Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

"Todos os que podem fogem aos impostos"

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Elias » 19/12/2010 21:00

fafite Escreveu:Os comerciantes têm servido de bode expiatório para a questão da fuga aos impostos, só que se esquecem que quando o pequeno comércio fechar completamente as portas, e em minha opinião se isto continua vai mesmo acontecer, vamos ver se a lista do desemprego não sobe em flexa e se a lista dos pobres tambem não.

fafite, muitos dos empregos que se têm perdido no comércio tradicional têm sido compensados por empregos nas grandes superfícies (tanto hipermercados como comércio de loja). Não sei se o saldo a nível de postos de trabalho é negativo ou positivo mas não me parece que haja um descalabro a nível de emprego no comércio.

Na verdade o desemprego tem subido sobretudo devido à perda de postos de trabalho no sector secundário.

Registado: 5/11/2002 12:21

por fatimafaria » 19/12/2010 20:57

Os comerciantes têm servido de bode expiatório para a questão da fuga aos impostos, só que se esquecem que quando o pequeno comércio fechar completamente as portas, e em minha opinião se isto continua vai mesmo acontecer, vamos ver se a lista do desemprego não sobe em flexa e se a lista dos pobres tambem não. Porque não se esqueçam que muitos patrões do pequeno comercio que trabalham muito mais que qualquer funcionário nem sequer tem direito a subsídio de desemprego.

Aliás gostava de saber em que é que se baseiam que os comerciantes fogem aos impostos, porque mesmo que não passem a dita factura, há todo um controlo de compras que é lógico são facturadas e se não existem em stok foram vendidas, se foram vendidas á partida foram taxadas,orque têm de ser declaradas no volume de vendas.

Registado: 2/5/2010 8:58

por Elias » 19/12/2010 20:50

artista Escreveu:(neste caso é mesmo um amigo :mrgreen: )

Ainda bem que nos esclareceste quando a este caso.

Não vou fazer perguntas embaraçosas sobre os casos anteriores :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

por artista_ » 19/12/2010 20:36

artista Escreveu:...Um amigo meu está numa situação em que o único problema que tem, para não acabar com o negócio, é o facto de estarem dependentes dele 4 ou 5 famílias de outros tantos funcionários... com o mal dos outros podemos nós bem, mas ele já me confessou que ás vezes não dorme por causa daquilo, e ele até nem precisa do negócio para subsistir, os funcionários dele (têm cerca de 10 anos de casa) é que precisam!!

Já agora gostaria de esclarecer que o maior problema da empresa deste meu amigo (neste caso é mesmo um amigo :mrgreen: ) tem a ver com o facto de a maior parte dos clientes serem entidades ligadas ao estado (Escolas, Camaras outras empresas municipais, etc...), segundo ele, antes pagavam a 180 dias (ou algo do género) agora não se sabe a que prazos pagam mas raramente pagam a menos de um ano. Para além de os custos aumentarem, as dificuldades em obter crédito no sistema bancário está a tornar difícil a sobrevivência da empresa!

abraços

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Automech » 19/12/2010 19:58

helderjsm Escreveu:Num outro Post atrás alguém disse que queria denunciar um caso do instalador não lhe cobrar o IVA.
Ok até é muito bonito e cívico, mas... Se calhar o instalador faz isso porque isto já se enraizou na sociedade e são os próprios clientes a exigir este tipo de situações. Quando isso não acontece os clientes vão ao próximo instalador que lhe ofereça o melhor preço (com ou sem IVA). Ok tudo bem continua a ser errado. O problema é que o instalador quer sobreviver e o cliente é quem manda.

Pois Helder, mas isso é a cultura dominante porque não há medo, como por exemplo nos EUA.

Mas até nisso o estado tem responsabilidade porque essa cultura do medo (ou digamos antes do respeito) pode levar um empurrãozinho.

Eu já dei a minha opinião noutro tópico em http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... c&start=25

Não é preciso haver um fiscal em cada loja, em cada empresa. Basta criar a ideia do receio para haver uma redução da fuga.

Registado: 4/6/2010 12:12

por helderjsm » 19/12/2010 19:56

Elias Escreveu:
helderjsm Escreveu:Num outro Post atrás alguém disse que queria denunciar um caso do instalador não lhe cobrar o IVA.
Ok até é muito bonito e cívico, mas... Se calhar o instalador faz isso porque isto já se enraizou na sociedade e são os próprios clientes a exigir este tipo de situações. Quando isso não acontece os clientes vão ao próximo instalador que lhe ofereça o melhor preço (com ou sem IVA). Ok tudo bem continua a ser errado. O problema é que o instalador quer sobreviver e o cliente é quem manda.

Evidentemente... tão culpado é o instalador que não cobra IVA como o cliente que não exige a factura com IVA.

Ou, como diz o ditado, tão ladrão é o que rouba como o que fica à porta...

Legalmente penso que quem organiza o roubo é mais culpado (mas posso estar a confundir com os homicídios em que o mais culpado foi quem mandou matar). :P

Registado: 23/10/2009 8:52

por Elias » 19/12/2010 19:52

Evidentemente... tão culpado é o instalador que não cobra IVA como o cliente que não exige a factura com IVA.

Ou, como diz o ditado, tão ladrão é o que rouba como o que fica à porta...

por helderjsm » 19/12/2010 19:49

AutoMech Escreveu:Helder e Artista, permitam-me discordar. Eu não vi ninguém aqui dizer que os comerciantes eram ricos.

O que se falou neste tópico é na fuga fiscal e o comércio foi referido, à semelhança de outras actividades como a construção, restauração, etc.

Nem sequer foi dito que é a actividade com mais evasão fiscal.

Agora o facto da actividade do comércio estar mal não legitima, em meu entender, uma fuga aos impostos. Nem do comércio, nem de qualquer outro sector.

Aliás, para mim a fuga aos impostos nunca é legítima (nem mesmo com aquela desculpa tão querida do estado esbanjar os nossos impostos).

AutoMech fui propositadamente presunçoso. Eu sei que ninguém disse que os comerciantes eram ricos (se bem que alguns até são). A questão é que as pessoas pensam que os comerciantes estão a meter o dinheiro ao bolso (e isso entende-se bem nas palavras de muita gente não só nos fóruns como no dia a dia) e a enche-los bem cheios (quando a realidade é completamente o oposto).

Um aparte:

Num outro Post atrás alguém disse que queria denunciar um caso do instalador não lhe cobrar o IVA.

por mfsr1980 » 19/12/2010 19:27

Eu estou de acordo com o Helder no tocante ao excesso de impostos que está a levar ao fecho das empresas.
Nós precisamos de impostos altos para poder suportar os juros da dívida que estes anormaloides acumularam, esquecendo que com isso iremos arrecadar cada vez menos impostos porque estamos a matar o nosso tecido produtivo. É natural que se sigam novos aumentos de impostos (aliás já anunciados) para equilibrar a redução das receitas, estamos quase num ponto de rotura e o mais preocupante é que os nossos governantes parecem ignorar. Aguardemos pois, as cenas dos próximos capitulos, pode bem acontecer que a nossa personalidade do ano acabe exposta aí num poste qualquer. O pessoal só entenderá mesmo o buraco em que está metido daqui a uns anos, aguardemos pois os acontecimentos até lá...

Registado: 3/5/2007 13:55

por artista_ » 19/12/2010 19:24

Ok, no meu caso confesso que apenas li o comentário do Helder e pouco mais :oops:

Associei este caso a outros que por aqui passaram de funcionários públicos e professores (por exemplo) e era sobretudo a isto que me referia... se calhar meti uma "colherada" no sítio errado, mas agora já está! :|

abraços

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por Automech » 19/12/2010 18:59

Helder e Artista, permitam-me discordar. Eu não vi ninguém aqui dizer que os comerciantes eram ricos.

O que se falou neste tópico é na fuga fiscal e o comércio foi referido, à semelhança de outras actividades como a construção, restauração, etc.

Nem sequer foi dito que é a actividade com mais evasão fiscal.

Agora o facto da actividade do comércio estar mal não legitima, em meu entender, uma fuga aos impostos. Nem do comércio, nem de qualquer outro sector.

Aliás, para mim a fuga aos impostos nunca é legítima (nem mesmo com aquela desculpa tão querida do estado esbanjar os nossos impostos).

por artista_ » 19/12/2010 18:52

helderjsm Escreveu:Tante gente aqui parece achar que os comerciantes ainda são os ricos da sociedade.
A realidade é completamente o oposto. Para dizer a verdade eu sei de facto que a maior parte dos comerciantes que ainda tem casa aberta está a colocar dinheiro do próprio bolso para manter os negócios abertos (claro que há excepções).

Há muita gente que sabendo pouco de um assunto fica numa posição previligiada para dizer o que lhe apetece! :)

É mais outro aspecto típico do "Tuga", falar mal dos outros e olhar pouco para si... é triste ver o país a definhar e tanta gente numa posição do género "com o mal dos outros posso eu bem", pior ainda, "os outros é que estão todos bem de mais"!!

Eu também conheço casos de pessoas que tem comércios e que as coisas não estão fáceis. Um amigo meu está numa situação em que o único problema que tem, para não acabar com o negócio, é o facto de estarem dependentes dele 4 ou 5 famílias de outros tantos funcionários... com o mal dos outros podemos nós bem, mas ele já me confessou que ás vezes não dorme por causa daquilo, e ele até nem precisa do negócio para subsistir, os funcionários dele (têm cerca de 10 anos de casa) é que precisam!!

abraços

artista

por Automech » 19/12/2010 17:05

mfsr1980 Escreveu:Desculpem lá, mas isso não é fugir aos impostos!
É natural que as pessoas optem por uma fiscalidade com menores custos para o próprio.
Isso não é ilegal!

Claro que não é ilegal. Eu coloquei aqui para não estar a abrir outro tópico.

Chama-se elisão fiscal...

por helderjsm » 19/12/2010 16:18

É incrível o que as pessoas pensam que sabem...
Tante gente aqui parece achar que os comerciantes ainda são os ricos da sociedade.
A realidade é completamente o oposto. Para dizer a verdade eu sei de facto que a maior parte dos comerciantes que ainda tem casa aberta está a colocar dinheiro do próprio bolso para manter os negócios abertos (claro que há excepções).

Vocês pensam mesmo que a pagar IVA a 21% (e agora vai para 23%) é mesmo possível competir com as grandes superfícies (e sim agora é uma em cada 15 km) que compram os produtos por vezes abaixo do preço de venda dos comerciantes? Eu ainda acho piada à forma como as pessoas falam daquilo que não sabem.

Se para o ano que vem houver uma caça à fuga fiscal centrada nos pequenos então vamos ver 50% dos cafés a fechar, lojas de pronto a vestir suponho que outros 50% e tudo o que for "lojas dos 300" essas fecham mesmo todas porque é impossível competir com os Chineses. Exemplos não faltam por isso não os vou colocar todos.

Ainda há dias soube de dois casos que fiquei pasmado. Primeiro foi um bom restaurante da zona da Maia que fechou (Clube do Garfo para quem conhecer), e a semana passada soube também que a empresa onde trabalhei vai fechar portas (esta ainda não tive confirmação, mas tudo aponta ser verdade). Ora se a primeira era um Restaurante e tanto quanto sei passava sempre o talão da máquina tivesse fugido um pouquinho se calhar os cerca de 6 empregados não tinham vindo para a rua e as dívidas ficariam pagas (para além de que o estado continuaria a receber embora menos do que o legal estabelecido). A segunda era de Programação WEB e desde a minha entrada em 2005 até 2008 esteve sempre a crescer em dimensão, empregados e até o nível dos clientes. Ora esta empresa como trabalhava com grandes clientes também não podia fugir ao fisco pois clientes como Teixeira Duarte, Sonae, Symington e muitas outras de nome, necessitam obrigatoriamente de facturas até por causa das auditorias. De qualquer forma aposto que se pagasse metade do IVA por trabalho não teria nunca fechado portas.

Nota: Não sou a favor da fuga ao fisco como é óbvio simplesmente tenho a certeza que a carga fiscal é insustentável. Penso que a solução passaria antes por uma redução na carga fiscal dos pequenos comerciantes e aí sim uma maior fiscalização.

por fatimafaria » 19/12/2010 15:47

mfsr1980 Escreveu:Desculpem lá, mas isso não é fugir aos impostos!
É natural que as pessoas optem por uma fiscalidade com menores custos para o próprio.
Isso não é ilegal!

