Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Off-topic: Portugal - O País dos Lobbies

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por mais_um » 10/2/2011 13:23

Batmax Escreveu:
mais_um Escreveu:
Batmax Escreveu:Porque diz no talão :

Queres tu dizer que o talão dessas empresas não tem isso escrito?

Sim essas e muitos mais "GRANDES", isto é uma palhaçada e as TV's vão ter mostrar esta pouca vergonha !

Parece-me obvio o motivo:

Certificação de programas de facturação
1 - Os programas informáticos, utilizados por sujeitos passivos de imposto sobre o rendimento das pessoas singulares (IRS) ou de imposto sobre o rendimento das pessoas colectivas (IRC), para emissão de facturas ou documentos equivalentes e talões de venda, nos termos dos artigos 36.º e 40.º do Código do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA), devem ser objecto de prévia certificação pela Direcção-Geral dos Impostos (DGCI).
2 - Excluem-se do disposto no número anterior os programas de facturação utilizados por sujeitos passivos que reúnam algum dos seguintes requisitos:
a) Utilizem software produzido internamente ou por empresa integrada no mesmo grupo económico, do qual sejam detentores dos respectivos direitos de autor;b) Tenham operações exclusivamente com clientes que exerçam actividades de produção, comércio ou prestação de serviços, incluindo os de natureza profissional;
c) Tenham tido, no período de tributação anterior, um volume de negócios inferior a (euro) 150 000;
d) Tenham emitido, no período de tributação anterior, um número de facturas, documentos equivalentes ou talões de venda inferior a 1000 unidades.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por Batmax » 10/2/2011 13:11

mais_um Escreveu:

Sim essas e muitos mais "GRANDES", isto é uma palhaçada e as TV's vão ter mostrar esta pouca vergonha !
User mudou de nick - > Wallstreetrader

Registado: 29/11/2007 2:13

por otangas » 10/2/2011 12:58

orange2007 Escreveu:
mais_um Escreveu:
orange2007 Escreveu:
Sobre essa questão eu estou 100% contigo, esta certificação foi feita apenas para as empresas de software ganhar muito dinheiro.

Não é verdade, esta lei foi feita para o Estado controlar de uma forma muito rapida se estão a fugir ao fisco ou não.

Nao acredito nisso, pois por experiência própria, eles ja tinham o SAFT, o que a certificação vem fazer apenas, é escrever na factura 4 caracteres dos 13 que compõem o SAFT.

Achas que o fisco vai andar a olhar para as facturas em papel, e a cruzar informação, onde podem pedir o ficheiro do SAFT onde tem la tudo.

Mais uma vez volto a dizer, isto é para meia dúzia, ganhar dinheiro, pelo menos é a experiência que tenho nestas coisas.

Cumprimentos
CT

Sem dúvidas. Nos últimos tempos é praticamente anualmente têm aparecido obrigações legais novas que obrigaram inevitavelmente à compra novo software/actualizações (pagas) do existente. Não tenho dúvidas que existem pressões do "lobby informático" por detrás destas situações.

Esta situação tem sido bastante penalizadora para micro e pequenas empresas...

Registado: 25/3/2009 22:02

por orange2007 » 10/2/2011 12:50

mais_um Escreveu:
orange2007 Escreveu:
Sobre essa questão eu estou 100% contigo, esta certificação foi feita apenas para as empresas de software ganhar muito dinheiro.

Não é verdade, esta lei foi feita para o Estado controlar de uma forma muito rapida se estão a fugir ao fisco ou não.

Nao acredito nisso, pois por experiência própria, eles ja tinham o SAFT, o que a certificação vem fazer apenas, é escrever na factura 4 caracteres dos 13 que compõem o SAFT.

Achas que o fisco vai andar a olhar para as facturas em papel, e a cruzar informação, onde podem pedir o ficheiro do SAFT onde tem la tudo.

Mais uma vez volto a dizer, isto é para meia dúzia, ganhar dinheiro, pelo menos é a experiência que tenho nestas coisas.

Cumprimentos
CT

Registado: 29/11/2007 1:36

por mais_um » 10/2/2011 12:43

"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

por mais_um » 10/2/2011 12:41

orange2007 Escreveu:

por orange2007 » 10/2/2011 12:33

O que estas a tentar dizer é que não estas de acordo com a lei.

Pois alem de cobrarem para instalar a certificação no cliente, só têm disponível a certificação para as ultimas versões do ERP, logo os clientes que têm o seu software de gestão a mais de 1 ou 2 anos são obrigados a fazer migrações (updates) que custam verdadeiras pequenas fortunas.

Isto faz me lembrar a certificação de qualidade que em 80% dos casos, é apenas para meia dúzia de empresas encherem os bolsos........... ou seja .... isto é tudo uma camada de ladroes que não sabem fazer nada de jeito e com valor, logo vão inventando estas certificações e o governo vai nas conversas deles .............devem ser amigos!!!!!!(já entrei por um lugar que não queria)

Cumprimentos
CT

por Batmax » 10/2/2011 12:33

Porque diz no talão :
Anexos
talao_factura.gif
talao_factura.gif (19.3 KiB) Visualizado 857 vezes

Re: Portugal - O País dos Lobbies

por mais_um » 10/2/2011 12:27

Batmax Escreveu:
Certificação parece que não é para todos !

Eu ainda gostava que alguém investigasse porque é que os grande grupos, Zara, Continente, Fnac e muitos mais GRANDES não foram obrigados a certificar os seus programas.

A data de 1 de Janeiro de 2011 saiu a seguinte lei em que todos os documentos emitidos ao consumidor final que não estejam certificados pela DGCI não tem qualquer valor legal ou seja são considerados proibidos a sua existência, talvez vá ter de contactar as TV's RTP1, SIC, TVI pois penso que estamos perante um caso sério e grave de falta de respeito para toda a concorrência.

Vamos fazer o seguinte e para isso preciso da vossa ajuda, vamos escrever aqui todas as lojas e empresas que vocês vão as compras e o seu talão de venda não esta certificado, obrigado e ajudem pois esta doença tem de ser tratada, sem não vamos ficar todos contagiados !

Só uma questão, como é que sabes que os programas dessas empresas não estão certificados?

por Batmax » 10/2/2011 12:23

Sim mas daí eu estar a lançar esta polémica pois não tem sentido nenhum a certificação serem só para uns !!!

Se eles teem programa próprio isso não deve ser sinonimo de poder fazer o que lhes apetece, está errado e devemos protestar contra isto, BASTA !!!

Portaria n.º 363/2010, de 23 de Junho, Série I, n.º120

por orange2007 » 10/2/2011 11:59

Atenção, é preciso ler a lei toda, é claro que as grandes empresas não iam ignorar a lei, penso que a resposta deve ser o artigo 2º, nº2, alínea a)
Penso eu, que pode ser por ai, pois desconheço por completo qual o sistema informático que eles usam, mas como grandes empresas devem ter um ERP desenvolvido por eles próprios.

Cumprimentos
CT
Anexos
Portaria_363_2010.pdf
(24.79 KiB) Transferido 84 Vezes

por Lion_Heart » 10/2/2011 11:56

Bem vindo a realidade!
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

Off-topic: Portugal - O País dos Lobbies

por Batmax » 10/2/2011 11:46

Certificação parece que não é para todos !

Eu ainda gostava que alguém investigasse porque é que os grande grupos, Zara, Continente, Fnac e muitos mais GRANDES não foram obrigados a certificar os seus programas.

A data de 1 de Janeiro de 2011 saiu a seguinte lei em que todos os documentos emitidos ao consumidor final que não estejam certificados pela DGCI não tem qualquer valor legal ou seja são considerados proibidos a sua existência, talvez vá ter de contactar as TV's RTP1, SIC, TVI pois penso que estamos perante um caso sério e grave de falta de respeito para toda a concorrência.

Vamos fazer o seguinte e para isso preciso da vossa ajuda, vamos escrever aqui todas as lojas e empresas que vocês vão as compras e o seu talão de venda não esta certificado, obrigado e ajudem pois esta doença tem de ser tratada, sem não vamos ficar todos contagiados !

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: itisi1000, latbal, navaldoc, Shimazaki_2, Sr.Marques e 178 visitantes