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Caldeirão da Bolsa

O regresso ao final da 1ª República

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por pmpcpinto » 27/1/2011 12:28

Claro que sim, mas mesmo assim, penso que Portugal formou na altura grupos especiais muito bem treinados e com formação expecifica para a guerra que iam enfretar. O que fez com que tivesses muito sucesso na maior parte das operações em que estiveram envolvidos.

Mas claro que nada disto impede episódios desses, em todas as guerras existem, como nós tivemos Wiryamu, os americanos tiveram May Lay e por ai fora.

Pedro
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por habanero04 » 27/1/2011 11:50

pmpcpinto Escreveu:
habanero04 Escreveu:
varus Escreveu:Caro habanero04 :

Não esquecer o grande Marcelino da Mata, o militar português, mais medalhado em toda a nossa história militar.


Mas esse pirou-se para cá e segundo consta acho que vivia ali para Queluz. Não sei se ainda por lá anda. E era o mais medalhado por feitos em combate, só que era daqueles que tudo o que mexia morria... na operação Mar Verde despachou uns quantos da oposição a Sékou Touré que estavam à espera dos portugueses em Conacri...


Aqui está uma prova que a guerra do ultramar jamais será consensual, para uns é um herói, além de ser o militar mais condecorado de sempre, para outras é um assasino.

Eu pessoalmente e do ponto de vista militar, acho que foi uma grande militar, mas compreendo as opiniões contrárias.

Quando chegou a Portugal foi torturado nos RALIS, por militares ligados ao partido comunista. Tendo em 1975 fugido para Espanha.

Depois do 1975 foi várias vezes, clandestinamente à Guiné e o PAIGC nunca forçou a sua detenção.

As últimas vezes que ouvi falar dele, foi quando o Expresso o descobriu em Angola a formar comandos para o MPLA, depois disso apareceu ligadao a Universidade Moderna.

Foi um dos militares que se destacou na "Operação Mar Verde", mas realmente segundo consta matava tudo o que mexia, até elementos que estavam Conakry e iriam apoiar a mudança de regime que Portugal tinha planeado.

Uma vez perguntaram-lhe de que etnia era e a resposta dele foi "Sou português".

Pedro


Numa guerra acontece muita coisa, não é uma vida normal e o instinto de sobrevivência é uma das coisas que inconscientemente está sempre presente. É matar ou morrer. O Marcelino da Mata, tal como muitos anónimos que passaram pelas tropas especiais, com certeza que cumpriam os seus objectivos ou faziam por isso. No caso de Conacri ele não devia saber quem eram e na dúvida... mais vale perguntar depois do que não ter essa possibilidade...
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por varus » 27/1/2011 11:29

Caro nandorm :

É necessário ver o que passava na época no sul da europa , após e durante a II Guerra , é a época , dos teus pais.
Como estava a Alemanha ,Espanha , Itália, etc, no após guerra ,havia muita fome.
O atraso de portugal, , advém do estado calamitoso da economia , que Salazar herdou , da I República , é um tema que não é politicamente correcto , por muitos políticos actuais, acham que são herdeiros do da I República.
Depois, houve a guerra civil espanhola , e a II Guerra, mesmo assim , existe um crescimento económico sustentado e sólido.

Agora comparar o salazarismo, com regimes criminosos , com requintes de malvadez , como o nazi e estalinista, é demais.

A luta anti comunista , que o estado novo , travou, contra malucos , como eram os comunistas estalinistas, que pretendiam instalar o comunismo em Portugal , é que não te vejo elogiar .

Curiosamente passou , no canal história, um documentário, sobre o comunismo, e que explica bem os métodos utilizados , e as dezenas de milhões de seres humanos que foram barbaramente mortos.
Stalin manda confiscar as colheitas de trigo, e todos os restantes alimentos, e mata em 1932 á fome 7 milhões de Ucranianos, e o trigo é exportado para o ocidente, conseguiram suplantar os criminosos nazis em sadismo puro .

Mas a rapaziada comunista, da época andava a ser manipulada , por meia dúzia de dirigentes comunistas , que sabiam muito bem das atrocidades na URSS.

Mas o resto da população portuguesa sabia muito, o se passava, só os ingénuos comunistas , é acreditavam na verdade dos seus dirigentes.
 
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por varus » 27/1/2011 10:52

Caro Marco Antonio :

Estamos abordar um tema , que é muito polémico no Canada , os defensores do Avro , tem os seus argumentos, provavelmente as inovações técnicas , que estavam a ser introduzidas , e depois existe uma variável , que defendem , que foi o factor politico, devido a pressões das concorrentes americanas .
Acho não dispomos de te todos os dados, e é por isso que é muito polémico e para o canadianos um tema apaixonante.
 
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por pmpcpinto » 27/1/2011 9:20

habanero04 Escreveu:
varus Escreveu:Caro habanero04 :

Não esquecer o grande Marcelino da Mata, o militar português, mais medalhado em toda a nossa história militar.


Mas esse pirou-se para cá e segundo consta acho que vivia ali para Queluz. Não sei se ainda por lá anda. E era o mais medalhado por feitos em combate, só que era daqueles que tudo o que mexia morria... na operação Mar Verde despachou uns quantos da oposição a Sékou Touré que estavam à espera dos portugueses em Conacri...


Aqui está uma prova que a guerra do ultramar jamais será consensual, para uns é um herói, além de ser o militar mais condecorado de sempre, para outras é um assasino.

Eu pessoalmente e do ponto de vista militar, acho que foi uma grande militar, mas compreendo as opiniões contrárias.

Quando chegou a Portugal foi torturado nos RALIS, por militares ligados ao partido comunista. Tendo em 1975 fugido para Espanha.

Depois do 1975 foi várias vezes, clandestinamente à Guiné e o PAIGC nunca forçou a sua detenção.

As últimas vezes que ouvi falar dele, foi quando o Expresso o descobriu em Angola a formar comandos para o MPLA, depois disso apareceu ligadao a Universidade Moderna.

Foi um dos militares que se destacou na "Operação Mar Verde", mas realmente segundo consta matava tudo o que mexia, até elementos que estavam Conakry e iriam apoiar a mudança de regime que Portugal tinha planeado.

Uma vez perguntaram-lhe de que etnia era e a resposta dele foi "Sou português".

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por nandorm » 27/1/2011 2:24

- caríssimo varus

Aceito e estou de acordo que digas que desde o 25 de Abril de 74 temos tido governantes medíocres e que tenha havido um tentar apagar a nossa história na época do estado novo, mas dai a defender é que já não aceito.

Eu tenho 36 anos, nasci em junho de 1974 e digo-te que um estado onde acontecia que por ex:

- a minha mãe o meu pai e os meus 12 tios andarem descalços porque não havia dinheiro para comprar umas miseras "Chancas" para irem à escola.
- Uma sardinha tinha que dar para 4.
- comia-se o "caldo"
- trabalhava-se de sol a sol.
- Só os filhos dos ricos tinham mais que a 4 classe.
E tantas outras coisas que até mete nojo só de pensar, desde já te digo que esse mesmo estado não interessa ou pelo menos a mim e aos meus.

Se gostas de estados totalitários recomendo-te uma ida a Auschwitz-Birkenau eu já lá estive e sei o que senti ao entrar numa camarata cheia de sapatinhos de criança.
posto isto defende os nossos homens que estiveram nas ex colónias que eu tambem, mas nunca um estado totalitário.

bem haja
nando
 
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por MarcoAntonio » 27/1/2011 1:46

varus Escreveu:É preciso ver que estava em desenvolvimento outro prototipo :


After much consideration of alternatives, the Orenda PS-13 Iroquois engine was chosen as the powerplant. Since this engine would not be ready in time for initial flight tests, an alternate engine was needed for early flight testing. The Avro team originally selected the new Rolls-Royce RB.106, but development of that engine was delayed in turn, and the Pratt & Whitney J75, used on the Republic F-105 Thunderchief and Convair F-106 Delta Dart, was chosen to power the preproduction prototypes, which were designated "Mark 1". Prototype development would in principle then evolve to the Iroquois-powered "Mark 2", resulting in an aircraft that would be capable of Mach 2.5. The production model would be designated "Mark 3".

AVRO CANADA CF-105 ARROW MARK 2 (ESTIMATES):
_____________________ _________________ _______________________

spec metric english
_____________________ _________________ _______________________

wingspan 15.24 meters 50 feet
wing area 113.80 sq_meters 1,225 sq_feet
length 25.3 meters 83 feet
height 6.25 meters 20 feet 6 inches

empty weight 22,250 kilograms 49,000 pounds
max loaded weight 31,100 kilograms 68,600 pounds

maximum speed 3,200 KPH 2,000 MPH / 1,740 KT
service ceiling 18,300 meters 60,000 feet
operational radius 660 kilometers 410 MI / 355 NMI
_____________________ _________________ _______________________



Já te disse que protótipos há muitos. Um dos vários protótipos em desenvolvimento nesta altura (também cancelado) era o F108, que supostamente ia fazer velocidades de Mach 2.6 (~3200Km/h).


varus Escreveu:Com 3.2 mach , a polémica no Canadá pode estar aqui, era o avião mais rápido .


As unidades estão-te a deixar baralhado. Mach e Km/h não são a mesma coisa...

Mach é a velocidade do som num dado fluído (o que na atmosfera da terra e ao nível do mar corresponde a 1225Km/h, sensivelmente... este valor não é constante porém e varia conforme a temperatura e constituição da atmosfera).

E essas estimativas parecem um bocado manhosas, aliás o texto fala em Mach 2.5 (e não 3.2) e depois em Km/h indica 3200Km/h, valores que não batem lá muito certo entre si e que de resto não correspondem a outras fontes.
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FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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por varus » 27/1/2011 1:36

É preciso ver que estava em desenvolvimento outro prototipo :


After much consideration of alternatives, the Orenda PS-13 Iroquois engine was chosen as the powerplant. Since this engine would not be ready in time for initial flight tests, an alternate engine was needed for early flight testing. The Avro team originally selected the new Rolls-Royce RB.106, but development of that engine was delayed in turn, and the Pratt & Whitney J75, used on the Republic F-105 Thunderchief and Convair F-106 Delta Dart, was chosen to power the preproduction prototypes, which were designated "Mark 1". Prototype development would in principle then evolve to the Iroquois-powered "Mark 2", resulting in an aircraft that would be capable of Mach 2.5. The production model would be designated "Mark 3".

AVRO CANADA CF-105 ARROW MARK 2 (ESTIMATES):
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spec metric english
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wingspan 15.24 meters 50 feet
wing area 113.80 sq_meters 1,225 sq_feet
length 25.3 meters 83 feet
height 6.25 meters 20 feet 6 inches

empty weight 22,250 kilograms 49,000 pounds
max loaded weight 31,100 kilograms 68,600 pounds

maximum speed 3,200 KPH 2,000 MPH / 1,740 KT
service ceiling 18,300 meters 60,000 feet
operational radius 660 kilometers 410 MI / 355 NMI
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Com 3.2 mach , a polémica no Canadá pode estar aqui, era o avião mais rápido .
 
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por varus » 27/1/2011 1:25

Continuo a dizer que não sou especialista em aviação, mas pelo que li tinha características muito inovadores , que poderiam ser muito importantes em combate, talvez Pikas , que percebe de aviões , dê a sua opinião.

Na segunda guerra mundial , o melhor tanque foi King tiger , mas o T 34, foi mais eficaz , por ser menos sofisticado e prático.

Curiosamente já estive junto do King Tiger, e mete respeito.

Muitas vezes são os resultados em combate que interessam .
 
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por MarcoAntonio » 27/1/2011 1:20

varus Escreveu:Eu assisti o Filme ( quase documentário ) a anos atras na HBO sobre ele, e rachei o bico com o piloto de teste provocando os pilotos de F-86 na fronteira ao passar sobre a base deles… Mesmo com a saida do Sabre e entrada dos Super Sabre o Arrow era muito mais veloz…



Já agora, convém esclarecer que não só a comparação é desajustada em tempo como no papel de vôo. Os Sabres não desempenham o mesmo papel que o pretendido com o Arrow, o Arrow pretendia ser um Interceptor (avião de intercepção) que são precisamente aviões que necessitam de atingir grandes velocidades (um exemplo de um interceptor bem conhecido é o F14).

Os caças não são todos iguais, para os mesmos fins, existem: aviões de intercepção, supremacia aérea (caça táctico), caças-bombardeiros, etc.

Não se espera de todos nem se pretende de todos as mesmas características.



Um avião comparável com o Arrow é o F106, por exemplo, cujo primeiro voo foi em 1956 e entrou ao serviço em 1959.

O F106 fazia Mach 2.3, quase 2500Km/h...


varus Escreveu:Ta ai uma tremenda Burrada dos canadenses, terem matado o projeto.


Se continuares a comparar maçãs com tremoços provavelmente vais continuar a encontrar muitas supostas burradas pela continuação dessa tua vida fora...
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por Um curioso... » 27/1/2011 1:18

-lembro-me dos putos descalços a correrem atrás do carro, com as roupas esfarrapadas como ainda se encontram actualmente em África.
-lembro-me do trabalho dos campos, de sol a sol e regado por muito vinho tinto bebido directamente do garrafão
-lembro-me da subserviência das gentes e do respeito pela autoridade.
-lembro-me do medo da guerra
-lembro-me do tédio dos discursos de Salazar e principalmente dos disparates do Américo Thomaz
-lembro-me da honestidade de algumas figuras do Regime
-lembro-me também do ar labrego de muitos outros governantes
-lembro-me da alegria e do convívio de proximidade, de chamar os vizinhos pelos nomes, de terem as chaves por fora nas portas, para entrarmos para brincar com os outros miúdos
-lembro-me de ter 2 empregadas domésticas (na altura criadas) e de serem tratadas como familiares
-lembro-me também de muita miséria, de pais com uma ranchada de filhos a viverem em casebres, sem água nem luz
-lembro-me da riqueza que se aceitava sem ser questionada, da pobreza que não se escondia, da inveja que mal existia
-lembro-me das beatas a beijarem as mãos dos padres
-lembro-me da missa do galo e da emoção do Natal
-lembro-me do Salazar na casa ao pé de Santa Comba Dão (Vimieiro se bem me recordo), de fato negro, de ar clerical e provinciano
-lembro-me do Manuel Alegre, que morava no meu prédio em Coimbra a fugir com os amigos dos PIDES que os perseguiam
-lembro-me do doutor, duma família muito pobre, que um padrinho tinha mandado estudar para a cidade
-lembro-me do carteiro que fazia questão em entregar as cartas pessoalmente e que nunca usou a caixa do correio
-lembro-me do padeiro, da leiteira, do merceeiro, da peixeira que todos os dias vinham a casa ver se queriamos alguma coisa
-lembro-me que a palavra de honra valia mais que um documento escrito
-lembro-me da primeira mulher que vi em bikini na praia e do reboliço hormonal que senti (o Salazar não permitia o uso do bikini)
-lembro-me de viver num mundo diferente
-lembro-me de ir a Madrid, de beber fascinado uma coca-cola (que o Salazar proibia) e de haver bancas nas ruas da capital espanhola, em que se podia comprar cigarros um a um e que eram o emprego de muitos espanhois
-lembro-me de estar em Madrid com os meus primos e primas e o porteiro vir verificar que os homens dormiam em quartos diferentes das mulheres!!!
-lembro-me do despertar e da esperança que surgiu quando o Marcelo foi para Presidente do Conselho de Ministros
-lembro-me das conversas em família
-lembro-me do escudo não ser respeitado, apesar da enorme quantidade de ouro no Banco de Portugal
-lembro-me da enorme melhoria de vida nas cidades no início da década de 70
-lembro-me dos cães e dos polícias no Técnico em 1972 a distribuir pancada a quem aparecia à frente.
-lembro-me do 25 de Abril, do 1º 1º de Maio e dos gritos das pessoas numa multidão sem fim
-lembro-me de ver uma raiva e uma ira tão grande, que não sabia onde até então, tinha estado escondida
-lembro-me das manifestações ululantes, de gentes de varapau na mão
-lembro-me da destruição, mas também da solidariedade
-lembro-me das reinvindicações utópicas, das ocupações selvagens, da auto-gestão
-lembro-me de voltar a ouvir a BBC ás escondidas como em tom de desafio se fazia antes do 25 de Abril
-lembro-me do cartaz do Manta com o símbolo da alinça Povo/MFA
-lembro-me de colar cartazes, já nem sei bem de quem...
-lembro-me do medo do comunismo e do Governo e Assembleia da república sequestrados e insultados pelas gentes do PREC
-lembro-me do PS a lutar heroicamente e do deslumbre do comício da Alameda
-lembro-me do 25 de Novembro e do fim da revolução idílica
-lembro-me da monotonia que se seguiu
-lembro-me das auto-estradas a nascerem como cogumelos, os prédios, os centros comerciais e a sensação que iamos ficar a viver como os outros europeus
-lembro-me que o principal falhanço da democracia foi a incapacidade de revolucionar a cultura e as mentalidades
-lembro-me duma classe política que piorava em qualidade, mas aumentava em mordomias, mas que mais não era que o espelho do povo
-lembro-me dos gastos sem controle, das falsas verdades, da mistificação da consciência colectiva

-sinto que a história não se repete e que o passado apenas serve para aprender a alcançar um futuro melhor
-sinto que mais importante que discutir os regimes é importante discutir o País e o seu lugar no mundo
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por varus » 27/1/2011 1:15

Relativamente ao 25A , como já anteriormente referenciei , devem ler um livro de um jovem jornalista, " Estado dos Segredos", e deixam de ter a visão tão romântica.

Há uns anos ao visitar o Château d'Ussé, no loir, a senhora que conduzia a visita guiada, explicou que o castelo não tinha sido saqueado pela população, mas estes só quiseram destruir os registos dos impostos.
Só que com a França revolucionária , a população passou a pagar o triplo dos impostos.

Rapaziada , festejou ou 25A, a pensar , que vinham, tempos melhores, pagam mais triplo dos impostos, o país esta num beco sem saída, endividado e as gerações futuras comprometidas , com pesadas responsabilidades.

Daqui a uns 30 anos , acho que esta data , vai ser das mais odiadas.
 
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por MarcoAntonio » 27/1/2011 1:06

varus Escreveu:Eu assisti o Filme ( quase documentário ) a anos atras na HBO sobre ele, e rachei o bico com o piloto de teste provocando os pilotos de F-86 na fronteira ao passar sobre a base deles… Mesmo com a saida do Sabre e entrada dos Super Sabre o Arrow era muito mais veloz… Ta ai uma tremenda Burrada dos canadenses, terem matado o projeto.


O filme, que na verdade não é um filme e muito menos um documentário mas uma mini série de TV protagonizada por Dan Akroyd e que mistura facto com ficção, não é prova documental mas no teu caso é um instrumento para as tuas fantasias...

Quer o F-86 Sabre quer o F-100 Super Sabre são aviões anteriores. O F-100 Super Sabre entrou em serviço em 1954 e deixa de ser produzido em 1959, altura em que o Arrow é cancelado!

Se insistires em ignorar os aviões à época que eram superiores ao Arrow, só sobram os mais fracos, nem que tenhas de ir buscar modelos que lhe antecedem em mais de dez anos...

O que tens escrito sobre o Arrow é uma fantasia exagerada, baseada num tele-filme e em estórias que te contaram. À época existiam vários aviões semelhantes e até superiores, de diversos fabricantes e países. Já para não falar de que algures escreveste que estava 20 anos adiantado, o que é absolutamente ridiculo, aliás em 1964 já o MIG25 fazia testes de voo. E na década de 70 os ares eram dominados pelo F14, F15, Mig29, Mig25, etc. Não tens a mínima ideia do que representam 20 anos na aviação em torno de 1960...

Para quem diz que os outros não conhecem a História, aconselho-te a veres menos filmes porque obviamente não te ajudam em nada na tua dificuldade em distinguir a fantasia do facto histórico!

:roll:
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por varus » 27/1/2011 0:58

Caro Pikas :

A pessoa que conheço , é actualmente promotor imobiliário,nos arredores do Porto, esteve na Guiné , bombardeou Guiléje, achava que muitos pilotos eram uns medricas e, infectavam-se , mal viam um míssil.
A estratégia que tinha para fugir aos misseis , era apontar o avião ao sol e dar subitamente uma grande ginada, razão pela qual tem problemas de coluna, devido ás forças G.
Esteve nos Açores , durante a guerra Yom Kipur , e ficou surpreendido , com a carga de alguns aviões americanos , que seguiam para Israel. Acho que entendes o quero dizer.
 
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por varus » 27/1/2011 0:45

Como já disse , não sou especialista, em aeronáutica , mas é necessário ver as características do avião e para que fim era destinado.

testemunho de antigo trabalhador

I worked at Avro-Canada on the CF-105 from Jan 1956 until black friday when we were pushed out of the door. I was a design engineer on the "sparrow armament pack" & in the last few months on the "genie armament pack" Wonderful Company, wonderful aircraft. I remember getting on the roof of the engineering building to watch the first flight. I could never understand why this program was destroyed & all hardware buried. I believe the Arrow was the only western world aircraft with a power to weight ratio greater than one.


Especificações

Specification
CREW 2
ENGINE 2 x turbo-jet Pratt & Whitney J75-P-3, 104.5kN
WEIGHTS
Take-off weight 25855 kg 57001 lb
Empty weight 22244 kg 49040 lb
DIMENSIONS
Wingspan 15.24 m 50 ft 0 in
Length 23.72 m 78 ft 10 in
Height 6.48 m 21 ft 3 in
Wing area 113.8 m2 1224.93 sq ft
PERFORMANCE
Max. speed 2.3M 2.3M
ARMAMENT 8 x AA "Sparrow"

Fui buscar este depoimento num blog, em que descreve o que vi no filme , e que me deu a ideia de ser um caça bem superior aos dos americanos.

Eu assisti o Filme ( quase documentário ) a anos atras na HBO sobre ele, e rachei o bico com o piloto de teste provocando os pilotos de F-86 na fronteira ao passar sobre a base deles… Mesmo com a saida do Sabre e entrada dos Super Sabre o Arrow era muito mais veloz… Ta ai uma tremenda Burrada dos canadenses, terem matado o projeto.

Leia mais (Read More): Avro Arrow CF-105 | Poder Aéreo - Informação e Discussão sobre Aviação Militar e Civil
 
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por mais_um » 27/1/2011 0:31

Desse dia 25 de Abril recordo não ter ido às aulas, de a minha mae estar preocupadissima porque o meu pai não tinha vindo para casa (um dos empregos do meu pai era andar a limpar os carris dos electricos e por isso trabalhava à noite)e só apareceu em casa na noite no dia seguinte e de tanto preocupada que a minha mãe ficou com a situação que presumivelmente foi a causa para perder um bebé, de aborto espontaneo.

De ver os comunicados e a musica na TV, da excitação dos vizinhos.... via quase toda a gente euforica (menos a minha mãe)e não percebia muito bem porquê, só ouvia dizerem que tinha acabado a ditadura.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
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por MarcoAntonio » 27/1/2011 0:16

mais_um Escreveu:Aproveito para acrescentar que quase todos os objectivos foram alcançados antes das 5:00 da manhã, ainda o povo dormia....


A operação foi militar, o processo foi desencadeado por militares de média e baixa patente. Acho que as pessoas que são minimamente conhecedoras da história de portugal sabem isso.

Mas, convém sublinhar que o povo aderiu em massa assim que se percebeu o que se estava a passar e veio para a rua.

Já agora, aqui fica uma foto do 1º de Maio de 1974...

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por mais_um » 27/1/2011 0:03

Já agora, para quem ainda tiver duvidas sobre a motivação dos revoltosos....

http://www1.ci.uc.pt/cd25a/wikka.php?wakka=ms8a
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
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por mais_um » 26/1/2011 23:51

NGRO Escreveu:pois, pois se não fosse o povo a adornar as espingardas com cravos...

Não há pachorra!


Cada um acredita no que quiser...

"O cravo tornou-se no símbolo da Revolução de Abril de 1974; Com o amanhecer as pessoas começaram a juntar-se nas ruas, apoiando os soldados revoltosos; alguém (existem várias versões, sobre quem terá sido, mas uma delas é que uma florista contratada para levar cravos para a abertura de um hotel, foi vista por um soldado que pôs um cravo na espingarda, e em seguida todos o fizeram), começou a distribuir cravos vermelhos pelos soldados que depressa os colocaram nos canos das espingardas." (Wikipédia)


Aproveito para acrescentar que quase todos os objectivos foram alcançados antes das 5:00 da manhã, ainda o povo dormia....
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por NGRO » 26/1/2011 23:46

pois, pois se não fosse o povo a adornar as espingardas com cravos...

Não há pachorra!
 
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por mais_um » 26/1/2011 23:31

Madeirense Escreveu:
mais_um Escreveu:Embora não seja relevante, mas ficas a saber a minha opinião, Portugal perdeu a guerra (entenda-se perder a guerra como perder o controlo dos territórios, o que veio acontecer no p´so 25 de Abril) não porque o povo estava farto (o povo não era tido nem achado no assunto), mas porque os politicos da epoca não souberam tirar partido do esforço de guerra.

Cumprimentos,

Alexandre Santos


Meu caro, o 25 de Abril foi a consequência directa da guerra colonial e da consciência de que militarmente não havia solução.
O golpe militar nunca teria sucesso sem o apoio do povo, foi esse povo que assim que tomou conhecimento do movimento militar encheu as ruas de Lisboa e outras cidades e com isso desmobilizou quaisquer tentativas das unidades afectas ao anterior regime a reagirem e obrigando ao mesmo tempo a que as unidades neutras (a maior parte das unidades) a optarem pelos revoltosos. Nunca mais na minha vida vi o povo português tão unido como nesses maravilhosos dias de Abril e Maio de 74, confesso que foi o período mais feliz da minha vida.


Embora não seja importante, já que estamos no mesmo lado na barricada, o que eu li, vi de entrevistas e documentários e o meu pai conta (na altura eu tinha 8 anos) é que o povo só saiu para a rua quando as coisas já estavam mais ou menos decididas. Quem fez o 25 de Abril (o dia) foram militares e não o povo, este influenciou um pouco o desenrolar dos acontecimentos que estiveram sempre, mas sempre nas mãos dos militares, são estes que decidem dar a independencia das colonias sem consultar sequer as pessoas que viviam nelas. Foram os "infiltrados" do PCP no MFA que manipularam a forma como as colonias foram entregues e não o poder politico da época.

Para rematar, não te quero convencer de nada , estou só a dar-te a minha opinião equidistante (a minha familia não é retornada, não emigrou, não vivam à sombra do Estado), é assim que eu vejo os acontecimentos depois de ler, ver e ouvir várias versões.

Um abraço,

Alexandre Santos

PS: Estive nas comemorações do 1º de Maio de 1974, com o meu pai, mãe e irmã, em Lisboa, ainda tenha algumas memórias... :wink:
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por artista_ » 26/1/2011 22:08

Chiça, ainda continua?! Parece as pilhas do coelhinho... Eu já há muito que desisti, se alguém quer ou gosta de viver no mundo da fantasia não sou eu que lhe vou tirar esse prazer!
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por MarcoAntonio » 26/1/2011 21:57

varus Escreveu:A história não é minha , o filme não é do tipo fantasioso.

Esses aviões, segundo o filme tinham velocidades superiores , e própria descrição diz que estavam 20 anos á frente.


Eu sabia que era uma perda de tempo colocar dados reais das velocidades dos aviões e que irias insistir nas tuas fantasias...

:roll:


Exemplo de erro factual do filme, relativo à tecnologia dos aviões:

Jim Chamberlain is depicted, in 1957, as having discovered the area-rule or "coke-bottle" shape for reducing compressibility during trans-sonic flight. The concept was in fact discovered by Richard Whitcomb at the Langely Research Center for which he received the 1954 Collier Award. The technical details were made public in 1955 and the F-102, F-104 and F-105 were already in service with this design. The wind-tunnel at Langely was able to allow Mach 2 testing of the Arrow because it too was using an area rule cross-section.
Imagem

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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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por PIKAS » 26/1/2011 21:48

varus Escreveu:Caro Pikas :

Os países vizinhos , tinham os MIG, qual foi um dos desaires na operação " Mar Verde" ? Foi não terem destruído os Mig.

Conheci um piloto que esteve na Guiné.
Conheci um técnico que esteve nesse projecto , que esteve na África do Sul, e é muito amigo de um amigo meu. Não são fantasias, só que nesta área, há um certo secretismo, como deves compreender.



Varus:

A Guiné Conacry tinha 10 ou 12 ( não me lembro ao certo ) mig's 17.

Estes aviões eram muito inferiores até aos G91, isto para além dos pilotos serem nitidamente inferiores aos pilotos portugueses, pilotos treinados no padrão nato.

Quando a operação " mar verde " foi desencadeada pensava-se que apenas 4 mig's estariam a voar.

É um facto que a intenção era eliminá-los, porque eram uma ameaça real aos navios portugueses, só que não estavam lá.

Mas isso foi nessa operação.

Esses mig's eram fácilmente destruidos pelos G91, à razão de 3 para 1, no minimo.

Em nenhuma vez a força aérea da Guiné-Conacry atacou aviões ou alvos dentro do território da guiné-bissau. Se o fizessem, mais cedo ou mais tarde eram destruídos e, vai daí, abstiveram-se.

Conheceste um piloto que esteve na guiné? Voei com dezenas deles. Óptimos tempos, um puto de 20 e poucos anos ali lado a lado com homens de 30 e 40 e milhares de horas, com histórias e técnica de pilotagem que dificilmente voltarei a ver. Óptimos tempos, pá, que saudades.

Cumprimentos,
 
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por habanero04 » 26/1/2011 21:47

varus Escreveu:Caro Pikas :

Os países vizinhos , tinham os MIG, qual foi um dos desaires na operação " Mar Verde" ? Foi não terem destruído os Mig.

Conheci um piloto que esteve na Guiné.
Conheci um técnico que esteve nesse projecto , que esteve na África do Sul, e é muito amigo de um amigo meu. Não são fantasias, só que nesta área, há um certo secretismo, como deves compreender.


Não destruiram porque houve falha nas informações e quando a equipa que tinha essa missão chegou ao aeroporto de Conacri os MIGs não estavam lá. Mas há outra coisa, é que os aviões da Guiné Conacri também não estavam em condições de voar senão a retirada das tropas portuguesas em direcção a Bissau poderia ter corrido mal... aliás, uma das razões porque o comandante da operação, o FZE Alpoim Calvão, na altura mandou retirar foi porque não sabiam onde estavam os MIGs e nem faziam ideia que estes estavam inoperacionais.
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