Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

comissão mensal manutenção de conta - usura

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por artista_ » 28/12/2010 18:33

Olá Marcohvm, eu custa-me é a perceber a estratégia comercial do BCP, das duas três :mrgreen: , ou eu estou a ver isto mal ou eles vão perder muitos clientes com esta inflexibilidade na cobrança de comissões... é certo que na verdade só tenho provas de que perderam dois, eu e tu! :mrgreen:

abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Marcohvm » 28/12/2010 6:04

artista Escreveu:
artista Escreveu:De qualquer forma darei conta aqui da evolução da minha situação, para já estou à espera da resposta...

Já chegou, por carta... basicamente dizem que não gostariam que visse o facto como uma desconsideração em relação à minha pessoa, as comissões são as previstas no preçário da instituição...

Já tirei todas as domiciliações de pagamentos que tinha no MBCP, em breve terão menos um cliente!

abraços

artista

Boas artista,
para breve menos 2 clientes...
Já retirei os pagamentos domiciliados, 1 DP, 1 PPR e só estou à espera de uma resposta para transferir o CH.
Se todos os que se sentem lesados fizessem o mesmo, talvez este sirva de exemplo para outras entidades bancárias.

Cmps,
Marcohvm
"Saber esperar é uma virtude"

Registado: 19/10/2006 18:28

por artista_ » 28/12/2010 2:50

artista Escreveu:De qualquer forma darei conta aqui da evolução da minha situação, para já estou à espera da resposta...

Já chegou, por carta... basicamente dizem que não gostariam que visse o facto como uma desconsideração em relação à minha pessoa, as comissões são as previstas no preçário da instituição...

Já tirei todas as domiciliações de pagamentos que tinha no MBCP, em breve terão menos um cliente!

abraços

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por Elias » 23/12/2010 1:59

Atomez Escreveu:Se não estou bem, mudo-me, não é? Neste caso o que vou fazer é liquidar o que resta do CH, fechar a conta e nunca mais lá ter conta nenhuma.

Atomez,

Talvez te interesse saber que existe o "portal do cliente bancário" (http:// clientebancario.bportugal.pt) e que serve para apresentar reclamações junto do Banco de Portugal:

O cliente de uma instituição de crédito ou sociedade financeira pode exercer o direito a reclamar sempre que, na celebração de um contrato ou no decurso do mesmo, ou ainda aquando da aquisição de um serviço bancário, entender que a instituição não agiu de forma adequada.

O direito a reclamar é atribuído a qualquer pessoa singular ou colectiva que seja cliente de uma instituição de crédito (por exemplo, banco, caixa económica e de crédito agrícola mútuo, instituição financeira de crédito, etc.) ou sociedade financeira (por exemplo, agências de câmbios, etc.) que se encontre na lista de instituições registadas no Banco de Portugal.

O motivo da reclamação (ou seja, o conteúdo da mesma) deve estar relacionado directamente com as actividades desenvolvidas pela respectiva instituição de crédito ou sociedade financeira.

O formulário de reclamação está aqui.

1 abraço,
Elias

Registado: 5/11/2002 12:21

por artista_ » 21/12/2010 23:13

Elias Escreveu:
artista Escreveu:Tenho poucas dúvidas que se o BCP insistir nesta inflexibilidade de cobrança de comissões vai perder muitos clientes nos próximos meses... parece-me prematuro presumir que isto represente mais do que uma má estratégia na gestão comercial do banco, porque se fosse um tipo para o "extremista radical" diria que isto significa o princípio do fim do BCP! :mrgreen:

abraços

artista

artista,

teoricamente tens razão.

Na prática há outros factores que obstam a esse êxodo, nomeadamente:
- inércia das pessoas à mudança
- falta de atenção ou de informação sobre as comissões cobradas

E assim muitos clientes continuam alegremente a sê-lo. 8-)

Veremos, eu também estou longe de ter certezas (só as tenho em relação ao que farei se me continuarem a cobrar as comissões) :)

De qualquer forma darei conta aqui da evolução da minha situação, para já estou à espera da resposta deles, está a demorar, deve ser da época natalícia :)

abraços

artista

por atomez » 21/12/2010 4:24

"A melhor maneira de roubar um banco é ser dono de um"
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por Lion_Heart » 21/12/2010 3:24

Eu li este topico na horizontal pois ja foi assunto que discuti aqui mais que uma vez.

Eu ainda me admiro que se discuta este tipo de situações.

Mas pelo inicio do tópico reparo que o BCP esta a alargar a sua rede de "contribuintes" com a depesa de manutenção de contas. E não é so o BCP.

E digo mais com os extractos electronicos (que todos usam) cada vez mais eles vão meter a mão no bolso dos clientes pois muita gente nem olha para os extractos.

Ja aqui disse que a Bnaca tem o negócio ideal, pois são os unicos que sem dar cavaco a ninguem pegam o dinheirinho das nossas contas a seu belo prazer.

Até o Estado precisa de autorização mas estes não , é só ir la buscar.

O bdp concorda.

E eu pergunto agora pagam 6 e se no próximo mês forem 10 ou 15?

O milagre não é multiplicar os pães é ter um Banco pois ai é que se multiplica os lucros.

Usem o livro de reclamações , postem em foruns , façam queixas , exponham estes casos.E acabem com o bdp
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por Automech » 21/12/2010 1:37

Elias Escreveu:

Vou mais para a primeira Elias.

Porque a segunda só acontece até ao dia em que a pessoa detecta a primeira comissão cobrada no extracto.

Há ainda outras razões (mais em zonas pequenas) que é a relação de proximidade e confiança com os funcionários que levam a essa inércia que referes.

Registado: 4/6/2010 12:12

por Elias » 21/12/2010 1:23

artista Escreveu:Tenho poucas dúvidas que se o BCP insistir nesta inflexibilidade de cobrança de comissões vai perder muitos clientes nos próximos meses... parece-me prematuro presumir que isto represente mais do que uma má estratégia na gestão comercial do banco, porque se fosse um tipo para o "extremista radical" diria que isto significa o princípio do fim do BCP! :mrgreen:

abraços

artista

artista,

teoricamente tens razão.

por artista_ » 21/12/2010 1:20

Pastel Escreveu:
artista Escreveu:
Elias Escreveu:Então e não há um aproveitamento das bombas de gasolina das auto-estradas que vendem a gasolina mais cara?

Se calhar há mas é mais fácil cair nisso mais que uma vez, se é que é preciso cair uma primeira :)

Elias Escreveu:E não há um aproveitamento das áreas de serviço que pedem 90 cêntimos por um café?

Também, mas é como o exemplo anterior, não se é obrigado a consumir, é fácil não pagar esse "imposto"...

Elias Escreveu:E não há aproveitamento das lojas de conveniência que vendem tudo 30 ou 50% mais caro que nos supermercados?

Também não és obrigado a consumir... e ali está a pagar um serviço que tem riscos e custos superiores!

Bem... ao limite também ninguém é obrigado a "consumir" CH

Pois não, pode perfeitamente viver numa barraca, ou alterar os seus planos de vida e alugar uma casa! :shock: :roll:

De qualquer forma a questão não me parece que seja essa...

Tenho poucas dúvidas que se o BCP insistir nesta inflexibilidade de cobrança de comissões vai perder muitos clientes nos próximos meses... parece-me prematuro presumir que isto represente mais do que uma má estratégia na gestão comercial do banco, porque se fosse um tipo para o "extremista radical" diria que isto significa o princípio do fim do BCP! :mrgreen:

abraços

artista

por Automech » 21/12/2010 0:44

Atomez Escreveu:
No caso do Millennium sou obrigado a ter lá uma conta aberta que não serve para mais nada senão pagar o CH e pagar os 6€ da manutenção.

Tal como fui obrigado ao fazer o CH a ter um seguro de vida e um seguro da construção na Ocidental Seguros do grupo BCP...

Atomez, eu só discordo de ti numa coisa.

Se antes ou no momento em que contraíste o CH era condição fazeres o seguro de vida e de construção, então na minha opinião não há nada a apontar. Eram as condições e havia liberdade de escolha (embora possas não concordar com a prática, sobretudo se não for a da concorrência). Não percebi bem no teu post se era assim.

Em relação à conta à ordem, que é o que tenho discutido aqui, se não havia cobrança de manutenção, passou a a haver e não a podes cancelar, sem cancelar ambos os serviços, isso sim é uma restrição à liberdade colocada a meio do período de vigência do CH e essa, ainda que legalmente o banco tenha razão, deixa muito a desejar enquanto politica comercial.

por atomez » 21/12/2010 0:21

ajpr3392 Escreveu:Caro Atomez,
Já pensou que o Banco é "obrigado" a te-lo como cliente. Caso queira terminar a relação comercial consigo, não o pode fazer...Voce deve-lhe dinheiro.
Esta de ter dividas num Banco "comercial" sem ser obrigado a ter conta é nova. A relação com o Banco começa e termina na conta depositos à ordem.
Caso existe-se conhecimento do Banco para o relacionamento bancario aque voce lhe ir dedicar, tem a certeza que lhe fariam o CH? :lol:

Isso é a brincar, não é?

Tenho dívidas em bancos onde não tenho conta nenhuma, caso do cartão de crédito Barclays, e pago-lhes por débito directo noutro banco. Isto parece-me normal.

No caso do Millennium sou obrigado a ter lá uma conta aberta que não serve para mais nada senão pagar o CH e pagar os 6€ da manutenção.

Tal como fui obrigado ao fazer o CH a ter um seguro de vida e um seguro da construção na Ocidental Seguros do grupo BCP...

Estive a fazer umas continhas e verifico que o juro do CH é de 2.9% mas com mais os seguros e manutenção passa de facto para 3.3%

Se não estou bem, mudo-me, não é? Neste caso o que vou fazer é liquidar o que resta do CH, fechar a conta e nunca mais lá ter conta nenhuma.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por ajpr3392 » 21/12/2010 0:20

MarcoAntonio Escreveu:
ajpr3392 Escreveu:Meu Caro Sr Dr House,

Permita-me o favor de considerar que o Sr é uma grande "parvalhão". Na minha terra, cá no norte, é assim que nós tratamos pessoas que não sabem o que dizem mas pensam que sim.

Acredito que conheça muita gente que se trata assim. Mas aqui no Forum... não é possivel!

Meu Caro,
Tem razão, apesar de não saber a quem se dirige para fazer essa avalição. Conheço muita gente que se trata assim e outra que merece ser assim tratada, como foi o caso. Claro está que não me relaciono com essa gente. Por isso a tratamos assim. Clareza nos tratamento e assim não enganamos ninguem. Há limites para todas as discusões e não vi a mesma "sensibilidade" ao longo desta discusão.
MC

Registado: 30/7/2008 13:56

por MarcoAntonio » 21/12/2010 0:03

ajpr3392 Escreveu:Meu Caro Sr Dr House,

Permita-me o favor de considerar que o Sr é uma grande "parvalhão". Na minha terra, cá no norte, é assim que nós tratamos pessoas que não sabem o que dizem mas pensam que sim.

Acredito que conheça muita gente que se trata assim. Mas aqui no Forum... não é possivel!
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por ajpr3392 » 20/12/2010 23:18

dr house Escreveu:Estimado Elias,

Com todo o respeito imagino-te como um daqueles empregados de balcão do Milénio que com o ar mais cínico do mundo te dizem que a solução para não pagar 6 euros por mês é tornar-se cliente frequente e pagar 9! :shock: :shock:

Certo que o mercado deve funcionar e quem está mal que se mude. Na generalidade dos casos é assim mas como já foi mais do que comprovado em posts anteriores, neste caso não o é!!

Eu estou mal e não tenho qq hipótese de mudar!! Isso não é o mercado a funcionar. Isto é um dos players a tirar partido de uma posição incontornável para o cliente.

Em termos estritamente legais até acredito que possa estar tudo mais ou menos correcto da parte do BCP, agora em termos de:

:arrow: satisfação do cliente
:arrow: confiança na instituição bancária

este banco perdeu muito!
Qualquer gestor sabe que estes factores são essenciais para a sobrevivencia de longo prazo de qq instituição e esse capital está já perdido pelo banco!

E Elias o valor da comissão é o que menos importa aqui! A atitude prepotente do banco essa sim é vergonhosa!!

Apetece-me mesmo fazer umas piadas sobre o local onde a Barbára Guimarães pode enfiar a comissão mas claro que não o vou fazer aqui!

Mas nem tudo é calar e comer!
Os bancos possuem livros de reclamações e não acham grande graça que lá se escreva!

Meu Caro Sr Dr House,

Permita-me o favor de considerar que o Sr é uma grande "parvalhão". Na minha terra, cá no norte, é assim que nós tratamos pessoas que não sabem o que dizem mas pensam que sim. A mim apetece-me e vou dizer-lhe o que penso: Acho que o Sr Dr deveria meter o seu CH, as comissões que não nosta que lhe debitem, no mesmo sitio (apenas ligeiramente mais acima) que sugeriu a Sra D. B.Guimaraes. Mas claro que no seu. Ja agora introduza tambem o imovel (claro que deve ter varios andares e como tal vai satisfaze-lo).
Por último e como é Natal desejo aos colaboradores do MBCP da sua sucursal o melhor: Ve-lo pelas costas o mais rapido possivel. Antes de ir pergunte-lhe qual é o grau de satisfação dos clientes que acompanham, eles sabem. Compare os resutados (inqueritos anonimos) com os obtidos no seu serviço, se é que tem agum, claro.
Boa Noite.

Registado: 30/7/2008 13:56

por Vencer na Bolsa » 20/12/2010 17:16

Na Europa (França, Bélgica, Luxemburgo) é normal os bancos cobrarem tais "TAXAS de manutenção".

No Luxemburgo por exemplo, tenho conhecimento que os bancos cobram essas "taxas de manutenção" trimestralmente.
Essas "taxas de manutenção" fazem parte de um "pack" onde está incluido, por exemplo, um "X" de transferências nacionais, um "Y" de transferências internacionais (não se paga nenhuma comissão por tais transferências efectuadas), etc.

Existem vários pacotes, cabe ao cliente escolher....
Vencer na bolsa (Livro online): http://vencernabolsa.blogspot.com/
A busca da liberdade financeira: http://vencernabolsa.blogspot.com/2008/10/procura-da-liberdade-financeira.html
Em carteira: SEM ACTIVOS.

Registado: 2/12/2007 20:01

por Automech » 20/12/2010 16:39

Pastel Escreveu:Bem... ao limite também ninguém é obrigado a "consumir" CH

E, vendo bem, ninguém precisa verdadeiramente de bancos...

por Pastel » 20/12/2010 15:03

artista Escreveu:
Elias Escreveu:Então e não há um aproveitamento das bombas de gasolina das auto-estradas que vendem a gasolina mais cara?

Se calhar há mas é mais fácil cair nisso mais que uma vez, se é que é preciso cair uma primeira :)

Elias Escreveu:E não há um aproveitamento das áreas de serviço que pedem 90 cêntimos por um café?

Também, mas é como o exemplo anterior, não se é obrigado a consumir, é fácil não pagar esse "imposto"...

Elias Escreveu:E não há aproveitamento das lojas de conveniência que vendem tudo 30 ou 50% mais caro que nos supermercados?

Também não és obrigado a consumir... e ali está a pagar um serviço que tem riscos e custos superiores!

Bem... ao limite também ninguém é obrigado a "consumir" CH

Registado: 29/11/2007 11:30

por Automech » 20/12/2010 12:55

Krupper Escreveu:Não me parece que seja uma nova taxa. A comissão de manutenção de conta sempre existiu, o que me parece é que os critérios para a isenção mudaram, quando antes bastava ter o CH no banco para estar isento, neste momento isso por si só já não dá direito a essa isenção.

Exacto. É dessa alteração que se tem falado aqui, uma vez que a questão não é tão linear tipo, fecho a conta aqui e abro ali. Há um CH por trás que é indissociável da CO.

Ninguém põe em causa, sequer, a legalidade da alteração. Muito me admirava se o Millennium não estivesse formalmente coberto.

Krupper Escreveu:O facto em si só, pode ser criticável, mas lá está acho que as pessoas devem escolher o banco que melhor responde às suas necessidades e usar esse banco preferencialmente. Agora ter conta aberta em 10 bancos e esperar não pagar comissão de manutenção em nenhum deles...

A questão não era de ter em 10 ou 20 bancos. É em ter num banco em que se tem um CH (que não é um produto qualquer devido ao prazo) e aparecer uma comissão na conta à ordem que não existia. Embora formalmente não o seja, na prático é como se ocorresse um aumento do spread.

Se leres a minha conversa com o Elias podes ver o meu ponto de vista. Não vale a pena repetir. :wink:

por Krupper » 20/12/2010 12:46

Não me parece que seja uma nova taxa. A comissão de manutenção de conta sempre existiu, o que me parece é que os critérios para a isenção mudaram, quando antes bastava ter o CH no banco para estar isento, neste momento isso por si só já não dá direito a essa isenção. O facto em si só, pode ser criticável, mas lá está acho que as pessoas devem escolher o banco que melhor responde às suas necessidades e usar esse banco preferencialmente. Agora ter conta aberta em 10 bancos e esperar não pagar comissão de manutenção em nenhum deles...

Registado: 30/9/2010 13:54

por Automech » 20/12/2010 12:38

Krupper Escreveu:
AutoMech, não sabes se antes havia lugar ao pagamento de comissões ou não. Os clientes têm várias formas de não pagar comissões, no caso concreto do BCP basta receberes o salário por lá para não pagares nada, por exemplo...

Krupper, há 4 ou 5 relatos neste tópico de pessoas a quem não eram cobradas comissões e passaram a ser.

E eu sei que o Millennioum reviu (criou ou aumentou) as condições de manutenção de contas à orderm. Foi nesse sentido que comentei.

Krupper Escreveu:O que me parece é que o pessoal gosta de ter contas abertas em todos os bancos, têm um para o salário, outro para o CH, outro para os depósitos a prazo, outro para o PPR, outro para investir em acções, etc, etc... Todos querem ter contas abertas em todo o lado e não querem pagar por isso...

A questão principal do tópico é diferente. É de alguém que tenha um CH que em principio dura muitos anos e simultaneamente é 'obrigado' a ter uma CO.

Krupper Escreveu:Imagina o seguinte caso, um cliente contrata um CH com um banco (pode ser o BCP) e nesse momento têm um património financeiro de 10 mil € (mero exemplo), recebe o salário nesse banco e tem as despesas domiciliadas nesse banco. O banco fez as condições para o crédito com base no envolvimento do cliente nesse momento. Parece-te justo que o cliente passados 5 anos, mude o salário para outro banco, leve todo o dinheiro de lá e mude tb os pagamentos, usufruindo apenas das condições mais vantajosas do CH que foram contratadas há 5 anos atrás tendo por base condições que se mudaram com o passar do tempo?

Os intervenientes no tópico poderão confirmar esse ponto. Pelo que li não se tratou disso mas sim de comissões novas criadas pelo Millennium.

Além disso, a ser como referes, tudo deve fazer parte de um acordo conjunto (e não se suposições) uma vez que o CH é de 20 ou 25 anos e o cliente deverá saber que, para ter aquele spread, por exemplo, deverá manter um saldo de X com o banco ao longo do período do empréstimo.

O que eu critiquei foi o aparecimento de uma nova comissão (que não existia no momento do empréstimo), sem que o cliente possa cancelar essa conta.

Para mim é como se fosse um único produto embora formalmente sejam dois.

Krupper Escreveu:Nota: Tenho conta aberta no BCP, a qual uso com bastante frequência e nunca me cobraram nenhuma comissão de manutenção de conta.

Sim, é possivel. Basta seres por exemplo cliente frequente, prestige, cliente jovem, cliente universitário, teres um saldo médio superior a 7.500 euros, património acima de um determinado montante, teres negociado com alguém, etc.

por Krupper » 20/12/2010 12:20

AutoMech Escreveu:
Elias Escreveu:Mas quando escreves que não há liberdade de mercado achas que o problema deixa de o ser quando a conta à ordem não tem comissões?

Sim, porque se não tem comissões estará igual a quando foi contratado o CH e logo não houve alterações das condições e não se coloca a questão de ter ou não que mudar.

AutoMech, não sabes se antes havia lugar ao pagamento de comissões ou não. Os clientes têm várias formas de não pagar comissões, no caso concreto do BCP basta receberes o salário por lá para não pagares nada, por exemplo...

O que me parece é que o pessoal gosta de ter contas abertas em todos os bancos, têm um para o salário, outro para o CH, outro para os depósitos a prazo, outro para o PPR, outro para investir em acções, etc, etc... Todos querem ter contas abertas em todo o lado e não querem pagar por isso...

Imagina o seguinte caso, um cliente contrata um CH com um banco (pode ser o BCP) e nesse momento têm um património financeiro de 10 mil € (mero exemplo), recebe o salário nesse banco e tem as despesas domiciliadas nesse banco. O banco fez as condições para o crédito com base no envolvimento do cliente nesse momento. Parece-te justo que o cliente passados 5 anos, mude o salário para outro banco, leve todo o dinheiro de lá e mude tb os pagamentos, usufruindo apenas das condições mais vantajosas do CH que foram contratadas há 5 anos atrás tendo por base condições que se mudaram com o passar do tempo?

Nota: Tenho conta aberta no BCP, a qual uso com bastante frequência e nunca me cobraram nenhuma comissão de manutenção de conta.

Registado: 30/9/2010 13:54

É só tesos :-)

por dfviegas » 20/12/2010 11:41

Millennium BCP
O Programa Prestige distingue e premeia os Clientes especiais.

Condicções de acesso

10 EUR/mês (acresce Imposto do Selo à taxa de 4%), ou gratuito para os primeiros titulares de conta com Património Financeiro associado de valor igual ou superior a 50.000 EUR (média mensal) ou contas com ordenado ou reforma domiciliado no Millennium bcp, de valor igual ou superior a 2.500 EUR.

Registado: 29/11/2007 2:53

por Automech » 20/12/2010 3:21

Elias Escreveu:Mas tu achas que para uma pessoa considerar mudar de banco, o motivo principal seria o facto de o CH no outro banco ser mais favorável ou porque no outro banco não lhe cobravam os 6 euros de comissão? :roll:

Um, outro ou ambos.

Apenas se justificaria se no conjunto de custos fosse poupar no outro lado, o que dificilmente se irá verificar IMO.

por Elias » 20/12/2010 3:10

Mas tu achas que para uma pessoa considerar mudar de banco, o motivo principal seria o facto de o CH no outro banco ser mais favorável ou porque no outro banco não lhe cobravam os 6 euros de comissão? :roll:

Próximo

Quem está ligado: