Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Novo artigo: "Zonas chave da Bolsa portuguesa"

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Ulisses Pereira » 6/7/2010 11:52

A questão nem é só o peso. É a sua pouca correlação com o índice. Mas haverá certamente tópicos para se falar dela.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por EuroVerde » 6/7/2010 11:50

Ulisses Pereira Escreveu:Euroverde, há muitos anos que está demonstrado que o comportamento da JM pouco influencia e está relacionado com o comportamento do PSI.

Um abraço,
Ulisses

Realmente não sei qual é o peso da JMT no PSI20, a PT tem certamente maior peso.
Apenas sei que está acima MM200 e formando um triângulo simétrico de continuação de tendência.
Caso seja quebrado em alta vejo-a perto dos 10 euros, com alguns catalizadores internacionais a ajudar, tais como a Grécia a mandar noticias de redução do défice.

Registado: 29/11/2007 11:19

por Ulisses Pereira » 6/7/2010 1:52

Euroverde, há muitos anos que está demonstrado que o comportamento da JM pouco influencia e está relacionado com o comportamento do PSI.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por EuroVerde » 6/7/2010 1:42

A Grécia pode vir a dar alguma vivacidade ao nosso mercado. Espero pelos 7500 a serem quebrados.
Se assim for, é a confirmação de que vamos num triângulo simétrico de longo prazo.
A JMT está desenvolvendo um padrão de continuação e pode vir aos 10 por acção.
Gostava de saber da opinião do JAS.

por EuroVerde » 5/7/2010 22:02

A Proposito do rumo de PSI20.
Não é só a questão da PT que vai influênciar o indice.
A JMT está com bom andamento e pode haver surpresas depois da quebra do triângulo. Até admira o JAS não andar por aqui.
Anexos
J.MARTINS,SGPS.png
J.MARTINS,SGPS.png (14.96 KiB) Visualizado 20549 vezes

por Elias » 5/7/2010 21:28

Registado: 5/11/2002 12:21

por Supermann » 5/7/2010 21:24

rsacramento Escreveu:
Supermann Escreveu:
rsacramento Escreveu:
canguru Escreveu: tenho ideia que o dax incorpora os dividendos. a confirmar-se, a meu ver, isto explicará de alguma forma o facto de os mínimos de 2009 terem ficado bastante aquém (em ~64%) dos de 2003, destoando do resto das praças europeias.

essa nunca tinha ouvido

Sim, o DAX é um indice de total return, ao contrário da maioria dos indices... incorpora dividendos.

total return == inclui dividendos; como se chamam os outros?

indices "normais" :mrgreen:

a serio nao te sei dizer... :D

Registado: 18/12/2009 18:54

por rsacramento » 5/7/2010 20:52

Supermann Escreveu:
rsacramento Escreveu:
canguru Escreveu: tenho ideia que o dax incorpora os dividendos. a confirmar-se, a meu ver, isto explicará de alguma forma o facto de os mínimos de 2009 terem ficado bastante aquém (em ~64%) dos de 2003, destoando do resto das praças europeias.

essa nunca tinha ouvido

Sim, o DAX é um indice de total return, ao contrário da maioria dos indices... incorpora dividendos.

total return == inclui dividendos; como se chamam os outros?

Registado: 29/11/2007 12:50

por canguru » 5/7/2010 20:42

Supermann Escreveu:
rsacramento Escreveu:

essa nunca tinha ouvido

É por isso que dou mais credibildade ao cac para aferir a 'saúde' da Europa.

A meu ver o dax é menos dado a respeitar zonas de resistência e suporte criadas anos antes.

Registado: 6/4/2008 22:41

por Supermann » 5/7/2010 20:32

rsacramento Escreveu:

essa nunca tinha ouvido

Registado: 18/12/2009 18:54

por canguru » 5/7/2010 20:31

Elias Escreveu:
canguru Escreveu:tenho ideia que o dax incorpora os dividendos. a confirmar-se, a meu ver, isto explicará de alguma forma o facto de os mínimos de 2009 terem ficado bastante aquém (em ~64%) dos de 2003, destoando do resto das praças europeias.

