Comércio mundial disparou 25% na primeira metade do ano
25 mensagens
|Página 1 de 1
MarcoAntonio Escreveu:Sim, deve ter sido um processo degenerativo, mas isso é normal (digo eu, que não sou linguísta).
Eu ainda estou à espera do dia em que grama passa a ser oficialmente um substantivo feminino (e não estou a falar da relva

- Registado: 5/11/2002 12:21
Sim, deve ter sido um processo degenerativo, mas isso é normal (digo eu, que não sou linguísta).
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
O aumento do comércio internacional, na minha opinião, poderá ser um bom indicador para o crescimento da economia mundial dada a correlação que apresentam, que poderá ser vista no seguinte gráfico:
Chart 2: Ratio of world exports of goods and commercial
services to GDP, 1981-2009
(Index 2000=100)
http://www.wto.org/english/news_e/pres10_e/pr598_e.htm
Em relação às economias desenvolvidas, e concretamente a europeia, o aumento do comércio internacional poderá ser bastante benéfico. Se este se justificar pelo aumento do consumo nas economias emergentes, e não tanto na europeia ou americana, será a tábua de salvação de milhares de empresas destas duas últimas regiões.
Dado o endividamento público e privado dos EUA e dos países da UE, só o crescimento do consumo nos países emergentes poderá servir de alavanca para uma retoma mundial duradoura.
Se isso não acontecer, e sendo inevitável que, em termos reais, as economias desenvolvidas não cresçam pelo lado do consumo, parece-me que o aumento do comércio internacional, desde que sustentado no aumento do consumo nas economias emergentes, é uma óptima notícia para todo o mundo.
Para os europeus e americanos porque significaria que estariam a exportar mais, a equilibrar a balança comercial e muito provavelmente a desendividarem-se.
Para os países emergentes porque significaria que a sua população estaria, finalmente, a começar verdadeiramente a desfrutar do processo de globalização, usufruindo de um maior poder de compra para aceder a bens e serviços de melhor qualidade.
A má notícia é esta:
"A subida vertiginosa do preço de algumas matérias-primas e a baixa base de comparação", a acreditar na notícia porque não li o relatório, explicam em boa medida este crescimento.
Ora, seria bem melhor que o crescimento do comércio internacional fosse devido ao acréscimo de volume e não tanto dos preços.
cumps
Chart 2: Ratio of world exports of goods and commercial
services to GDP, 1981-2009
(Index 2000=100)
http://www.wto.org/english/news_e/pres10_e/pr598_e.htm
Em relação às economias desenvolvidas, e concretamente a europeia, o aumento do comércio internacional poderá ser bastante benéfico. Se este se justificar pelo aumento do consumo nas economias emergentes, e não tanto na europeia ou americana, será a tábua de salvação de milhares de empresas destas duas últimas regiões.
Dado o endividamento público e privado dos EUA e dos países da UE, só o crescimento do consumo nos países emergentes poderá servir de alavanca para uma retoma mundial duradoura.
Se isso não acontecer, e sendo inevitável que, em termos reais, as economias desenvolvidas não cresçam pelo lado do consumo, parece-me que o aumento do comércio internacional, desde que sustentado no aumento do consumo nas economias emergentes, é uma óptima notícia para todo o mundo.
Para os europeus e americanos porque significaria que estariam a exportar mais, a equilibrar a balança comercial e muito provavelmente a desendividarem-se.
Para os países emergentes porque significaria que a sua população estaria, finalmente, a começar verdadeiramente a desfrutar do processo de globalização, usufruindo de um maior poder de compra para aceder a bens e serviços de melhor qualidade.
A má notícia é esta:
"A subida vertiginosa do preço de algumas matérias-primas e a baixa base de comparação", a acreditar na notícia porque não li o relatório, explicam em boa medida este crescimento.
Ora, seria bem melhor que o crescimento do comércio internacional fosse devido ao acréscimo de volume e não tanto dos preços.
cumps
Editado pela última vez por migluso em 2/9/2010 23:49, num total de 1 vez.
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:Exponencial tanto pode ser utilizado para referir algo muito expressivo como a uma função matemática.
O dicionário da Porto Editora apenas regista o segundo sentido que referes, não fazendo qualquer referência ao primeiro, nem mesmo em sentido figurado.
- Registado: 5/11/2002 12:21
Pata-Hari Escreveu:O interessante é teres vários dados a darem a mesma indicação. Ainda não te vi colocar outros, só minorar os que foram apresentados.
Eu não estou a majorar nem a minorar nada. Eu quero saber o que elas significam e analisar os vários aspectos do conteúdo na notícia (que tem uma data de números, não tem só os 25%).
Não estamos na mesma frequência e por isso não vale a pena estar a prolongar esta troca de posts...
Pata-Hari Escreveu:Marco, eu acho que descabido é minorar os dados e discutir a cor da gravata do jornalista. Mas como em tudo, eu fico na minha e tu na tua.
É completamente descabido eu estar aqui a discutir coisas que são o conteúdo da notícia e o que se pode aferir de outras que também são do conteúdo da notícia e tu vires falar da gravata do jornalista.
Pata-Hari Escreveu:Marco, as coisas analisam-se com um conjunto de dados e de indicadores. No limite, argumentas todos os dados e todas as noticias, que é o equivalente a fechar os olhos à realidade económica e olhas para os gráficos apenas. Eu não considero que isso seja interessante.
Marta, as coisas analisam-se conforme para o que são mais pertinentes. Acho que a tua resposta faz pouco sentido e acaba deslocada. É praticamente o contrário do que estás a dizer, de olhar para o gráfico. É antes, olhar para estes números e querer perceber o que é que eles querem realmente dizer...
O que eu estou a dizer é que para aferires o crescimento económico (e digo-o como leigo, que não sou economista) há indicadores bem melhores. O que aquilo mostra é uma retoma brutal dos intercambios comerciais e eu quero saber mais em pormenor o que é que isso quer dizer, no contexto destes um/dois anos. E não só o que aconteceu a nível global mas como isso se está a distribuir nas diversas regiões do globo, que também já fazem parte da notícia de resto aliás. É esta a tónica dos meus posts neste tópico, se notares bem.
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 2/9/2010 22:03, num total de 1 vez.
MozHawk Escreveu:Marco,
Mas se "O valor das mercadorias transaccionadas globalmente aumentou 25% no primeiro semestre deste ano por comparação com o mesmo período do ano passado. " é melhor do que 15%, 10%, 5% ou 0%, não?!
Um abraço,
MozHawk
Moz, isto é muito mais complexo que isto. É melhor em que sentido e para quem? Por exemplo, repara na minha pergunta acima ao risco e na resposta dele: a Europa está perder terreno!
O intercambio entre os países aumentou muito (o que pode ser tomado como uma boa notícia e um indicador da retoma, mas para vermos como é que foi ao certo a retoma o melhor é ir olhar mesmo para o crescimento económico em si, que certamente foi bem inferior a estas ordens de grandeza). Mas olhar para o Comércio Mundial não serve apenas para tentarmos aferir como vai a economia (afinal, para isso até temos coisas bem melhores). Eu por exemplo, ao olhar para estes números, a primeira coisa que me veio à cabeça foi: ok, muito mais importações/exportações... mas entre as diversas regiões do globo como se distribuem esses resultados. E se é brutal o aumento do ano passado para este, também é bem brutal a variação que está a ocorrer na Europa em comparação com a Ásia por exemplo, no mero espaço de dois anos!
Elias Escreveu:Será que o jornalista sabe o que significa exponencial?
É aceitável dizê-lo (pode contudo gerar confusão).
Exponencial tanto pode ser utilizado para referir algo muito expressivo como a uma função matemática.
Neste caso, muito provavelmente, o intuito do jornalista foi o de utilizar a expressão no primeiro sentido...
Pata-Hari Escreveu:Risco, o que eu gosto de ler/ouvir é que existe retoma e não estagnação. Só isso.
Sim, mas um dos pontos do Risco é que o comércio mundial é um proxy da economia mundial. Tu podes (teoricamente) ter maior comércio mundial e não existir retoma...
Basta imaginar este cenário: dois países chegam a acordo em fazer trocas comerciais (através de um protocolo qualquer ou outra coisa, não interessa). Ora, o comércio entre esses dois países vai aumentar muito significativamente (pode ser dezenas de pontos %) e contudo os PIBs dos respectivos países podem praticamente nem mexer.
Risco, Ambas, embora eu veja a coisa pela magnitude da recuperação, que é o que se questiona mais agora.
Alguns pontos :
- O comércio mundial é quanto muito uma proxy do estado da economia mundial ou do crescimento económico mundial
- mesmo a nível de comércio mundial ainda se está abaixo dos máximos : uns 15% abaixo dos niveis do 2º trimestre de 2008
- mesmo que o nível de comércio mundial já tivesse regressado aos niveis pré-crise seria necessário considerar as variações a nível regional ( Europa , Ásia , américa )
A nível de crescimento económico ( Europeu por exemplo ) de facto as perspectivas não são as melhores . Agora que o efeito dos estímulos orçamentais está a deixar de se fazer sentir e se vive numa espécie de colete de forças político é provável que o caminho do PIB se torne quase horizontal ou volte a ser descendente .
"In my whole life, I have known no wise people over a broad subject matter area who didn't read all the time - none, zero" - Charlie Munger
"Entre os seres humanos, existe uma espécie de interacção que assenta não nos conhecimentos, nem sequer na falta de conhecimentos, mas no facto de não se saber quanto não se sabe ..." - John Kenneth Galbraith
"Entre os seres humanos, existe uma espécie de interacção que assenta não nos conhecimentos, nem sequer na falta de conhecimentos, mas no facto de não se saber quanto não se sabe ..." - John Kenneth Galbraith
Está lá no site a informação :
http://www.wto.org/english/res_e/statis_e/quarterly_trade_e.xls
http://www.wto.org/english/res_e/statis_e/daily_update_e/monthly_trade_e.xls
Assim muito por alto deu-me ideia que relativamente ao 3º/4º trimestres de 2007 a Asia estaria uns 15% acima e a Europa uns 10% abaixo.
http://www.wto.org/english/res_e/statis_e/quarterly_trade_e.xls
http://www.wto.org/english/res_e/statis_e/daily_update_e/monthly_trade_e.xls
Assim muito por alto deu-me ideia que relativamente ao 3º/4º trimestres de 2007 a Asia estaria uns 15% acima e a Europa uns 10% abaixo.
"In my whole life, I have known no wise people over a broad subject matter area who didn't read all the time - none, zero" - Charlie Munger
RiscoCalculado Escreveu:
Estamos agora mais ou menos nos mesmos níveis do início de 2008 .
Já agora, não sei se tens à mão: e "regionalmente", como é que estavamos em 2008 e agora em 2010?
Eu acho esta noticia extraordinária, sou só eu?
Pela magnitude do crescimento este ano ou pela contracção no período mais agudo da crise ?
Chart 1: World merchandise exports, first quarter 2007 to second quarter 2010
Indices, first quarter 2005=100

Chart 2: Monthly merchandise trade, aggregate of 70 economies
Indices, January 2008=100

Estamos agora mais ou menos nos mesmos níveis de um período algures entre o 3º e 4º trimestres de 2007 .
http://www.wto.org/english/news_e/pres10_e/pr614_e.htm
Editado pela última vez por RiscoCalculado em 1/9/2010 23:52, num total de 3 vezes.
Assim de repente parece uma variação brutal nos intercambios comerciais. Mas penso que é preciso ver com detalhe a que se deve exactamente (o artigo já refere alguma coisa nessa matéria) e o que é isso quer dizer ao certo afinal de contas (ao nível da actividade e recuperação económicas).
Outra coisa (eu não sei ao certo qual foi a parte que achaste extraordinária, estou a assumir que é a variação brutal): o artigo é preocupante pela pertinente e impertinente questão Europa versus Resto do Mundo (em particular Europa versus Ásia). E vêm-me de resto à memória aquelas projecções da dimensão económica dos diversos países dentro de umas décadas, onde a Europa e os Estados Unidos acabam engolidos. Mas mais a Europa até...
Outra coisa (eu não sei ao certo qual foi a parte que achaste extraordinária, estou a assumir que é a variação brutal): o artigo é preocupante pela pertinente e impertinente questão Europa versus Resto do Mundo (em particular Europa versus Ásia). E vêm-me de resto à memória aquelas projecções da dimensão económica dos diversos países dentro de umas décadas, onde a Europa e os Estados Unidos acabam engolidos. Mas mais a Europa até...
Eu acho esta noticia extraordinária, sou só eu?
01 Setembro 2010 | 15:54
Jornal de Negócios Online - negocios@negocios.pt
Imprimir|Enviar|Reportar Erros|Partihar|Votar|Total: 0 VotosTamanho
O valor das mercadorias transaccionadas globalmente aumentou 25% no primeiro semestre deste ano por comparação com o mesmo período do ano passado.
“Esta forte recuperação no crescimento do comércio mundial confirma a continuação de uma tendência iniciada no primeiro trimestre do ano”, refere a Organização Mundial de Comércio (OMC).
A subida vertiginosa do preço de algumas matérias-primas e a baixa base de comparação, explicam em boa medida, este crescimento exponencial.
Segundo dados hoje divulgados pela organização sedeada em Genebra, a Ásia foi o continente cujo valor das exportações e simultaneamente das importações mais cresceu: 37% e 38%, respectivamente.
A China exportou mais 44% e importou mais 41%, números próximos dos do Japão: 41% e 35%, respectivamente.
A região do mundo onde as exportações mais cresceram, uns impressionantes 44%, foi a da Comunidade de Estados Independentes, que reúne as 11 Repúblicas que pertenciam à antiga União Soviética. Já o país que mais importou foi o Brasil: 56%.
Os números mais modestos foram os registados pelos 27 países da União Europeia, que venderam ao mundo, em valor, mais 13% na primeira metade deste ano face ao período homólogo, e compraram mais 14%.
Os Estados Unidos surgem a meio da tabela, com uma subida de 25% nas exportações e de 32% nas importações.
25 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 60 visitantes