contra a Alemanha que cada vez está a ganhar mais com as crises dos outros...
Neste momento acredito que Portugal peça apoio ao FMI antes de 15 de Abril e que Espanha comece no curto prazo a ser vítima da especulação que Portugal foi sujeito.
Vejamos, se Espanha tem uma grande dívida portuguesa e se as várias agências de rating baixaram a notação portuguesa, porque motivo Espanha não foi afectada proporcionalmente a Portugal?
Acho que será uma questão de tempo.
A Bélgica será outra vítima, e neste momento parece-me a a Europa se está a desintegrar... já se ouvem muitas vozes contra a Alemanha que cada vez está a ganhar mais com as crises dos outros...
- Registado: 7/4/2007 17:13
A Inspeção Geral das Atividades em Saúde (IGAS) instaurou 14 processos disciplinares a médicos do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Em causa estão contratos em regime de exclusividade que os clínicos não cumpriram ao trabalharem para outras empresas. Foram identificados 22 casos de fraude e instaurados 14 processos. O caso pode terminar com a suspensão dos médicos que podem, ainda, ter que devolver o dinheiro.
Médicos quebraram exclusividade para receber a dobrar
Os casos foram detetados pela Inspeção Geral das Atividades em Saúde que já abriu 14 processos disciplinares para averiguar de que forma é que médicos com contratos de exclusividade ao Serviço Nacional de Saúde trabalhavam para outras empresas.
O caso é denunciado hoje pelo Diário de Notícias que dá conta da existência de 22 casos de médicos que deviam estar a trabalhar em exclusividade para o Serviço Nacional de Saúde, mas que, na verdade, estão a trabalhar em empresas de prestação de serviços pagas pelo Estado.
Estes casos foram descobertos na sequência de uma auditoria pedida pela Ministra da Saúde, Ana Jorge, em 2010, tendo sido identificados casos de médicos reformados que estavam a trabalhar no SNS tendo contratos com empresas, uma situação considerada ilegal já que o regresso de um aposentado ao SNS tinha de ser autorizado pelo primeiro-ministro, José Sócrates.
Muitos dos casos foram detetados entre médicos de família que trabalhavam para um ou mais centros de saúde, mas também foram encontrados casos em os clínicos trabalhavam para hospitais.
Os processos disciplinares vão seguir o normal caminho sendo que podem ser aplicadas penas disciplinares desde a repreensão, suspensão ou demissão e ainda a possibilidade dos médicos em causa terem de devolver ao SNS a verbas que receberam de forma ilícita.
In RTP
Médicos quebraram exclusividade para receber a dobrar
Os casos foram detetados pela Inspeção Geral das Atividades em Saúde que já abriu 14 processos disciplinares para averiguar de que forma é que médicos com contratos de exclusividade ao Serviço Nacional de Saúde trabalhavam para outras empresas.
O caso é denunciado hoje pelo Diário de Notícias que dá conta da existência de 22 casos de médicos que deviam estar a trabalhar em exclusividade para o Serviço Nacional de Saúde, mas que, na verdade, estão a trabalhar em empresas de prestação de serviços pagas pelo Estado.
Estes casos foram descobertos na sequência de uma auditoria pedida pela Ministra da Saúde, Ana Jorge, em 2010, tendo sido identificados casos de médicos reformados que estavam a trabalhar no SNS tendo contratos com empresas, uma situação considerada ilegal já que o regresso de um aposentado ao SNS tinha de ser autorizado pelo primeiro-ministro, José Sócrates.
Muitos dos casos foram detetados entre médicos de família que trabalhavam para um ou mais centros de saúde, mas também foram encontrados casos em os clínicos trabalhavam para hospitais.
Os processos disciplinares vão seguir o normal caminho sendo que podem ser aplicadas penas disciplinares desde a repreensão, suspensão ou demissão e ainda a possibilidade dos médicos em causa terem de devolver ao SNS a verbas que receberam de forma ilícita.
In RTP
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
rmachado Escreveu:Lá está o que contribui para o deficit:
http://sol.sapo.pt/inicio/Economia/Inte ... t_id=15675
Este é um entre muitos exemplos de um Estado gordo e imoral.
- A ganância dos outros poderá gerar-lhe lucros.
- A sua ganância poderá levá-lo à ruína.
- Registado: 24/8/2004 10:42
rmachado Escreveu:Lá está o que contribui para o deficit:
http://sol.sapo.pt/inicio/Economia/Inte ... t_id=15675
Onde é que se tira a carta de condução de comboios ou o curso para manejar o pica-bilhetes?
Abraço,
Carrancho
Carrancho
Campos e Cunha
"Estamos a viver um filme de terror em que o drácula culpa a vítima"
Económico
01/04/11 13:39
Campos e Cunha, antigo ministro das Finanças de José Sócrates, diz que "esta crise governamental foi desejada e planeada pelo Governo".
O professor universitário escreve hoje no Público que "há várias semanas que o Governo adivinhava o final desta semana e antecipou-se".
Diz Campos e Cunha que "como o Governo sabia antecipadamente o que iria acontecer às contas de 2010 e quis precipitar a crise antes do descalabro final; assim, negociou e ajustou um conjunto de medidas (vulgo PEC-4) apenas e só com os nossos parceiros europeus. Nesse pacote estava tudo o que o PSD tinha vetado em negociações anteriores (PEC-2 e PEC-3). Apresentou essas medidas, num primeiro momento, como inegociáveis. O PSD, orgulhoso da sua posição disse um "não" também inegociável. No dia seguinte, o Governo, dando o dito por não dito, afirmou-se disposto a negociar. Mas o PSD caiu que nem um patinho e o Governo caiu como o próprio queria e planeou".
A partir de agora, continua Campos e Cunha, para Sócrates as culpas são do PSD: "A queda brutal dos ratings, a subidas das taxas de juro, o descalabro das contas públicas serão tudo culpa do PSD (...) que vai passar o tempo a justificar-se, ou seja, perdeu a discussão. Pode não ter perdido as eleições, a ver vamos, mas pode perder a maioria absoluta".
Para o antigo ministro de Sócrates, "estamos a viver um filme de terror em que o drácula culpa a vítima de lhe sugar o sangue. Estamos a viver o malbaratar dos dinheiros públicos durante muitos anos, com especial relevância nos últimos cinco. Estamos a sofrer as consequências da dita política keynesiana de 2009 que teria permitido que a recessão fosse apenas de 2,6%. Muitos defenderam tal irracionalidade, mas também houve quem chamasse a atenção da idiotia de tal abordagem numa pequena economia, sem moeda própria e sem fronteiras económicas".
"A situação económico-financeira é de tal descalabro que não pode haver eleições antecipadas sem haver uma crise política, económica e financeira de acordo com vários ministros, começando pelo primeiro. É a constituição e a democracia que está em causa", alerta o mesmo responsável.
Campos e Cunha deixa um alerta aos portugueses: "tudo isto tem um rosto e um primeiro responsável.
- Registado: 17/3/2009 14:43
Comissão Europeia esclarece que Portugal não mentiu nas contas públicas
Comissão Europeia refere que "o instituto de estatística de Portugal está simplesmente a implementar os métodos contabilísticos europeus".
As revisões efectuadas aos défices orçamentais de Portugal nos últimos anos não representam qualquer engano ou mentira, esclareceu hoje o porta-voz da Comissão Europeia.
“Não, Portugal não mentiu nas suas estatísticas”, afirmou o porta-voz, quando questionado pelos jornalistas em Bruxelas sobre a revisão dos valores dos défices orçamentais de Portugal nos últimos anos.
Citado pela agência Dow Jones, a mesma fonte esclareceu que “o instituto de estatística de Portugal está simplesmente a implementar os métodos contabilísticos europeus”.
As alterações impostas pelo Eurostat resultaram num agravamento semelhante do défice, de três mil milhões de euros, equivalente a 1,8% do PIB.
De acordo com os dados ontem revelados pelo Instituto Nacional de Estatística, o défice de 2010 terá sido de 8,6%, acima dos 7,3% prometidos pelo Governo a Bruxelas, devido fundamentalmente à integração nas contas públicas das transferências para algumas empresas públicas de transporte e à contabilização do "buraco" de dois mil milhões decorrente da nacionalização do BPN.
As regras comunitárias exigem que se integre na esfera do Sector Público Administrativo (e logo no cálculo do saldo orçamental e dívida pública reportado à União Europeia) as contas das empresas públicas cujas receitas próprias sejam inferiores a 50% do total.
Essa regra – antiga, mas até agora pouco controlada pelo Eurostat – obrigou à inclusão no défice orçamental dos resultados negativos da Refer, Metro de Lisboa e Metro do Porto, com impactos nos anos de 2007 a 2010. Neste último ano, isso significa acrescentar ao défice 793 milhões de euros (equivalente a 0,5 pontos percentuais do PIB), sendo provável que um impacto negativo semelhante tenha de ser antecipado para o ano em curso e possivelmente para os seguintes.
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=477193
- A ganância dos outros poderá gerar-lhe lucros.
Teixira dos Santos esta desaparecido
Depois da grande entrevista a TVI de ontem a noite Teixeira Dos Santos desapareceu.
O rumor é que fugiu para a Venezuela num Falcon, um avião cheio de Euros.
Mas antes ainda foi visto no solar dos presuntos a degustar uma bela lagosta.Consta que não pagou a conta.
Depois da grande entrevista a TVI de ontem a noite Teixeira Dos Santos desapareceu.
O rumor é que fugiu para a Venezuela num Falcon, um avião cheio de Euros.
Mas antes ainda foi visto no solar dos presuntos a degustar uma bela lagosta.Consta que não pagou a conta.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
pdcarrico Escreveu:Interessante, interessante (...já que estamos em maré de discussão livre...) era contrair o empréstimo e depois, com o guito na mão, arruinar por completo a nossa credibilidade financeira - chutar mais uns submarinos (desta vez imaginários), inventar uns rumores de um 2º e 3º BPN, deixar uns rumores de défice acima de 15%, inventar uma crise política maior, programar um TGV de Celorico de Basto até Alcabideche, etc...
Deixar as yields chegarem a 15%, depois comprar e depois dizer que as notícias eram todas mentira!
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Se o FMI nos desse 90% do PIB, era era fazer um default na dívida toda, incluindo a dívida ao FMI. Ficávamos sem dívida, e ainda tínhamos 90% do PIB para nos governarmos nos próximos 30 anos

Á força de nos levantarmos cedo tornamo-nos completamente estúpidos. O ser humano necessita de dormir... - Franz Kafka em "A metamorfose"
- Registado: 27/3/2005 22:16
Eu já não acredito quando Teixeira do Santos diz que o BPN já não vai ser reflectido em anos anteriores e seguintes, mas alguém acredita na dupla Teixeira dos Santos e Sócrates, se alguém a acredita eu desisto
, Portugal está a ser humilhado internacionalmente, afinal sempre fazemos parte dos PIGS, eu digo isto porque na relaidade é assim que estamos vistos no exterior 

Cumpt
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
Ora ai está, eu já ouvi o numero assustador de 17mi,l milhões de euros para as principais empresas públicas do estado, isto é assustador, eu acho que isto nada tem a ver com os funcionarios "normais" isto tem haver com mordomias de topo e ordenados milionarios de alguns, decisões mal tomadas, muitos ruinosas para o estado, só 6 empresas devem 14 mil milhões, lá está a RTP, mas que ***** é esta, isto tem de acabar já amanhã, ordenados acima de 5 mil euros acabavam....
20 empresas públicas com dívidas de 17 mil milhões
13 | 01 | 2009 07.49H
A dívida total de 20 empresas públicas ana- lisadas pelo Tribunal de Contas (TC), referente ao ano de 2007, ultrapassa os 17 mil milhões de euros, cerca de 17% do orçamento desse mes- mo ano. Deste valor total, cerca de 80% é referente a dívidas de seis empresas. Juntas, REFER, Metro de Lisboa, CP, Metro do Porto, TAP e RTP devem 14,7 mil milhões de euros.
O relatório do TC, a que o Destak teve acesso, revela ainda que a dívida de médio e longo prazos correspondem a 81% do total do débito. De acordo com o TC, esta dívida é dominada «pelos empréstimos de instituições de crédito, sendo relevantes, em especial, nas empresas que têm a seu cargo o desenvolvimento de investimentos em infra-estruturas.
As dívidas a instituições bancárias de curto prazo ascendem a 1,9 mil milhões, o que representa mais de metade daqueles débitos (58%), o que, segundo o TC, «denuncia a existência de eventuais dificuldades de solvência dos compromissos correntes, apenas ultrapassável mediante recurso ao crédito bancário de curto prazo».
604 milhões de juros
O recurso a empréstimos obrigou as 20 empresas alvo de análise ao pagamento de 604,3 milhões de euros em juros. Destes, 53% «respeitaram às empresas do sector dos transportes (CP, Carris, Metro de Lisboa, Metro do Mondego, Metro do Porto, STCP, Transtejo e TAP) e 30% apenas pela REFER», conclui o relatório.
A auditoria envolveu a ANA, NAV, REFER, Administração Portuária de Aveiro e a de Lisboa, RTP, Carris, CP, Metro de Lisboa, Metro do Mondego, Metro do Porto, STCP, Transtejo, CTT, Docapesca, EDIA, SIMAB, TAP, Quimiparque e Imprensa Nacional.
Cumpt
charles Escreveu:o que aconteceu devido a regras impostas pela U.E. é que agora foram obrigados a alocar esse valor nesse orçamento
só aqui para nós alguém acredita que o caso BPN vai ficar por aqui, o buraco deve ser muito maior, a gravidade deste caso é muito maior do que eles passam cá para fora
Pois, isto foi apenas uma parte. Tudo o resto que anda por aí à solta noutras empresa publicas não abrangidas, empresas municipais, PPPs, facturas atrasadas e regiões autónomas deve ser uma coisa linda.
É inacreditável que se vá para eleições sem se pedir uma auditoria às contas do estado...
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Bem eu estive a fazer uma pesquisa à pressa e parece-me que foi contigo
, objectivamente eu tinha razão
, eu já sei por antecipação como acabam estas coisas, mesmo que esses valor não estivessem inscrito era por mera cosmética de numeros, mas na realidade o massacre dos impostos começou a ser reflectido a partir do caso BPN BPP
o que aconteceu devido a regras impostas pela U.E. é que agora foram obrigados a alocar esse valor nesse orçamento
só aqui para nós alguém acredita que o caso BPN vai ficar por aqui, o buraco deve ser muito maior, a gravidade deste caso é muito maior do que eles passam cá para fora
quando estes politicos falam em 100 milhões eu acrescento sempre 1 zero, eu quero que estes sacanas que desviaram o dinheiro o reponham, pois o dinheiro está em algum lado, este caso devia ir para tribunal e que desviram a massa se não se provar que o dinheiro está na posse deles, confisquem os bens pessoais todos, para mim só ficavam com o suficiente para o dia-a-dia, desulpem lá mas isto são Madhofs à Portuguesa só que na América são imediatamente presos, estes gajos não merecem perdão, seja qual fôr a côr politica, levem-nos à justiça, levaram o nosso País a ser ridicularizado a nivel internacional, somos os pobretanas da europa, se não roubassem o estado e os bancos o que produzimos era suficiente para vivermos mais ou menos
isto é revoltante, não é agora dizer ao povo paguem com os vossos impostos, com os PEC 1 2 3 10 20 30, como estão a fazer, a crise que está a acontecer continuo na minha convicção, chama-se BPN e BPP!
Estou sinceramente chateado com estes gajos do governo do PS, é uma vergonha o que eles fizeram em 7 anos de gorvernação.
Agora virem dizer que a culpa é do Passos Coelho que provocou a crise, isto é surreal, já estou como o António Mexia que diz:
"em Portugal temos uma pobreza intelectual" eu só acrescento qie além desta temos também a "desonestidade intelectual" e Sócrates está a ser desonesto com os Portugueses, pois está a manipular a opinião publica através da vitimização.

o que aconteceu devido a regras impostas pela U.E. é que agora foram obrigados a alocar esse valor nesse orçamento
quando estes politicos falam em 100 milhões eu acrescento sempre 1 zero, eu quero que estes sacanas que desviaram o dinheiro o reponham, pois o dinheiro está em algum lado, este caso devia ir para tribunal e que desviram a massa se não se provar que o dinheiro está na posse deles, confisquem os bens pessoais todos, para mim só ficavam com o suficiente para o dia-a-dia, desulpem lá mas isto são Madhofs à Portuguesa só que na América são imediatamente presos, estes gajos não merecem perdão, seja qual fôr a côr politica, levem-nos à justiça, levaram o nosso País a ser ridicularizado a nivel internacional, somos os pobretanas da europa, se não roubassem o estado e os bancos o que produzimos era suficiente para vivermos mais ou menos
isto é revoltante, não é agora dizer ao povo paguem com os vossos impostos, com os PEC 1 2 3 10 20 30, como estão a fazer, a crise que está a acontecer continuo na minha convicção, chama-se BPN e BPP!
Estou sinceramente chateado com estes gajos do governo do PS, é uma vergonha o que eles fizeram em 7 anos de gorvernação.
Agora virem dizer que a culpa é do Passos Coelho que provocou a crise, isto é surreal, já estou como o António Mexia que diz:
"em Portugal temos uma pobreza intelectual" eu só acrescento qie além desta temos também a "desonestidade intelectual" e Sócrates está a ser desonesto com os Portugueses, pois está a manipular a opinião publica através da vitimização.
Editado pela última vez por charles em 1/4/2011 0:06, num total de 1 vez.
Cumpt
charles Escreveu:Já não me lembro quem foi que teimou com o Charles que os 4,0 mil milhões de buraco no BPN não pesavam no O.E. 2010, e que só entravam nos anos seguintesé só rir, afinal até são 5 mil milhões, só não acertei ainda no Euromilhões
Ehehehe. Eu discuti isso com alguém mas não sei se foi contigo Charles. Mas olha que a prova que o BPN não estava considerado no défice de 2010 é que agora o valor foi revisto em alta. Eles bem tentaram empurrar isto para a frente

E só uma nota. Não foram 5.0000 milhões de euros mas 'apenas' 1.800 milhões que são os valores da imparidades, ou seja, o valor total são 5.000 como milhões dizes, mas supostamente 3.200 milhões estão cobertos com activos (dizem...), portanto aquilo que o INE agora teve de enfiar a mais em 2010 foi a diferença, ou seja 1.800 milhões.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Luís Amado: Portugal nunca se adaptou bem às exigências de uma união monetária
31 Março 2011 | 20:22
Lusa
O ministro dos Negócios Estrangeiros disse hoje que Portugal ainda não se adaptou bem às exigências da união monetária europeia, salientando que o país precisa de reagir positivamente às opções que se colocam.
"O país nunca se adaptou bem - em tudo o que isso exige de rigor, de disciplina, de trabalho, de esforço conjunto e de consenso - às condições de uma moeda forte como é o euro", afirmou Luís Amado, acrescentando que o país precisa de trilhar um caminho "positivo".
"É preciso reagir de forma positiva às opções de adaptação e ajustamento que temos com a nova etapa de construção europeia e sobretudo ao esforço de adaptação à moeda comum", acrescentou Amado, que falava à imprensa à margem do encerramento do plenário do Conselho das Comunidades Portuguesas. Ou seja, disse Amado, Portugal enfrenta uma fase de "grande exigência".
"Estamos ainda numa fase de grande exigência em relação às condições de participação de uma união monetária, com economias muito mais desenvolvidas do que a nossa e com sociedades mais exigentes, com mais rigor e mais disciplina", sublinhou.
31 Março 2011 | 20:22
Lusa
O ministro dos Negócios Estrangeiros disse hoje que Portugal ainda não se adaptou bem às exigências da união monetária europeia, salientando que o país precisa de reagir positivamente às opções que se colocam.
"O país nunca se adaptou bem - em tudo o que isso exige de rigor, de disciplina, de trabalho, de esforço conjunto e de consenso - às condições de uma moeda forte como é o euro", afirmou Luís Amado, acrescentando que o país precisa de trilhar um caminho "positivo".
"É preciso reagir de forma positiva às opções de adaptação e ajustamento que temos com a nova etapa de construção europeia e sobretudo ao esforço de adaptação à moeda comum", acrescentou Amado, que falava à imprensa à margem do encerramento do plenário do Conselho das Comunidades Portuguesas. Ou seja, disse Amado, Portugal enfrenta uma fase de "grande exigência".
"Estamos ainda numa fase de grande exigência em relação às condições de participação de uma união monetária, com economias muito mais desenvolvidas do que a nossa e com sociedades mais exigentes, com mais rigor e mais disciplina", sublinhou.
Cumpts.
Trisquel
A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.
Trisquel
A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.
pepi Escreveu:pepi Escreveu:Alguém que tenho grande consideração e gostava que fosse o próximo Ministro das Finanças:"Ninguém pode dizer que não teremos novos impactos da nacionalização do BPN".
António Nogueira Leite diz que a revisão do défice de 2010 é "mais um episódio no descontrolo e absoluta falta de rigor a que chegou o actual Ministério das Finanças" e que, ao contrário do que hoje disse Teixeira dos Santos, "ninguém pode dizer que não teremos novos impactos da nacionalização do BPN nas contas públicas". "É por outro lado certo que teremos novos impactos no défice e na dívida com origem nas empresas do sector empresarial do Estado que estão em absoluto descontrolo e ruptura financeira"
Uma vez que:Faria de Oliveira
Empréstimos da CGD ao universo BPN superam cinco mil milhões
12 Janeiro 2011 | 10:50
Maria João Gago - mjgago@negocios.pt
A totalidade dos empréstimos concedidos pela Caixa Geral de Depósitos ao universo BPN superavam os cinco mil milhões de euros, no final de 2010.
A maior parte dos apoios de liquidez está hoje nos veículos que gerem os activos problemáticos, num total de 3,9 mil milhões, revelou o presidente da CGD, Faria de Oliveira, na comissão parlamentar de Orçamento e Finanças.
O presidente da CGD revelou hoje que a totalidade dos empréstimos do banco público ao universo BPN superavam os cinco mil milhões de euros no final de 2010, dos quais apenas 3,5 mil milhões de euros beneficiam de garantia estatal.
Do total dos apoios, a maior parte está repartido pelos três veículos - Parvalorem, Parups e Parparticipadas - num total de 3,9 mil milhões de euros, dos quais 3,1 mil milhões estão avalizados pelo Estado e os restantes 795 milhões beneficiam de garantias prestadas com recurso a activos destas sociedades.
Por seu turno, o próprio banco tem 400 milhões de euros em papel comercial colocado na CGD e com garantia estatal, além de apoios de assistências de mercado monetário de 746 milhões de euros, especificou Fernando Faria de Oliveira.
Já não me lembro quem foi que teimou com o Charles que os 4,0 mil milhões de buraco no BPN não pesavam no O.E. 2010, e que só entravam nos anos seguintes

Cumpt
Trisquel Escreveu:Ouvi hoje muita gente dizer:
- Se não tivessem salvo o BPN qual seria o impacto e quem seriam os lesados?
Depreendo que é preferivel estas noticias que o BPN ter caido!
Imaginemos que o BPN ia a falência. Os depositantes receberiam no máximo 25.000 euros (não sei se na altura ja seriam 100.000) . O Estado desmantelava aquilo, vendia a carne (para cobrir os pagamentos acima referisos)e a sln pagava os ossos.
Assim é que deveria ter sido feito. Asim é que é o capitalismo a funcionar.
Mas muita gentinha devia ter la milhões e nilhões , para não falar nos off shores. Logo toca a Nacionalizar. E o buraco vai em 5.000.000.000 eur.
Lion_Heart
Lion_Heart
Quem está ligado: