Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Indicadores Técnicos vs Tendência

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por ferreira10 » 12/12/2010 1:20

abx:

O RSI do estocástico na pratica não serve para nada.Se reparares é um indicador que acaba por reproduzir o estocástico.Pelo que, entre ter o Estocástico e o RSI do estocástico, mais vale ter o Estocástico.

Uma coisa é o RSI do estocástico; outra é o estocástico do RSI.A ordem de calculo não é indiferente.Aliás ,pelo meu post anterior, quem conhece o modo como o estocástico funciona, percebe que o estocástico do RSI, tem o propósito de fazer uma radiografia ao RSI, logo que ele entra na zona de sobre-venda ou sobre-compra.Dito por outras palavras; mesmo estando na zona de sobre-compra é possível localizar o RSI na zona baixa ou na zona alta de um intervalo, definido por um máximo e mínimo.Não obstante, o estocástico estar sobre-comprado é possível tirar, mesmo assim, partido das ondas que ele segue fazendo.

Não é possível fazer este estudo na plataforma do Saxo bank.

Num mail trocado entre mim e o Saxo bank, a algum tempo, recebi a seguinte informação;

Citação Escreveu:
Dear,

Regarding the study that we request we do not have on the chart tools, our It develop will answer me if it’s possible to add this study or not into the charts tools.

Entretanto, acabei por me desinteressar da dita ferramenta; acabo por fazer a mesma coisa por outras vias.
Na plataforma CQG integrated client, é possível montar esta ferramenta.
“Successful trading is really very simple. Buy a stock at the right time and sell it at
the right time.”«Mel Raiman»

Registado: 29/11/2007 3:18

por abx » 4/12/2010 10:29

Obrigado Supermann.

Euestava a fazer ao contrário. Escolhia RSI mas a plataforma não aceita o estocástico sobre o RSI.

Registado: 25/1/2010 14:11

por Supermann » 4/12/2010 1:35

abx Escreveu:Gostava de testar este indicador, que, aliás já conhecia da literatura que circula na net.

Acontece que a plataforma que utilizo -a BTP do Saxo Bank- não o disponibiliza em formato final.

Alguém sabe como montá-lo a partir do RSI, e aplicando-lhe o estocástico?

Easy.

Fazes estocástico e depois nas opçoes Aplicar sobre: e escolhes o RSI

Registado: 18/12/2009 18:54

por abx » 4/12/2010 1:15

Gostava de testar este indicador, que, aliás já conhecia da literatura que circula na net.

Acontece que a plataforma que utilizo -a BTP do Saxo Bank- não o disponibiliza em formato final.

Alguém sabe como montá-lo a partir do RSI, e aplicando-lhe o estocástico?

Registado: 25/1/2010 14:11

por paubo » 3/12/2010 1:48

O RSI é um indicador oscilatório, que funciona bem em mercados a lateralizar. Em mercados tendenciais já não faz sentido olhar para ele, pelo menos na perspectiva de fazer entradas/saídas.

Agora existe algumas indicações que ele pode dar, em situações com uma tendência bem definida. Divergências positivas ou negativas. Pelo menos serve para colocar em alerta.

Sinceramente aprendi a olhar para eles como um consultor, que em caso de duvida pode ajudar a decidir ou a ficar em alerta, mas nunca faço entradas/saídas com sinais gerados por eles. Estas são feitas com base em suportes, resistências e linhas de tendência.
Novo blog agora com a colaboração do J Alves, Paubo e Zecatreca- http://portugueseteamtraders.blogspot.com/

Registado: 29/11/2007 11:31

por ferreira10 » 3/12/2010 1:30

T1ag0:

Cada ferramenta de analise técnica deve ser usada de forma apropriada.Assim, como um carro de formula um, deve usar pneus de chuva quando tal se justifica. Também na analise técnica, devem ser usadas as ferramentas apropriadas para cada situação.Ou seja, tens uma caixa de ferramentas; mas não as queiras usar todas, seja qual for a situação que encontres.

As médias moveis são bons instrumentos para seguir com eficiência títulos que demonstram uma tendência definida.Já se mostram ineficientes ou não tanto eficiente quando o activo anda de lado.O Estocástico, por exemplo é muito eficiente, para analisar formações rectangulares.A razão disso é encontrada no modo como a formula do indicador é montada.

Uma das maneiras que é usada para contornar o problema a que te referes é fazer indicadores de indicadores.Uma ideia; podes considerar uma média móvel do RSI.Quando o RSI entra em sobre-comprado, guias-te pela média móvel do RSI.Caso o RSI fure em alta a sua média móvel, compras! Caso fure em baixa a sua média móvel, vendes! Tudo isto acontece com o RSI e a sua média móvel na região de sobre-compra.Ou seja, estás em parte, a tirar partido das ondas formadas pelo RSI.

Uma outra forma, bem mais eficiente, usando indicadores, é considerando o estocástico do RSI.(indicador de indicador).Lá está, uma outra forma de tirar partido das flutuações do RSI.Já que não obstante este entrar em sobre-compra não fica estático.Movimenta-se para cima e para baixo, isto tudo acontece dentro da banda considerada como sendo a zona de sobre-compra.Como sabes o Estocástico, em parte dá-te a localização da cotação face a um intervalo definido por um máximo e por um mínimo.Sempre dentro da zona de sobre-compra o RSI também atinge máximos e mínimos.Ao fazeres o Estocástico do RSI estás em cada momento a avaliar se o RSI está na zona baixa desse intervalo, definido por um máximo e mínimo; ou se está na zona alta do intervalo.Há muitos outros sistemas para obviar o problema a que te referes.

Deixo-te um link que te encaminha para a explicação desta ultima técnica por mim referida;.

http://www.investmax.com.br/iM/content. ... tentid=661
“Successful trading is really very simple. Buy a stock at the right time and sell it at
the right time.”«Mel Raiman»

Registado: 29/11/2007 3:18

Indicadores Técnicos vs Tendência

por T1ag0 » 3/12/2010 0:34

Boa noite,

Tenho um dúvida que me vêm à mente sempre que vejo cotações como a da BMW ou da LVMH por exemplo.
No geral todos aqui no fórum (ou pelo menos os mais experientes) aconselham a seguir a tendência.
Mas em empresas onde a tendência é clara, tal como a BMW ou a LVMH (corrigam-me se tiver enganado) os indicadores técnicos estão constantemente sobrecomprados, ou pelo menos perto disso.
Também o MACD e o Stochastic estão sempre em níveis altos.

Então a minha qestão é: quando observamos empresas que estão em máximos, ou em tendência bastante ascedente, devemos avaliar os indicadores de outra forma? Pensar por exemplo que um pequeno alivio (por exemplo o RSI de 75 para 68), é já um alivio bastante interessante.

Outra questão é como avaliar o Momentum. Penso que o MACD e o Stochastic são exemplos de indicadores de Momemtum. Como interpretar valores altos destes indicadores?

Desde já peço desculpa por qualquer erro mais grosseio no qu diz respeito a analise técnica, mas a experiência ainda não é abundante.

Cumprimentos

Registado: 29/3/2010 17:06

Quem está ligado: