Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Off-Topic Avarias e Indemnização ou Descontos

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Pemides » 28/12/2010 13:01

Dá muito trabalho para o valor em causa? Eu passei lá duas vezes por semana desde Janeiro de 2009... já dá uma quantia valente... Quem passa lá todos os dias então a coisa vai para os milhares de euros.

O pessoal não reclama porque pura e simplesmente ninguém acredita que vá ver o seu dinheiro de volta. Como, por acaso, até é o caso... a julgar pela notícia...
Á força de nos levantarmos cedo tornamo-nos completamente estúpidos. O ser humano necessita de dormir... - Franz Kafka em "A metamorfose"

Registado: 27/3/2005 22:16

por Elias » 28/12/2010 12:56

Pemides Escreveu:Lol. Achas que por só haverem 290 reclamações, isto não interessa a ninguém? Primeiro, a maior parte das pessoas nem deve saber desse formulário online (eu não sabia).

O facto de não saberem que o formulário online existe não é justificação. Podem sempre ir aos escritórios do concessionário pedir um impresso para reclamar. Acima de tudo, estes números demonstram que as pessoas não se quiseram dar ao trabalho de reclamar (dá muito trabalho para o valor em causa).

Pemides Escreveu:Depois, ninguém acredita que isso fosse dar nalguma coisa.

Isso já é uma suposição tua. Estás a presumir saber porque é que os outros não reclamaram.

Pemides Escreveu:Mas se quiseres um número maior, vê por exemplo o número de signatários desta petição: http://peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2010N1671

Ora aqui está. Preencher uma petição é muito mais cómodo, porque nem sequer é preciso levantar o traseiro do computador: preenchem-se dois ou três campos e já está.

Acontece que, como suponho que saibas, as petições não servem para nada.

Registado: 5/11/2002 12:21

por Pemides » 28/12/2010 12:50

Lol. Achas que por só haverem 290 reclamações, isto não interessa a ninguém? Primeiro, a maior parte das pessoas nem deve saber desse formulário online (eu não sabia). Depois, ninguém acredita que isso fosse dar nalguma coisa. Mas se quiseres um número maior, vê por exemplo o número de signatários desta petição: http://peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2010N1671
Á força de nos levantarmos cedo tornamo-nos completamente estúpidos. O ser humano necessita de dormir... - Franz Kafka em "A metamorfose"

por Elias » 28/12/2010 12:35

Lion_Heart Escreveu:E quem te deveria defender é quem te entrega aos bandidos. lol

pois. É tipo largar às feras (eu ia dizer aos leões mas depois achei melhor não, pois poderia ferir susceptibilidades... lol)

por Lion_Heart » 28/12/2010 12:31

Elias Escreveu:Já por mais de uma ocasião reclamei junto de entidades públicas (institutos, câmaras municipais) contra determinadas situações e tive que me identificar e pôr a morada, e-mail de contacto, etc., resultado passados poucos dias os cidadãos visados pelas reclamações vieram bater à minha porta a pedir satisfações. Não ter sofrido outras represálias foi uma sorte, parece-me.

Este é o país em que as pessoas não confiam nas instituições para resolver as situações.

Ora aqui esta. Isso prova a falta de democracia em Portugal.

Reclamas , fazes prova contra algo ou alguém e tu e que te arriscas a levar no pelo.

E quem te deveria defender é quem te entrega aos bandidos. lol
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por Elias » 28/12/2010 12:24

Lion_Heart Escreveu:
Elias Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:Pois, mais uma vez no anonimato , isso não parece muito democratico. Mas porque raio não poe logo ali o livrinho quando se pede? E ainda se tem que levar com lavagem ao cerebro?

Qual anonimato? Quando reclamas ao Banco de Portugal és obrigado a identificar-te!

http://clientebancario.bportugal.pt/pt- ... macao.aspx

Va la .

Sim, infelizmente essa questão da identificação é um pau de dois bicos.

Já por mais de uma ocasião reclamei junto de entidades públicas (institutos, câmaras municipais) contra determinadas situações e tive que me identificar e pôr a morada, e-mail de contacto, etc., resultado passados poucos dias os cidadãos visados pelas reclamações vieram bater à minha porta a pedir satisfações. Não ter sofrido outras represálias foi uma sorte, parece-me.

Este é o país em que as pessoas não confiam nas instituições para resolver as situações.

por Lion_Heart » 28/12/2010 12:15

Elias Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:Pois, mais uma vez no anonimato , isso não parece muito democratico. Mas porque raio não poe logo ali o livrinho quando se pede? E ainda se tem que levar com lavagem ao cerebro?

Qual anonimato? Quando reclamas ao Banco de Portugal és obrigado a identificar-te!

Va la .
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

por Elias » 28/12/2010 12:08

por Lion_Heart » 28/12/2010 11:59

Elias Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:Se fosse democratico tinhas as 290 mil como é antidemocratico tens 290.

Será que é por o país ser antidemocrático? Ou será que é por a população não se interessar pelo assunto? Sabias que estas reclamações podem ser apresentadas online sem teres de falar com ninguém?

Interessar interessa mas como sabe que cai tudo em saco roto pois o sistema esta contra o individuo e se esta contra o individuo não é democratico. O sistema protege os "grandes" ou seja o Estado e as empresas do "regime" ora em democracia deveria ser o contrario , o cidadão ou seja o povo e que deveria ter os direitos.

Elias Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:Ja para não falar nas vezes que es persuadido a não apresentar queixas ou reclamações. A começar no própio Estado.

Se queres exemplos dou dois. Pedes reembolso IVA levas logo com uma inspecção.

Qual é o problema de levar com uma inspecção? A menos que haja algo a esconder...

O problema não é nenhum , mas se tu és honesto e pedes reembolso levas inspecção se es artista andas na boa. Portugal parte do principio oposto a democracia ou ao direito (inocente até prova em contrario, aqui es culpado até provares que és inocente)

Elias Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:Pede livro de reclamações num banco e ves a reacção que vais ter.

Mais uma vez podes reclamar online, através de um formulário que está no site do Banco de Portugal.
[/quote]

Pois, mais uma vez no anonimato , isso não parece muito democratico. Mas porque raio não poe logo ali o livrinho quando se pede? E ainda se tem que levar com lavagem ao cerebro?

Lion_Heart

por Elias » 28/12/2010 11:46

Lion_Heart Escreveu:Se fosse democratico tinhas as 290 mil como é antidemocratico tens 290.

Será que é por o país ser antidemocrático? Ou será que é por a população não se interessar pelo assunto? Sabias que estas reclamações podem ser apresentadas online sem teres de falar com ninguém?

Lion_Heart Escreveu:Ja para não falar nas vezes que es persuadido a não apresentar queixas ou reclamações. A começar no própio Estado.

Se queres exemplos dou dois. Pedes reembolso IVA levas logo com uma inspecção.

Qual é o problema de levar com uma inspecção? A menos que haja algo a esconder...

Lion_Heart Escreveu:Pede livro de reclamações num banco e ves a reacção que vais ter.

Mais uma vez podes reclamar online, através de um formulário que está no site do Banco de Portugal.

por Lion_Heart » 28/12/2010 11:32

Elias Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:
Elias Escreveu:Nenhum condutor que se queixou de obras nas auto-estradas foi reembolsado

Mas existiam duvidas era? Nem foi nem será!

A vida num País anti-democratico da nisto.

Lion o país não é antidemocrático. Se isto fosse um aspecto importante para os condutores, não tinhas apenas 290 reclamações, tinhas 290 mil.

Se fosse democratico tinhas as 290 mil como é antidemocratico tens 290.

Ja para não falar nas vezes que es persuadido a não apresentar queixas ou reclamações. A começar no própio Estado.

Se queres exemplos dou dois. Pedes reembolso IVA levas logo com uma inspecção. Tenta reclamar num serviço publico e depois ves como és tratado.
Pede livro de reclamações num banco e ves a reacção que vais ter.

Lion_Heart

por Elias » 28/12/2010 11:18

Lion_Heart Escreveu:
Elias Escreveu:Nenhum condutor que se queixou de obras nas auto-estradas foi reembolsado

Lion o país não é antidemocrático. Se isto fosse um aspecto importante para os condutores, não tinhas apenas 290 reclamações, tinhas 290 mil.

por Lion_Heart » 28/12/2010 11:13

Lion_Heart

por Elias » 28/12/2010 9:57

Nenhum condutor que se queixou de obras nas auto-estradas foi reembolsado

28.12.2010 - 07:45 Por Luísa Pinto

Publicada há mais de três anos, a lei que estabelece a obrigatoriedade de ser devolvido aos utentes de auto-estradas o valor das portagens pagas nas vias sujeitas a obras não deu lugar a um único reembolso.

Isto porque, até hoje, nunca o Instituto de Infra-estruturas Rodoviárias (InIR), enquanto regulador do sector, confirmou a existência de irregularidades ou de alguma situação de incumprimento. Resultado: "Não existiu nenhum ressarcimento aos utentes" das auto-estradas, confirmou fonte do InIR ao PÚBLICO.

Curiosamente, não foram muitos os pedidos de reembolso entregues directamente ao instituto regulador, usando o formulário que está disponível na pagina da Internet. Desde que entrou em vigor a legislação - pela Lei 24/2007, de 18 de Julho, regulamentada, quase um ano depois, pelo Decreto Regulamentar 12/2008, de 9 de Junho - o InIR recebeu apenas 41 pedidos de reembolso. As reclamações recebidas pelo instituto regulador diziam respeito a obras no lanço entre Condeixa e Coimbra, na A1; no lanço entre Coina e Palmela da A2 e, na A8, entre Lisboa e Malveira.

Já os pedidos de reembolso efectuados junto das concessionárias foram muitos mais. Só no caso da A8 (entre Lisboa e Leiria, concessionada à Auto-estradas do Atlântico) foram 290 os pedidos de devolução de taxas noticiados. Porém, é sempre o regulador quem tem de atestar a situação de incumprimento que poderá justificar o reembolso da portagem. E até agora o InIR não passou nenhum.

Obras não dão reembolso

Se o objectivo que esteve por trás da legislação era compensar os automobilistas pelo facto de estarem a pagar um serviço (circularem numa auto-estrada com segurança e fluidez) que não estava a ser cumprido, a forma como foi regulamentado acabou foi por afunilar as condições para que esse reembolso viesse a ter lugar.

Os reembolsos têm de ser pedidos pelos utentes e só têm lugar no caso de as concessionárias terem falhado no cumprimento do projecto da obra, que submeteram previamente à apreciação do regulador, com a publicação dos constrangimentos provocados.

Ou seja, não é o facto de estar em obras - e de o trânsito não poder circular de uma forma rápida e fluida - que dá direito aos automobilistas a receber as portagens que pagaram. Desde que tenham sido previamente informados da existência de obras e dos constrangimentos (em órgãos de comunicação de audiência local e nacional), que permitam aos automobilistas procurarem alternativas, se as houver, e sempre que haja uma sinalização adequada e que sejam repeitadas as normas de segurança, as taxas de portagem continuam a ser devidas.

A legislação obriga a que nas situações de obras em auto-estradas com duração superior a 72 horas as concessionárias devem desenvolver um projecto relativo às condições de circulação na obra e submetê-lo ao parecer do InIR. Nesse projecto, a concessionária deve identificar os horários e a programação temporal dos trabalhos, os desvios provisórios de tráfego, fazer uma memória descritiva dos sistemas de sinalização, segurança, vigilância e fiscalização das obras e também avisar como vai conseguir intervenções rápidas em obras com constrangimentos laterais superiores a dois quilómetros.

Para além de dar um parecer positivo ao projecto de intervenção, é também o InIR quem vai, posteriormente, verificar se houve incumprimento, nomeadamente no desrespeito pelo projecto que foi apresentado durante a fase da obra e nas condições de circulação da via.

por mais_um » 27/12/2010 2:18

tiago_ferreira Escreveu:
mais_um Escreveu:Estão ambos errados, as obras tiveram inicio a 27 de Novembro de 2008 e tinham um prazo de execução de 2 anos, já agora passo por lá quase todos os dias uteis e alguns não uteis à 8 anos e sei bem o que sofri.

O projecto até pode ter começado em Novembro de 2008 mas a parte que afecta os automobilistas (o corte de faixas e a baixa da velocidade máxima para 80Km/h) foi em Fevereiro de 2009.