Eu também tenho ideia que sim (que incorpora)

É que se incorpora (eu creio que li o MA a referir-se a isso) faz sentido que o gráfico se apresente mais bull que os outros.

por AC Investor Blog » 5/7/2010 19:17

Ulisses,

Há um facto importante que pode determinar esse range, é a decisão da telefónica versus peso da PT no PSI. Embora considere um pouco prematuro adivinhar cenários possiveis, qualquer um dos cenários pode fazer o PSI sair do range e dispultar para um falso breakdown ou breakout !! Qualquer dos cenários poderá levar os investidores a serem induzidos em erro, mas num cenário normal, diria até, que podemos estar sobre uma possivel capitulação....
AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.

Registado: 8/12/2007 23:01

por Elias » 5/7/2010 19:08

canguru Escreveu:tenho ideia que o dax incorpora os dividendos. a confirmar-se, a meu ver, isto explicará de alguma forma o facto de os mínimos de 2009 terem ficado bastante aquém (em ~64%) dos de 2003, destoando do resto das praças europeias.

Eu também tenho ideia que sim (que incorpora)

Registado: 5/11/2002 12:21

por rsacramento » 5/7/2010 19:05

essa nunca tinha ouvido

por EuroVerde » 5/7/2010 18:30

Fazem grandes críticas descabidas ao BCE e sem fundamento.

Eu considero-me também um falcão valente, porque a economia não pode crescer sustentadamente se os preços andarem descontrolados.
A pior coisa que há é uma pessoa querer comprar qualquer coisa e não poder, não por não ter dinheiro, mas por tê-lo e ainda assim não conseguir comprar!
A estabilidade dos preços é imprescindivel para o recomeço do crescimento.

Considero que Trichet tem feito um excelente trabalho à frente do BCE. e que o crescimento economico vai aparecer embora seja ténue.

por yabadoo » 5/7/2010 17:36

Um excelente artigo, Ulisses, imho.
Para mim, ainda mais importante que referir que o suporte suporte está em x ou y, são os conselhos que entretanto vais dando como por exemplo quando o mercado for indiferente às más notícias talvez seja uma boa altura para entrar ou o importante não é prever o futuro mas criar cenários e agir quando eles se materializam.
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..." (Fernando Pessoa)

Registado: 5/3/2010 17:06

por EuroVerde » 5/7/2010 16:12

Sim mas eu estava era a referir-me à bolsa de Portugal!
Que continuará a ser magrinha para o futuro.

Por vezes deixo aí uns gráficos com a hipótese de rumo em que acredito e me fio.
Mas agora o PSI20 ainda está no range 7500-6500.

Quando se torna dificil eu escrever, e dificil ser compreendido na ideia que quero passar, por vezes meto um gráfico.

por Bull Bull » 5/7/2010 16:03

EuroVerde Escreveu:Concordo com os pontos técnicos indicados.

Ao contrário do BullBull, não creio que venhamos a testar os minimos de Março2009. a menos que quebre o valor de 6500.

Acredito mais que estamos dentro dum triângulo simétrico de longo prazo que será quebrado em 2012 em alta. isto se quebrados os 7500 agora.

Daqui a 2 anos já não vão existir as oportunidades que estamos assistindo actualmente e depois para o longo prazo a nossa bolsa vai ficar muito abaixo das nossas espectativas.
Porque ainda reina a desconfiança e muita gente ainda pensa com medo de não investir no presente momento por causa de uma ilusória ida ao minimos de Março 2009 e do que tem perdido.

Com as durissímas medidas que este governo está a tomar, a bolsa vai interpretar isso como uma salvação (a 2 anos) terá que ter o défice regularizado p baixo dos 3% e criar-se-á essa especulação com a bolsa a bater máximos, enquanto a maioria que agora pensa nos novos minimos exitam...

Uma vez chegado aos máximos daqui a 2 anos, o mercado português vai deixar muito a desejar, pois o défice não estará regularizado e o PSI20 vai amargamente não fazer a vontade da maioria.

(nota: a hipótese do PSI20 vir para cima dos máximos do Verão 2007 é quase nula nas futuras circunstâncias em que o país dentro da UE)

(nota: acreditar no resgate a espanha implicaria ver o PSI20 abaixo dos minimos de Março2009- não vou nessa)

Mas EuroVerde, eu não falei em minimos, repara que eu disse que o SP500 poderia dar um empurrão para baixo, agora qual o target, não sei, mas pagava para saber :mrgreen:

Registado: 21/12/2009 18:46

por EuroVerde » 5/7/2010 15:54

Concordo com os pontos técnicos indicados.

Ao contrário do BullBull, não creio que venhamos a testar os minimos de Março2009. a menos que quebre o valor de 6500.

Acredito mais que estamos dentro dum triângulo simétrico de longo prazo que será quebrado em 2012 em alta. isto se quebrados os 7500 agora.

Daqui a 2 anos já não vão existir as oportunidades que estamos assistindo actualmente e depois para o longo prazo a nossa bolsa vai ficar muito abaixo das nossas espectativas.
Porque ainda reina a desconfiança e muita gente ainda pensa com medo de não investir no presente momento por causa de uma ilusória ida ao minimos de Março 2009 e do que tem perdido.

Com as durissímas medidas que este governo está a tomar, a bolsa vai interpretar isso como uma salvação (a 2 anos) terá que ter o défice regularizado p baixo dos 3% e criar-se-á essa especulação com a bolsa a bater máximos, enquanto a maioria que agora pensa nos novos minimos hesitam...

Uma vez chegado aos máximos daqui a 2 anos, o mercado português vai deixar muito a desejar, pois o défice não estará regularizado e o PSI20 vai amargamente não fazer a vontade da maioria.

(nota: a hipótese do PSI20 vir para cima dos máximos do Verão 2007 é quase nula nas futuras circunstâncias em que o país dentro da UE)

(nota: acreditar no resgate a espanha implicaria ver o PSI20 abaixo dos minimos de Março2009- não vou nessa)
Editado pela última vez por EuroVerde em 5/7/2010 18:21, num total de 1 vez.

por Bull Bull » 5/7/2010 15:35

rsacramento Escreveu:
Pata-Hari Escreveu:partilho da tua visão, Ulisses. Talvez ainda mais nítido, seja o eurostoxx 600 onde a lateralização é bastante óbvia e a chegada aos pontos chave de suporte se aproxima mais uma vez...

exactamente

dos índices que sigo (psi, cac, dax, djsotxx, sp e nasdaq) o (ainda) com comportamento mais robusto é sem dúvida o dax; o psi foi o primeiro a desfalecer, seguido do cac e agora do sp

Se a memória não me falha a mudança do ciclo em 2007 também foi por esta ordem.

O facto do Ps20 ser dos primeiros a dar o sinal talvez pela fuga dos investidores internacionais que pesam no volume da nossa bolsa

por canguru » 5/7/2010 15:34

rsacramento Escreveu:
canguru Escreveu:
rsacramento Escreveu:dos índices que sigo (psi, cac, dax, djsotxx, sp e nasdaq) o (ainda) com comportamento mais robusto é sem dúvida o dax;

esse comportamento 'robusto' do dax não provém da fórmula como este é calculado (em comparação com psi, cac, spx)?

concretamente não te sei responder; agora, que todos eles são concebidos para apresentarem os melhores desempenhos, disso não tenho dúvidas :)

tenho ideia que o dax incorpora os dividendos. a confirmar-se, a meu ver, isto explicará de alguma forma o facto de os mínimos de 2009 terem ficado bastante aquém (em ~64%) dos de 2003, destoando do resto das praças europeias.

por pocoyo » 5/7/2010 15:31

Daqui podemos concluir que o Psi comanda o mundo. :)

Registado: 15/1/2010 15:30

por rsacramento » 5/7/2010 15:27

canguru Escreveu:
rsacramento Escreveu:dos índices que sigo (psi, cac, dax, djsotxx, sp e nasdaq) o (ainda) com comportamento mais robusto é sem dúvida o dax;

esse comportamento 'robusto' do dax não provém da fórmula como este é calculado (em comparação com psi, cac, spx)?

concretamente não te sei responder; agora, que todos eles são concebidos para apresentarem os melhores desempenhos, disso não tenho dúvidas :)

por canguru » 5/7/2010 15:23

por Bull Bull » 5/7/2010 15:12

Partilho da opinião.

Há um dado importante que poderá influenciar em muito o nosso Psi20.

Tecnicamente o SP500 começou a dar sinais que poderemos ter quebrado a tendência principal, ora caso, se vier a confirmar, o SP500 poderá dar um bom empurrão ao nosso Psi20 para baixo

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ferreiratrade, iniciado1, macau5m, navaldoc e 135 visitantes