Programa de trading tipo robot
18 mensagens
|Página 1 de 1
ljbk Escreveu:Boa noite.
Só por curiosidade, qual foi a dificuldade encontrada ?
Eu explico-me: se já utiliza um método no dia à dia por que não automatizar esse método e testa-lo, ou seja valida-lo, face a um grande conjunto de titulos num vasto espaço temporal ? Ou será que o método utilizado é essencialmente gráfico baseado em figuras cuja "algoritmização" é complicada ?
É que se o método é valido tanto o será de forma ocasional (à mão / a olho) como automática (com sinais sistemáticos).
BN,
ljbk.
Olá,
Basicamente, na altura em que andei envolvido na automatização de sistemas, comecei por ser um fã do conceito por si só - e o que fiz foi pegar em sistemas manuais com regras bem definidas, que eu seguia e/ou usava com relativo sucesso na altura, e com entreajuda de outros, automatizei-os e optimizei-os com dados de alguns anos;
Eram coisas baseadas em RSIs, ATR, higher highs ou lower lows, etc...
A dificuldade encontrada (como lhe chamas) foi mais o desanimar perante resultados mediocres, grandes drawdowns, etc... que me levou a abandonar o conceito e a virar-me para outros estilos.
Como dizes, se o sistema é bom e tem regras mecânicas e bem definidas, teoricamente continuará a ser bom uma vez automatizado...
Um exemplo dos possíveis problemas está na utilização do mesmo em alturas de range ou trend, pois um trader manual facilmente fará "uma pausa" quando vê que o mercado não está com as melhores condições para usar esse método... mas uma vez automatizado, a tendência será de mantê-lo sempre no mercado, tentando optimizá-lo de modo a poder usá-lo de forma mais "despreocupada" (contínua).
Claro que, nesse caso, o pecado será mais do trader que do programa em si.
Mas quando digo que passei a dedicar-me ao trading manual e que estou feliz por isso, no fundo o que fiz foi aprender uma nova forma de olhar e negociar o Forex, sem indicadores, baseado no price action, sem regras (não estritamente definidas), com grande foco nas zonas de suporte e resistência... com uma grande dose de feeling de mercado - nada possível de automatizar.
E é por isso que fiquei feliz por ter abandonado o trading automatizado, pois tornei-me um trader melhor a partir do momento em que descobri este caminho.
O que não impede que o caminho certo para outras pessoas seja aquele, e que se dêem bem

tonirai Escreveu:Já tive... já fiz uns simples (pois os conhecimentos iniciais era básicos - foram melhorando na altura, mas entretanto já se perderam de novo), participei/ajudei/testei na criação/evolução de uns mais complicados, etc... talvez durante 1 a 2 anos.
Isto, em linguagem MQL4, para MT4.
Mas com o passar do tempo, concluí que a performance não era muito convincente... e que performances passadas não garantem performances futuras, ou seja, que optimizar um sistema não impede que as coisas mudem e esse sistema venha a piorar.
Abandonei os EAs (robots), e passei a dedicar-me ao trading manual - bendita a hora em que tomei tal decisão
Boa noite.
Só por curiosidade, qual foi a dificuldade encontrada ?
Eu explico-me: se já utiliza um método no dia à dia por que não automatizar esse método e testa-lo, ou seja valida-lo, face a um grande conjunto de titulos num vasto espaço temporal ? Ou será que o método utilizado é essencialmente gráfico baseado em figuras cuja "algoritmização" é complicada ?
É que se o método é valido tanto o será de forma ocasional (à mão / a olho) como automática (com sinais sistemáticos).
BN,
ljbk.
- Registado: 25/11/2005 11:15
pisão Escreveu:Tenho conta na IGMARKETS que disponibiliza a opção gráficos avançados que nos remete para plataforma da ITFINANCE que por sua vez disponibiliza o programa ProBacktests.
Tenho andando a fazer umas brincadeiras com o programa e a linha que nos indica o saldo tem ido para Norte.
Ainda não entrei em contacto com eles para ver se seria possível por em execução um programa de forma autónoma.
Entretanto lancei a questão aqui para ver o eco da mesma.![]()
Um bem-haja para todos.
Boas pisão! Já tens desenvolvimentos sobre o assunto?
Saquei este fim de semana o manual do probaskets e já só estou à espera de arranjar um tempinho para o estudar..
abraço!
arnie Escreveu:Confesso que estas novas plataformas de trading fornecidas pelas corretoras onde os traders podem construir um sistema de trading deixam-me nervoso.
+1. Eu penso que nunca negociaria um sistema automático programado na corretora. Preferia desenvolve-lo noutra plataforma que disparasse os sinais à corretora.
AutoMech Escreveu:Eu diria que a parte do hardware é a mais fácil de resolver
De longe a mais facil...
pisão Escreveu:Tenho conta na IGMARKETS que disponibiliza a opção gráficos avançados que nos remete para plataforma da ITFINANCE que por sua vez disponibiliza o programa ProBacktests.
Bem, se toda a plataforma de trading e sistema for disponibilizada pela corretora, naturalmente que a necessidade relativamente a todo o hardware referido deixa de fazer sentido.
Confesso que estas novas plataformas de trading fornecidas pelas corretoras onde os traders podem construir um sistema de trading deixam-me nervoso.
Não basta as corretoras terem acesso a todas as ordens stop e limite que colocamos no sistema, podendo deste modo mais facilmente gerar falsos movimentos apenas para fazer essas mesmas ordens ser disparadas, agora passam também a ter acesso directo aos sistemas que os seus clientes usam.
Eles já têm demasiado edge sobre nós. Penso que é desnecessário aumentarmos ainda mais o mesmo.
Bons negocios,
arnie
arnie
- Registado: 4/11/2002 23:09
- Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE
arnie Escreveu:Mas prepara-te pois não terás que investir apenas em software. Terás também que investir, e bem, em hardware.
Um bom PC para estar ligado 24/7 com um sistema RAID para poderes ter sempre uma copia caso um dos discos se vá à vida.
Uma boa UPS, uma 2ª ligação à net no caso de falha de uma delas.
Um 2º PC para o uso do dia a dia pois não é aconselhável andar a jogar, ver filmes, emails e afins na nossa trading station. Virus e afins podem arruinar anos de trabalho.
Eu diria que a parte do hardware é a mais fácil de resolver

arnie Escreveu:pisão Escreveu:Eu estou a falar de algo diferente que nem sei se será possível de implementar, um programa autónomo que possa dar ordens de compra e venda 24 horas por dia caso os parâmetros do programa se concretizem.
Claro que podes.
Podes usar o Tradestation, Multicharts, WealthLab, ou outros que te permitem ligação a uma corretota.
Depois basta escreveres o sistema.
Simples não é?
Mas prepara-te pois não terás que investir apenas em software. Terás também que investir, e bem, em hardware.
Um bom PC para estar ligado 24/7 com um sistema RAID para poderes ter sempre uma copia caso um dos discos se vá à vida.
Um 2º PC para o uso do dia a dia pois não é aconselhável andar a jogar, ver filmes, emails e afins na nossa trading station. Virus e afins podem arruinar anos de trabalho.
Tenho conta na IGMARKETS que disponibiliza a opção gráficos avançados que nos remete para plataforma da ITFINANCE que por sua vez disponibiliza o programa ProBacktests.
Tenho andando a fazer umas brincadeiras com o programa e a linha que nos indica o saldo tem ido para Norte.
Ainda não entrei em contacto com eles para ver se seria possível por em execução um programa de forma autónoma.
Entretanto lancei a questão aqui para ver o eco da mesma.

Um bem-haja para todos.
Uma das maiores dificuldades é saber esperar. A impaciência é inimiga do êxito.
pisão Escreveu:Eu estou a falar de algo diferente que nem sei se será possível de implementar, um programa autónomo que possa dar ordens de compra e venda 24 horas por dia caso os parâmetros do programa se concretizem.
Claro que podes.
Podes usar o Tradestation, Multicharts, WealthLab, ou outros que te permitem ligação a uma corretota.
Depois basta escreveres o sistema.
Simples não é?

Mas prepara-te pois não terás que investir apenas em software. Terás também que investir, e bem, em hardware.
Bons negocios,
arnie
arnie
- Registado: 4/11/2002 23:09
- Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE
pisão Escreveu:rsacramento Escreveu:para começar tens o cem![]()
chamar-lhe robot parece-me excessivo; basta que decida ordens de compra e venda, restando ao utilizador ser disciplinado na prossecução das mesmas
actualmente ando a testar uma coisa assim
Eu estou a falar de algo diferente que nem sei se será possível de implementar, um programa autónomo que possa dar ordens de compra e venda 24 horas por dia caso os parâmetros do programa se concretizem.
claro que é possivel.
Só precisas de programar os outputs do programa para depois executar esses outputs em forma de mandar as ordens de compra e venda para a corretora.
Sim é possivel.
- Registado: 18/12/2009 18:54
rsacramento Escreveu:para começar tens o cem![]()
chamar-lhe robot parece-me excessivo; basta que decida ordens de compra e venda, restando ao utilizador ser disciplinado na prossecução das mesmas
actualmente ando a testar uma coisa assim
Eu estou a falar de algo diferente que nem sei se será possível de implementar, um programa autónomo que possa dar ordens de compra e venda 24 horas por dia caso os parâmetros do programa se concretizem.

Já tive... já fiz uns simples (pois os conhecimentos iniciais era básicos - foram melhorando na altura, mas entretanto já se perderam de novo), participei/ajudei/testei na criação/evolução de uns mais complicados, etc... talvez durante 1 a 2 anos.
Mas com o passar do tempo, concluí que a performance não era muito convincente... e que performances passadas não garantem performances futuras, ou seja, que optimizar um sistema não impede que as coisas mudem e esse sistema venha a piorar.
Abandonei os EAs (robots), e passei a dedicar-me ao trading manual - bendita a hora em que tomei tal decisão

Programa de trading tipo robot

Uma das principais dificuldades de um trader é como todos sabem a parte mental.
Controlar as nossas emoções e tomar as decisões mais acertadas com os dados que temos e que por vezes são tão evidentes que fingimos nem ver, é a grande dificuldade.
É aqui que surge a ideia do robot que é frio, não tem emoções e apenas faz aquilo para que o programaram.
Fazer um programa que ganhe mais do que perca é outro grande problema, ultimamente tenho tentado fazer algo que possa dar algum resultado em forex.
Gostaria de saber se alguém aqui no fórum tem ou já teve um programa completamente autónomo que dê ordens de compra e venda sem qualquer intervenção de quem o criou, tipo robot?
18 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado: