[OT] ACAPOR apresenta queixa-crime contra 1000 IPs
Que palhaçada... heis as verdadeiras intenções da ACAPOR...
http://torrentfreak.com/movie-group-to-ddos-the-courts-to-have-file-sharing-laws-weakened-101223/
Portanto o objectivo da ACAPOR não é conseguir ter sucesso com nenhum destes casos... o objectivo é inundar o sistema judicial de tal forma que comece a perder a sua capacidade de resposta, e que isso comece a ser incómodo para o sistema político, de modo a que atendam às suas reivindicações.
Really classy...
Movie Group Will DDoS The Courts To Have File-Sharing Laws Weakened
A movie interests association has just announced an interesting new strategy. Having previously focused on having The Pirate Bay blocked in their home country, ACAPOR – which recently had its emails leaked by Operation Payback – says it will now make legal history by reporting unprecedented numbers of file-sharers to the authorities. Their aim? To have the law for infringements made less severe.
In September this year, movie rental association ACAPOR filed a complaint against The Pirate Bay with the General Inspection of Cultural Activities, a department of the Portuguese Ministry of Culture.
Blaming the site for 15 million illegal downloads in Portugal every year, ACAPOR demanded that the country’s ISPs should take similiar action to that taken in Italy, and block The Pirate Bay.
In a parallel action, a complaint was also made against Piratatuga.net, a file-sharing site which has proven extremely popular among their countrymen, also blamed for millions of downloads. In this case a criminal investigation was requested.
But having taken action against the sites that facilitate the transfers undertaken by file-sharers, ACAPOR – which recently had its email database hacked as part of Operation Payback – is now widening its approach somewhat. Starting in January 2011, the movie interests group will begin reporting thousands of file-sharers to the authorities.
Their aim? To have punishments for file-sharing made less severe.
According to ACAPOR president Nuno Pereira, only one case has been brought against a Portuguese file-sharer. He believes that this restrained approach is down to the justice system being afraid of the 3 year jail sentences currently on the books for the offense.
Calling the current system “outdated”, Pereira is calling for Portuguese law to be changed to follow the French lead of a graduated response.
“It would be better to replace the prison sentence, which is never enforced and that is excessive, for a breach or a cut in Internet access, like they do in France,” he explained.
Pereira also says that if the current law was applied as required, the criminal courts would become inundated with case of illegal file-sharing.
So, in order to ‘help’ the situation, Pereira has announced a new ACAPOR strategy of – wait for it – inundating the criminal courts with cases of illegal file-sharing.
Starting January 5th 2011, ACAPOR will begin filing “the largest collection of criminal complaints submitted simultaneously in the history of Portuguese Justice” against individuals alleged to have shared movies online.
“From that day on, every month we will file 1,000 new complaints,” said Pereira, adding that although file-sharing is a crime in Portugal, ACAPOR is being forced to act privately because their complaints to the government have come to nothing.
Will the justice system be able to keep up with what is in effect a Denial of Service attack on the courts? Almost certainly not. But this stunt appears to be less about justice and more about pressuring the government and generating publicity to scare potential file-sharers.
http://torrentfreak.com/movie-group-to-ddos-the-courts-to-have-file-sharing-laws-weakened-101223/
Portanto o objectivo da ACAPOR não é conseguir ter sucesso com nenhum destes casos... o objectivo é inundar o sistema judicial de tal forma que comece a perder a sua capacidade de resposta, e que isso comece a ser incómodo para o sistema político, de modo a que atendam às suas reivindicações.
Really classy...

Á força de nos levantarmos cedo tornamo-nos completamente estúpidos. O ser humano necessita de dormir... - Franz Kafka em "A metamorfose"
- Registado: 27/3/2005 22:16
habanero04 Escreveu:pocoyo Escreveu:Olha que eu estava a brincar, não sei qual é o critério.
Eu sei que estavas a brincar...![]()
Se eu tiver o CD original como disse atrás então poderei fazer as cópias que quiser e dá-las a quem eu bem entender. Além disso, se eu não tiver o original e fizer download da net pelos vistos também o poderei fazer, pois pelos vistos quando compro os CDs para gravar estou a contribuir para os direitos de autor.
Por isso, de que se queixam?!
Eu não me queixo de nada, não sou eu que vou preso....