Concordo afinal para alguma serve fazermos parte de uma UE

por mfsr1980 » 19/12/2010 15:32

Desculpem lá, mas isso não é fugir aos impostos!
Isso não é ilegal!

por Automech » 18/12/2010 19:01

Mourinho e Ronaldo não pagam impostos em Portugal

José Mourinho e Cristiano Ronaldo assinaram um contrato a ceder os direitos das respectivas imagens ao Turismo de Portugal, para que as mesmas fossem usadas numa campanha que promovia o país enquanto destino turístico no estrangeiro. Mas, segundo o Correio da Manhã, a forma como o acordo foi celebrado fez com que nem o jogador nem o treinador ficassem sujeitos ao pagamento de impostos em Portugal.

De acordo com o jornal, os contratos, assinados no âmbito da campanha de promoção externa que associou o país à costa do Oeste da Europa entre 2007 e 2009, foram celebrados com a sociedade irlandesa Multisports & Image Management, Limited.

O valor unitário de 150 mil euros, cobrado pela utilização das imagens de Mourinho e Ronaldo não dão lugar ao pagamento de impostos em Portugal, mas sim na Irlanda, onde a taxa de IRC é 12,5%, metade da taxa de 25% cobrada em Portugal.

Ainda segundo o CM, o acordo terá sido celebrado entre o Turismo de Portugal, liderado por Luís Patrão, ex-chefe de gabinete de Sócrates, e a empresa irlandesa.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... ews=484327

por fatimafaria » 15/12/2010 14:15

MarcoAntonio Escreveu:
fafite Escreveu:O exemplo tem de vir de cima!. Acredito que se todos vissemos o nosso dinheiro dos impostos realmente reinvestido a favor da cidadão e da sociedade provavelmente essa fuga diminuiria. Portanto creio que a partir do momento em que sejamos governados por gente honesta e de carácter irrepreensivel a situação mudará.

Fafite, isto é tudo menos linear.

Repara bem:

(1) Quem elege os políticos é a Sociedade;

(2) Os políticos reflectem a Sociedade que os criou/formou.

Portanto, se assumirmos que não somos governados por gente honesta e de carácter irrepreensível temos inevitavelmente de assumir a incapacidade da nossa sociedade em os formar e eleger.

Ninguém nasce com a responsabilidade de nos governar de forma honesta e irrepreensível. A falha é da Sociedade como um todo...

Não acho que seja assim tão puco linear como dizes.

Repara que a sociedade elege baseada na informação disponivel, que a maior parte das vezes (para não dizer sempre) é mentirosa e enganosa,se não nos são disponibilizados dados de confirmação, como queres que façamos?
Aliás muitas das vezes nem aqueles a quem estamos a eleger sabem verdadeiramente a dimensão das coisas.

É fácil culpar os sempre os mais fracos.... E não estou a retirar qualquer responsabilidade da minha parte na situação, sim tambem sou culpada.... mas fogo....será que é total a minha culpa?

por mfsr1980 » 15/12/2010 14:02

É infinitamente mais fácil ganhar dinheiro na bolsa, apesar dos seus riscos, do que abrir um restaurante, levantar-se cedo para ir a lota comprar o peixe, suportar as exigências da ASAE e no fim arriscar-se a não aparecer ninguém, porque está de chuva ou há um jogo de futebol ou outra coisa qualquer.
Criei riqueza? Claro que não. :roll:

por Pemides » 15/12/2010 13:23

Conheço um caso de um serviço de obras numa casa cuja conta veio assim num papelinho:

+Material
+Mão-de-obra
+IVA
-------
TOTAL: X

Quando a pessoa a quem o serviço foi prestado pediu factura... "Ahh, se quiser factura tem que pagar mais 20% por cima desse total!"

:lol: :lol: :lol:

Pior do que não cobrar o IVA ao cliente, é cobrá-lo e metê-lo ao bolso :mrgreen:

--edit--

Também tenho um amigo que uma vez pediu uma factura de um café e quase que foi expulso à pancada pelo dono e restantes clientes... "Vem para aqui lixar o negócio dos pequeninos??? Ponha-se mas é a andar!". E teve que se pôr a andar rapidamente antes que apanhasse :twisted:
Á força de nos levantarmos cedo tornamo-nos completamente estúpidos. O ser humano necessita de dormir... - Franz Kafka em "A metamorfose"

Registado: 27/3/2005 22:16

por JMHP » 15/12/2010 12:49

Lion_Heart Escreveu:Não tenho certezas mas pelos filmes o que vejo nos EUA quando alguem preenche o IRS põe la de tudo , tipo os sapatos que comprou, facturas cafe, restaurantes, roupa e etc.

Assim é que deveria ser.

Mas como digo o Estado aqui ajuda e promove a fuga.

Nos EUA a fuga aos impostos é considerado crime grave e na grande maioria dos casos dá prisão imediata. Se for o caso de uma empresa, a multa é grande e existe grande probabilidade de um juiz encerrar a empresa de imediato mesmo que isso implique a perda de emprego por parte dos trabalhadores.

Como é evidente, isto em Portugal seria impossível e facilmente assassinado politicamente qualquer politico que arrisca-se discutir uma lei de combate á fuga de impostos desta natureza.

Concordo em absoluto com o que já foi aqui dito, «O exemplo tem de vir de baixo para servir de exemplo aos políticos».

Os políticos são semelhantes e a imagem do povo que representam.

Registado: 19/5/2009 18:26

por TheGoodSon » 15/12/2010 12:42

Tenho estado a fazer sondagens de mercado para colocar ar condicionado em minha casa. Em todos os sítios onde fui, me disseram que o preço da instalação é sem IVA, que se eu quiser factura, coisa que pediam que eu não quisesse, ficava por minha conta.
É evidente que eu sei que sou eu a pagar o IVA, mas fico perplexo com o apelo à fuga aos impostos feito por estes instaladores. Alguém me sabe dizer como posso denunciar estes casos, e a quem?

Registado: 14/11/2008 11:53

por LOAMIL » 15/12/2010 9:49

Toda a gente foge ou é cumplice da fuga aos impostos.

Não há empresa que se preze, que não tenha um saco azul para pagar favores ou distinguir funcionários com dinheiro num envelope, fugindo aos impostos e/ou às contribuições para a segurança social.

Na restauração, devem declarar 1/4 ou menos, do valor facturado.

Na prestação de serviços (mecánico, picheleiro, pintor etc.), quem é tão zeloso ao ponto de solicitar sempre a factura quando sabe que pagará mais 20 ou 23% de Iva?

Qual o médico que emite sempre recibo mesmo que não lhe peçam e neste caso declare os serviços prestados?

Qual o Empreiteiro que escritura pelo preço de venda?

E os agente imobiliários que emitem sempre recibos da comissão?

Isto está enraizado de tal forma na sociedade, que levará várias décadas até decrescer para níveis satisfatórios, mas nunca será erradicado.

Também terá o seu lado positivo: se não houvesse a economia paralela e esta forma de encarar os impostos, muitos destes empregos não existiriam e provavelmente estariam no submundo da sociedade.

Um abraço
ml
"Sorte é o que acontece quando a preparação encontra a oportunidade."
Elmer Letterman"

Registado: 11/12/2007 13:34

por Mcmad » 15/12/2010 2:40

Neste momento é um imperativo nacional fugir aos impostos...
Confira as minhas opiniões

http://markoeconomico.blogspot.com/

Registado: 29/11/2007 10:26

por Lion_Heart » 15/12/2010 0:46

Não tenho certezas mas pelos filmes o que vejo nos EUA quando alguem preenche o IRS põe la de tudo , tipo os sapatos que comprou, facturas cafe, restaurantes, roupa e etc.

Assim é que deveria ser.

Mas como digo o Estado aqui ajuda e promove a fuga.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AC2719, Burbano, dragom, Google [Bot], Goya777, lito, Luzemburg, m-m, malakas, Masterchief, Minsk, Mr.Warrior, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, Olhar Leonino, SalvaFP, Shimazaki_2 e 210 visitantes