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Caldeirão da Bolsa

Governo mantém projecto do novo aeroporto de Lisboa

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Automech » 18/11/2010 20:15

axman Escreveu:De boas intenções está o inferno cheio. Este tipo de conjecturas são pura masturbação.. contributivamente, não metia um euro neste história. Aliás, ninguém racional meteria. Beja é de uma inutilidade futebolística. É criminoso. É um BPN aeronáutico, é uma SCUT.. é um roubo à nação


A verdade é que o mal parece estar feito (antes não estivesse).

Eu achei a contribuição do PIKAS excelente, com pontos que não me ocorreram, que mais ninguém mencionou e que mostram conhecimento do assunto (independentemente de terem viabilidade ou não).

Se tivesses honestidade (ou talvez capacidade) pegavas no post dele e rebatias ponto por ponto o que não concordas. Apelidar o post de masturbação (presumivelmente mental) é inaceitável, tanto mais que a tua resposta é totalmente vazia de conteúdo.
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por axman » 18/11/2010 19:27

PIKAS Escreveu:Mas pode não ser assim, se se quiser.

Há todo um conjunto de actividades que é cada vez mais difícil fazer na europa congestionada mas é fácil fazer em Beja.

Importa relembrar que a Base de Beja têm início com a impossibilidade da luftwaffe treinar na alemanha. Se na altura os céus do centro da europa já estavam a ficar para o cheio, hoje nem se fala, até um gafanhoto já estorva.

Logo, construiram a base, vieram para cá, voavam quando queriam e como queriam, os aviões que queriam ( caças inclusivé ) bombardeavam em Alcochete ou no mar, isto até ao momento em que com os custos da reunificação das alemanhas houve que cortar - e muito - nos orçamentos e também cortaram aqui. Fecharam a loja e foram-se embora.

Espaço no chão e no ar é o que mais há em Beja.

Por esse mesmo motivo é que a KLM manda os seus futuros pilotos " ab-innitio " para Évora. A academia algumas vezes mais parece Amesterdão em hora de ponta. Porquê? há espaço no chão, no ar, poucas restrições, quase sem limitações metereológicas e tudo isto é que está escasso na Holanda. Não é pelos nossos lindos olhos, certamente.

No incidente com o vulcão islandês, quando ficou tudo colado ao chão houve aviões de cias europeias que atravessaram o atlântico vazios para parquear no Canadá e nos Estados Unidos. Não havia lugar para eles nos aeroportos europeus. Nessa altura, a ryanair já não parqueava aviões em Faro, amontoava-os.

Beja pode ter futuro se se virar para a grande manutenção, se se tornar um hub da aviação de carga e até na formação tem boas possibilidades, como por exemplo na qualificação de pilotos ( type-rating, etç ). Temos bom tempo, espaço e céus mais ou menos desimpedidos, três coisas que começam a ser difíceis de conjugar no continente europeu.

A própria TAP-ME têm recusado contratos porque não consegue meter mais aviões na manutenção de Lisboa. E este dinheiro são vendas ao estrangeiro, são divisas que entram.

A carga tem tido uma expansão brutal. Os cargueiros que passam por aqui e que atravessam o atlântico são mais que muitos. E nós a vê-los passar...

O que falta é saber explorar estes filões e às vezes tenho dúvidas se com estes lá poderemos chegar.

Cumprimentos,


De boas intenções está o inferno cheio. Este tipo de conjecturas são pura masturbação.. contributivamente, não metia um euro neste história. Aliás, ninguém racional meteria. Beja é de uma inutilidade futebolística. É criminoso. É um BPN aeronáutico, é uma SCUT.. é um roubo à nação
 
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por PIKAS » 18/11/2010 19:13

A-330 Escreveu:

A reforma de Beja foi outra aberração. Aquilo nunca vai ter nehuma cia a operar ali dada a sua distância.


A330


Se considerarmos a indústria da aviação apenas e só como o levar passageiros do ponto a) para o ponto b), é por demais óbvio que Beja nunca receberá mais que meia dúzia de aviões por mês e isto com a indústria turística que o alqueva pode proporcionar a funcionar em pleno.

Logo, a assim ser, como aeroporto está morto, nem para as low-cost serve ( aliás está mais perto do algarve do que de Lisboa ). Foram milhões para o lixo.

Mas pode não ser assim, se se quiser.

Há todo um conjunto de actividades que é cada vez mais difícil fazer na europa congestionada mas é fácil fazer em Beja.

Importa relembrar que a Base de Beja têm início com a impossibilidade da luftwaffe treinar na alemanha. Se na altura os céus do centro da europa já estavam a ficar para o cheio, hoje nem se fala, até um gafanhoto já estorva.

Logo, construiram a base, vieram para cá, voavam quando queriam e como queriam, os aviões que queriam ( caças inclusivé ) bombardeavam em Alcochete ou no mar, isto até ao momento em que com os custos da reunificação das alemanhas houve que cortar - e muito - nos orçamentos e também cortaram aqui. Fecharam a loja e foram-se embora.

Espaço no chão e no ar é o que mais há em Beja.

Por esse mesmo motivo é que a KLM manda os seus futuros pilotos " ab-innitio " para Évora. A academia algumas vezes mais parece Amesterdão em hora de ponta. Porquê? há espaço no chão, no ar, poucas restrições, quase sem limitações metereológicas e tudo isto é que está escasso na Holanda. Não é pelos nossos lindos olhos, certamente.

No incidente com o vulcão islandês, quando ficou tudo colado ao chão houve aviões de cias europeias que atravessaram o atlântico vazios para parquear no Canadá e nos Estados Unidos. Não havia lugar para eles nos aeroportos europeus. Nessa altura, a ryanair já não parqueava aviões em Faro, amontoava-os.

Beja pode ter futuro se se virar para a grande manutenção, se se tornar um hub da aviação de carga e até na formação tem boas possibilidades, como por exemplo na qualificação de pilotos ( type-rating, etç ). Temos bom tempo, espaço e céus mais ou menos desimpedidos, três coisas que começam a ser difíceis de conjugar no continente europeu.

A própria TAP-ME têm recusado contratos porque não consegue meter mais aviões na manutenção de Lisboa. E este dinheiro são vendas ao estrangeiro, são divisas que entram.

A carga tem tido uma expansão brutal. Os cargueiros que passam por aqui e que atravessam o atlântico são mais que muitos. E nós a vê-los passar...

O que falta é saber explorar estes filões e às vezes tenho dúvidas se com estes lá poderemos chegar.

Cumprimentos,
 
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por A330-300 » 18/11/2010 15:20

Olá a todos ,

È verdade que o Montijo não serve como aeroporto alternativo. Quanto à pista não sei , mas as aproximações a Lisboa e Montijo são conflitivas.

Ou seja , haveriam atrasos para ambos os aeroportos por causa do flow management de aproximação e descolagem.

Mais sentido faria activar a Ota para low costs ou...Beja...
Não é para isso que dizem que gastaram dinheiro naquilo?

A reforma de Beja foi outra aberração. Aquilo nunca vai ter nehuma cia a operar ali dada a sua distância.

Por outro lado , o NAL foi concebido numa ótica de que a economia estava em expansão e que por isso se previa um aumento de tráfego que levaria a Portela ao ccolapso. Ocorre que estamos em crise e estaremos por muito tempo , por isso o NAL , na minha opinião poderia esperar mais uns bons anos.

A330
 
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por Elias » 18/11/2010 15:00

Marco eu não disse 130, disse 180.

E repito a pergunta: conheces mais alguma cidade NO MUNDO em que o aeroporto (mesmo que seja o segundo) esteja a 180 km?
 
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por Marco Martins » 18/11/2010 14:55

Elias Escreveu:
Marco Martins Escreveu:Porque não abrem apenas este e garantem ligações directas para Lisboa à semelhança de outras low-costs noutras cidades europeias?


Marco, Beja fica a 180 km de Lisboa. Conheces mais alguma cidade NO MUNDO em que o aeroporto esteja a 180 km?


Queres dizer... um segundo aeroporto!! Porque uma já têm e não vão desistir dele!

A mais de 130 existem muitos. É 1h30 de viagem de auto-carro.

Se for para colocar mais low-costs em Lisboa, como achas que os outros aeroportos no país se vão safar? A começar pelo de Beja, o de Faro também sentirá mais dificuldades.
 
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por Elias » 18/11/2010 14:47

Marco Martins Escreveu:Porque não abrem apenas este e garantem ligações directas para Lisboa à semelhança de outras low-costs noutras cidades europeias?


Marco, Beja fica a 180 km de Lisboa. Conheces mais alguma cidade NO MUNDO em que o aeroporto esteja a 180 km?
 
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por Marco Martins » 18/11/2010 14:46

Infelizmente se abrir será para fechar pouco tempo depois quando for criado o outro em Lisboa!! numa concorrência directa qual é que acham que ficará a perder???


Porque não abrem apenas este e garantem ligações directas para Lisboa à semelhança de outras low-costs noutras cidades europeias?
 
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por Elias » 18/11/2010 1:27

Esta notícia é para o Marco Martins 8-)

]Beja: Aeroporto pode custar mais 39 milhões de euros. Presidente da EDAB diz que "é mentira"

vozdaplanicie.pt
15 de Novembro

Aeroporto de Beja já custou 35 milhões de euros, a Empresa de Desenvolvimento do Aeroporto de Beja (EDAB) prevê gastar mais 39 milhões até 2020 e não tem data para abrir, diz notícia do jornal “Sol”. José Ernesto Queiroz, presidente do Conselho de Administração da EDAB, garante que “é tudo mentira”.

Auditoria do Tribunal de Contas (TC) concluiu que o “Aeroporto de Beja já custou 35 milhões de euros, mais 2 milhões do que os 33 previstos inicialmente, e que o Estado arrisca-se a gastar 74 milhões até 2020, ou seja, mais 39 milhões, numa obra que não tem sequer data marcada de abertura”, assegura a notícia publicada pela última edição do jornal “Sol”.

Em declarações à Voz da Planície, José Ernesto Queiroz, presidente do Conselho de Administração da Empresa de Desenvolvimento do Aeroporto de Beja (EDAB), garante que nesta notícia pode encontrar-se “uma sequência de mentiras”. Na derrapagem de 35 milhões de euros, para os mais 39 milhões apontados pelo TC, José Ernesto Queiroz diz que “essa questão só se colocaria se fosse construída a parte do terreno que a EDAB adquiriu e que não tem qualquer edificação, se tivessem de ser feitas obras dentro da Base Aérea, ou reconstruída a pista. Hipóteses que foram apontadas ao TC para um cenário a 20 anos e não para o imediato”.

Quanto às criticas apontadas à falta de acessibilidades, o presidente do Conselho de Administração da EDAB recorda que se “trata de uma responsabilidade do Governo” e no caso da falta de certificação do Instituto Nacional de Aviação Civil, lembra que “é um processo que está a cargo da ANA – Aeroportos de Portugal”.

Sobre a data de inauguração do aeroporto de Beja, José Ernesto Queiroz frisou que a indicação da mesma “é uma responsabilidade que cabe ao Governo”.
 
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por Marco Martins » 19/10/2010 22:38

AutoMech Escreveu:Estive a pesquisar e o governo decidiu antes dos estudos estarem concluídos:

O Conselho de Ministros decidiu construir o novo aeroporto de Lisboa em Alcochete.

"Alcochete é, do ponto de vista técnico e financeiro, a opção mais favorável" para a construção do novo aeroporto internacional de Lisboa. A garantia foi dada pelo primeiro-ministro, José Sócrates, que confirmou a localização, baseado nas conclusões do relatório do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC).

A Comissão Europeia diz que é preciso concluir os estudos sobre Alcochete o mais depressa possível. Em causa estão os financiamentos comunitários à obra que terão de ser enquadrados pelo fundo de coesão e pelo actual quadro de apoio que termina em 2013.


http://aeroporto.blogs.sapo.pt/72487.html


Gostava de ouvir os políticos a dizerem se vão acabar com a Portela ou se pretendem manter dois aeroportos!!!!

Alguém sabe?
 
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por Automech » 19/10/2010 14:04

Estive a pesquisar e o governo decidiu antes dos estudos estarem concluídos:

O Conselho de Ministros decidiu construir o novo aeroporto de Lisboa em Alcochete.

"Alcochete é, do ponto de vista técnico e financeiro, a opção mais favorável" para a construção do novo aeroporto internacional de Lisboa. A garantia foi dada pelo primeiro-ministro, José Sócrates, que confirmou a localização, baseado nas conclusões do relatório do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC).

A Comissão Europeia diz que é preciso concluir os estudos sobre Alcochete o mais depressa possível. Em causa estão os financiamentos comunitários à obra que terão de ser enquadrados pelo fundo de coesão e pelo actual quadro de apoio que termina em 2013.


http://aeroporto.blogs.sapo.pt/72487.html
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por Krupper » 19/10/2010 14:00

Elias Escreveu:
Krupper Escreveu:AutoMech, neste caso (aeroporto de Beja) eu nem consigo perceber qual foi o objectivo da obra



Foi trazer gente para o Alqueva. Na altura houve várias notícias que falaram nisso, como por exemplo esta: http://www.correioalentejo.com/index.php?diaria=1635


Trazer gente para os empreendimentos turísticos que ainda não foram feitos. Está certo... :?
 
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por Elias » 19/10/2010 13:43

Krupper Escreveu:AutoMech, neste caso (aeroporto de Beja) eu nem consigo perceber qual foi o objectivo da obra



Foi trazer gente para o Alqueva. Na altura houve várias notícias que falaram nisso, como por exemplo esta: http://www.correioalentejo.com/index.php?diaria=1635
 
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por Krupper » 19/10/2010 13:25

AutoMech Escreveu:
T1ag0 Escreveu:Em portugal o problema nem é tanto os projectos em si. A agravante é a forma como os "não" rentabilizam. Boas ideias de investimento até há, mas...
Como se custuma dizer, "de boas intenções está o inferno cheio"

PS: atenção que não estou com isto a assumir que o aeroporto é um bom investimento.


Não basta fazer um investimento para depois ser dinheiro em caixa ou consegui-lo rentabilizar.

O que era interessante ver são os pressupostos que levaram a este investimento (assumindo que não foi o olhómetro) e se esses pressupostos eram minimamente realistas.


AutoMech, neste caso (aeroporto de Beja) eu nem consigo perceber qual foi o objectivo da obra, lendo por exemplo a notícia do Público que colocaram aí... Parece que se decidiram a fazer um aeroporto em Beja e depois logo viam o que fazer com ele...
 
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por Automech » 19/10/2010 13:17

T1ag0 Escreveu:Em portugal o problema nem é tanto os projectos em si. A agravante é a forma como os "não" rentabilizam. Boas ideias de investimento até há, mas...
Como se custuma dizer, "de boas intenções está o inferno cheio"

PS: atenção que não estou com isto a assumir que o aeroporto é um bom investimento.


Não basta fazer um investimento para depois ser dinheiro em caixa ou consegui-lo rentabilizar.

O que era interessante ver são os pressupostos que levaram a este investimento (assumindo que não foi o olhómetro) e se esses pressupostos eram minimamente realistas.
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por T1ag0 » 19/10/2010 12:21

Em portugal o problema nem é tanto os projectos em si. A agravante é a forma como os "não" rentabilizam. Boas ideias de investimento até há, mas...
Como se custuma dizer, "de boas intenções está o inferno cheio"

PS: atenção que não estou com isto a assumir que o aeroporto é um bom investimento.
 
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por Krupper » 19/10/2010 11:47

Patético... gastaram esse dinheiro todo para agora ter o "aeroporto" aos papéis e sem expectativas de poder vir a ser usado no futuro.
 
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por PIKAS » 19/10/2010 11:29

In Publico de ontem:

Iniciativa privada falhou no aeroporto de Beja, acusa secretário de Estado do Turismo
30.03.2010 - 10:19 Por Carlos Dias

A nova infra-estrutura aeroportuária já não abre em Setembro

3 de 14 notícias em Local
Como é possível não dar qualquer aproveitamento a um equipamento que está pronto desde Novembro de 2009 e que custou 33 milhões de euros? A questão inquieta a comunidade de Beja e prende-se com o aeroporto construído na periferia da cidade. Consciente do mal-estar com os sucessivos adiamentos, o secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, foi ao primeiro Congresso de Turismo do Alentejo dizer que a culpa não é do Governo.
Investimento de 33 milhões de euros continua a marcar passo para entrar em funcionamento (Daniel Rocha)

Segundo Bernardo Trindade, o aeroporto de Beja "é um caso em que a administração pública esteve à frente e conseguiu concluir a infra-estrutura quando os investimentos privados ainda não estão concluídos". Vários participantes do congresso não deixaram de estranhar este "passa-culpas" do secretário de Estado, quando é patente na opinião pública local que o aeroporto foi construído sem um objectivo concreto.

