Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

A Grécia está insolvente

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por kpt » 7/9/2010 23:14

Acho o Dubai um caso particularmente diferente dos demais.

Se por um lado o crash imobiliário no Dubai em muito afecta a solvabilidade do Estado, por outro lado o facto de estar inserido num país com recursos petrolíferos (não sei até que ponto o Dubai poderia beneficiar das receitas petrolíferas já que não é um dos Estados dos Emirados que possui petróleo) faz diminuir ligeiramente o risco de incumprimento.

Contudo, mais curioso é que tal não impediu de adiar por duas vezes o pagamento de dívida.

Quanto a Portugal, Irlanda etc. ainda que não tenham petróleo não estão entalados com investimentos faraónicos em imobiliário. Venha o diabo e escolha.. entre ter que vender prédios e reduzir a despesa não sei o que será mais fácil!

Registado: 11/5/2007 23:19

por Marco Martins » 7/9/2010 22:59

Será que hoje foi apenas uma correcção dos mercados, ou será novamente o receio de reavivar alguns fantasmas sobre a Grécia, Irlanda e do Dubai?

Dubai Unit to Delay Repayment
September 7, 2010, 4:16 am

Dubai Holding’s main unit will delay repayment on a $555 million loan until Nov. 30, the company said on Tuesday, the second time it has failed to meet a repayment deadline, Reuters reported.

Dhcog, a unit of the conglomerate owned by the Gulf Arab emirate’s ruler, took a big loss on its exposure to Dubai’s property crash.

The company said in June it may resort to asset sales to deal with its debt after posting a $6.2 billion loss for 2009. Its assets include Jumeirah hotel group and business parks.

http://dealbook.blogs.nytimes.com/2010/ ... repayment/

Clube de bancarrota: Irlanda sobe para 6º lugar "puxando" Portugal
A Irlanda acaba de ver disparar a sua probabilidade de default aproximando-se dos 28% e subindo para o 6º lugar do TOP 10 mundial, estando hoje numa situação mais grave do que o Dubai.
Jorge Nascimento Rodrigues (www.expresso.pt)
17:16 Terça feira, 7 de Setembro de 2010

O risco português continua, também, a aumentar, bem como o do resto de um grupo mais frágil de sete dentro da União Europeia

A desconfiança em relação à situação irlandesa aumenta de dia para dia e mesmo de hora para hora. O 'tigre Celta' acaba de bater novo máximo histórico alcançando uma probabilidade de default próxima dos 28%. Por isso ultrapassou, hoje, o Iraque e o Dubai no TOP 10 mundial do risco de bancarrota num horizonte de cinco anos, situando-se em 6º lugar, segundo o monitor da CMA DataVision.

O disparo irlandês está a "puxar" pelo resto de um grupo de sete países mais frágeis dentro da União Europeia que agrupa, além da Irlanda, a Grécia (que subiu hoje para perto de 53% de risco de default e conserva o 2º lugar do referido TOP 10), Portugal (que subiu para 9º lugar, como já noticiámos), Roménia (que está em 10º lugar), Hungria, Espanha e Itália.

Irlanda, Itália, Portugal e Espanha incluem-se entre os cinco primeiros que hoje estão a assistir ao maior aumento diário da probabilidade de incumprimento, logo depois da Finlândia. A probabilidade de default no caso da Irlanda subiu hoje mais de 12%, a de Itália e de Portugal cerca de 11,4% e Espanha cerca de 9,5%.

São mais de seis dezenas os países monitorizados diariamente pela CMA DataVision.

A Bélgica, em virtude da situação política interna e de um endividamento público elevado (a dívida pública direta em relação ao PIB atingirá os 96,7% no final deste ano, muito mais elevada do que a portuguesa, que se estima se situará nos 85,8%), apareceu no radar do risco esta semana, com a probabilidade de default em alta constante, ainda que num patamar muito mais baixo (11%) do que o do grupo dos 7 referido.

http://aeiou.expresso.pt/clube-de-banca ... al=f602590

Registado: 7/4/2007 17:13

por Batmax » 7/9/2010 17:33

Supermann Escreveu:
Batmax Escreveu:Nada como olhar para um gráfico diário para poder perceber esse tipo de ruido se esta a afectar ou não ;).

Imagem

que gráfico é esse?

por favor quando façam print screens, não escondam os tickers

É assim aqui ninguém esconde nada, só aparece mesmo isto do programa que tenho que faz AT automaticamente, depois se estamos a falar da Grécia tem toda a lógica que seja o índice Greece 20 ;).
User mudou de nick - > Wallstreetrader

Registado: 29/11/2007 2:13

por Lion_Heart » 7/9/2010 16:53

The Mechanic Escreveu:

Faz parte da tarefa de um Líder "animar as tropas" . E não estou a dizer que ele está a fazer um bom ou mau trabalho ( por mim, já ia pra lá outro Governo , que este , por diversas razões , já perdeu condições de Governar há um bom tempo ) ! Estou apenas a dizer que, neste aspecto de "não deixar cair o animo" , ele está a agir bem . Claro que a maior parte não está a levar a coisa para o "animo", mas para o " este gajo quer-me papar por parvo! que isto está tudo lixado ! " mas, neste aspecto, acho que ele está a fazer o papel dele .

Um abraço ,

The Mechanic

Um lider tem como dizes que animar as tropas, mas acima disso tem que dizer a verdade e agir em conformidade.
O que o Socrates faz é dizer aos 6.000.000 que dependem dele que esta tudo bem, que somos os melhores , que a crise é culpa dos outros.E eles acreditam. Ora pegunta a um f. publico, a um reformado ou a uma pessoas com o rsi se algum dia pensa que não lhe vão pagar a mensalidade? Era o fim do mundo.
Mas os outros ja podem nao ser pagos.

O Socrates é mais um vendedor de ilusões daqueles que o País esta cheio. Que até vende a familia e os amigos para conseguir mais uns trocos no fim do mês.

Este tipos de lider a Hugo Chaves ou a Fidel Castro não me convence. Porque o principal inimigo dos Portugueses não são os USA ou a crise la de fora, o nosso inimigo é o propio Estado que consome e nao tem dinheiro para tal.

Um Lider deveria dizer: Portugueses nao temos dinheiro para andar de BMW e Merc , muito menos para TGVs . Vamos aplicar bem cada euro cobrado e vamos dar contas a todos vos de como esse euro e aplicado.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por Supermann » 7/9/2010 16:39

Batmax Escreveu:Nada como olhar para um gráfico diário para poder perceber esse tipo de ruido se esta a afectar ou não ;).

Imagem

que gráfico é esse?

por favor quando façam print screens, não escondam os tickers

Registado: 18/12/2009 18:54

por Automech » 7/9/2010 14:50

Eu além de concordar com o ponto do Mechanic (e de ainda me estar a rir da garrafa de whisky), também reconheço que a frase do migluso resume tudo:

Eu, simplesmente, estou farto

A questão é que Sócrates está de facto mais do que gasto (por culpa própria) e já poucos acreditam nele, mesmo nas coisas em que tem razão.

Ver o tópico do Elias em http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=74309

Registado: 4/6/2010 12:12

por migluso » 7/9/2010 11:57

The Mechanic Escreveu:
Não são "os milhares de investidores" ; são " milhares de especuladores" .

E a malta dos CDS , pra mim, é tudo menos investidores . São gajos que se for preciso afundar um pais , desde que dê lucro , tiram logo a rolha . E muito do ruido que se lê em termos de noticias, não passa disso , de mais uma roidela na rolha .

Pois, a conversa de sempre. O Louça também acusou o Hugh Hendry de estar a afundar o euro. Um gajo que gere um fundo que não chega a 500 milhões...

Para além disso, a distinção entre investidor e especulador é muito subjectiva. Para mim o que importa é o seguinte: ambos têm o mesmo objectivo, que é ganhar dinheiro.

The Mechanic Escreveu:Além disso ...

Sem estar a defender o Sócrates ... vocês na vossa casa, quando um fica desempregado :

a )tentam dizer aos vossos filhos e mulher " calma que isto vái-se compor ; eu vou arranjar um novo emprego...talvez até melhor ! , e vamos ultrapassar as dificuldades.."

b )desatam a correr pela casa aos gritos , ao mesmo tempo que se descabelam e choram baba e ranho , depois páram , emborcam uma garrafa de whisky novo , levam as costas da mão à testa e declaram :...meeeeeeeu Deeee....Deeee...UUUUSS!!...estamos perdidos ! Vocês , crianças, tão aqui tão a bater com os costados numa instituição de abrigo de jovens delinquentes ; a ti , mulher, resta-te a prostituição...e eu...e eu!!?!?!...que será de miiiiiiiiiiiiiiiiiiiiim....?... Ó !!...e eu ...

Faz parte da tarefa de um Líder "animar as tropas" . E não estou a dizer que ele está a fazer um bom ou mau trabalho ( por mim, já ia pra lá outro Governo , que este , por diversas razões , já perdeu condições de Governar há um bom tempo ) ! Estou apenas a dizer que, neste aspecto de "não deixar cair o animo" , ele está a agir bem . Claro que a maior parte não está a levar a coisa para o "animo", mas para o " este gajo quer-me papar por parvo! que isto está tudo lixado ! " mas, neste aspecto, acho que ele está a fazer o papel dele .

Um abraço ,

The Mechanic

Já que deste o exemplo de uma família, o que deveria ser dito era: a vida está difícil e incerta, temos que reduzir os gastos mensais, a começar pelos mais supérfulos. Vamos deixar de almoçar no restaurante, os filhos em vez de Nike passam a usar Sanjo (que pelos vistos estão na moda outra vez) e tu mulher, vais passar a ir apenas uma vez por mês ao cabeleireiro em vez de ires todas as semanas. Eu, em vez de beber johnnie walker balck label passo a beber vat69.

Agora, termos um senhor que vive no mundo da fantasia, a dizer ao portugueses que estamos a recuperar melhor que o resto da Europa enquanto na vida REAL acontece o oposto é insultuoso.

Há quem goste de ouvir sempre a mesma conversa da treta. Eu, simplesmente, estou farto.

abraço e bons negócios
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

Registado: 16/11/2009 18:45

por The Mechanic » 7/9/2010 11:34

migluso
Calma, está tudo bem. Afinal o Sr. Sócrates diz que estamos no caminho certo.

Ele é que sabe. Os milhares de investidores estão errados, o mercado está errado.

Amen...

Não são "os milhares de investidores" ; são " milhares de especuladores" .

E a malta dos CDS , pra mim, é tudo menos investidores . São gajos que se for preciso afundar um pais , desde que dê lucro , tiram logo a rolha . E muito do ruido que se lê em termos de noticias, não passa disso , de mais uma roidela na rolha .

Além disso ...

Sem estar a defender o Sócrates ... vocês na vossa casa, quando um fica desempregado :

a )tentam dizer aos vossos filhos e mulher " calma que isto vái-se compor ; eu vou arranjar um novo emprego...talvez até melhor ! , e vamos ultrapassar as dificuldades.."

b )desatam a correr pela casa aos gritos , ao mesmo tempo que se descabelam e choram baba e ranho , depois páram , emborcam uma garrafa de whisky novo , levam as costas da mão à testa e declaram :...meeeeeeeu Deeee....Deeee...UUUUSS!!...estamos perdidos ! Vocês , crianças, tão aqui tão a bater com os costados numa instituição de abrigo de jovens delinquentes ; a ti , mulher, resta-te a prostituição...e eu...e eu!!?!?!...que será de miiiiiiiiiiiiiiiiiiiiim....?... Ó !!...e eu ...

Um abraço ,

The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

por migluso » 7/9/2010 10:24

http://economico.sapo.pt/noticias/risco ... 98537.html

Calma, está tudo bem. Afinal o Sr. Sócrates diz que estamos no caminho certo.

Ele é que sabe. Os milhares de investidores estão errados, o mercado está errado.

Amen...
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

por Batmax » 7/9/2010 9:25

Nada como olhar para um gráfico diário para poder perceber esse tipo de ruido se esta a afectar ou não ;).

Imagem
User mudou de nick - > Wallstreetrader

Registado: 29/11/2007 2:13

por m2010 » 7/9/2010 9:01

Calma pessoal, parece tudo nervoso.

Eu vou comprar uma ilha...

Um abraço.

Registado: 2/1/2010 15:38

por Mcmad » 7/9/2010 2:07

Qualquer anuncio de bancarrota de um Pais devera marcar o inicio de um BULL MARKET
Confira as minhas opiniões

http://markoeconomico.blogspot.com/

Registado: 29/11/2007 10:26

por kpt » 6/9/2010 21:56

paubo Escreveu:
kpt Escreveu:A questão grega está mais do que descontada no mercado, pois o mercado continua semanalmente a ser bombardeado com notícias helvéticas.

Agora fiquei confuso: onde entra a Suíça nesta questão? :lol:
(desculpa a brincadeira :wink: )

De facto, foi dislexia.

Queria dizer, claro está, notícias helénicas :)

por MarcoAntonio » 6/9/2010 21:56

Helénicas... era o que eu ele provavelmente queria dizer!

:wink:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Um curioso... » 6/9/2010 21:55

paubo Escreveu:
kpt Escreveu:A questão grega está mais do que descontada no mercado, pois o mercado continua semanalmente a ser bombardeado com notícias helvéticas.

Eh pá,até que as palavras são parecidas...
E helvéticas ou helénicas, é completamente indiferente!
O que eu queria eram boas notícias, porque sou um completo "nabo" a shortar.
O mercado permenece lateral e os suportes e resistências mais significativas continuam invioláveis.

Registado: 29/11/2007 14:04

por paubo » 6/9/2010 21:39

Registado: 29/11/2007 11:31

por Pata-Hari » 6/9/2010 20:55

Eu sou aliás da opinião que um pais se mede pela média relativa de gajas per capita ( ainda sou do tempo em que se dizia que por cada Português, haviam 7 Portuguesas ). Isso do rendimento per capita já está muito visto e é coisa do passado .
:lol: :mrgreen:
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por kpt » 6/9/2010 20:00

Bull Bull Escreveu:
kpt Escreveu:Eu pergunto, mas esta situação tem alguma novidade? O mercado está farto de saber.

A situação grega já é conhecida há meses e note-se que as yields gregas já estiveram até mais altas do que estão neste momento!

Estão, mas os investidores tendem a esquecer e mal esse tema venha outra para a praça em condições ainda piores, teremos então combustível para um movimento down

A questão grega está mais do que descontada no mercado, pois o mercado continua semanalmente a ser bombardeado com notícias helénicas.

Todas as semanas se fala da hipótese da Grécia falir mesmo e não me parece que o mercado se tenha esquecido disso. Aliás, não temos assistido a qualquer recuperação significativa no mercado, portanto, deveremos continuar nesta lateralização.

Até novidades relevantes penso que com mais notícia positiva, mais notícia negativa, o rumo deverá manter-se como tem sido, lateral.

Só mesmo o aproximar efectivo de um incumprimento ou de uma reestruturação de dívida deverá aumentar os receios já existentes.

Mesmo que as ajudas do FMI e da Zona Euro estejam previstas findar daqui a uns 2 ou 3 anos, há uma forte possibilidade dessas ajudas serem renovadas caso necessário (isto é, adiado o reembolso).

Que conste, sou credor da Grécia desde Maio :)
Editado pela última vez por kpt em 7/9/2010 9:45, num total de 1 vez.

por migluso » 6/9/2010 18:58

As yields baixaram ligeiramente nas maturidades até 2 anos, o que não é de estranhar dado o financiamento dos outros Estados membros e do FMI.

No entanto, nas maturidades mais longos, as yields até subiram ligeiramente se compararmos com os níveis pré bailout.

Portanto, será que o mercado está optimista em relação à Grécia?!? Desconfio...

