Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Sector privado acompanhará corte dos salários no Estado

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Açor3 » 23/11/2010 17:44

Sector privado em Portugal????Há é um sector privado altamente subsidiado pelo Estado.Uns são funcionários públicos assumidos...os outros andam disfarçados e vão rodando a denominação conforme os seus interesses.Como o catavento!!!!Diferença: os primeiros não podem fugir aos impostos os ditos privados não fogem mais se não puderem.Não brinquem comigo, com esta discussão!!!!
Na bolsa só se perde dinheiro.Na realidade só certos Iluminados com acesso a informação privilegiada aproveitam-se dos pequenos investidores para lhes sugarem o dinheiro.

Registado: 13/6/2004 20:52

Ai pois ee !

por bboniek33 » 23/11/2010 17:33

Pastel Escreveu:
Elias Escreveu:..Por fim, se o senhor ministro defende que deve haver "solidariedade" do sector privado para com o sector público, e que o sector privado deve poder baixar salários, e se realmente está tão preocupado com a produtividade e com a competitividade, então que tal equiparar totalmente a função pública ao sector privado e permitir que na função pública também possa haver despedimentos, tal como acontece no privado e como de resto acontece aos funcionários públicos em diversos países europeus? Talvez a partir do dia em que os funcionários públicos perceberem que o seu posto de trabalho já não está assegurado para o resto da vida comecem a preocupar-se um pouco mais com aquilo que produzem...

:clap:

A solidariedade deve funcionar para os 2 lados
Também deve haver solidariedade do sector público para o sector privado. Nem que seja gerirem-se pelas mesmas regras básicas.

Seraa muito dificil instituir um Codigo do Trabalho com melhores condic,oes de seguranc,a do posto do trabalho no sector privado: isso obrigaria a grande envolvimento dos trabalhadores no processo, quero dizer, sao coisas que dao muito trabalho.

Assim, e dentro duma loogica jaa muito conhecida neste pequeno Paiis europeu, ee mais faacil tirar direitos e garantias a quem ainda as tem, isto ee, nivelando por baixo, coisa tambem muito praticada pelos nossos empresaarios aos quais se juntam, agora, os seus "colaboradores", coitados, a maioria precaarios, contratados a prazos.

Temos assim uma Nac,ao. Ah pois ee ! A Solidariedade ee nivelar por baixo, tipo: se o meu amigo morrer atropelado eu devo suicidar-me e continuaremos a amizade na vida eterna.

Pessoas menos avisadas, gente deseducada, invejosa e mesquinha poderaa atee considerar estes princiipios desajustados e injustos. Esses nao conseguem compreender o grande alcance das medidas de equalizac,ao que se propoem: fiquemos todos sem direitos e seremos todos iguais.

Assim... sim, teremos uma verdadeira Respublica.
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por crust » 23/11/2010 17:30

mais_um Escreveu:Sim, e isso não foi só este ano, assim como cortam no que pagam por fora e nos automoveis. Conheço algumas pessoa que tinham carro de serviço e ficaram sem ele.

Exactamente.

Prémios, seguros, combustível, revisões, viatura, telefone, ajuda para habitação, ajuda para roupa :-), cartões de crédito, etc....

Registado: 27/10/2008 16:41

por mais_um » 23/11/2010 17:25

crustas Escreveu:Boa tarde a todos.

Não sei se será exactamente novo, mas posso afirmar com segurança absoluta, que neste momento já existem empresas privadas que diminuíram os salários.

É óbvio que não cortam no base, porque isso seria outra história, mas cortam em prémios(fixos) e outras regalias financeiras.

C.

Sim, e isso não foi só este ano, assim como cortam no que pagam por fora e nos automoveis. Conheço algumas pessoa que tinham carro de serviço e ficaram sem ele.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por crust » 23/11/2010 17:18

Boa tarde a todos.

Não sei se será exactamente novo, mas posso afirmar com segurança absoluta, que neste momento já existem empresas privadas que diminuíram os salários.

É óbvio que não cortam no base, porque isso seria outra história, mas cortam em prémios(fixos) e outras regalias financeiras.

C.

Registado: 27/10/2008 16:41

por Pastel » 23/11/2010 16:59

Elias Escreveu:..Por fim, se o senhor ministro defende que deve haver "solidariedade" do sector privado para com o sector público, e que o sector privado deve poder baixar salários, e se realmente está tão preocupado com a produtividade e com a competitividade, então que tal equiparar totalmente a função pública ao sector privado e permitir que na função pública também possa haver despedimentos, tal como acontece no privado e como de resto acontece aos funcionários públicos em diversos países europeus? Talvez a partir do dia em que os funcionários públicos perceberem que o seu posto de trabalho já não está assegurado para o resto da vida comecem a preocupar-se um pouco mais com aquilo que produzem...

:clap:

A solidariedade deve funcionar para os 2 lados
Também deve haver solidariedade do sector público para o sector privado. Nem que seja gerirem-se pelas mesmas regras básicas.

Registado: 29/11/2007 11:30

por ferreira10 » 22/11/2010 0:29

AutoMech Escreveu:
Deve ter sido o Expresso da Meia noite e o alemão era o Wolfgang Kemper da Filkemp (se a memória não me falha a origem dele foi ter pegado numa empresa que fazia linhas de pesca e que estava para falir e depois desenvolveu para outras áreas ligadas aos filamentos).(...)

Ele faz uma reflexão interessante aí por volta do minuto 24, durante 3 ou 4 minutos.

Faz lembrar os agricultores espanhóis que chegam cá, compram o que os portugueses não querem e desatam a produzir.

Eh! «Pá!» Foi mesmo este programa! Não sei onde fui buscar a ideia de que o, dito Alemão, era do ramo do sector do calçado.Apanhei o programa a meio, precisamente no momento em que o empresário Alemão começou a sua intervenção.Tinhas ai o programa guardado no bolso! Foi só sacar para fora! :lol: :lol:
“Successful trading is really very simple. Buy a stock at the right time and sell it at
the right time.”«Mel Raiman»

Registado: 29/11/2007 3:18

Grandes e importantes passos ja foram dados !

por bboniek33 » 22/11/2010 0:14

Claro que falta ainda um caminho a percorrer ate se atingir o objectivo:

Os salarios em Portugal equalizarem os praticados na China.

Seraa um desafio de grande envergadura quer para os nossos dirigentes politicos quer para os nossos agentes economicos. Mas a Nacao estaa no Bom Caminho.

Estamos a avanc,ar nessa direccao com grande determinacao e, se todos fizerem a sua parte, atingiremos esse Alto Designio Nacional (ADN) dentro de poucos anos.

Portugal, nacao multicentenaria, cujo espolio de sacrificios patrioticos nos deixa embevecidos e orgulhosos, saberaa responder e agradecer aos seus melhores filhos pelo enorme esforc,o que lhes estaa a ser pedido mas que todos, estamos certos, saberao oferecer aa Patria sem um resquicio de egoismo, antes com o altruismo que soo os verdadeiros patriotas garantem perante a Historia de que sempre nos orgulharemos como Portugueses que perseguem a bravura que a Patria nos pede no Presente e, eles saberao, honrando o Passado, entregar com denodo e dignidade.

Viva Portugal !
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por Automech » 21/11/2010 23:46

ferreira10 Escreveu:

Quanto ao tema em questão, pareço quase um partidário comunista a defender os ordenados do sector privado, (:lol: :lol:).Fico-me só pela "aparência;

Hummmm.... nunca me enganaste pá ! :lol:

ferreira10 Escreveu:à dias, vi um programa muito oportuno acerca desta temática na SIC Noticias.

Deve ter sido o Expresso da Meia noite e o alemão era o Wolfgang Kemper da Filkemp (se a memória não me falha a origem dele foi ter pegado numa empresa que fazia linhas de pesca e que estava para falir e depois desenvolveu para outras áreas ligadas aos filamentos).

Ele faz uma reflexão interessante aí por volta do minuto 24, durante 3 ou 4 minutos.

<object width="480" height="360"><param name="movie" value="http://sic.sapo.pt/online/flash/playerSIC2009.swf?urlvideo=http://videos.sapo.pt/qzJQzUKuHJfBOitCF3Zl/mov/1&Link=http://sic.sapo.pt/online/video/informacao/Expresso+da+Meia-Noite/2010/11/edicao-de-19-11-201020-11-2010-03626.htm&ztag=/sicembed/info/&hash={B24A4D7D-2426-45D8-BC7B-9B0A5D770890}&embed=true&autoplay=false"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><embed src="http://sic.sapo.pt/online/flash/playerSIC2009.swf?urlvideo=http://videos.sapo.pt/qzJQzUKuHJfBOitCF3Zl/mov/1&Link=http://sic.sapo.pt/online/video/informacao/Expresso+da+Meia-Noite/2010/11/edicao-de-19-11-201020-11-2010-03626.htm&ztag=/sicembed/info/&hash={B24A4D7D-2426-45D8-BC7B-9B0A5D770890}&embed=true&autoplay=false" type="application/x-shockwave-flash" allowfullscreen="true" width="480" height="360"></embed></object>

Faz lembrar os agricultores espanhóis que chegam cá, compram o que os portugueses não querem e desatam a produzir.

Registado: 4/6/2010 12:12

por Elias » 21/11/2010 23:24

ferreira10 Escreveu:Por exemplo, o factor distancia é critico e pesa nos custos.Afinal estamos na Europa pelo que é suposto termos vantagens na exportação para a Europa, relativamente aos «outros».

Relativamente à Europa de leste isso não é bem assim, não estamos mais perto do centro da Europa...

Registado: 5/11/2002 12:21

por ferreira10 » 21/11/2010 23:19

ferreira10 Escreveu:Várias vezes ao longo da sua intervenção, parava para argumentar, dizendo, como é que se pode falar de problemas de competitividade de Portugal, quando este pais tem os ordenados mais baixos da Europa?

Em boa verdade, de modo a completar o meu post, a pressão sobre a nossa competitividade vêm, suponho, em parte, de fora da Europa.E da Europa de leste.E lá, nesses sítios, os ordenados são mais baixos do que os nossos.Mas há sempre maneira de dar a volta a isso.Por exemplo, o factor distancia é critico e pesa nos custos.Afinal estamos na Europa pelo que é suposto termos vantagens na exportação para a Europa, relativamente aos «outros».É necessário é encontrar produtos de valor acrescentado.Haja criatividade! E conseguiria-se dar a volta à tal competitividade.Criatividade e formação, já agora, também dos empresários.
“Successful trading is really very simple. Buy a stock at the right time and sell it at

por ferreira10 » 21/11/2010 23:08

AutoMech Escreveu:
ferreira10 Escreveu:
Dado o ambiente de crise anunciada, os programas para ensinar os Portugueses a pouparem, multiplicam-se na televisão.Esses psedo analistas da "poupança", sugerem que não se vá tantas vezes ao restaurante, não se vá tantas vezes ao café etc.Eu às vezes penso; o que é que os donos dos restaurantes e demais funcionários dos quais os seus empregos dependem pensarão destas soluções?

Ferreira, eu penso que estás a ver as coisas apenas pela tua perspectiva pessoal. Quem acompanha os teus posts sabe perfeitamente que não precisas destes conselhos.

Mas infelizmente há quem precise (e eu até arrisco a dizer que é uma grande maioria).

Há muito boa gente que está aflita e que não percebe por exemplo que 60 centimos todos os dias num café são 18 euros no fim do mês e que 18 euros dão por exemplo para 1 litro de leite por dia.

O mesmo por exemplo num crédito pessoal da cofidis em que a taxa de juro é altissima.

E assim sucessivamente. Eu não me parece nada mal alertar a população para isto, uma vez que temos um grande défice de cultura financeira (mesmo básica) na população. Não vejo isso como um risco ou ataque a determinados negócios.

Pois...visto dessa forma, realmente... tens razão, AutoMech.É como dizes; há pessoas que necessitam de ser aconselhadas acerca da melhor maneira para « desalavancarem».Sobretudo, em momentos, nos quais se perspectiva, uma contracção da economia.Tanto que perdem o controlo das despesas; e é por isso que vemos por ai casas a serem leiloadas e por ai a fora.

Queria passar a ideia de que há sempre exageros; tais como a tal sugestão que ia no sentido de colocar pedras no autoclismo.

Quanto ao tema em questão, pareço quase um partidário comunista a defender os ordenados do sector privado, (:lol: :lol:).Fico-me só pela "aparência; à dias, vi um programa muito oportuno acerca desta temática na SIC Noticias.
Como há "no ar" uma certa celeuma dirigida aos Alemães, o produtor do programa tratou de convidar de entre outros, um empresário Alemão bem sucedido a residir em Portugal.Era uma forma de auscultar um Alemão, acerca da representação que este tinha do que se passava em Portugal.

Ele, o Alemão, do sector do calçado, tratou de começar a sua intervenção, dizendo que tinha tomado a sua decisão de investimento que passou pela compra de uma empresa em pré-falência em Portugal, porque os ordenados em Portugal eram dos mais baixos da Europa.

Várias vezes ao longo da sua intervenção, parava para argumentar, dizendo, como é que se pode falar de problemas de competitividade de Portugal, quando este pais tem os ordenados mais baixos da Europa?
É claro que as razões que ele apontava iam no sentido da pouca ambição e mal formação dos empresários Portugueses.Ele chegou mesmo a referir um exemplo ligado à agricultura.Dizia que os vegetais que abasteciam os mercados Alemães, tinham que ser cultivados em grande parte do ano em estufas.O resultado é que eram desprovidos de sabor, ao contrario dos nossos, que beneficiavam de uma grande quantidade de dias de luminosidade anual.Porque não, exportar vegetais, e afins para a Alemanha?

Em suma, quando se tratava de dar um passo em frente que fosse no sentido da internacionalização, que passava por novos desafios comunicacionais, ele referia, que os Portugueses preferiam ficar quietos.

Para terminar, o post já vai longo; penso que é redutor, uma sugestão de abaixamento dos ordenados do sector privado, ter vindo do Senhor ministro das finanças.Em nome da chamada competitividade.Faz-me lembrar, que por altura da reunião com o PSD, o Senhor ministro não encontrava nenhum sitio para cortar na despesa.Volvidas algumas semanas, conseguiu ser criativo, e ao que parece já consegue cortar mais do que os tais 500 milhões de euros.O mesmo se passa relativamente à competitividade.

por Automech » 21/11/2010 22:45

Elias Escreveu:
AutoMech Escreveu:E assim sucessivamente. Eu não me parece nada mal alertar a população para isto, uma vez que temos um grande défice de cultura financeira (mesmo básica) na população. Não vejo isso como um risco ou ataque a determinados negócios.

De acordo, mas penso que se deveria investir na literacia financeira, incorporando-a nos programas escolares.

Já defendi isso aqui também num tópico aberto por ti. E até dei o exemplo dum livro com um titulo bombástico, mas cujo conteúdo está muito bem estruturado (O adolescente milionário):

http://caldeiraodebolsa.negocios.pt/vie ... &js_link=1

por Automech » 21/11/2010 22:42

artista Escreveu:Quando respondi estava a falar apenas de um dos problemas, especificamente desse, mas há mais, muitos deles estão no sector privado, ou ligados a ele...

No fundo concordamos em tudo Artista. A questão é que é natural (e até legítimo) que a exigência para com o sector público seja maior porque, ao passo que não me afecta se um cabeleireiro for ineficiente, já o sector público são os meus (e os teus) impostos a financiar essa ineficiência.

artista Escreveu:De qualquer forma, gostaria de deixar claro que me considero um leigo nestas matérias, tudo o que aqui escrevo sobre estes assuntos têm como suporte as minha experiências pessoais... valem o que valem! :)

Isso somos todos. O que não nos impede de vir aqui mandar umas postas de pescada. Por enquanto ainda não paga imposto lol :wink:

por Elias » 21/11/2010 22:36

AutoMech Escreveu:E assim sucessivamente. Eu não me parece nada mal alertar a população para isto, uma vez que temos um grande défice de cultura financeira (mesmo básica) na população. Não vejo isso como um risco ou ataque a determinados negócios.

De acordo, mas penso que se deveria investir na literacia financeira, incorporando-a nos programas escolares.

por Automech » 21/11/2010 22:31

ferreira10 Escreveu:
Dado o ambiente de crise anunciada, os programas para ensinar os Portugueses a pouparem, multiplicam-se na televisão.Esses psedo analistas da "poupança", sugerem que não se vá tantas vezes ao restaurante, não se vá tantas vezes ao café etc.Eu às vezes penso; o que é que os donos dos restaurantes e demais funcionários dos quais os seus empregos dependem pensarão destas soluções?

Ferreira, eu penso que estás a ver as coisas apenas pela tua perspectiva pessoal. Quem acompanha os teus posts sabe perfeitamente que não precisas destes conselhos.

Mas infelizmente há quem precise (e eu até arrisco a dizer que é uma grande maioria).

Há muito boa gente que está aflita e que não percebe por exemplo que 60 centimos todos os dias num café são 18 euros no fim do mês e que 18 euros dão por exemplo para 1 litro de leite por dia.

O mesmo por exemplo num crédito pessoal da cofidis em que a taxa de juro é altissima.

E assim sucessivamente. Eu não me parece nada mal alertar a população para isto, uma vez que temos um grande défice de cultura financeira (mesmo básica) na população. Não vejo isso como um risco ou ataque a determinados negócios.

por Automech » 21/11/2010 22:27

carf2007 Escreveu:
O problema é que já ouvi 2 gestores de 2 PME (mais P do que M) falarem em reduzir os salário e no entanto tinham acabado de comprar viaturas topo de gama

Deu-me vontade de rir, não fosse isto tão sério.

Típico empresário Português, em que a palavra investimento se cruza com o ultimo modelo de carro.

Fala-nos muito bom senso, realmente. :roll:

por carf2007 » 21/11/2010 22:15

AutoMech Escreveu:
carf2007 Escreveu:Como disse o Elias, se a empresa é lucrativa não necessita cortar salarios, devia era aumentar como fez a Auto Europa. Se não é lucrativa que reduza custos ou aumente as vendas até se tornar lucrativa, se não consegue tornar-se lucrativa que feche as portas.

Mas Carf, isso pode ser visto por outro prisma. Os salários são um custo logo redução de custos pode ser (não só, mas também) redução de salários. :wink:

Se a empresa provar que não tem mais por onde cortar, se realmente forem necessários cortes salariais para salvar a empresa e se os funcionários concordarem, acho bem.

O problema é que já ouvi 2 gestores de 2 PME (mais P do que M) falarem em reduzir os salário e no entanto tinham acabado de comprar viaturas topo de gama
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare

Registado: 9/3/2007 23:32

por artista_ » 21/11/2010 21:43

AutoMech Escreveu:
artista Escreveu:
Voltamos ao mesmo, o problema não é do sector público, é da gestão do mesmo... se calhar em Portugal o estado está a oferecer serviços que não tem capacidade para oferecer! Se calhar tem de cortar em algum lado... mas é um problema de má gestão e não da função pública em si...

Mas Artista, dizer isto assim é um bocado redutor porque se o problema é da gestão da administração pública, então é verdade que o problema é de facto a administração publica (senão era o mesmo que a Zon deixar alguém sem sinal, ligar-mos para lá e eles dizerem que o problema não é da Zon mas sim do departamento de engenharia da Zon).

A administração pública é um conjunto que engloba a gestão (poder ou não poder oferecer serviços), as pessoas, a legislação que a regula, etc. Não podemos cindir isto quando avaliamos a administração pública.

E não podemos dizer que é apenas um problema de gestão. Por exemplo um chefe de serviços que tenha um funcionário que se está nas tintas para o trabalho, o que é que pode fazer ? Praticamente nada. Aqui o problema é a atitude do funcionário e a legislação que o protege, por exemplo.

Quando respondi estava a falar apenas de um dos problemas, especificamente desse, mas há mais, muitos deles estão no sector privado, ou ligados a ele...

Em síntese o que quis referir é que o problema em muitos casos pode não estar na baixa produtividade dos funcionários (como se falou inicialmente) mas apenas na gestão de tudo isto... e sugeri que chegámos a um ponto em que estado já não consegue oferecer tanto como anteriormente oferecia... para já estão a cortar às cegas, vamos lá ver onde isto chega!

Por exemplo, na escola onde estou este ano ainda não foi colocado nem psicólogo nem sequer um professor do ensino especial. Na direcção dizem-me que no ano passado foram colocados ambos em finais de Setembro, este ano ainda não sabem, estão à espera. Entretanto os alunos com necessidades educativas especiais estão sem qualquer tipo de acompanhamento especializado, e os professores das diversas disciplinas usam o bom senso e a informação que há para fazerem o melhor que podem com esses alunos. Os alunos que achamos que seria útil uma avaliação psicológica pedimos aos pais para irem ao centro de saúde ou que vão a um particular. Ao meu horário falta-lhe uma hora lectiva para ser completo, já falei com a direcção e já percebi que dificilmente me irão arranjar essa hora, porque não podem, não têm autorização para isso, lembro-me bem que há alguns anos atrás se falava em horários a que faltavam 6 ou 7 tempos lectivos para completar e dizia-se logo que a escola acabava por completar, arranjavam-se uns clubes disto ou daquilo, umas aulas de apoio pedagógico acrescido e completava-se o horário, hoje nem uma hora apenas se consegue! Porque será?!

De qualquer forma, gostaria de deixar claro que me considero um leigo nestas matérias, tudo o que aqui escrevo sobre estes assuntos têm como suporte as minha experiências pessoais... valem o que valem! :)

abraços

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por ferreira10 » 21/11/2010 20:38

Quando se vislumbra a carência de alguma coisa há sempre "profetas" que avançam com soluções para fazer face a essas carências.

Houve para ai uns anos em que choveu pouco.Houve quem na televisão sugerisse, dada a escassez de agua, que os Portugueses optassem por colocar pedras no autoclismo.De modo a que este não enchesse tanto e de caminho se poupasse por essa via.Se as ditas pessoas puxassem um pouco pelo "miolo",chegariam certamente à conclusão de que, de modo a limpar,desculpem lá, a mesma porcaria, seriam necessárias mais descargas de autoclismo.

Esta sugestão de baixar os demais ordenados, para além dos da Função publica, vai neste sentido;Baixar o poder de compra; diminuir as transacções comerciais e de caminho a colecta de impostos.Eu pergunto; é assim que saímos deste ciclo vicioso?

por Automech » 21/11/2010 20:27

artista Escreveu:
Voltamos ao mesmo, o problema não é do sector público, é da gestão do mesmo... se calhar em Portugal o estado está a oferecer serviços que não tem capacidade para oferecer! Se calhar tem de cortar em algum lado... mas é um problema de má gestão e não da função pública em si...

Mas Artista, dizer isto assim é um bocado redutor porque se o problema é da gestão da administração pública, então é verdade que o problema é de facto a administração publica (senão era o mesmo que a Zon deixar alguém sem sinal, ligar-mos para lá e eles dizerem que o problema não é da Zon mas sim do departamento de engenharia da Zon).

A administração pública é um conjunto que engloba a gestão (poder ou não poder oferecer serviços), as pessoas, a legislação que a regula, etc. Não podemos cindir isto quando avaliamos a administração pública.

E não podemos dizer que é apenas um problema de gestão. Por exemplo um chefe de serviços que tenha um funcionário que se está nas tintas para o trabalho, o que é que pode fazer ? Praticamente nada. Aqui o problema é a atitude do funcionário e a legislação que o protege, por exemplo.

por artista_ » 21/11/2010 20:14

Elias Escreveu:Bem, mas sobre o BPN eu ainda hoje acho que o Estado não devia ter lá metido os €€€...

Pois, achas tu e achamos todos, o que é certo é que meteu, esse assunto já aqui foi debatido vezes sem conta... e o que é certo é que uma grande fatia dos orçamentos do estado vão parar, de uma forma ou de outra, ao sector privado, como já explicou aqui várias vezes o Marco!

O problema é que estamos metidos num grande alhada, o que vale é que eu sou um tipo que me contento com pouco, dou mais valor aos meus familiares e amigos que a muita coisa material, por isso, enquanto tiver para as minhas necessidades básicas não me vou preocupar muito... e até chegar a uma situação de não ter para as necessidades básicas ainda têm muito que sacar! :)

Abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por Automech » 21/11/2010 20:09

Elias Escreveu:Bem, mas sobre o BPN eu ainda hoje acho que o Estado não devia ter lá metido os €€€...

É difícil saber se teria havido risco sistémico, sobretudo porque foi feito numa altura em que havia bancos a serem salvos em vários países.

Ainda hoje não consigo formar um opinião isenta que balança entre esse receio do desconhecido e o dinheiro que sabemos que realmente lá se enterrou.

por artista_ » 21/11/2010 20:08

AutoMech Escreveu:
artista Escreveu:[
Não concordo contigo quando dizes que o sector privado não tem responsabilidades nesta crise, tem tantas como o público... se alguém pode ter mais responsabilidades é o governo, ou a classe política, mas quem votou neles fomos todos nós, os do público e os do privado!

Artista, o peso do sector público na economia subiu de 29 para 45% nos ultimos 30 anos ( http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=386210 ).

Isto não é um número abstracto. Teve de ser financiado por mais impostos ou por endividamento que significam impostos no futuro.

AutoMech Escreveu:O que quer dizer que o sector privado representa 55% da nossa economia! Não me digas que não tem qualquer responsabilidade na crise!?

AutoMech Escreveu:Quanto aos votos só temos duas hipóteses: ou não votar ou votar no que acreditamos ser o menos mau. Eu já fiz ambas as coisas. :wink:

Pois, eu compreendo-te, também já fiz as duas coisas :) ... mas parece-me que o problema é que a grande maioria vota no que quer que ganhe, e não no programa/idéias com que se identifica mais!

abraço

artista

por Elias » 21/11/2010 20:04

Bem, mas sobre o BPN eu ainda hoje acho que o Estado não devia ter lá metido os €€€...

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot] e 166 visitantes