Jorge Pulido Valente, presidente da Câmara de Beja e um dos participantes no evento, classificou o projecto de "muito ambíguo" por estar envolto em "muitas dificuldades que têm de ser publicamente assumidas". Para além das questões que estão por resolver, "nomeadamente a certificação da pista", Pulido Valente exigiu saber "por que é que numa altura destas ainda se vem falar da necessidade de investimentos para se poder certificar a pista".

Ainda recentemente durante uma reunião com outro membro do Governo, o secretário de Estado dos Transportes, "foi dito que a certificação estaria dependente da torre de controlo da Base Aérea 11, que não teria visibilidade suficiente da zona de parqueamento dos aviões civis". Logo, o autarca de Beja acha "um pouco estranho" que nesta altura se venha falar da falta de investimento privado e exige saber, de uma vez por todas, se a pista tem condições ou não para receber aviões de passageiros e de carga.

"Dormitório para aviões"

Leonel Ribeiro, director de Estratégia e Marketing Aeroportuário da ANA-Aeroportos de Portugal, explicou que esta empresa "ainda não tem de direito o aeroporto". Ou seja: o despacho de 1 de Junho de 2009, assinado pelos ministros da Defesa, das Finanças e das Obras Públicas - e que transfere para a ANA "a gestão e exploração comercial do terminal civil de Beja" - ainda está por concretizar passados seis meses.

Durante o congresso ficou a saber-se que vão ser necessárias mais obras na zona militar, de apoio à componente civil. Sem a sua conclusão não é possível ao Instituto Nacional da Aviação Civil certificar a pista militar para uma utilização civil.

O vice-presidente da Empresa Regional de Turismo do Alentejo, Vítor Silva, admitiu, por seu lado, que não haverá abertura ao tráfego em 2010. A última promessa feita neste sentido, em Outubro de 2009, apontava para Setembro de 2010 como a data provável. Relativamente à vinda de passageiros para o Alentejo de avião, "só daqui a 20 anos, se tudo correr bem, é que a região sob influência do aeroporto terá 45 mil camas turísticas", referiu o mesmo responsável.

A partir de meados de 2011 são esperados entre oito e nove mil passageiros por ano. Três anos depois, pode chegar-se aos 23 mil passageiros, pelas estimativas da ANA. "Não temos coragem para dizer mais do que isto", concluiu Leonel Ribeiro. Ou seja, como salientaram vários oradores neste congresso, a curto prazo só é possível instalar "um dormitório para aviões".




Fazendo fé nesta notícia, custou 33 milhões de euros.

Cumprimentos,
 
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por Krupper » 19/10/2010 10:40

A questão que eu coloco quando se fala em aeroportos, é o que é que se passa com o aeroporto de Beja? Já não estava pronto e com capacidade para começar a receber voos? Investiu-se tanto dinheiro nesse aeroporto para quê? Para estar parado?

De Beja a Lisboa, serão grosso modo 150Km, de Reus a Barcelona são grosso modo 130Km. Porque não investir em vias de comunicação viáveis entre Beja e Lisboa (CP Alfa Pendular, Intercidades, Autocarros) e abrir o aeroporto de Beja a companhias Low cost, deixando o de Lisboa livre para as companhias de "bandeira".

Quanto dinheiro se gastou no aeroporto de Beja, alguém sabe?
 
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por JMHP » 18/10/2010 22:38

pepi Escreveu:Carlos Moreno, vale mt a pena ver:

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Este vídeo considero um hino á verdade e transparência pura e dura sobre o Estado português e muitos dos males e vícios da sociedade portuguesa.

É também no meu entender um exemplo e um alerta para aqueles que ainda crentes na mentira que este Estado e sistema social procura encobrir a mentira que ainda alimenta uma esperança inútil e falsa.

Depois deste vídeo e para quem procura a verdade isenta e imparcial sobre o nosso país, creio que muito dificilmente voltará argumentar ou discutir o país com base em dados e elementos fornecidos por um Estado e sucessivos governos com intenção que podemos e devemos de acção politica criminosa.