A execução orçamental foi uma boa surpresa. Pode ser que o sentimento do mercado entretanto mude, mas neste momento não se pode dizer que há confiança na economia grega.

http://www.zerohedge.com/article/why-ma ... ing-update

por The Mechanic » 6/9/2010 18:53

Por Luís Lavoura
Sexta, 26/02/2010 - 11:10

Tenho lido muitas opiniões segundo as quais os problemas de finanças públicas de alguns Estados membros da Zona Euro, como a Grécia e Portugal, não poderão deixar de levar ao fim do euro ou, pelo menos, ao abandono da utilização do euro por parte desses países.

Muitas dessas opiniões deixam-me suspeitoso por serem assinadas por autores ingleses ou norte-americanos. É sabido que o pessoal desses países nunca gostou do euro porque essa nova moeda colocou em risco a supremacia internacional do dólar americano e da libra esterlina. O pessoal desses países tem um desejo mais ou menos secreto de que a Zona Euro se desmembre. Eles estão portanto a expôr como inevitável aquilo que, de facto, mais desejam.

Eu gostaria que esses autores comparassem a situação da Grécia, ou de Portugal, com a situação do Estado americano da Califórnia. Esse Estado está ainda mais falido do que a Grécia. Com a importante diferença de que, enquanto os políticos gregos estão relativamente de acordo sobre o que fazer para acabar com a situação de falência do seu país, os políticos californianos andam há anos às voltas com a situação de falência do seu Estado sem conseguirem chegar a acordo sobre o que fazer.

Repare-se que, enquanto que a Grécia ou Portugal são economias marginais e relativamente pequenas dentro da Zona Euro, a Califórnia forma uma parte muito substancial da economia dos EUA. Portanto, os problemas financeiros do Estado e República da Califórnia são muito mais importantes, no contexto dos EUA, do que os problemas financeiros da Grécia e de Portugal o são no contexto da Zona Euro.

Há uma agravante no caso da Califórnia. Se o Estado da Califórnia fale, ele tem pouco sítio onde cortar as suas despesas. O Estado da Califórnia não fornece aos seus cidadãos serviços de saúde, nem serviços de educação básica, nem serviços de defesa militar. Não pode, portanto, cortar nesses serviços. O Estado da Grécia, pelo contrário, paga uma enorme variedade de serviços aos seus cidadãos, pelo que tem uma larga margem de discricionariedade na escolha de quais os serviços em que irá cortar as suas despesas. Enquanto que o Estado da Califórnia se vê automaticamente obrigado a cortar nas despesas da Universidade da Califórnia, que é uma das poucas coisas que ele paga, o Estado da Grécia pode perfeitamente decidir cortar apenas um pouco nas universidades mas mais nos gastos com a defesa ou com a saúde, por exemplo.

Ora, o certo é que ninguém diz que, por a Califórnia falir, isso porá em risco o dólar americano como moeda. Ninguém diz que a Califórnia poderá deixar de utilizar o dólar como sua moeda. É para todos evidente que, se a Califórnia não tem dinheiro para pagar aos seus funcionários, então terá que passar a pagar menos - mas que a moeda utilizada nos pagamentos continuará a ser o dólar americano. Ora, se isto é assim com a Califórnia, por que motivos não há-de também ser assim com a Grécia? Ou com Portugal? É para mim evidente que, se o Estado português está com dificuldades de tesouraria, terá que passar a pagar menos aos seus funcionários - e até poderá optar entre pagar menos aos soldados, ou aos médicos do SNS, ou aos professores universitáios, ou aos empregados das repartições. Mas nada disso implica que os pagamentos deixem de ser efetuados em euros. Da mesma forma que o Estado e República da Califórnia está a cortar nos salários dos professores da Universidade da Califórnia, mas continua a pagar-lhes em dólares.

Estava pra falar na Grécia, mas este amigo aqui escreveu já "hácanos!" este artigo que elucida em parte a questão .

Se "a Grécia vái à falencia" , porque não vái " a California tambem " ? E se a Europa vái atrás da Grécia na desgraça , porque não foram os EUA pelo mesmo caminho , uma vez que a Califórnia já anda enterradinha até às narinas faz aí, pelo menos, uma data de tempo . E já nem falo nos "Estados-Fantasma" que eles têm pra lá...O Mississipi é uma especie de ..éh pa´...aquilo é como um pais cuja população é uma claque de futebol de um clube do Norte * , todos desdentados ,cabelito rapado ,camisas aos quadrados encarnados ,barba por fazer e a média de uma gaja por cada 50 orcs , o que os obriga a enterrarem-se no vinho e bagaço barato que fazem nos alambiques espalhados pelas montanhas ...é um país muito!...eh pá...aquilo é mau ...

Ao menos os Gregos tem gajas giras , que tocam harpa e andam de vestidos brancos drapeados ,enquanto lhes servem uvas .

Eu sou aliás da opinião que um pais se mede pela média relativa de gajas per capita ( ainda sou do tempo em que se dizia que por cada Português, haviam 7 Portuguesas ). Isso do rendimento per capita já está muito visto e é coisa do passado .

Resumindo, nem a Grécia está bem, nem a Europa está assim tão mal ou dependente da Grécia .

Um abraço ,

The Mechanic

*_ se a este pobre cenário humano , acrescentássemos que eram individuos que puxavam amiude a culatra atrás pra pregar uma série de galhetas nas respectivas conjugues , estaríamos por sua vez ,na presença de uma claque de futebol do Sul . 6 milhões deles , aliás...
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

por Supermann » 6/9/2010 18:49

kpt Escreveu:Eu pergunto, mas esta situação tem alguma novidade? O mercado está farto de saber.

A situação grega já é conhecida há meses e note-se que as yields gregas já estiveram até mais altas do que estão neste momento!

ja estiveram sim... mas o que eles dizem é que o bailout é de pouca dura.

Aliás o mercado confirma isso mesmo, visto que desde o bailout as yields nao param de subir e estão agora praticamente ao mesmo nivel de quando os maximos aconteceram...

http://www.bloomberg.com/apps/quote?ticker=GGGB10YR:IND

Registado: 18/12/2009 18:54

por Bull Bull » 6/9/2010 18:35

Estão, mas os investidores tendem a esquecer e mal esse tema venha outra para a praça em condições ainda piores, teremos então combustível para um movimento down

Registado: 21/12/2009 18:46

por kpt » 6/9/2010 17:52

Eu pergunto, mas esta situação tem alguma novidade? O mercado está farto de saber.

A Grécia está insolvente

por PMACS » 6/9/2010 17:42

Andrew Bosomworth, da Pimco, uma das maiores gestoras de activos mundiais, não tem dúvidas: "a Grécia está insolvente".

Numa entrevista telefónica à Bloomberg, Bosomworth, que tem nas mãos o maior fundo de obrigações do mundo, afirmou que a Grécia não tem como pagar o que deve e corre o sério risco de entrar em incumprimento logo que termine a ajuda conjunta de Bruxelas e do Fundo Monetário Internacional (FMI). "Vejo um risco substancial da Grécia entrar eventualmente em incumprimento ou ter de reestruturar a sua dívida", declarou o perito, projectando dois cenários até agora descartados pelas autoridades.

Na melhor das hipóteses, calcula Bosomworth, o rácio dívida pública/PIB vai engordar para 150%, o que se tornará ainda mais incomportável a manterem-se as actuais ‘yields'. Nesta altura, o prémio exigido pelos investidores para comprarem dívida pública grega em vez da alemã na mesma maturidade está em 902 pontos base.

No mesmo depoimento, Andrew Bosomworth avisa que há outros países no sul europeu que poderão sofrer por contágio, nomeadamente se os juros se mantiverem onde estão. "Até descobrirmos uma forma de conter este risco de contágio é demasiado arriscado estar exposto a esses países", explicou.

Fonte:http://economico.sapo.pt/noticias/a-grecia-esta-insolvente_98482.html

Vamos lá a ver se com estas noticias não vem tudo por aí abaixo... :?

Registado: 30/9/2009 12:27

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Gioes, kknd2, macau5m, rg7803, TheKuby e 217 visitantes