"CAIS quer tornar ilegal o fenómeno da pobreza"
17 mensagens
|Página 1 de 1
A inteligência tornou-se numa coisa chata desde que passou a ser considerada como uma mera aptidão cognitiva para a resolução de problemas lógicos. Os antigos consideravam que a inteligência era a aptidão que a pessoa, no seu todo, tinha de se aproximar da verdade. Claro que a menção a uma verdade objectiva repudia aos modernos, que preferem a liberdade da mentira, escudando-se atrás do relativismo. Mais recentemente, surgiram os proponentes das inteligências múltiplas, que nem percebem que não estão a propor nada de novo mas que estão voltando aos poucos e forma atabalhoada à concepção originária de inteligência que envolvia toda a pessoa e não capacidades isoladas. Esta inteligência “integral” é uma necessidade patente em actividades que lidam com o risco e com a imprevisibilidade, o que acontece com traders, com jogadores de póquer, políticos e generais em campo de batalha, por exemplo.
Nos “Cadernos do Subterrâneo”, Dostoievsky mostra-nos uma personagem perturbada que entra em transgressão precisamente para não ficar totalmente submetida às imposições lógicas. Isto liga-nos ao post original, da CAIS querer eliminar a pobreza por decreto. O problema deste tipo de proclamações não é revelarem uma estupidez, no sentido de ser uma resistência activa à inteligência. O problema da CAIS é, pelo contrário, a subserviência total à inteligência lógica, não concedendo espaço algum para verificar se aquilo que propõem é minimamente aplicável na Realidade. O império da razão ao fim de alguns séculos conduziu à total irracionalidade.
Nos “Cadernos do Subterrâneo”, Dostoievsky mostra-nos uma personagem perturbada que entra em transgressão precisamente para não ficar totalmente submetida às imposições lógicas. Isto liga-nos ao post original, da CAIS querer eliminar a pobreza por decreto. O problema deste tipo de proclamações não é revelarem uma estupidez, no sentido de ser uma resistência activa à inteligência. O problema da CAIS é, pelo contrário, a subserviência total à inteligência lógica, não concedendo espaço algum para verificar se aquilo que propõem é minimamente aplicável na Realidade. O império da razão ao fim de alguns séculos conduziu à total irracionalidade.
A consciência é sempre consciência da consciência. (Louis Lavelle)
- Registado: 15/11/2010 12:00
Lavelle Escreveu:Victor J. Rodrigues tem a melhor definição de estupidez que conheço: A estupidez é a resistência activa à inteligência.
Há uma outra frase célebre (atribuída a Claude Chabrol) que diz isto:
"A estupidez é infinitamente mais fascinante que a inteligência; a inteligência tem seus limites, a estupidez não"
- Registado: 5/11/2002 12:21
E não se pode ilegalizar a estupidez?
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Re: pobreza
Clinico Escreveu:Não sei não, caro Aagustobb...
Há os pilares do psi20 (Galp, PT, JMT) que atingiram grandes valorizações e há a banca, que está de rastos, mas ainda não "descontou" um possivel aumento de capital obrigatório. Tambem pode haver consolidação da banca e o BPI funde-se com não sei quem (espanhois? BCP? BES? angolanos?)
E se a "maria vai com os outros", os outros tiveram um comportamento bastante bom em 2010(S&P, DAX) e se corrigirem um pouco, sobretudo se a China espirrar, a "maria" vai com eles...
Enfim, divagações...
Abraço
Clinico
De facto não tinha pensado nisso, mas de facto esses grandes pilares que te referes valorizaram tanto ao ponto de se esperar que a todo o momento venham cá para baixo. Ora, quando isso acontecer não creio que o resto do "bando" tenha força para se aguentar e desça mais ainda...
Não há dúvida que a ideia nestes tempos é manter durante o mínimo tempo possível a carteira em mãos, senão queima-nos!
- Registado: 29/11/2007 11:03
A quem dar o titulo do disparate ao Boaventura de Sousa Santos ou a CAIS , a ciência já estuda estes fenómenos:
Introdução - A estupidologia de Carlo M. Cipolla
A estupidologia é uma ciência recente, fundada pelo Prof. Carlo M. Cipolla.
Foi elequem pela primeira vez estabeleceu de uma forma rigorosa os princípios que
caracterizam de um ponto de vista científico o comportamento dos estúpidos.
O
comportamento dos estúpidos, tal como Cipolla demonstrou no conhecido ensaio "As
leis fundamentais da estupidez humana", é regulado por 5 leis fundamentais.
1ª Lei - Cada um de nós subestima sempre e inevitavelmente o número de indivíduos
estúpidos em circulação.
2ª Lei - A probabilidade de uma certa pessoa ser estúpida é independente de qualquer
outra característica dessa mesma pessoa.
3ª Lei - Uma pessoa estúpida é aquela que causa um dano a outra pessoa ou grupos de
pessoas, sem que disso resulte alguma vantagem para si, ou podendo até vir a sofrer
um prejuízo.
4ª lei - As pessoas não estúpidas subestimam sempre o potencial nocivo das pessoas
estúpidas. Em particular, os não estúpidos esquecem-se constantemente que em
qualquer momento, lugar e situação, tratar e/ou associar-se com indivíduos estúpidos
revela-se infalivelmente um erro que se paga muito caro.
5ª Lei - A pessoa estúpida é o tipo de pessoa mais perigosa que existe.
Corolário - O estúpido é mais perigoso que o bandido.
Convém ainda referir que as pessoas são classificadas na estupidologia, de acordo
com Cipolla, em quatro grandes grupos - crédulos, inteligentes, bandidos e estúpidos -
em função dos resultados das acções por si desencadeadas - considerando
simultaneamente os resultados para si próprias e os resultados para as outras pessoas.
O crédulo - provoca um resultado negativo para si, positivo para as outras pessoas.
O inteligente - provoca um resultado positivo para si e para as outras pessoas.
O bandido - provoca um resultado positivo para si, negativo para as outras pessoas.
O estúpido - provoca um resultado negativo para si e para as outras pessoas, tal como se
define na 3ª lei fundamental.
Os quatro grupos podem ser representados graficamente, tal como Cipolla também
propôs, num gráfico cartesiano, onde os ganhos próprios (X) e os dos outros (Y) são
representados respectivamente no eixo dos xx' e no eixo dos yy' do diagrama.....
Introdução - A estupidologia de Carlo M. Cipolla
A estupidologia é uma ciência recente, fundada pelo Prof. Carlo M. Cipolla.
Foi elequem pela primeira vez estabeleceu de uma forma rigorosa os princípios que
caracterizam de um ponto de vista científico o comportamento dos estúpidos.
O
comportamento dos estúpidos, tal como Cipolla demonstrou no conhecido ensaio "As
leis fundamentais da estupidez humana", é regulado por 5 leis fundamentais.
1ª Lei - Cada um de nós subestima sempre e inevitavelmente o número de indivíduos
estúpidos em circulação.
2ª Lei - A probabilidade de uma certa pessoa ser estúpida é independente de qualquer
outra característica dessa mesma pessoa.
3ª Lei - Uma pessoa estúpida é aquela que causa um dano a outra pessoa ou grupos de
pessoas, sem que disso resulte alguma vantagem para si, ou podendo até vir a sofrer
um prejuízo.
4ª lei - As pessoas não estúpidas subestimam sempre o potencial nocivo das pessoas
estúpidas. Em particular, os não estúpidos esquecem-se constantemente que em
qualquer momento, lugar e situação, tratar e/ou associar-se com indivíduos estúpidos
revela-se infalivelmente um erro que se paga muito caro.
5ª Lei - A pessoa estúpida é o tipo de pessoa mais perigosa que existe.
Corolário - O estúpido é mais perigoso que o bandido.
Convém ainda referir que as pessoas são classificadas na estupidologia, de acordo
com Cipolla, em quatro grandes grupos - crédulos, inteligentes, bandidos e estúpidos -
em função dos resultados das acções por si desencadeadas - considerando
simultaneamente os resultados para si próprias e os resultados para as outras pessoas.
O crédulo - provoca um resultado negativo para si, positivo para as outras pessoas.
O inteligente - provoca um resultado positivo para si e para as outras pessoas.
O bandido - provoca um resultado positivo para si, negativo para as outras pessoas.
O estúpido - provoca um resultado negativo para si e para as outras pessoas, tal como se
define na 3ª lei fundamental.
Os quatro grupos podem ser representados graficamente, tal como Cipolla também
propôs, num gráfico cartesiano, onde os ganhos próprios (X) e os dos outros (Y) são
representados respectivamente no eixo dos xx' e no eixo dos yy' do diagrama.....
- Registado: 14/3/2009 0:19
Re: "CAIS quer tornar ilegal o fenómeno da pobreza"
Quico Escreveu:P.S. - O mais ridículo é ver jornalistas a noticiarem isto como se fosse a coisa mais natural e ainda haver políticos que comentem! Uma vez mais: está tudo doido! 2011 começa mesmo bem...
Pois olha, o outro dia vi 15 minutos do Telejrnal nacional e fiquei estarrecido também.
a forma como em Portugal se dão notícias absurdas como se fôssem naturais é uma prova do sonorífero que anda pela sociedade.
No caso foram 3 peças seguidas mas a que me ficou pelo absurdo de uma ponta à outra foi a do meio, em que uma Sra. Directora da judiciária dizia que o edifício em que trabalhavam não tinha condições, que tinham que tirar os processos do meio pois lhes caía água em cima quando chovia, e para rematar dizia muito contente, que os processos não se atrasavam porque tinha uma equipa que trabalhava 14 horas por dia...
Não creio que tenha sido despedida...[/b]
- Registado: 4/1/2004 22:32
Re: "CAIS quer tornar ilegal o fenómeno da pobreza"
Quico Escreveu:"CAIS apresenta projecto para tornar ilegal o fenómeno da pobreza"
Avisem-me quando esta lei tiver sido aprovada, para eu deixar de trabalhar e ficar em casa; evidentemente à espera que o estado venha cuidar de mim e me impeça de cair na pobreza...
Mas está tudo doido?! Desculpem, mas se isto não é desonestidade intelectual, só pode ser idiotia!![]()
E já agora, fico expectante a aguardar leis que proíbam a morte ou as doenças!
Quando vi esta notícia em rodapé num noticiário, ocorreu-me logo abrir um tópico aqui no caldeirão, mas já vi que não fui o único

E de igual forma, me ocorreram outras coisas igualmente "condenáveis" como mencionas no final do teu post. A propósito, lembro-me do título de um livro de Eduardo Mazo que comprei há largos anos: "Sentencia: Prohibido morir"

Abraço
A alegria de um "trader" é pôr-se atrás e ficar à frente
«O que queremos é que a pobreza seja tratada num contexto de total intolerância. É preciso que a pobreza se combata dentro de um contexto de ilegalidade para que seja levada a sério, como a escravatura se aboliu em 1869 em todo o território português no dia 25 de Fevereiro»,
Li o texto, e sem o acabar (porque fiquei aborrecido), questino a sanidade mental, de quem compara pobreza com escravidão....

Li o texto, e sem o acabar (porque fiquei aborrecido), questino a sanidade mental, de quem compara pobreza com escravidão....

Mas... ao tornar-se a pobreza ilegal, não seriam os pobres que teriam de sofrer as consequências de cometer o crime, e não os "ricos"?
Fora de brincadeiras, esta medida falha porque o estado não pode obrigar as pessoas a não serem pobres, a não ser que lhes dê coisas de mão beijada.
Se o estado começa a fazer isso, começa logo o chico-espertismo de "não faço nada porque não preciso, o estado dá"
Concordo, no entanto, com projectos de reinserção social, se de facto a pessoa estiver disposta a isso.
Como não sei o que é que eles de facto propoem, não consigo dizer se concordo ou discordo.

Fora de brincadeiras, esta medida falha porque o estado não pode obrigar as pessoas a não serem pobres, a não ser que lhes dê coisas de mão beijada.
Se o estado começa a fazer isso, começa logo o chico-espertismo de "não faço nada porque não preciso, o estado dá"
Concordo, no entanto, com projectos de reinserção social, se de facto a pessoa estiver disposta a isso.
Como não sei o que é que eles de facto propoem, não consigo dizer se concordo ou discordo.
- Registado: 4/12/2010 16:41
pobreza
Não sei não, caro Aagustobb...
Há os pilares do psi20 (Galp, PT, JMT) que atingiram grandes valorizações e há a banca, que está de rastos, mas ainda não "descontou" um possivel aumento de capital obrigatório. Tambem pode haver consolidação da banca e o BPI funde-se com não sei quem (espanhois? BCP? BES? angolanos?)
E se a "maria vai com os outros", os outros tiveram um comportamento bastante bom em 2010(S&P, DAX) e se corrigirem um pouco, sobretudo se a China espirrar, a "maria" vai com eles...
Enfim, divagações...
Abraço
Clinico
Enfim, divagações...
Abraço
Clinico
- Registado: 1/6/2003 0:13
Re: pobreza
Clinico Escreveu:Até tem razão Quico, mas que haveria de haver uma clausula na Constituição que proibisse o governo de arruinar os seus cidadãos contribuintes honestos, isso sim!
Este ano de 2011 não só vai ser muito difícil, como vai ver aumentar a pobreza, a criminalidade, a falencia, a emigração de cabeças e mão de obra, a fuga de estranjeiros que para aqui procuravam um el dorado etc etc.
Abraços
Clinico
Na minha opinião este vai ser o ano do psi-20...todas essas tragédias que muitos advogam (para poder comprar mais barato ainda) já estão mais que descontadas...pode ainda haver uma pequena correção para assustar os mãos fracas...mas penso que depois vai ser sempre a subir...

- Registado: 29/11/2007 1:39
pobreza
Até tem razão Quico, mas que haveria de haver uma clausula na Constituição que proibisse o governo de arruinar os seus cidadãos contribuintes honestos, isso sim!
Este ano de 2011 não só vai ser muito difícil, como vai ver aumentar a pobreza, a criminalidade, a falencia, a emigração de cabeças e mão de obra, a fuga de estranjeiros que para aqui procuravam um el dorado etc etc.
Abraços
Clinico
Abraços
Clinico
- Registado: 1/6/2003 0:13
"CAIS quer tornar ilegal o fenómeno da pobreza"
"CAIS apresenta projecto para tornar ilegal o fenómeno da pobreza"
Avisem-me quando esta lei tiver sido aprovada, para eu deixar de trabalhar e ficar em casa; evidentemente à espera que o estado venha cuidar de mim e me impeça de cair na pobreza...
Mas está tudo doido?! Desculpem, mas se isto não é desonestidade intelectual, só pode ser idiotia!
P.S. - O mais ridículo é ver jornalistas a noticiarem isto como se fosse a coisa mais natural e ainda haver políticos que comentem! Uma vez mais: está tudo doido! 2011 começa mesmo bem...
Mas está tudo doido?! Desculpem, mas se isto não é desonestidade intelectual, só pode ser idiotia!

P.S. - O mais ridículo é ver jornalistas a noticiarem isto como se fosse a coisa mais natural e ainda haver políticos que comentem! Uma vez mais: está tudo doido! 2011 começa mesmo bem...
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
17 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot] e 138 visitantes