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Caldeirão da Bolsa

Hiper inflação, está a chegar

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Pata-Hari » 6/3/2011 11:08

Há cerca de duas semanas o expresso tinha um artigo no qual se falava no aumento do preço do algodão que fará com que os preços do vestuário aumentem cerca de 30%. Isso significa que as marcas muito baratas (as que têm pequenas margens) irão ter ser muito impactadas e terão que aumentar bastante o preço do seu vestuário (bem, ou passar a trabalhar só com polyester, digo eu!).

No sol, ao lado do artigo que colocaste, há uma outra noticia relacionada com o tema e que diz que o sector alimentar aderiu ao projecto "compre o que é nosso". É natural que sim, os custos de transporte aumentaram muito, logo, tornou-se mais viável o que produzimos... e as coisas tenderão para isso mesmo.

Sector alimentar foi o que mais aderiu ao projecto 'Compro o que é Nosso'
5 de Março, 2011
O sector alimentar foi, desde sempre, o que mais adesões registou ao projecto 'Compro o que é Nosso', da Associação Empresarial de Portugal (AEP), e o sucesso da iniciativa deverá levar mais 100 empresas alimentares a aderir até Março.
Segundo adiantou à agência Lusa o vice-presidente da AEP, até ao momento, das 500 empresas aderentes ao programa - que visa promover e valorizar o consumo de produtos portugueses - cerca de 30 por cento (150) são do sector alimentar.

Até Março, e na sequência da campanha que a AEP tem em curso com o Ministério da Agricultura para incentivar a adesão de mais empresários nacionais ao projecto, a expectativa é que «mais 100 empresas do ramo alimentar aderiram», acrescentou.

Para Paulo Nunes de Almeida, a forte adesão do sector alimentar ao Compro o que é Nosso «tem a ver com a oferta de qualidade que há em Portugal, mas também com o facto de os consumidores terem tendência, nesta área, a consumir muito do que se produz em Portugal, até porque associam o tempo de transporte a uma certa depreciação dos produtos».

Com a adesão de mais 100 empresas alimentares ao projecto, Nunes de Almeida destaca que se «alargará substancialmente o número de marcas que podem utilizar o respectivo logótipo e que os consumidores poderão comprar sabendo que estão a consumir produtos que geram valor acrescentado em Portugal».

Convicto de que a adesão ao Compro o que é Nosso tem dinamizado substancialmente o consumo de produtos nacionais, o vice-presidente da AEP cita os resultados do inquérito realizado no Verão de 2010, que «concluiu que mais de 90 por cento dos inquiridos não só reconhecem o logótipo [do programa], como associam a questão de comprar produtos portugueses à defesa do emprego e do crescimento do produto e da economia».

Já as empresas aderentes, disse, «entendem que a adesão ao Compro o que é Nosso lhes proporciona fazer parte de um esforço colectivo de marketing que valoriza os seus produtos e lhes permite aumentar as vendas».

Numa altura marcada por uma conjuntura económica «particularmente difícil» e pelo espectro de uma crise alimentar, com os preços dos produtos a disparar, Paulo Nunes de Almeida destaca a importância do programa na consciencialização do consumidor de que, «ao comprar produtos que geram valor acrescentado em Portugal, está a contribuir para a defesa do seu emprego e para o crescimento da economia».

Lusa/SOL



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Hiper inflação, está a chegar

por ferradura » 6/3/2011 1:26

Como tinha já dito, essa era a minha posição.Hiperinflação (entre 5 e 10%)

Os sinais já estão ai, e já é noticia corrente, de aumentos de bens.

No jornal SOL já falam nos sapatos.Penso inclusive que iremos ter uma subida muito acentuada.

Gostaria que este tópico fosse utilizado para irmos monitorizando este importantissimo indicador, com exemplos práticos

http://sol.sapo.pt/inicio/Economia/Inte ... t_id=13360

"colecção Outono-Inverno que as empresas portuguesas de calçado vão apresentar na feira de calçado em Milão vai ter preços mais elevados para responder ao aumento dos custos das matérias-primas e dos transportes. "
 
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