Primeiro português condenado à prisão por pirataria musical na internet
Indivíduo poderá passar entre 60 a 90 dias atrás das grades por ter feito o download e partilhado música ilegalmente.
Foi anteontem condenada, pela primeira vez num tribunal português, uma pessoa por ter descarregado e disponibilizado música na internet de forma ilegal. A notícia, avançada pelo Jornal de Negócios, revela a sentença a que o indivíduo não identificado foi condenado: 90 dias de prisão ou 60 dias acrescidos de uma multa e um pedido de indemnização.
O processo foi instaurado pela Associação Fonográfica Portuguesa (AFP) e a Audiogest (Associação para a Gestão e Distribuição de Direitos). Segundo a descrição da publicação: "O utilizador terá descarregado música de forma ilícita que depois transferiu para outros indivíduos através da chamada rede "peer-to-peer", que permite a partilha de ficheiros de música".
http://blitz.aeiou.pt/gen.pl?p=stories& ... ries/25431
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
pocoyo Escreveu:Olha que eu estava a brincar, não sei qual é o critério.
Eu sei que estavas a brincar...

Se eu tiver o CD original como disse atrás então poderei fazer as cópias que quiser e dá-las a quem eu bem entender. Além disso, se eu não tiver o original e fizer download da net pelos vistos também o poderei fazer, pois pelos vistos quando compro os CDs para gravar estou a contribuir para os direitos de autor.
Por isso, de que se queixam?!
Olá Pessoal,
nos últimos tempos tenho me debruçado muito sobre este assunto.
A lei diz o seguinte:
Ou seja, para ser ilegal tem de se provar que houve dolo para o proprietário dos direitos autorais.
Os estudos sobre o assunto dizem que 5 downloads são o equivalente a 1 venda perdida. No entanto, também dizem que o download de conteúdos digitais promove o sampling (descoberta de conteúdos que de outra forma não seriam descobertos) e incrementa as vendas. Logo a lógica de que Pirataria = Prejuizo não é directa e muito menos consensual.
Os estudos dizem também que em economias em desenvolvimento a pirataria é uma força motriz na evolução dessa mesma economia. Contudo, em economias estabelecidas e consolidadas (como o caso da América e Europa) terá efeitos adversos ao nível de redução do estimulo de criação e diminuição de receitas de impostos para os estados.
Não é fácil debater sobre este assunto mas se um juiz face a um caso de downloads considerar que as provas apontam no sentido de prejuízo da cadeia de valor de criação+produção+distribuição dos conteúdos então o donwload é considerado ilegal.
Naturalmente que os downloads são a vertente mais tecnológica da questão mas tudo o resto como (copiar cassestes, gravar cds de originais e dar a outras pessoas, fotocopiar livros integralmente e dar a outras pessoas) são também possíveis actos ilegais.
nos últimos tempos tenho me debruçado muito sobre este assunto.
A lei diz o seguinte:
Artigo 75.º
(...)
2 — São lícitas, sem o consentimento do autor, as seguintes utilizações da obra:
a) A reprodução de obra, para fins exclusivamente privados, em papel ou suporte similar, realizada através de qualquer tipo de técnica fotográfica ou processo com resultados semelhantes, com excepção das partituras, bem como a reprodução em qualquer meio realizada por pessoa singular para uso privado e sem fins comerciais directos ou indirectos;
(...)
4 — Os modos de exercício das utilizações previstas nos números anteriores não devem atingir a exploração normal da obra, nem causar prejuízo injustificado aos interesses legítimos do autor.
Ou seja, para ser ilegal tem de se provar que houve dolo para o proprietário dos direitos autorais.
Os estudos sobre o assunto dizem que 5 downloads são o equivalente a 1 venda perdida. No entanto, também dizem que o download de conteúdos digitais promove o sampling (descoberta de conteúdos que de outra forma não seriam descobertos) e incrementa as vendas. Logo a lógica de que Pirataria = Prejuizo não é directa e muito menos consensual.
Os estudos dizem também que em economias em desenvolvimento a pirataria é uma força motriz na evolução dessa mesma economia. Contudo, em economias estabelecidas e consolidadas (como o caso da América e Europa) terá efeitos adversos ao nível de redução do estimulo de criação e diminuição de receitas de impostos para os estados.
Não é fácil debater sobre este assunto mas se um juiz face a um caso de downloads considerar que as provas apontam no sentido de prejuízo da cadeia de valor de criação+produção+distribuição dos conteúdos então o donwload é considerado ilegal.
Naturalmente que os downloads são a vertente mais tecnológica da questão mas tudo o resto como (copiar cassestes, gravar cds de originais e dar a outras pessoas, fotocopiar livros integralmente e dar a outras pessoas) são também possíveis actos ilegais.
habanero04 Escreveu:mais_um Escreveu:[Onde foste buscar esssa ideia? Se comprares um CD e emprestares a outra pessoa não estás a cometer um crime, tal como se emprestares um livro, agora se tirares fotocopias do livro e ofereceres ao teu vizinho, isso já será crime.
No fundo a coisa vai dar ao mesmo. Apenas há uma compra mas várias pessoas a usufruir da obra, e o autor só recebe o valor relativo a uma venda.
O que está protegido é o direito de copia e não o de uso.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
mais_um Escreveu:[Onde foste buscar esssa ideia? Se comprares um CD e emprestares a outra pessoa não estás a cometer um crime, tal como se emprestares um livro, agora se tirares fotocopias do livro e ofereceres ao teu vizinho, isso já será crime.
No fundo a coisa vai dar ao mesmo. Apenas há uma compra mas várias pessoas a usufruir da obra, e o autor só recebe o valor relativo a uma venda.
habanero04 Escreveu:pocoyo Escreveu:habanero04 Escreveu:
E onde está a lógica de eu ter que ir comprar outro CD igual? Eu não a vejo em lado nenhum.
Outro exemplo, compras um livro, lês, lê a tua mulher, o teu pai e a vizinha. Segundo a tua logica também estou a cometer um crime...
Se fizer parte do teu agregado familiar pode, se não fizer...
Isto é mas é uma grande palhaçada. Querem todos meter ao bolso à conta do Zé e quem levante ondas que se cale... os gajos que estão na SPA devem ser todos muito honestos... Pagas quando compras o CD original, pagas quando compras o virgem mesmo que seja para fazer backup de ficheiros pessoais... enfim!
Olha que eu estava a brincar, não sei qual é o critério.

habanero04 Escreveu:pocoyo Escreveu:mais_um Escreveu:
Se o CD estiver protegido por direitos de autor estás a cometer um crime, se não estiver não estás.
Seja um CD, livro, DVD, etc...
Penso que não é assim.
Acho que é assim, se tiveres o original podes fazer a cópia, se não tiveres não podes fazer nem possuir.
É o que eu faço com os DVDs do meu rapaz de 3 anos, tenho o original guardado e dou-lhe as cópias para ele ver, até ao dia em que ele me diz que não funciona e eu faço outra cópia.
Tu fazes a cópia mas é para ele não te escavacar o original...
Sim.
E só desta maneira é que a cópia é legal (tendo o original).
pocoyo Escreveu:habanero04 Escreveu:
E onde está a lógica de eu ter que ir comprar outro CD igual? Eu não a vejo em lado nenhum.
Outro exemplo, compras um livro, lês, lê a tua mulher, o teu pai e a vizinha. Segundo a tua logica também estou a cometer um crime...
Isto é mas é uma grande palhaçada. Querem todos meter ao bolso à conta do Zé e quem levante ondas que se cale... os gajos que estão na SPA devem ser todos muito honestos... Pagas quando compras o CD original, pagas quando compras o virgem mesmo que seja para fazer backup de ficheiros pessoais... enfim!
habanero04 Escreveu:mais_um Escreveu:habanero04 Escreveu:mais_um Escreveu:habanero04 Escreveu: Onde é que está escrito que é crime eu fazer o download de um CD ou DVD?
![]()
![]()
![]()
![]()
Já ouviste falar de direitos de autor?
Imagina que eu tenho um CD, faço uma cópia e dou-a a um filho meu para ele ouvir. É pirataria?
Se o CD estiver protegido por direitos de autor estás a cometer um crime, se não estiver não estás.
Onde foste buscar esssa ideia? Se comprares um CD e emprestares a outra pessoa não estás a cometer um crime, tal como se emprestares um livro, agora se tirares fotocopias do livro e ofereceres ao teu vizinho, isso já será crime.
pocoyo Escreveu:mais_um Escreveu:
Penso que não é assim.
Acho que é assim, se tiveres o original podes fazer a cópia, se não tiveres não podes fazer nem possuir.
É o que eu faço com os DVDs do meu rapaz de 3 anos, tenho o original guardado e dou-lhe as cópias para ele ver, até ao dia em que ele me diz que não funciona e eu faço outra cópia.
Tu fazes a cópia mas é para ele não te escavacar o original...
pocoyo Escreveu:mais_um Escreveu:
Penso que não é assim.
Mas já compraste o original, não pediste emprestado e fizeste uma copia.
De qualquer modo é ver a legislação no que diz respeito aos artistas colocada pelo TheTraveler, porque em relação a software a legislação já será diferente.
habanero04 Escreveu:

mais_um Escreveu:habanero04 Escreveu:TheTraveler Escreveu:Suportes Remuneração
(em euros)
Analógicos:
Cassetes áudio . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 0,14
Cassetes vídeo (VHS) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 0,26
Digitais:
CD:
CD R áudio . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 0,13
CD R data . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 0,05
CD 8 cm . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 0,27
Minidisc . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 0,19
CD RW áudio . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 0,19
CD RW data . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 0,14
DVD:
DVDR . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 0,14
DVDRW . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 0,30
DVDRAM . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 1,00
http://dre.pt/pdf1sdip/2004/08/199A00/56585665.pdf
Estes são os montantes que os autores recebem?
Não, as associações que os representam, mas por acaso estou curioso em saber como esse dinheiro depois é distribuido.
Não tinha reparado no mail anterior do Traveler, afinal isto são valores sobre suportes de gravação, os ditos "virgens". Sendo assim, de que se queixam?...
mais_um Escreveu:habanero04 Escreveu:mais_um Escreveu:habanero04 Escreveu: Onde é que está escrito que é crime eu fazer o download de um CD ou DVD?
![]()
![]()
![]()
![]()
Imagina que eu tenho um CD, faço uma cópia e dou-a a um filho meu para ele ouvir. É pirataria?
habanero04 Escreveu:TheTraveler Escreveu:Suportes Remuneração
(em euros)
Analógicos:
Cassetes áudio . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 0,14
Digitais:
CD:
DVD:
Não, as associações que os representam, mas por acaso estou curioso em saber como esse dinheiro depois é distribuido.

TheTraveler Escreveu:Suportes Remuneração
(em euros)
Analógicos:
Digitais:
CD:
DVD:
mais_um Escreveu:
Penso que não é assim.
Suportes Remuneração
(em euros)
Analógicos:
Digitais:
CD:
DVD:
- Registado: 10/10/2003 10:04
habanero04 Escreveu:mais_um Escreveu:habanero04 Escreveu: Onde é que está escrito que é crime eu fazer o download de um CD ou DVD?
![]()
![]()
![]()
![]()
Editado pela última vez por mais_um em 23/12/2010 12:48, num total de 1 vez.
mais_um Escreveu:![]()
![]()
![]()
![]()
Julgo que há uns anos atras tinha saído uma lei em que passámos a pagar uma percentagem para direitos de autor de cada vez que compramos CD's ou DVD's virgens. Mesmo que esses CD's/DVD's venham depois a ser utilizados para material nosso e não sujeito a direitos de autor. Eu pelo menos lembro-me de ouvir falar nisso e de ver os preços subirem na altura.
- Registado: 10/10/2003 10:04
habanero04 Escreveu: Onde é que está escrito que é crime eu fazer o download de um CD ou DVD?

mais_um Escreveu:O facto de pagares o serviço de acesso á internet não te iliba dos crimes que praticas na sua utilização, seja a fazer downloads ilegais de DVD's, CD's, etc..seja por exemplo de pornografia infantil, tanto podes ser preso por um como pelo outro, estás a cometer um crime/ilegalidade que em alguns paises dá direito a prisão.
O facto de teres uma arma comprada legitimamente não te dá o direito de matares pessoas.Ou também és otário se o não fizeres?
Mais comparações da treta. Onde é que está escrito que é crime eu fazer o download de um CD ou DVD?
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Akinfiev, Ferreiratrade, Google [Bot], iniciado1, latbal, lito, m-m, malakas, Masterchief, Minsk, Mr.Warrior, nunorpsilva, OCTAMA, Olhar Leonino, peterteam2, PMP69, Shimazaki_2, trilhos2006 e 173 visitantes