Stops automáticos - boa estratégia ou má estratégia?
Re: Stops automáticos - boa estratégia ou má estratégia?
FilRib Escreveu:PIKAS Escreveu:
Outra questão é onde se coloca o stop?
Cumprimentos,
Sim, esta era a questão que também iria fazer...
Uma stop losso colocam onde? 5% abaixo? 10%?
Tenho de certeza muito menos experiência do que vocês nestas matérias mas partilho também a minha opinião:
Costumo utilizar um stop-loss de 8% mas que nem sempre respeito. Há situações em que prefiro saltar fora logo aos 2 ou 3%, adivinhando que a coisa vai mesmo cair por aí abaixo, e outras em que "fecho os olhos" e deixo chegar aos 10 ou 12% pressentido que o pior já terá mesmo passado e que o caminho daí para a frente será para cima.
Dou dois exemplos:
Comprei ZON no principio de Dezembro a 3,27 e como aquilo em 4 dias disparou 10%, ao primeiro sinal de quebra achei que deveria fugir com o dinheiro no bolso enquanto era tempo. Acertei.
JM caiu quase 9% em dois dias no final de Novembro e o stop foi obviamente activado. Não vendi e nas seis sessões seguintes a acção subiu quase 15%, dando-me razão.
Estes foram dois exemplos em que o "feeling" se revelou acertado, outros houve (infelizmente em maior número) onde a coisa deu para o torto e me arrependo de não ter sido mais disciplinado...

Na minha opinião os Stops automáticos deverão ser usados:
- Quando se vai estar afastado da negociação (impedido de dar ordens).
- Quando não se consegue activar o "stop mental" ou se hesita em faze-lo.
- Quando se vai estar afastado da negociação (impedido de dar ordens).
- Quando não se consegue activar o "stop mental" ou se hesita em faze-lo.
Vencer na bolsa (Livro online): http://vencernabolsa.blogspot.com/
A busca da liberdade financeira: http://vencernabolsa.blogspot.com/2008/10/procura-da-liberdade-financeira.html
Em carteira: SEM ACTIVOS.
A busca da liberdade financeira: http://vencernabolsa.blogspot.com/2008/10/procura-da-liberdade-financeira.html
Em carteira: SEM ACTIVOS.
Ulisses Pereira Escreveu:
Há duas questões relevantes aqui: Num "stop" automático, basta um movimento brusco para o activar mesmo que a cotação recupere logo a seguir. É o grande óbice deste género de "stops", além da hipótese de alguém os "controlar". Mas um "stop" mental não exige apenas que se aocmpanhe segundo a segundo a sessão. É necessário que o investidor tenha o sangue frio para o executar. Quem anda nos mercados há muitos anos que diga se nunca falhou estes stops com pensamentos do género: "Deixa só ver se vai mais um bocadinho...". Estes ~são os grandes desafios mentais dos traders.
ou seja, para traders/investidores com "poucos calos" (i.e. anos de mercado) sugeres a adopção de stops automáticos, é isso?
Nesta discussão, muitos participantes estão a confundir "stops" automáticos com "stops" (mais abrangente). Para que uns não falem de ma coisa e outros de outras, penso que todos sabem o que são "stops", só que os automáticos estão incorporados no sistema e os mentais , quando o investidor vê a acção chegar aos seus níveis de "stop" executa a ordem.
Há duas questões relevantes aqui: Num "stop" automático, basta um movimento brusco para o activar mesmo que a cotação recupere logo a seguir. É o grande óbice deste género de "stops", além da hipótese de alguém os "controlar". Mas um "stop" mental não exige apenas que se aocmpanhe segundo a segundo a sessão. É necessário que o investidor tenha o sangue frio para o executar. Quem anda nos mercados há muitos anos que diga se nunca falhou estes stops com pensamentos do género: "Deixa só ver se vai mais um bocadinho...". Estes ~são os grandes desafios mentais dos traders.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
No meu caso gosto de incorporar tanto stop losses automáticos e mentais dependendo da altura:
- Na entrada num activo acho os stops automaticos fulcrais pois as minhas entradas são sempre próximos de pontos próximos de um ponto de mudança de rumo, por exemplo num teste a um suporte em que ou faz ricochete ou quebra. Nestas alturas um stop automático protege-me e permite-me entrar mais abaixo.
- Depois de estar dentro pretendo estar mais ou menos exposto e nesta altura pretendo proteger o capital, nesta altura a volatilidade intra-diária não me interessa logo os stops mentais são regra.
- Mas ao mesmo tempo pretendo proteger o capital logo um stop no break-even (com comissões) ou numa fase mais avançada um "take profits" também é importante.
- Na entrada num activo acho os stops automaticos fulcrais pois as minhas entradas são sempre próximos de pontos próximos de um ponto de mudança de rumo, por exemplo num teste a um suporte em que ou faz ricochete ou quebra. Nestas alturas um stop automático protege-me e permite-me entrar mais abaixo.
- Depois de estar dentro pretendo estar mais ou menos exposto e nesta altura pretendo proteger o capital, nesta altura a volatilidade intra-diária não me interessa logo os stops mentais são regra.
- Mas ao mesmo tempo pretendo proteger o capital logo um stop no break-even (com comissões) ou numa fase mais avançada um "take profits" também é importante.
http://marketapprentice.wordpress.com
Para muito errar e muito mais aprender!
"who loses best will win in the end!" - Phantom of the Pits
Nota: As análises apresentadas constituem artigos de opinião do autor, não devendo ser entendidos como recomendações de compra e venda ou aconselhamento financeiro.
Para muito errar e muito mais aprender!
"who loses best will win in the end!" - Phantom of the Pits
Nota: As análises apresentadas constituem artigos de opinião do autor, não devendo ser entendidos como recomendações de compra e venda ou aconselhamento financeiro.
Elias Escreveu:FilRib Escreveu:PIKAS Escreveu:
Cumprimentos,
Isso depende da tua aversão ao risco ou, como se costuma dizer "do teu perfil de investimento".
Elias, ninguém está a perguntar qual é o ideal, é só uma troca de opiniões e saber (se as pessoas não tiverem problemas em revelar) que estratégia usam.
- Registado: 4/8/2010 10:09
FilRib Escreveu:PIKAS Escreveu:
Cumprimentos,
Isso depende da tua aversão ao risco ou, como se costuma dizer "do teu perfil de investimento".
- Registado: 5/11/2002 12:21
PIKAS Escreveu:
Cumprimentos,
Azul10 Escreveu: Como a minha profissão me permite estar em frente ao PC durante grande parte da sessão apenas quando estou ausente do escritório por um longo período de tempo activo os stops automáticos.
Ora aí está! Como estou na situação oposta sou "obrigado" a ter stops automáticos. Tendo acesso constante à carteira usaria, em princípio, stops manuais.
- Registado: 9/6/2009 18:55
migluso Escreveu:FilRib Escreveu:joao bravo Escreveu:Geralmente coloco assim que posso stop automático no break even.
Onde?
Break even corresponde ao ponto de entrada. No fundo, elimina-se o risco. Mesmo assim ainda pode ocorrer slippage.
Na minha opinião, quem negoceia alavancado deve usar sempre stops automáticos.
Protege-nos contra:
- nós próprios;
- perda de ligação à net;
- quebra de electricidade;
- avaria no computador;
- etc...
cumps
Boas;
O break even é o ponto a partir do qual estás empatado, ou seja, não estás a perder nem a ganhar.
Do meu ponto de vista, ou da forma como negocio, o meu break even é atingido quando a cotação é igual à da entrada mais comissões de compra e de venda.
Quanto ao tema do tópico, umas vezes uso stops outras não, mas acho que é mais seguro utilizar.
O Edwards e o Magee utilizam uma formula interessante para calcular o stop, de acordo com a volatilidade e com o beta da acção.
Cumprimentos,
FilRib Escreveu:joao bravo Escreveu:Geralmente coloco assim que posso stop automático no break even.
Onde?
Break even corresponde ao preço de entrada. No fundo, elimina-se o risco. Mesmo assim ainda pode ocorrer slippage.
Protege-nos contra:
- nós próprios;
- avaria no computador;
- etc...
cumps
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits
FilRib Escreveu:joao bravo Escreveu:Geralmente coloco assim que posso stop automático no break even.
Onde?
Break even corresponde ao ponto de entrada. No fundo, elimina-se o risco. Mesmo assim ainda pode ocorrer slippage.
Protege-nos contra:
- nós próprios;
- avaria no computador;
- etc...
cumps
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits
Inicialmente colocava stops automáticos, no entanto acabei por chegar à conclusão que essa estratégia mais vezes me fechava boas posições do que me protegia o investimento.
Depois de alguns momentos de "raiva" com o stop a ser activado em mínimos do dia, ou próximo disso, com a cotação a subir no resto da sessão decidi reavaliar os meus stops.
São agora poucas as vezes as que activo stops automáticos. Como a minha profissão me permite estar em frente ao PC durante grande parte da sessão apenas quando estou ausente do escritório por um longo período de tempo activo os stops automáticos. Em todas as outras situações defino o stop quando abro a posição e tento ser disciplinado na hora de os executar.
Ah, uso o BPIonline e também utilizo o sistema de aviso por SMS que o Elias falou é bastante útil.
Depois de alguns momentos de "raiva" com o stop a ser activado em mínimos do dia, ou próximo disso, com a cotação a subir no resto da sessão decidi reavaliar os meus stops.
São agora poucas as vezes as que activo stops automáticos. Como a minha profissão me permite estar em frente ao PC durante grande parte da sessão apenas quando estou ausente do escritório por um longo período de tempo activo os stops automáticos. Em todas as outras situações defino o stop quando abro a posição e tento ser disciplinado na hora de os executar.
Ah, uso o BPIonline e também utilizo o sistema de aviso por SMS que o Elias falou é bastante útil.
- Registado: 4/10/2010 11:29
FilRib Escreveu:Boa tarde.
como este é um tema que suscita dúvidas e por vezes já é tema de discussão coloco aqui a questão:
- Costumam usar stops automáticos? São a favor ou são contra? Quais as razões?
Não há trade que faça que não tenha stops, sobretudo stop loss. Não é nada agradável ver a carteira um ou dois dias depois de um crash.
Uma coisa que às vezes faço é activar alertas por SMS (o BPI Online disponibiliza isso gratuitamente), de modo a poder saber logo que um stop é quebrado.
É imprescíndivel mas não no sentido de saber se o stop foi activado. É mais no sentido de saber se a cotação se está a aproximar do trigger.
Cumprimentos,
- Registado: 23/8/2006 18:53
Para quem, como eu, não tem possibilidade de colocar ordens durante o dia, os stops automáticos são obrigatórios. Corro o risco de ser "stopado" e depois a cotada voltar acima do valor de stop, mas a protecção contra eventuais descidas grandes durante o dia é obviamente maior.
Ver preço cair 10 ou 12 % sem possibilidade de fazer o que quer que seja não é um cenário aceitável.
Ver preço cair 10 ou 12 % sem possibilidade de fazer o que quer que seja não é um cenário aceitável.
- Registado: 9/6/2009 18:55
joao bravo Escreveu:Geralmente coloco assim que posso stop automático no break even.
Costumo fazer isto, também.
Mas regra geral, não dispenso os stops automáticos. Já houve vezes em que a acção dispara logo depois de vir ao meu stop, mas mais vezes houve em que optei por não usar stop automático e sofri perdas bem grandes.
Agora a minha estratégia passa por usar SEMPRE um stop bem apertado no início da ordem (Se for ao ar, paciência, não perdi muito. Regra regal quando não sou "stoppado" os ganhos são bons).
Se e quando a acção valorizar, ponho um stop no valor de compra.
- Registado: 4/12/2010 16:41
Tenho 3 níveis de "stop loss" (sempre manuais):
1. Modelo de trade a que chamei "my trend follower" e que a cada instante me dá um trigger para venda/compra;
2. Linha de suporte abaixo da posição de compra
3. 10% como valor máximo absoluto que admito perder. Este valor pode ser inferior, caso o suporte que referi
no ponto 2 esteja mais abaixo que os 10%. Nesse caso, considero o suporte como o limiar inferior que admito perder.
Repara no entanto que aplico isto apenas em trades longos (em intraday usaria apenas o meu trend follower e
eventualmente a linha de suporte).
1. Modelo de trade a que chamei "my trend follower" e que a cada instante me dá um trigger para venda/compra;
2. Linha de suporte abaixo da posição de compra
3. 10% como valor máximo absoluto que admito perder. Este valor pode ser inferior, caso o suporte que referi
no ponto 2 esteja mais abaixo que os 10%. Nesse caso, considero o suporte como o limiar inferior que admito perder.
Repara no entanto que aplico isto apenas em trades longos (em intraday usaria apenas o meu trend follower e
eventualmente a linha de suporte).
JAPO Escreveu:Na minha opinião os stops (manuais ou automáticos) são essenciais no trade.
São a única ferramenta que realmente pode proteger a nossa carteira (na eventualidade de uma má compra) e ainda pode ser usada para proteger os ganhos.
Agora realmente importante é a forma como se define estes stops. Podem ser baseados numa percentagem da posição de entrada e/ou num determinado modelo.
Será necessário testar várias "configurações" até se encontrar aquela a que uma pessoa se adapta melhor.
E aqui, o backtesting é essencial.
JAPO, quais usas? Automáticos ou manuais?
JAPO Escreveu:Na minha opinião os stops (manuais ou automáticos) são essenciais no trade.
São a única ferramenta que realmente pode proteger a nossa carteira (na eventualidade de uma má compra) e ainda pode ser usada para proteger os ganhos.
Agora realmente importante é a forma como se define estes stops. Podem ser baseados numa percentagem da posição de entrada e/ou num determinado modelo.
Será necessário testar várias "configurações" até se encontrar aquela a que uma pessoa se adapta melhor.
Japo, 100% de acordo
- Registado: 5/11/2002 12:21
Na minha opinião os stops (manuais ou automáticos) são essenciais no trade.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot] e 137 visitantes