Off Topic- Finalmente a Crise Chegou
rmachado Escreveu:
(Elias... não vale a pena vires dizer o contrário pois já chegamos a conclusão que se juntares o factor tempo a coisa já não pende para o transporte público...)
A forma de ultrapassar isto é maior frequência dos transportes, embora tal acarrete mais custos.
Em Paris por exemplo, o metro sai de 2 em 2 minutos em hora de ponta enquanto que cá sai de 4m 30s em 4m 30 s.
Fora das horas de ponta a diferença ainda é mais gritante.
Quanto aos autocarros, se impedissem os carros de entrar nas cidades e houvesse mais faixas de bus (que até podem ser por hora), certamente que os autocarros ficariam mais rápidos.
Não me chocava nada por exemplo que na A8, na ponte 25 de Abril ou no IC19 reservassem uma faixa inteira, das 6 às 10 apenas para bus.
Como o número de pessoas é baixo a frequência é baixa (para minimizar prejuízo). Como a frequência é baixa as pessoas acham que é lento e demora-se muito tempo. É um ciclo vicioso.
E isto quanto a mim é o factor mais importante. A sério. Eu em Paris no metro aquilo quase me parece um comboio continuo. A percepção que se tem é que não se espera quase nada. É rapidíssimo.
mais_um Escreveu:artista Escreveu:Há muitas situações em que o carro é bem mais barato que o transporte público, para além de ser mais cómodo... basta haver duas pessoas a deslocar-se e dificilmente o carro não será mais barato, seja em que percurso for. Mesmo considerando apenas um passageiro, há muitas situações em que fica mais barato usar o carro... por exemplo, eu moro na margem sul, se for a Lisboa de carro (o meu é bastante económico) gasto menos de 5 euros para ir e vir (contando com a portagem da Ponte 25 de Abril), se for de comboio só os bilhetes deste ficam por 4 euros. Nas situações em que não tenho de apanhar outro transporte vele a pena, até porque se torna bem mais prático, mas se for preciso apanhar outro transporte (Metro por exemplo) o custo já é superior. Sempre que vá mais que um passageiro, fica claramente mais barato levar o carro...
Bom por agora fico-me por aqui e tão cedo não poderei voltar!![]()
abraços
artista
Quando puderes voltar continuamos a conversajá que estou curioso em relação à distancia que percorres no trajecto que referiste. Além disso o custo do percurso do carro não é só combustivel.
De qualquer forma há situações em que não há volta a dar e só mesmo de carro, principalmente fora das zonas urbanas de Lisboa e Porto.
Eu posso citar o meu caso...
Eu por norma venho com a minha esposa de carro para o trabalho e depois eu volto de carro ela de autocarro.
Se formos somar os passes que seriam necessários para os dois posso dizer que fica quase ela por ela se descontarmos o seguro e a manutenção do carro que já teria de pagar visto ser útil ter um carro.
Acresce a este facto de que não poupamos em tempo e temos mais flexibilidade de horário.
Dito isto.. eu preferia não ter de ir de carro, mas somados os prós e os contras é muito mais prático faze-lo.
(Elias... não vale a pena vires dizer o contrário pois já chegamos a conclusão que se juntares o factor tempo a coisa já não pende para o transporte público...

- Registado: 24/8/2004 10:42
Confesso que não entendo onde queres chegar...

Mares Escreveu:Resolví fazer uma pequena simulação, utilizando 3 cenários, por 20 anos, i.e, entre 2008 e 2028.
Num primeiro caso considera-se que os salários seríam aumentados de 2,9% todos os anos.
Num segundo caso considera-se que ocorrem cortes nos salários em 2,9%.
Num terceiro caso, considera-se um aumento de 2,9% (de 2008 para 2009), seguído o ano seguinte de um corte no salário de 5% (entre 2009 e 2010), e assim sucessivamente.
No primeiro caso o incremento do salário, em 2028 em relação a 2008, sería de ~80%.
No caso de corte de 2,9% todos os anos, em 2028 a desvalorização no salário sería de ~45%.
Finalmente no 3º caso, subída de 2,9% e cortes de 5%, a desvalorização acumulada sería de ~20% em 2028.
- Registado: 17/3/2009 14:43
Resolví fazer uma pequena simulação, utilizando 3 cenários, por 20 anos, i.e, entre 2008 e 2028.
Num primeiro caso considera-se que os salários seríam aumentados de 2,9% todos os anos.
Num terceiro caso, considera-se um aumento de 2,9% (de 2008 para 2009), seguído o ano seguinte de um corte no salário de 5% (entre 2009 e 2010), e assim sucessivamente.
No primeiro caso o incremento do salário, em 2028 em relação a 2008, sería de ~80%.
No caso de corte de 2,9% todos os anos, em 2028 a desvalorização no salário sería de ~45%.
Finalmente no 3º caso, subída de 2,9% e cortes de 5%, a desvalorização acumulada sería de ~20% em 2028.
- Anexos
-
- Evolucao_salario_3_cenarios_2008_2028.png (19.47 KiB) Visualizado 1225 vezes
- A ganância dos outros poderá gerar-lhe lucros.
- A sua ganância poderá levá-lo à ruína.
O transporte privado é sempre mais caro, o investimento inicial é brutal e os custos operacionais são altos. Se uma pessoa optar por não comprar um carro e optar pelo transporte público, pode inclusive dar-se ao luxo de fazer muitos quilómetros de taxi e alugar um carro para férias ou para deslocações para fora da cidade.
Em termos de ambientais o carro é também nefasto para a qualidade do ar, ruído e para a paisagem urbana, nomeadamente em centro históricos onde se cometem autênticas barbaridades, com de custos elevados, para levar o carro até ao centro.
Em termos económicos são uma das maior fontes (se não a maior) para o desequílibrio da balança comercial, devido à importação de combustível e derivados.
Em termos de saúde, a alta sinistralidade deve contribuir e muito para os custos do SNS, sendo que em alguns casos as pessoas ficam para sempre necessitadas do SNS.
As infraestruturas roviárias são caras na execução e na manutenção, muitas vezes mal planeadas e com expectativas de retorno irreais.
Por isso o transporte particular individualmente pode ser bom mas à sociedade saí muito caro.
Mesmo o transporte rodoviário de mercadoria devia ser substituído pelo ferroviário ou mesmo pelo marítimo.
Contudo, eu adoro carros especialmente a gasolina...
Mas aprendi a utilizá-lo, antes de ser condutor já era peão, por isso o investimento na mobilidade urbana deve ser focada no peão e não no automóvel (coisa que não tem acontecido).
Os Portugueses (para variar
) ainda não aprenderam a utilizar o automóvel, a verdade é que a posse do automóvel em Portugal teve a sua grande expansão nos anos 90, enquanto que por essa Europa fora as pessoas estão habituadas a ter automóveis desde os anos 60.
Em termos de ambientais o carro é também nefasto para a qualidade do ar, ruído e para a paisagem urbana, nomeadamente em centro históricos onde se cometem autênticas barbaridades, com de custos elevados, para levar o carro até ao centro.
Em termos económicos são uma das maior fontes (se não a maior) para o desequílibrio da balança comercial, devido à importação de combustível e derivados.
Em termos de saúde, a alta sinistralidade deve contribuir e muito para os custos do SNS, sendo que em alguns casos as pessoas ficam para sempre necessitadas do SNS.
As infraestruturas roviárias são caras na execução e na manutenção, muitas vezes mal planeadas e com expectativas de retorno irreais.
Por isso o transporte particular individualmente pode ser bom mas à sociedade saí muito caro.
Mesmo o transporte rodoviário de mercadoria devia ser substituído pelo ferroviário ou mesmo pelo marítimo.
Contudo, eu adoro carros especialmente a gasolina...

Mas aprendi a utilizá-lo, antes de ser condutor já era peão, por isso o investimento na mobilidade urbana deve ser focada no peão e não no automóvel (coisa que não tem acontecido).
Os Portugueses (para variar

mais_um Escreveu:artista Escreveu:Há muitas situações em que o carro é bem mais barato que o transporte público, para além de ser mais cómodo... basta haver duas pessoas a deslocar-se e dificilmente o carro não será mais barato, seja em que percurso for. Mesmo considerando apenas um passageiro, há muitas situações em que fica mais barato usar o carro... por exemplo, eu moro na margem sul, se for a Lisboa de carro (o meu é bastante económico) gasto menos de 5 euros para ir e vir (contando com a portagem da Ponte 25 de Abril), se for de comboio só os bilhetes deste ficam por 4 euros. Nas situações em que não tenho de apanhar outro transporte vele a pena, até porque se torna bem mais prático, mas se for preciso apanhar outro transporte (Metro por exemplo) o custo já é superior. Sempre que vá mais que um passageiro, fica claramente mais barato levar o carro...
abraços
artista
Quando puderes voltar continuamos a conversajá que estou curioso em relação à distancia que percorres no trajecto que referiste. Além disso o custo do percurso do carro não é só combustivel.
De qualquer forma há situações em que não há volta a dar e só mesmo de carro, principalmente fora das zonas urbanas de Lisboa e Porto.
Considerando qualquer ponto da cidade de Lisboa estaremos a falar e distâncias entre 30 e 50km, ida e volta... pode haver outros custos associados, mas também os há se usar os transportes públicos, a começar pelo facto de ter de levar o carro até perto da estação de comboios onde por vezes não é fácil estacionar, sem pagar (a alternativa é andar cerca de 1km a pé)!
abraço
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Mares Escreveu:
Elias,
em quanto é que o Estado subsidia?
Tens valores?
*Ontem fiz esta pergunta, mas nem tu e nem a pata-hari responderam![]()
Não tenho valores precisos nem actualizados.
Mas encontrei este artigo que lança alguns números para cima da mesa (não sei se estão correctos mas é um começo):
http://www.transportesemrevista.com/Def ... -PT&id=709
- Registado: 5/11/2002 12:21
Voces debatem de uma forma impressionante.
Se metade de voces estivesse no parlamento uma sessao durava ai uns dois dias, ou entao faziam como os que la estao
Agora mais a sério. O transporte de massas a meu ver para cidades grandes é o metro . E aqui ainda pouco falaram do metro.
O metro é a melhor forma de viajar nas grandes cidades.
Os outros transportes tem que ser complementares ao metro.
Nas cidades mais pequenas é o Tram , ou electrico.
Portugal ja teve electricos em varias cidades , mas como sempre deu cabo de tudo.
Bastava ter evoluido com os tempos e hoje teriamos cidades com bons trams e bons transportes publicos.
Qualquer média cidade europeia das mais evoluidas ou do leste usa o Tram.
Se metade de voces estivesse no parlamento uma sessao durava ai uns dois dias, ou entao faziam como os que la estao

Agora mais a sério. O transporte de massas a meu ver para cidades grandes é o metro . E aqui ainda pouco falaram do metro.
O metro é a melhor forma de viajar nas grandes cidades.
Os outros transportes tem que ser complementares ao metro.
Nas cidades mais pequenas é o Tram , ou electrico.
Portugal ja teve electricos em varias cidades , mas como sempre deu cabo de tudo.
Bastava ter evoluido com os tempos e hoje teriamos cidades com bons trams e bons transportes publicos.
Qualquer média cidade europeia das mais evoluidas ou do leste usa o Tram.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
artista Escreveu:Há muitas situações em que o carro é bem mais barato que o transporte público, para além de ser mais cómodo... basta haver duas pessoas a deslocar-se e dificilmente o carro não será mais barato, seja em que percurso for. Mesmo considerando apenas um passageiro, há muitas situações em que fica mais barato usar o carro... por exemplo, eu moro na margem sul, se for a Lisboa de carro (o meu é bastante económico) gasto menos de 5 euros para ir e vir (contando com a portagem da Ponte 25 de Abril), se for de comboio só os bilhetes deste ficam por 4 euros. Nas situações em que não tenho de apanhar outro transporte vele a pena, até porque se torna bem mais prático, mas se for preciso apanhar outro transporte (Metro por exemplo) o custo já é superior. Sempre que vá mais que um passageiro, fica claramente mais barato levar o carro...
abraços
artista
Quando puderes voltar continuamos a conversa

"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
mais_um Escreveu:Elias Escreveu:
Eu baseei a minha afirmação numa situação concreta e disse que nos percursos urbanos o percurso feito de carro fica mais barato do que tirando um bilhete.
Mas é evidente que a comparação é muito simplista e que a situação se altera se estivermos a falar de quem tem passe, pois aí as contas têm de ser feitas de outra maneira.
Elias,
Podes dar as voltas que quiseres mas as tuas contas estão mal feitas.
Uma coisa é o custo do ponto de vista do utilizador, ou seja, eu quero deslocar-me do Campo Grande para o Rossio para ir fazer qualquer coisa, por exemplo passear, quanto me custa ir em transportes publicos ou em viatura propria, mesmo com bilhete comprado, os tais 1,5€ que custa a viagem na Carris, sai mais caro ir no meu carro , do que ir no autocarro, alem do custo do combustivel tens todos os custos associados ao automovel, se adicionares o custo do parque de estacionamento, em que só os primeiros 15 minutos são 0,90 € então a diferença é esmagadora, se fores de metro a vantagem ainda é maior.
Outra coisa é quanto custa transportar 40 pessoas de autocarro versus transportar as mesmas pessoas de automovel. Mais uma vez a diferença é abismal a favor dos transportes publicos, precisas de 40 automoveis, agora compara o custo de aquisição de 40 automoveis com o de um autocarro....
As pessoas utilizam o automovel principalmente por comodidade, habito e em alguns casos por status.
Concordo com a idéia do Elias, já estive para escrever noutro tópico sobre isto mas não tive tempo...
Há muitas situações em que o carro é bem mais barato que o transporte público, para além de ser mais cómodo... basta haver duas pessoas a deslocar-se e dificilmente o carro não será mais barato, seja em que percurso for. Mesmo considerando apenas um passageiro, há muitas situações em que fica mais barato usar o carro... por exemplo, eu moro na margem sul, se for a Lisboa de carro (o meu é bastante económico) gasto menos de 5 euros para ir e vir (contando com a portagem da Ponte 25 de Abril), se for de comboio só os bilhetes deste ficam por 4 euros. Nas situações em que não tenho de apanhar outro transporte vele a pena, até porque se torna bem mais prático, mas se for preciso apanhar outro transporte (Metro por exemplo) o custo já é superior. Sempre que vá mais que um passageiro, fica claramente mais barato levar o carro...
Bom por agora fico-me por aqui e tão cedo não poderei voltar!

abraços
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
Elias Escreveu:Xitonhane Escreveu:Elias, ainda não percebi como queres que o Estado subsidie os transportes públicos...
pois eu também não mas o que é facto é que já subsidia e não é pouco.
Elias,
em quanto é que o Estado subsidia?
Tens valores?
*Ontem fiz esta pergunta, mas nem tu e nem a pata-hari responderam

Abraço,
Mares.
- A ganância dos outros poderá gerar-lhe lucros.
Coisa que faço em 4 dos 5 dias da semana 

http://marketapprentice.wordpress.com
Para muito errar e muito mais aprender!
"who loses best will win in the end!" - Phantom of the Pits
Nota: As análises apresentadas constituem artigos de opinião do autor, não devendo ser entendidos como recomendações de compra e venda ou aconselhamento financeiro.
Nota: As análises apresentadas constituem artigos de opinião do autor, não devendo ser entendidos como recomendações de compra e venda ou aconselhamento financeiro.
Sim, existe a alternativa CP que eu utilizei algumas vezes, é pena que chegava sempre à estação 1 minuto depois do comboio arrancar...
Olhando agora para o cartaz da CP: http://www.cp.pt/StaticFiles/CP/Imagens ... str_az.pdf
Ok, ok, havia maneira de poupar mais usando transportes publicos, coisa que fiz durante os meus tempos de escola e faculdade, e que era bem bom pois permitia ir lendo um livrinho pelo caminho (li muitos à custa disso).
Mas isso é tudo bonito quando não necessitamos de flexibilidade, não só em tempo mas também em destinos, hoje por exemplo o meu trajecto é o seguinte:
-Benfica-Parque das Nações (casa-trabalho)
-Parque das Nações-Saldanha-Parque das Nações (Almoço em 1h15m)
-Parque das Nações-Católica (trabalho-MBA)
-Católica-Benfica (MBA-casa)
De transportes publicos demoraria muito mais tempo:
- Tempo de deslocação a pé até às paragens.
- Tempo de espera pelo próximo transporte
- Não existencia de caminhos directos que implicam mudança de transporte aumentando o tempo de deslocação e de espera anteriores.
Olhando agora para o cartaz da CP: http://www.cp.pt/StaticFiles/CP/Imagens ... str_az.pdf
Ok, ok, havia maneira de poupar mais usando transportes publicos, coisa que fiz durante os meus tempos de escola e faculdade, e que era bem bom pois permitia ir lendo um livrinho pelo caminho (li muitos à custa disso).
Mas isso é tudo bonito quando não necessitamos de flexibilidade, não só em tempo mas também em destinos, hoje por exemplo o meu trajecto é o seguinte:
-Benfica-Parque das Nações (casa-trabalho)
-Parque das Nações-Saldanha-Parque das Nações (Almoço em 1h15m)
-Parque das Nações-Católica (trabalho-MBA)
-Católica-Benfica (MBA-casa)
De transportes publicos demoraria muito mais tempo:
- Tempo de deslocação a pé até às paragens.
- Tempo de espera pelo próximo transporte
- Não existencia de caminhos directos que implicam mudança de transporte aumentando o tempo de deslocação e de espera anteriores.
Elias, ainda não percebi como queres que o Estado subsidie os transportes públicos...agora uma coisa é certa se não houvesse esse apoio muitas rotas eram extintas,apenas estão a funcionar devido ao seu caracter social,e as outras mais "rentaveis" viam os preços disparar...transportes é uma matéria simples e complexa ao mesmo tempo...paradoxal:)
- Registado: 14/7/2008 16:47
- Registado: 28/4/2009 12:36
Solução mais racional scooter 125.
No meu caso faço diariamente Benfica-Parque das Nações com um consumo médio de 3,5 (e nem é das com melhores consumos mas compensa em conforto).
Cerca de 40€ por mês.
15 minutos em média por viagem (tempo é dinheiro e quando falamos nas alternativas o tempo sobe entre o dobro e o triplo do tempo)
Obviamente que tem um investimento inicial maior que andar de autocarro mas de autocarro/metro demoraria o triplo, senão o quadruplo do tempo a fazer o mesmo trajecto.
Para facilitar os calculos vamos dizer que demoraria o triplo do tempo.
Diariamente seriam mais 30m*2 de viagem = 1 hora
Por semana seriam mais 1h*5=5h
Por ano seriam mais 365 dias * (5/7) * 1h = 260h = 10,86 dias completos

No meu caso faço diariamente Benfica-Parque das Nações com um consumo médio de 3,5 (e nem é das com melhores consumos mas compensa em conforto).
Cerca de 40€ por mês.
15 minutos em média por viagem (tempo é dinheiro e quando falamos nas alternativas o tempo sobe entre o dobro e o triplo do tempo)
Obviamente que tem um investimento inicial maior que andar de autocarro mas de autocarro/metro demoraria o triplo, senão o quadruplo do tempo a fazer o mesmo trajecto.
Para facilitar os calculos vamos dizer que demoraria o triplo do tempo.
Diariamente seriam mais 30m*2 de viagem = 1 hora
Por semana seriam mais 1h*5=5h
Por ano seriam mais 365 dias * (5/7) * 1h = 260h = 10,86 dias completos

Bem, eu não gosto mt de me meter onde não sou chamado, mas como utilizador assiduo da Carris... olha que há por ai muito autocarro que é muito incomodo andar neles devido à elevada taxa de ocupação.
Dou três casos: 742, 758 e 711.
Quanto à malta andar mt de carro.. acho que é sobretudo comodismo da população em geral, se bem que argumentos da falta de transportes públicos em determinadas zonas de lisboa e arredores é gritante.
Ainda assim, sou bem mais apoiante que a malta é toda mt "betinha" nesse sentido do pópó.
Basta ver quem são os principais frequentadores da carris e mesmo do metro.
Malta que estuda, malta pobre e emigrantes.
Dou três casos: 742, 758 e 711.
Quanto à malta andar mt de carro.. acho que é sobretudo comodismo da população em geral, se bem que argumentos da falta de transportes públicos em determinadas zonas de lisboa e arredores é gritante.
Ainda assim, sou bem mais apoiante que a malta é toda mt "betinha" nesse sentido do pópó.
Basta ver quem são os principais frequentadores da carris e mesmo do metro.
Malta que estuda, malta pobre e emigrantes.
- Registado: 15/1/2009 15:14
Quem está ligado: