Arbitragem - Negociação de pares
9 mensagens
|Página 1 de 1
pdcarrico Escreveu:...
Eu explorei oportunidades de arbitragem de 2003 a 2007. Inicialmente com a FXCM e com uma conta mini, que tinha taxas overnight aproximadas a um dólar independente do par. Eu fazia compras em cadeia - comprava CHF/JPY, depois CAD/CHF, EUR/CAD, USD/EUR, GBP/USD - creio que era essa a ordem - depois fechava com JPY/USD. Calculava o valor mínimo de contratos para cada par, que representava um valor global equivalente a todos. Ganhava 1 USD em cada contrato dos primeiros 5 e pagava 1 dolar na compra dos ienes. Esta oportunidade durou 7 meses, e garantia-me cerca de 180 dólares/dia útil para uma carteira de 50 000.
...
Para esta eu comecei com um valor mais baixo (cerca de 15 mil dólares). Depois de uns 3/4 meses, mais ou menos, pedi um empréstimo pessoal ao BPN para reforçar a minha conta. Passados dois meses, e pouco depois de pagar os custos, eles mudaram as regras e deram cabo da minha mina de ouro

Às vezes penso que se tivesse sido menos ganancioso, talvez conseguisse manter o esquema por mais tempo. Mas a verdade é que não sabia quantas pessoas faziam a mesma coisa. Na verdade deveria haver uma utilidade nessa aproximação grosseira. A questão é que quando o preço que eles pagam se torna mais importante que essa utilidade eles mudam a regra. E o facto é que esse operador continua forte e ainda é um dos operadores de referência.
Pedro Carriço
Já agora a primeira razão para abrir uma conta forex, lá em 2002/3, foi justamente uma claríssima oportunidade de arbitragem. Na BVL (euronext Lisboa
) havia warrants sobre eur/usd. Eu tinha uns calls e acompanhava o preço num site fora do banco. De repente vejo uma subida e entrei na conta para confirmar se a ordem de venda que tinha colocado havia sido executada.
Para meu espanto, o MM continuava com bid/offer a ignorar o preço à vista. Não sei porque o fez, mas foi propositado porque alguns investidores compraram pequenos volumes e eles não actualizavam os preços. Nessa altura senti um frio na barriga e pensei - sacanas não me querem dar o meu lucro. Se eu tivesse $$ a sério e uma conta forex - comprava todos os warrants possíveis e vendia o par à vista. Mas não tinha, então comprei mais mas sujeito ao risco dos humores do MM.
Só no dia seguinte actualizaram o preço, que depois logo caiu, a acompanhar uma queda do euro. Deu lucro, mas também me custou uma noite de insónia

Para meu espanto, o MM continuava com bid/offer a ignorar o preço à vista. Não sei porque o fez, mas foi propositado porque alguns investidores compraram pequenos volumes e eles não actualizavam os preços. Nessa altura senti um frio na barriga e pensei - sacanas não me querem dar o meu lucro. Se eu tivesse $$ a sério e uma conta forex - comprava todos os warrants possíveis e vendia o par à vista. Mas não tinha, então comprei mais mas sujeito ao risco dos humores do MM.
Só no dia seguinte actualizaram o preço, que depois logo caiu, a acompanhar uma queda do euro. Deu lucro, mas também me custou uma noite de insónia

Pedro Carriço
AutoMech Escreveu:Mas há quanto tempo foi isso Pedro ?![]()
Hoje em dia, com computadores potentíssimos a fazerem análises e a debitarem ordens à velocidade da luz, custa-me a crer que um particular, com uma contazinha de forex, tenha qualquer possibilidade de ganhar 1 cêntimo que seja em arbitragem. Ainda é possível ?
Eu explorei oportunidades de arbitragem de 2003 a 2007. Inicialmente com a FXCM e com uma conta mini, que tinha taxas overnight aproximadas a um dólar independente do par. Eu fazia compras em cadeia - comprava CHF/JPY, depois CAD/CHF, EUR/CAD, USD/EUR, GBP/USD - creio que era essa a ordem - depois fechava com JPY/USD. Calculava o valor mínimo de contratos para cada par, que representava um valor global equivalente a todos. Ganhava 1 USD em cada contrato dos primeiros 5 e pagava 1 dolar na compra dos ienes. Esta oportunidade durou 7 meses, e garantia-me cerca de 180 dólares/dia útil para uma carteira de 50 000.
A segunda oportunidade tinha que ver com o software da operadora fazer o cálculo dos pares em função de outros. Por exemplo o EUR/CHF aparecia sempre calculado em função do EUR/USD e do USD/CHF. Em momentos de volatilidade extrema (por exemplo dados de emprego nos US), a cotação eur/usd variava muito e a USD/CHF também mas na plataforma o movimento era mais lento. O efeito é que o EUR/CHF flutuava a preços na plataforma que não equivaliam ao preço real no interbancário. Eu colocava entry orders acima e abaixo do preço, antes dos dados, e muitas vezes algumas eram activadas e logo a seguir fechadas com lucro. Acontecia comprar no mesmo minuto a 1,497 e vender a 1,503, quando o preço anterior era 1,5. Durou uns 4/5 meses.
Depois tive oportunidades por preço. Contrariamente ao que se possa pensar, operadores independentes (market makers) chegavam a ter diferenças de preço de alguns pips entre elas. Eram diferenças instantâneas, mas nessa altura trabalhava com 4 computadores em linha e fechava contratos rapidamente. Lembro-me de uma vez comprar dolares neo-zelandeses, em quantidade absurda (tipo uma 10x o património que geria) porque o operador durante bastantes segundos manteve preço congelado depois de um dado de emprego que tinha sido bastante penalizador para o dolar. Foi um dia de glória

Em 2006 e 2007 ainda experimentei outra forma de arbitragem que decorria da diferença dos juros overnight entre USD e JPY e também na hora do rollover ser diferente de operador para operador. Tinha um operador com overnight às 16hGMT, outro às 22hGMT e outro com juros calculados pelo tempo absoluto em que detinha a posição. Eu comprava USD/JPY no primeiro e vendia no terceiro, depois entre as 16 e 22, vendia no primeiro e comprava no segundo. Depois das 22, fechava entre o segundo e terceiro. Só dava às 4feiras quando o overnight acumulava três dias e pagava os custos de transacção. Quando os juros baixaram nos US deixei de conseguir fazer.
Pois é mech ... eu vivi de arbitragem por 3 anos! E vivi bem, mas tudo o que é bom acaba!
Pedro Carriço
AutoMech Escreveu:Mas há quanto tempo foi isso Pedro ?![]()
Hoje em dia, com computadores potentíssimos a fazerem análises e a debitarem ordens à velocidade da luz, custa-me a crer que um particular, com uma contazinha de forex, tenha qualquer possibilidade de ganhar 1 cêntimo que seja em arbitragem. Ainda é possível ?
Não existem grandes possibilidades de arbitragem para pequenos investidores não só pela velocidade de execução das ordens como pelas comissões/custos (para a arbitragem ser viável é necessário que os custos envolvidos na negociação sejam extremamente baixos).
O spread bid/ask nos produtos em causa (especialmente se um deles ou ambos forem pouco líquidos) é outro aspecto a ter atenção uma vez que quando se pretende fechar as posições tenderá a perder-se o spread de um lado e do outro, o que também poderá inviabilizar o fecho das posições com lucro. Note-se que as posições têm de ser fechadas ao mesmo tempo e o mais rapidamente possível quando o diferencial se reduz ou deixa de ser uma arbitragem, portanto, o spread bid-ask torna-se para todos os efeitos um custo imediato. Isso e as comissões, pode ser o suficiente para inviabilizar a arbitragem...
Já agora:
Arbitragem é investimento num activo sem risco de variação de preço mas com retorno positivo. Por exemplo se tiveres cotação da PT em Lisboa e de ADR's em NY, e se o preço não estiver acertado entre os dois, podes vender de um lado e comprar de outro e ganhar a diferença. (...)
(...) quando a diferença se anular o que implica vender o que se comprou e comprar o que se vendeu. O ganho não é imediato dado que os mercados e produtos são independentes, sendo necessárias duas compras e duas vendas para a arbitragem ser realizada.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
FilRib Escreveu:Já agora que se fala nisso alguém quer explicar o que é arbitragem?
Arbitragem é investimento num activo sem risco de variação de preço mas com retorno positivo. Por exemplo se tiveres cotação da PT em Lisboa e de ADR's em NY, e se o preço não estiver acertado entre os dois, podes vender de um lado e comprar de outro e ganhar a diferença.
Pedro Carriço
Re: Arbitragem - Negociação de pares
canteiro Escreveu:Boa tarde
Não sei se esta questão fará grande sentido, mas para mim neste momento é uma dúvida.
A partir de quantos contratos é que fará sentido negociar com esta técnica?
O que me deixa mais dúvidas, e no meu caso, visto negociar com mini-contratos em forex, é se vale a pena perder tempo com esta técnica. Será que compensa em day-trading?
Se achares um intermediário que te permite oportunidades de arbitragem, então vale a pena.
Diria pela minha experiência que o valor de alguns pares, no intermediário financeiro com que trabalhava, aparece por cálculo automático a partir da cotação de outros pares o que inclusivé já me mostrou outra forma de arbitragem.
Por exemplo o eur/chf aparecia com valor calculado pelo produto do eur/usd e usd/chf. Em momentos de volatilidade do eur/usd mas em que o usd/chf não reagia logo de forma tão rápida, o eur/chf fazia um pequeno spike que permitia entry orders a valores fora do mercado. Pouco depois esta oportunidade de arbitragem foi corrigida e a partir daí a evolução de actualização de todos os pares ficou homogénea, anulando-se a oportunidade de arbitragem.
Editado pela última vez por pdcarrico em 24/2/2011 19:49, num total de 1 vez.
Pedro Carriço
Arbitragem - Negociação de pares
Boa tarde
Não sei se esta questão fará grande sentido, mas para mim neste momento é uma dúvida.
O que me deixa mais dúvidas, e no meu caso, visto negociar com mini-contratos em forex, é se vale a pena perder tempo com esta técnica. Será que compensa em day-trading?
9 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado: