BPI Global ... terei feito asneira?
jcldsm Escreveu:Pois mas repara no BPI Brasil e no BPI Africa. belas rendibilidades, hem ?
Boas,
É verdade, belas rendibilidades mas com muito mais volatilidade.
Também já tive o BPI Brasil, larguei-o por volta dos 9 euros.
Quanto ao BPI Africa, atendendo a que é um fundo ainda com pouco histórico, qualquer análise será ainda prematura.
Cumprimentos,
Aconselho a leitura do livro "Big Profits, little effort" do Mark Shipman para investimentos de longo prazo (Trend Following) e não deixar a gestão do dinheiro para os outros. Assim de cabeça Mark Shipman começou a trabalhar num banco muito cedo até que conseguiu chegar ao departamento de trading de um banco Inglês. Viu muita coisa para ver o que resultava e o que não resultava. Quando afinou a sua estratégia chegou à conclusão que tudo o que é "rocket science bolsista" só serve para baralhar o que realmente interessa que é a direção dos preços.
Aos 27 anos criou o seu próprio edge fund onde não havia comissões fixas (o fundo só cobrava aos clientes uma % dos lucros que estes tinham). Quando não tinham cobravam zero.
Reformou-se aos 33 anos para gerir o seu próprio dinheiro seguindo os mesmos métodos que afinou anos atrás.
Sem "RSI's", "MACD's", "ADX", "XPTO's", "XYZ's" "quando a lua cruza com saturno etc compra-se, quando chove a partir da 17h vende-se". Nada Disso! Nada mesmo! Simples Trend Following, nada mais.
Se a tendência é de subida compra-se (mesmo que se pense que o mundo vai desabar) quando é de descida vende-se (mesmo que se tenha a convicção que os preços nem a meio do caminho chegaram). Trend Following é um método reactivo. Primeiro a trends começam, depois reage-se. Não se "adivinha nada". Parece simples no entanto acima de 90% dos investidores não têm a disciplina para o conseguir fazer. Não há métodos infalíveis e nos momentos em que as coisas correm pior e em que é preciso mais determinação a grande maioria acaba por pôr em duvida tudo o que se está a tentar alcançar e cometem-se erros e medo. Com o medo perdem-se Trends que se avizinham. Todos já passamos por isso.
Trend Following de longo prazo na sua essência mais básica e simples funciona. Acreditem
... É preciso MUITA disciplina e muita estabilidade emocional.
Em relação ao fundos,a grande maioria dos Gestores de Fundos não consegue bater o mercado no longo prazo (a grande maioria mesmo) apesar de poderem haver anos em que tenham boas performances.
Relembro também que a grande maioria das pessoas gasta mais tempo e dedicação para comprar um carro ou um iPad que para planear os investimentos a longo prazo (where the big money is made) que têm vital influência nas suas condições de vida no futuro. Aprendizagem é fundamental (e esta nunca termina).
Cumprimentos
JCS
Aos 27 anos criou o seu próprio edge fund onde não havia comissões fixas (o fundo só cobrava aos clientes uma % dos lucros que estes tinham). Quando não tinham cobravam zero.
Reformou-se aos 33 anos para gerir o seu próprio dinheiro seguindo os mesmos métodos que afinou anos atrás.
Sem "RSI's", "MACD's", "ADX", "XPTO's", "XYZ's" "quando a lua cruza com saturno etc compra-se, quando chove a partir da 17h vende-se". Nada Disso! Nada mesmo! Simples Trend Following, nada mais.
Se a tendência é de subida compra-se (mesmo que se pense que o mundo vai desabar) quando é de descida vende-se (mesmo que se tenha a convicção que os preços nem a meio do caminho chegaram). Trend Following é um método reactivo. Primeiro a trends começam, depois reage-se. Não se "adivinha nada". Parece simples no entanto acima de 90% dos investidores não têm a disciplina para o conseguir fazer. Não há métodos infalíveis e nos momentos em que as coisas correm pior e em que é preciso mais determinação a grande maioria acaba por pôr em duvida tudo o que se está a tentar alcançar e cometem-se erros e medo. Com o medo perdem-se Trends que se avizinham. Todos já passamos por isso.
Trend Following de longo prazo na sua essência mais básica e simples funciona. Acreditem

Em relação ao fundos,a grande maioria dos Gestores de Fundos não consegue bater o mercado no longo prazo (a grande maioria mesmo) apesar de poderem haver anos em que tenham boas performances.
Relembro também que a grande maioria das pessoas gasta mais tempo e dedicação para comprar um carro ou um iPad que para planear os investimentos a longo prazo (where the big money is made) que têm vital influência nas suas condições de vida no futuro. Aprendizagem é fundamental (e esta nunca termina).
Cumprimentos
JCS
Editado pela última vez por JCS em 15/12/2010 23:40, num total de 2 vezes.
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
Tambem sou cliente do BPI e além do BPI África como diversificação geográfica tb tenho olhado para o BPI Alpha como activo onde colocar uma % pequena da carteira para efeitos de diversificação. Alguém tem alguma opinbião? (Nota: também em máximos)
- Registado: 9/7/2009 18:45
Obrigado nnfranco, a tua exposição da carteira permite ter uma boa visão de diversificação.
Costumo ler a revista carteira e é frequente aparecer boas representações semelhantes.
Noto que o BPI Restruturações está no topo das tuas escolhas, é um fundo constantemente referenciado na revista.
Perguntei no bigonline se seria uma boa altura para entrar nesse fundo, disseram-me para aguardar mais uns meses para se tentar ver alguma estabilização e depois entrar.
Costumo ler a revista carteira e é frequente aparecer boas representações semelhantes.
Noto que o BPI Restruturações está no topo das tuas escolhas, é um fundo constantemente referenciado na revista.
Perguntei no bigonline se seria uma boa altura para entrar nesse fundo, disseram-me para aguardar mais uns meses para se tentar ver alguma estabilização e depois entrar.
- Registado: 15/2/2008 13:44
Na óptica do investimento a longo prazo (15-20 anos), tenho a maior parte do meu património numa espécie de custom made PPR, dividido geograficamente e sectorialmente por 10 fundos, que reforço alternadamente todos os meses:
-BPI Reestruturações | 32% da carteira
-Fidelity EMEA (Europa de leste, África,Médio Oriente) | 10% da carteira
-CAAM Latin America | 10% da carteira
-CAAM Greater China | 8% da carteira
-DWS India | 8% da carteira
-Invesco Asia Infrastructure | 6% da carteira
-BGF New Energy (Energia renovaveis) | 6% da carteira
-Montepio Acções | 5% da carteira
-Montepio Euro Utilities | 4% da carteira
-Montepio Euro Financial Services | 4% da carteira
- Liquidez | 7% da carteira (para reforçar aproveitando alguma correcção)
Neste momento o saldo global é francamente negativo (-38%), no entanto vejo estas quedas, tendo em conta o meu prazo de investimento, como excelentes momentos para reforço.
-BPI Reestruturações | 32% da carteira
-Fidelity EMEA (Europa de leste, África,Médio Oriente) | 10% da carteira
-CAAM Latin America | 10% da carteira
-CAAM Greater China | 8% da carteira
-DWS India | 8% da carteira
-Invesco Asia Infrastructure | 6% da carteira
-BGF New Energy (Energia renovaveis) | 6% da carteira
-Montepio Acções | 5% da carteira
-Montepio Euro Utilities | 4% da carteira
-Montepio Euro Financial Services | 4% da carteira
- Liquidez | 7% da carteira (para reforçar aproveitando alguma correcção)
Neste momento o saldo global é francamente negativo (-38%), no entanto vejo estas quedas, tendo em conta o meu prazo de investimento, como excelentes momentos para reforço.
"O Barings pode concluir que não é, na realidade, muito difícil fazer dinheiro no negócio dos bens imobiliários" Peter Baring - Presidente do Banco Barings
ifoliveira Escreveu:E o meu BPI Reestruturações que está a cair 32% ...
Acho que já devia ter assumido as perdas aos 15-20%.
Será de manter?
A perspectiva de investimento em fundos deve ser de longo prazo. Se é esse o seu caso deve manter. Aliás, penso que até que é uma excelente altura para reforçar num fundo como o BPI Restruturações, que é dos melhores da sua classe.

"I'm not normally a religious man, but if you're up there, save me, Superman!" (Homer Simpson)
scotch Escreveu:Eu tenho cerca de 25% do meu patrimonio em dois fundos de acções, um dos quais é o BPI Portugal.Estou a perder cerca de 40%.
Mas qaundo entrei,fi-lo com a consciencia que seria um investimento para pelo menos 6 anos!
Eu vou manter os fundos.No entanto se estivesse com reforços mensais, suspendia-os!
Recentemente escolhi os Dep a prazo para investir cerca de 31% do meu patrimonio.
Então mas para quem tem planos de investimento mensais a longo prazo, não é bom que as acções nos tempos iniciais( proximos anos)andem sempre cá por baixo????
Eu tenho 2 planos de investimento mensais em fundos, e tambem estou a fazer um plano identico na sonae sgps, e tomara que tanto os fundos como a sonae nos proximos anos desçam que eu agradeço, penso que estou a pensar bem, ou não????

- Registado: 29/11/2007 1:39
Eu tenho cerca de 25% do meu patrimonio em dois fundos de acções, um dos quais é o BPI Portugal.Estou a perder cerca de 40%.
Mas qaundo entrei,fi-lo com a consciencia que seria um investimento para pelo menos 6 anos!
Eu vou manter os fundos.No entanto se estivesse com reforços mensais, suspendia-os!
Recentemente escolhi os Dep a prazo para investir cerca de 31% do meu patrimonio.
- Registado: 23/2/2008 0:35
Obrigado a todos pelas sugestões.
Vou deixar então a aplicação marinar e tentar não pensar nela.
Entretanto abri conta no big e tomei uma estratégia de durante 18 meses com reforços mensais fazer aplicações de 3 meses com capital garantido, no final dos 18 meses, esperemos com um mercado mais pacífico, abro uma carteira de acções com a gestão Fund Advisor.
Vai ser uma pequena maratona, mas sinto-me entusiasmado e parece-me algo acertado. Agora só tenho de conseguir cumprir os meus depósitos mensais, é como ter uma renda ou uma prestação para um carro, mas se mantiver os olhos na meta acho que consigo.
Vou deixar então a aplicação marinar e tentar não pensar nela.
Entretanto abri conta no big e tomei uma estratégia de durante 18 meses com reforços mensais fazer aplicações de 3 meses com capital garantido, no final dos 18 meses, esperemos com um mercado mais pacífico, abro uma carteira de acções com a gestão Fund Advisor.
Vai ser uma pequena maratona, mas sinto-me entusiasmado e parece-me algo acertado. Agora só tenho de conseguir cumprir os meus depósitos mensais, é como ter uma renda ou uma prestação para um carro, mas se mantiver os olhos na meta acho que consigo.
Eu acho que o fundo tem sido particularmente penalizado pelas caracteristicas particulares desta crise dado que as obrigações têm sido espantosamente afectadas em preço e, agora, em defaults (embora não me pareça que eles tivessem nada que tenha estoirado ou se o tinham era em fraquissimas percentagens).
Francamente, eu deixaria aquilo ir ficando, continuaria com o mesmo processo de investimento de investir aos poucos e assim que o mercado mostrasse sinais de vida (ficas mesmo com uma sugestão minha, totalmente cega mas efectiva, em que assim que estivessemos acima da MME 200 dias - isto para fazer a coisa fácil e bem quadradona sem dar azo a grandes hesitações), pensaria em mudar para algo com maior risco, quanto mais não fosse parcialmente (ou seja, em vez de ficares com uma aplicação com 20/25% de acções, ficarias com algo mais exposto ao mercado). E sim, o reestruturações pode ser uma excelente escolha para quem quer risco de 100% acções.
Francamente, eu deixaria aquilo ir ficando, continuaria com o mesmo processo de investimento de investir aos poucos e assim que o mercado mostrasse sinais de vida (ficas mesmo com uma sugestão minha, totalmente cega mas efectiva, em que assim que estivessemos acima da MME 200 dias - isto para fazer a coisa fácil e bem quadradona sem dar azo a grandes hesitações), pensaria em mudar para algo com maior risco, quanto mais não fosse parcialmente (ou seja, em vez de ficares com uma aplicação com 20/25% de acções, ficarias com algo mais exposto ao mercado). E sim, o reestruturações pode ser uma excelente escolha para quem quer risco de 100% acções.
Reforço a minha opinião que esta aplicação deve ser abandonada.Já o devia ter sido há muito, mas já que não foi que seja agora.
Este tipo de fundo -BPI Global -tem um fraco comportamento em qualquer situação do mercado, quer seja em bull quer seja em bear.E isto porque é um fundo misto, ou seja daqueles que não são peixe nem carne.Caracterizam-se sempre por resultados medíocres.
Em minha opinião deves resgatar e quando "sentires" o fundo dos mercados accionistas, então investires num fundo de acções que te gere uma boa rentabilidade no longo prazo.
Claro que o difícil é identificar esse fundo, mas isso é o nosso dia a dia.
Este tipo de fundo -BPI Global -tem um fraco comportamento em qualquer situação do mercado, quer seja em bull quer seja em bear.E isto porque é um fundo misto, ou seja daqueles que não são peixe nem carne.Caracterizam-se sempre por resultados medíocres.
Em minha opinião deves resgatar e quando "sentires" o fundo dos mercados accionistas, então investires num fundo de acções que te gere uma boa rentabilidade no longo prazo.
Claro que o difícil é identificar esse fundo, mas isso é o nosso dia a dia.
- Registado: 29/11/2007 4:20
Boas,
A aplicação deve ser abandonada?
Na minha opinião um fundo de acções é para um prazo alargado, 10 anos +-.
Não é este ciclo de descidas que é deve influenciar o resgate para colocar num DP, acho uma má estratégia.
É uma boa altura para ter algum nuns DP mas isto é para o curto prazo, no longo prazo esta é uma boa altura para reforçar em baixa fundos de acções.
Cumprs
A aplicação deve ser abandonada?
Na minha opinião um fundo de acções é para um prazo alargado, 10 anos +-.
Não é este ciclo de descidas que é deve influenciar o resgate para colocar num DP, acho uma má estratégia.
É uma boa altura para ter algum nuns DP mas isto é para o curto prazo, no longo prazo esta é uma boa altura para reforçar em baixa fundos de acções.
Cumprs
Seis meses e pico depois, volta a por-se a questão.
Vale a pena manter esta aplicação?
Já leva uma queda de 20%, e todas as noticias à volta são assustadoras.
Deixei de fazer os reforços mensais de 50 euros desde há 3 meses atrás.
O meu prazo para esta aplicação continua a ser o longo prazo, mas custa-me
perante a situação financeira global actual, ter uma visão do que será daqui a 20 ou 30 anos.
Se acreditar que a coisa vai melhorar ( ou seja, especulação cega ) até pensava era em reforçar a dita. Mas parece-me perigoso.
Entretanto, enquanto vejo este barco a afundar, tenho colocado dinheiro em aplicações a prazo de capital garantido, sendo a última no Big 6% a 3 meses.
Tento assim criar algumas almofadas e ver alguma coisa a crescer.
Que vos parece?
Um abraço.
Vic.
Vale a pena manter esta aplicação?
Já leva uma queda de 20%, e todas as noticias à volta são assustadoras.
Deixei de fazer os reforços mensais de 50 euros desde há 3 meses atrás.
O meu prazo para esta aplicação continua a ser o longo prazo, mas custa-me
perante a situação financeira global actual, ter uma visão do que será daqui a 20 ou 30 anos.
Se acreditar que a coisa vai melhorar ( ou seja, especulação cega ) até pensava era em reforçar a dita. Mas parece-me perigoso.
Entretanto, enquanto vejo este barco a afundar, tenho colocado dinheiro em aplicações a prazo de capital garantido, sendo a última no Big 6% a 3 meses.
Tento assim criar algumas almofadas e ver alguma coisa a crescer.
Que vos parece?
Um abraço.
Vic.
BPI
É transparente.Consultando o site tem lá toda a informação.Composição das carteiras, valor das mesmas,tanto em percentagem como em valor absoluto.
Depois há a política de comissões que deixa a concorrência para trás.Não há as antipáticas comissões de subscrição e as de resgate terminam, por sistema, aos 6 meses.Só o BPI Brasil e o BPI Selecção é que vão até ao ano.O BPI Taxa Fixa nem tem comissões.Dá para comparar com o BCP ou com o BES.
Depois há a política de comissões que deixa a concorrência para trás.Não há as antipáticas comissões de subscrição e as de resgate terminam, por sistema, aos 6 meses.Só o BPI Brasil e o BPI Selecção é que vão até ao ano.O BPI Taxa Fixa nem tem comissões.Dá para comparar com o BCP ou com o BES.
- Registado: 12/2/2008 16:46
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, cmsbarros, HFCA, karaya75, latbal, m-m, malakas, Manchini888, Mr.Warrior, OCTAMA, peterteam2, SidPer, TheKuby, trilhos2006 e 187 visitantes