Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Acredito mais no gráfico do que nos políticos

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Automech » 29/10/2010 21:43

tugatuga11 Escreveu:Uma boa leitura poucas vezes dá erro.
E o Orçamento foi aprovado...
Ulisses parabéns para ti, parabéns para mim e parabéns para quem analisou da mesma forma.
Abraço.

Ouvi dizer que a Sic Noticias vai despedir os analistas políticos e contratar o Ulisses.

Quando lhe perguntarem alguma coisa, "ora deixa cá ver o gráfico do PSI.... então resistencia aqui, volume ali,... pois eu acho que..."

E mais. Dá opinião política sobre qualquer país, desde que tenha bolsa de valores LOLOLOLOL :mrgreen:

Parabéns Ulisses, tagatuga e restantes participantes.

Registado: 4/6/2010 12:12

por tugatuga11 » 29/10/2010 21:36

Uma boa leitura poucas vezes dá erro.
E o Orçamento foi aprovado...
Ulisses parabéns para ti, parabéns para mim e parabéns para quem analisou da mesma forma.
Abraço.

Registado: 27/4/2009 19:07

por bossas » 27/10/2010 18:21

Ulisses Pereira Escreveu:anonimo, a minha posição é a mesma. Mesmo quando todos não acreditam que o OE vai ser aprovado.

Um abraço,
Ulisses

Estou com o Ulisses: continuo a acreditar mais nos gráficos :mrgreen:
*ACE* - SEJA UM ÁS
-------
Use a Razão
-------
Seja inteligente
-------

Registado: 16/11/2008 0:44

por Trisquel » 27/10/2010 15:57

albrib Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Não percebi essa da ZOn ter caido 12%. Podias explicar?

Um abraço,
Ulisses

Acho que o Trisquel se está a referir ádiferença entre o máximo e o mínimo do dia (4,12 e 3,64). Realmente, são 11,65% de diferença.
Abraço

Obrigado pelo apoio, foi essa a lógica! 8-)
Cumpts.
Trisquel

A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.

Registado: 17/3/2009 11:05

por albrib » 27/10/2010 15:56

Ulisses Pereira Escreveu:Não percebi essa da ZOn ter caido 12%. Podias explicar?

Um abraço,
Ulisses

Acho que o Trisquel se está a referir ádiferença entre o máximo e o mínimo do dia (4,12 e 3,64). Realmente, são 11,65% de diferença.
Abraço

Registado: 17/12/2008 12:33

por Trisquel » 27/10/2010 15:55

Um abraço,
Ulisses

Quando a cotação veio dos 4,12 para os 3,64. O meu pensamento foi o de somar os +8,5% com -3,5%.

A minha referência foi a quem entrou no topo e saiu no fundo, possivelmente não existiu nenhum caso. ok?
Cumpts.
Trisquel

A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.

por Ulisses Pereira » 27/10/2010 15:44

Não percebi essa da ZOn ter caido 12%. Podias explicar?

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Trisquel » 27/10/2010 15:33

tugatuga11 Escreveu:Uma das chaves do sucesso é a disciplina. Se temos a convicção que estamos a fazer uma boa leitura dos gráficos e que esta dá sinal que o Orçamento irá passar porque raio vamos alterar a nossa opinião porque houve falha nas negociações entre ps e psd? Nestes momentos vê-se quem é disciplinado e quem vai com o vento. Pode-se perder mesmo disciplinado mas isso é raro acontecer. Também mantenho a análise que fiz.
O psd vai-se abster pois irá ter em conta o caos em que Portugal se poderá tornar. O Orçamento vai passar e iremos ter o psd com maioria absoluta nas proximas legislativas.
Abraço e bons trades.

Podes ter razão, recordo que no 11 de Setembro até os disciplinados foram com o vento. Existem imponderáveis que ao desferir golpes nos levam a ir com o vento ou será que essa atitude faz parte uma uma disciplina maior.

Não é o caso de hoje que o Psi20 caiu 1,25% mas dentro do Psi20 ouve quedas de 12,0% (Z0n), já dói e lutar contra o vento é um desperdicio de energia, Quem está dentro sente diferente de quem está fora e mesmo do lado de fora pode-se achar que é boa oportunidade de entrada.
Cumpts.
Trisquel

CDS muito caladinho

por dfviegas » 27/10/2010 13:47

tugatuga11, a questão é que mesmo acreditando na análise que fizemos, as noticias dizem para vender, nem que seja para ires busca-las uns centimos mais baixo e assim encaixares alguma mais valia no imediato.

Tambem acredito que o orçamento seja aprovado, vai na volta ainda vai ser o CDS a aprova-lo a troco de o socrates se calar de uma vez por todas com a história do submarinos :-)

Registado: 29/11/2007 2:53

por ferreira10 » 27/10/2010 13:30

QuimPorta Escreveu:(...) Especialmente de cerveja e tremoços, que é o adequado para espectáculos televisivos de elevada tensão cénica, tipo futebóis, touradas e filmes de acção em que o herói no fim se salva por um pêlo, como aposto que é o caso…

O espectáculo, é mais do tipo; ver os porcos (Piigs) a ganir nas pocilgas" :mrgreen: :lol:
“Successful trading is really very simple. Buy a stock at the right time and sell it at
the right time.”«Mel Raiman»

Registado: 29/11/2007 3:18

por tugatuga11 » 27/10/2010 13:18

Uma das chaves do sucesso é a disciplina. Se temos a convicção que estamos a fazer uma boa leitura dos gráficos e que esta dá sinal que o Orçamento irá passar porque raio vamos alterar a nossa opinião porque houve falha nas negociações entre ps e psd? Nestes momentos vê-se quem é disciplinado e quem vai com o vento. Pode-se perder mesmo disciplinado mas isso é raro acontecer. Também mantenho a análise que fiz.
O psd vai-se abster pois irá ter em conta o caos em que Portugal se poderá tornar. O Orçamento vai passar e iremos ter o psd com maioria absoluta nas proximas legislativas.
Abraço e bons trades.

Registado: 27/4/2009 19:07

por Quimporta » 27/10/2010 13:03

QUÊ?!? E AGORA?!
Os bacanos não se entenderam e os juros da dívida vão subir que nem foguetões! No mínimo vem o FMI e confiscam o salário de dois em dois meses!!
O estranho é que ainda agora espreitei pela janela e não vejo corrida à lojas dos chineses! A malta anda ainda não sabe na certeza…

Eu para prevenir vou já abastecer a dispensa de material de primeira necessidade! Especialmente de cerveja e tremoços, que é o adequado para espectáculos televisivos de elevada tensão cénica, tipo futebóis, touradas e filmes de acção em que o herói no fim se salva por um pêlo, como aposto que é o caso…

Ulisses: ainda vais olhar para os gráficos e ver o leão da MGM…
"In God we trust. Everyone else, bring data" - M Bloomberg

Registado: 9/5/2009 18:57

por helderjsm » 27/10/2010 12:46

Elias Escreveu:Não esquecer que os 7500 são suporte e pode haver um reteste.

Foi por isso que falei no filme do "Regresso aos suportes". Com os mercados estabilizados acredito mais nesse cenário do que no da ruptura. Há que estar atento.

Registado: 23/10/2009 8:52

por Elias » 27/10/2010 12:37

Não esquecer que os 7500 são suporte e pode haver um reteste.

Registado: 5/11/2002 12:21

por helderjsm » 27/10/2010 12:32

Na verdade estas vendas todas podem até tornar-se um grande impulso amanha ou para a semana.

Se não vejamos. Hoje vendeu tudo a medo e muitos aproveitaram para comprar (buy on dips?). Ora se (e claro é um grande SE) logo o PSD vier dizer "AH e tal vamos aprovar o orçamento...", então há grande probabilidade de haver uma grande força compradora (tanto daqueles que estavam de fora como daqueles que saíram a medo e agora querem voltar).

Claro que também pode haver um outro SE. SE o PSD vier dizer "AH e tal o orçamento é uma m.. e não dá para aprovar", então podemos assistir a um filme excepcional chamado "Regresso aos suportes" ou ainda pior o filme "E tudo os suportes levaram".

Registado: 23/10/2009 8:52

por Ulisses Pereira » 27/10/2010 12:24

Trisquel, várias vezes resistências são quebradas e depois não produzem os efeitos que esperamos. Não esto a referir-me ao caso concreto, mas sim ao geral. Falamos de probabilidades quando estamos a falar de análise técnica.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por ANONIMO111 » 27/10/2010 12:15

Eu, acredito que o orçamento de Estado vai passar.
Pela pressao externa e pelos factos mais que evidentes.
O orçamento para 2011, vai passar, estou ciente disso.

Registado: 29/11/2007 1:44

por Trisquel » 27/10/2010 12:11

Ulisses Pereira Escreveu:anonimo, a minha posição é a mesma. Mesmo quando todos não acreditam que o OE vai ser aprovado.

Um abraço,
Ulisses

Um falso break é um possível cenário a equacionar? Ou o volume e a distância que já leva da última resistência são para validar?
Cumpts.
Trisquel

por albrib » 27/10/2010 12:08

Um abraço,
Ulisses

Concordo em género, número e espécie. As pressões internacionais são muito grandes. E nós temos de "dançar a música que nos tocam"...
Abraço e (apesar de tudo isto) BN

Registado: 17/12/2008 12:33

por Las_Vegas » 27/10/2010 12:06

Parabéns por mais um excelente artigo.

A ópera não acaba antes da gorda cantar. :)

Registado: 4/11/2002 23:12

por Ulisses Pereira » 27/10/2010 12:04

anonimo, a minha posição é a mesma. Mesmo quando todos não acreditam que o OE vai ser aprovado.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por ANONIMO111 » 27/10/2010 11:27

E Agora??? em quem se deve acreditar?

Registado: 29/11/2007 1:44

por Quimporta » 26/10/2010 15:52

Artigo irresistível, este…

Quando olhei para ele de relance pareceu-me estranho que o Ulisses visse na quebra da resistência do PSI “um sinal”… Ora que sinal era este?! Que o OE ia ser aprovado! Estava levado a achar que “lhe podia dar-lhe para pior”…:wink:
Mas prestando mais atenção ao detalhe do raciocínio expresso no artigo, é o mesmo raciocínio que permitia há tempos perceber porque as acções da PT disparavam antes das reuniões com a Telefónica sobre a “Vivo”. Nada de estranho para quem anda nos mercados. Pelo contrário.

Em resumo, o argumento é: quem compra e vende mais acções é o “grande capital”, e as acções começaram há duas semanas a subir “á grande”. Conclusão, ou o grande capital anda a dormir, ou tem alguma fisgada…

Numa análise sociológica à análise técnica - é analisar uma análise , e depois?! – poderia dizer-se que analisar gráficos tem algo de quiromântico. Vista como antecipação do futuro, olhar para as cotações tem semelhanças com aquelas ciganas que olham para as palmas das mãos dos clientes: “Tá ver aqui a linha da vida a cruzar a linha da fortuna?! Isto quer dizer que as suas chaves do carro ficaram no dentista!”.
Mas para quem tenta ganhar dinheiro com a AT, ainda que as “linhas” possam dizer alguma coisa, está no olho do analista, e não no gráfico, a verdadeira ciência.

A maior parte das pessoas não é capaz de associar uma quebra da resistência do PSI a factos específicos como a aprovação do OE, nem isso está sequer ao alcance dos analistas técnicos “na óptica do utilizador”, como gostava de um dia vir a ser… Mas parece-me fazer todo o sentido que não haveria tanto investidor “a entrar” se não existisse uma confiança mínima em que aqueles senhores que foram visitar o Pedro Passos Coelho não vão ficar desiludidos…

Por acaso não estou tão de acordo com a conclusão de que isso é sinal de “um mundo estranho”. Parece-me uma acção de lobbying legítima e clara por parte dos Bancos. Apenas os Portugueses não estamos muito habituados a este modo de proceder. Fico bem mais preocupado quando se trocam nos bastidores decisões políticas por favores, lugares, ou mensalões.

Agora há um aspecto que é inegável. A crónica do processo de aprovação do OE está feita sobre um argumento de filme indiano… Nenhum dos principais intervenientes está a dizer uma linha que não esteja regada de insídia e eleitoralismo. A estes actores em particular creio que se aplica na perfeição o que diz o Ulisses: “confio mais num gráfico”! Eu diria mais: confiava mais depressa numa cigana que me estivesse a explicar o Orçamento de Estado! Com algumas honrosas excepções, convém também dizer.

Abraço,
"In God we trust. Everyone else, bring data" - M Bloomberg

Registado: 9/5/2009 18:57

por Elias » 26/10/2010 12:57

Obrigado Ulisses.

Registado: 5/11/2002 12:21

por Ulisses Pereira » 26/10/2010 12:55

Óptimos comentários. :)

Elias, eu não digo que o mercado não pode ser controlado. Digo que o pode ser, em períodos curtos e que isso é raro. As pessoas é que têm a tendência para justificar os seus insucessos com as manipulações. Elas acontecem, em períodos curtos, mas são raras e não com a frequência que as pessoas lhes atribuem.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69 e 201 visitantes