A este ritmo e com esta loucura, não tardará infelizmente a haver 'sangue' nas ruas, os próximos tempos serão demonstrativos da resistência e tolerância do povo português... :oops:


A grécia para o bem e para o mal, continua a ser a nossa bola de cristal em relação ao futuro:

UE: Grécia poderá ter de tomar medidas adicionais para cumprir metas orçamentais

Luxemburgo, 18 out (Lusa) -- O comissário europeu para os Assuntos Económicos e Financeiros, Olli Rehn, admitiu hoje que a Grécia poderá ser forçada a tomar medidas complementares para atingir os objetivos orçamentais em 2011.

Este esforço adicional decorre de uma esperada revisão em alta do défice orçamental.

Durante uma missão na Grécia, em Setembro, a agência europeia para as estatísticas, o Eurostat, "fez descobertas relativas a algumas entidades [gregas] que devem ser reclassificadas como entidades públicas, o que terá algum impacto sobre a dívida e o défice", explicou Olli Rehn à imprensa.


http://aeiou.expresso.pt/ue-grecia-pode ... io=f610072
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por alexandre7ias » 18/10/2010 19:32

ALTA VELOCIDADE
Ferreira Leite: Portugal "não tem dinheiro para TGV"
por LusaHoje


A antiga líder do PSD Manuela Ferreira Leite reafirmou hoje, em Badajoz (Espanha), ser contra a construção da linha ferroviária de alta velocidade (TGV) entre Lisboa e Madrid, com o argumento de que Portugal "não tem dinheiro para pagar".

"Eu não tenho nada contra o TGV, nem contra Espanha, como é óbvio, mas não posso deixar de defender os interesses de Portugal. O nosso país, neste momento, não tem dinheiro para pagar e, se não tem dinheiro, não tem crédito para o poder fazer e, penso eu, não se deve comprometer com algo que é extremamente prejudicial à política económica, neste momento", afirmou a actual deputada social-democrata.
Em declarações à Agência Lusa no "Fórum Ágora, o Debate Peninsular", principal fórum de reflexão das relações entre Portugal e Espanha, que começou hoje em Badajoz, a ex-líder do PSD reafirmou a sua oposição ao projecto conjunto de alta velocidade entre Portugal e Espanha.
"Reafirmo, até com mais firmeza que há alguns meses, que é impensável que Portugal possa enveredar, neste momento, num projecto para o qual não tem dinheiro", declarou.
Sobre a proposta de Orçamento do Estado para 2011, apresentada pelo Governo português, Manuela Ferreira Leite recusou-se a comentar, alegando que não fala sobre questões internas do país em solo internacional.
"Sobre política interna não falo aqui (Espanha). Se ainda não o fiz em Portugal, também não é aqui que o vou fazer", afirmou.
Manuela Ferreira Leite participou hoje na 11.ª edição do "Fórum Ágora, o Debate Peninsular", o principal fórum de reflexão das relações entre Portugal e Espanha, que começou hoje e termina domingo.
Ferreira Leite participou numa discussão em torno da temática "O nacionalismo português e o debate espanhol".
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por alexandre7ias » 18/10/2010 19:04

O País "não está em condições" de avançar com investimentos sem retorno, diz governador do BdP
É um sério aviso do Governador do Banco de Portugal: o País “não está em condições de avançar com investimentos que não tenham retorno para a economia”. O recado chega numa altura em que o Governo insiste em avançar com a linha de TGV entre o Poceirão e Caia. Carlos Costa lembra que, na actual situação, é preciso estudar muito bem onde se gasta o dinheiro.
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por pepi » 16/10/2010 23:02

Carlos Moreno, vale mt a pena ver:

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por Zecatreca_1001 » 16/10/2010 22:30

jeso Escreveu:
zecatreca Escreveu:

Li hoje que os russos querem fazer um hotel no espaço!!!! :shock:


. :roll:


Mas sem estacaria. :lol:

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Neste caso deve ser com um fio: tipo balao. :mrgreen:
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por jeso » 16/10/2010 22:25

zecatreca Escreveu:

Li hoje que os russos querem fazer um hotel no espaço!!!! :shock:


. :roll:


Mas sem estacaria. :lol:
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