O que tu escreveste foi quando começaram as obras e a data que tu referiste está errada. Se quiseres rectificar a tua afirmação inicial da data de inicio das obras, para a data em que começaram os constrangimentos (referidos por ti), isso já é outra coisa, até porque antes de eles irem para as faixas de rodagem existentes, começaram as intervenções nas obras de arte e na preparação dos terrenos limitrofes para o alargamento e não existiu de inicio grandes constrangimentos ao transito.

Desculpa o rigor, mas para mim é importante.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por tiago_ferreira » 26/12/2010 12:13

mais_um Escreveu:Estão ambos errados, as obras tiveram inicio a 27 de Novembro de 2008 e tinham um prazo de execução de 2 anos, já agora passo por lá quase todos os dias uteis e alguns não uteis à 8 anos e sei bem o que sofri.

O projecto até pode ter começado em Novembro de 2008 mas a parte que afecta os automobilistas (o corte de faixas e a baixa da velocidade máxima para 80Km/h) foi em Fevereiro de 2009.

Registado: 27/1/2009 14:17

por Pemides » 23/12/2010 14:45

Eu como estive fora do país no último semestre de 2008, só posso afirmar com toda a certeza que em Janeiro de 2009 já estava em obras. Pelo menos já estava com o trânsito limitado a 80 Km/h e com as faixas minúsculas. Porque obras obras, não vi grande coisa até muitos meses depois. Sempre que lá passava via meia dúzia de gatos a trabalhar num sítio específico. Se eles estivessem a ser penalizados em termos de tarifas, aquilo tinha andado muito mais rápido...

Se preferia que não tivessem sido feitas? Eu nunca tive grande problemas com filas na A8 até começarem as obras. Estes dois anos é que têm sido um inferno andar naquela autoestrada. Há um acidente qualquer (sem berma...) e lá faz fila de uns quantos quilómetros.

Mas independentemente de terem que ser feitas ou não... achas normal as pessoas paguem o mesmo por um serviço muito inferior? Eu não acho... acho que se houvesse uma autoridade reguladora competente o consumidor nunca poderia pagar o mesmo por um percurso com limite de 120 Km/h e por um com um limite de 80 Km/h, em obras.

Se houvessem duas autoestradas paralelas em concorrência, e se uma delas fizesse uma obra assim, teria que baixar o preço pelo percurso, ou ficaria sem clientes. O objectivo da regulação é replicar condições concorrenciais em mercados que, pelas suas características, não o podem ser. Assim, alguém devia ter decretado que enquanto as obras estivessem a decorrer, e as condições de circulação fossem seriamente afectadas, a tarifa máxima a cobrar pelo concessionário seria mais baixa.

por Elias » 23/12/2010 13:56

Bem de facto em relação ao troço Loures-Malveira não faço ideia quando começaram.

O troço Loures-Cril estou em condições de afirmar que só entrou em obras em Agosto de 2009.

por mais_um » 23/12/2010 13:45

Elias Escreveu:
tiago_ferreira Escreveu:
Elias Escreveu:Não é preciso exagerar. As obras começaram há 16 meses (Agosto de 2009) e não há dois anos.

Não é verdade Elias, as obras Loures-Malveira começaram em Fevereiro de 2009.

Sim, tens razão. A parte que começou em Agosto de 2009 foi no troço Loures-Cril. Obrigado pela correcção.

Estão ambos errados, as obras tiveram inicio a 27 de Novembro de 2008 e tinham um prazo de execução de 2 anos, já agora passo por lá quase todos os dias uteis e alguns não uteis à 8 anos e sei bem o que sofri.

No dia 25 de Novembro, o Governo Civil de Lisboa foi palco da apresentação pública do projecto de alargamento do sub-lanço Loures / Malveira da A8.

A Governadora Civil de Lisboa, Dalila Araújo reforçou a importância desta obra para o Distrito e o Presidente da empresa Auto-estradas do Atlântico, José Braga confirmou em conferência de imprensa, o início dos trabalhos para o dia 27 de Novembro, representando um investimento de 35.000.000€.

As obras de alargamento da A8 terão uma duração de 2 anos, iniciando-se a primeira fase de obra ao Km 19 na Malveira até Loures e a segunda fase Loures/Lisboa, numa extensão total de 10km.

Estes trabalhos resultam da obrigação contratual para com o Estado Português (D.L. 393-A/98) e obrigam a AEA a efectuar obras de alargamento de 2x2 para 2x3 vias sempre que num lanço se atinja um volume de Tráfego Médio Diário superior a 35.000 veículos.

http://www.gov-civil-lisboa.pt/portal20 ... Itemid=305

"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por Elias » 23/12/2010 13:23

tiago_ferreira Escreveu:
Elias Escreveu:Não é preciso exagerar. As obras começaram há 16 meses (Agosto de 2009) e não há dois anos.

/quote]

Sim, tens razão. A parte que começou em Agosto de 2009 foi no troço Loures-Cril. Obrigado pela correcção.

por tiago_ferreira » 23/12/2010 13:21

Elias Escreveu: E no troço Loures-Malveira já estão concluídas.

Sim, ontem essa parte já estava aberta.
E, já agora, deixa-me que te diga que o piso novo ficou uma bela $%&#$.

Registado: 27/1/2009 14:17

por Lion_Heart » 23/12/2010 10:48

Acabei de saber que a ANACOM não pode regular sobre as operadoras móveis, tem que ser mesmo a autoridade da concorrencia.

As entidades (todas como eu digo) que supostamente devem estar atentas a estas coisas .

O contrato não esta em meu nome nem sei por onde anda , mas sei que como consumidor deveria ter alguns direitos.

Uns dos direitos claramentes violados é so poderes tratar de determinados assuntos por call center. Uma absoluta aberração.

Outros dos exemplos que te dei foi com o furacao do ano passado em que existiram pessoas com uma semana ou mais de falta de luz e a EDP não indemnizou ninguem.

Lion_Heart

por Elias » 23/12/2010 9:45

Lion_Heart Escreveu:E eu disse concorrencia e afins , ou seja engloba os provedores do clientes , entidades reguladoras e etc.

Não, tu disseste "autoridades de concorrencia e por ai fora".

E sinceramente, não vejo o que é que autoridade da concorrência tem a ver com provedor do cliente e entidades reguladoras.

Seja como for, relativamente ao caso em apreço, acho que deves ver o que é que está no contrato que assinaste. Diz lá alguma coisa sobre falhas de serviço?

por Lion_Heart » 23/12/2010 4:12

Elias Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:E andamos nisto. As famosas autoridades de concorrencia e por ai fora nem querem saber.

Podes explicar-me o que é que a autoridade da concorrência tem a ver com a situação que descreves?

a autoridade da concorrencia serve para evitar monoploios duoplios e etc.

Ora se eu der uma vista de olhos aos accionistas de referencia das duas empresas vejo pasme-se Os Mesmos.

E eu disse concorrencia e afins , ou seja engloba os provedores do clientes , entidades reguladoras e etc.

Lion_Heart

por Elias » 23/12/2010 0:50

Lion_Heart Escreveu:E andamos nisto. As famosas autoridades de concorrencia e por ai fora nem querem saber.

Podes explicar-me o que é que a autoridade da concorrência tem a ver com a situação que descreves?

Pemides Escreveu:A A8 está em obras há dois anos

Não é preciso exagerar. As obras começaram há 16 meses (Agosto de 2009) e não há dois anos. E no troço Loures-Malveira já estão concluídas.

Pemides Escreveu:(não sei como é que se demora tanto tempo a fazer um raio de uma faixa nova)

Experimenta passar sobre o viaduto junto ao Loureshopping e olha lá para baixo para as obras, talvez fiques a perceber melhor a dificuldade desta obra.

Pemides Escreveu:, com velocidade limitada a 80 Km/h no percurso em obras (que ainda são uns bons quilómetros), e não há lugar a nenhuma redução na portagem. Acho vergonhoso. O serviço é muito inferior, o preço a pagar também devia ser. Mas não há nenhum regulador que tenha a coragem para tomar estas medidas.

Preferias que não houvesse obras de alargamento?

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, junas, karaya75, latbal, Luzemburg, malakas, Manchini888, OCTAMA, peterteam2, trilhos2006, yggy e 185 visitantes