O Petróleo Português. Portugal tem reservas para mais 70 ano
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Fenicio Escreveu:Sim, tens razão. A informação que extraí diz que:Price data for lithium is not readily available as the metal is not traded on public exchanges, but one industry source claims the price of lithium carbonate – the most important internationally-traded lithium compound by volume -- has doubled this year, to $5,500 a ton, driven by strong demand for rechargeable batteries.
World production of lithium is only some 22,000 tons, the biggest suppliers being Australia and Chile.
It’s very difficult to invest in lithium. I have not been able to find any pure plays. However, here are two stocks to consider.
Fonte: http://www.moneyweek.com/investments/co ... -boom.aspx
Pode-se investir em empresas ligadas à exploração do lítio, mas não directamente no lítio (pelo menos não da forma como se faz com o petróleo, café, algodão, ouro, etc.).
Sabem se existem outras empresas cotadas nos states ligadas ao sector da extração do lítio, além da SQM (que apenas tem ADRs e só 12% das vendas é que estão relacionadas com o lítio) e da Admiralty Resources (que está cotada na Austrália) ?
Relativamente à Admiralty Resources o artigo refere que
The share price has quadrupled this year and the chart looks great
Gostava de dar uma espreitadela noutras acções se existirem.
Sei que a noticia é relevante, mas é impossível passar pelo tópico sem pensar nesta música
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The simplest answer is usually the correct answer - Occam's razor
Experience is not what happens to a man; it is what a man does with what happens to him - Aldous Huxley
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Carro eléctrico relança produção . Minas de litio Portugal
Carro eléctrico relança produção
Maior produtor nacional de lítio vê em Mangualde uma oportunidade a não perder e já prepara fundição.
.
A produção automóvel em Mangualde já esteve por um fio, mas foi à boleia dos carros eléctricos que vão passar a ser produzidos na fábrica da PSA (Peugeot-Citroën) que o concelho descobriu o lítio, elemento fundamental nas baterias dos carros do futuro. Portugal ocupa a quinta posição no ranking mundial do sector e é em Mangualde que está a Felmica, o maior produtor nacional.
A empresa "está a estudar o de-senvolvimento de tecnologias que lhe permitam transformar o lítio em concentrado para ser usado em baterias eléctricas", explicou o presidente do conselho de administração, Carlos Mota. A Felmica faz a mineração a partir das suas explorações nos distritos de Viseu, da Guarda - onde se encontra a maior mina feldspato da Europa - e de Castelo Branco, mas é em Mangualde que realiza a moagem e processamento do minério.
Em 2009, a empresa apresentou um processo de separação óptica dos minerais e investiu cinco milhões de euros na fábrica de Mangualde. Com a "procura de lítio a disparar", a Felmica quer "obter ganhos na cadeia de valor e prepara o desenvolvimento de uma fundição que permita transformar o lítio para ser usado nas baterias dos carros eléctricos", assegura Carlos Mota.
O entusiasmo é tal que o presidente da Felmica apoia "sem reservas" a criação de um cluster automóvel em Mangualde. E não é para menos. Os estudos da empresa apontam para uma reserva de dois milhões de toneladas nas 20 minas de que dispõe, mas que podem atingir os 70 milhões de toneladas. O suficiente para retirar os olhos dos construtores automóveis da América do Sul - onde estão actualmente os maiores produtores mundiais - e colocá-los em Mangualde.
Este optimismo é corroborado pelo presidente da Câmara local. "O lítio pode potenciar em definitivo a afirmação no sector automóvel. É uma oportunidade que não pode ser desperdiçada", considera João Azevedo.
Os especialistas asseguram que este minério é usado em transferência de calor e o ideal para ser usado como ânodo nas baterias eléctricas. Por sua vez, estas baterias armazenam o dobro das de níquel e três vezes mais do que as de cádmio. Além disso, não têm efeito memória e não viciam, razão porque são "muito procuradas pelos construtores de automóveis", explicou o presidente da Felmica.
Oportunidade para um 'cluster'
A fábrica portuguesa da PSA, que chegou a estar ameaçada pela redução da produção devido à crise económica mundial que castigou fortemente o sector, já deu início ao processo de ampliação que "vai transformar Mangualde", como afirma o presidente da Câmara. A unidade industrial está a ser ampliada e preparada para poder produzir carros eléctricos.
A expansão das instalações do construtor francês "vai ocupar parte da EN 16, que atravessa a cidade, e será utilizada para produzir carros eléctricos", revelou João Azevedo. Até à primeira metade de 2011, a fábrica manterá a produção dos modelos Berlingo e Partner tradicionais. Depois, passará a produzir apenas as versões eléctricas.
O autarca considera que é uma oportunidade para Mangualde "desenvolver o seu cluster automóvel e aproveitar o lítio". O presidente da Felmica concorda e sustenta que "as baterias eléctricas de lítio constituem o salto que todos desejamos".
2010-05-16 09:33
Diário de Notícias .Página AnteriorImprimir
http://www.portugalglobal.pt/PT/Portuga ... 75782B8%7D
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Maior produtor nacional de lítio vê em Mangualde uma oportunidade a não perder e já prepara fundição.
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A produção automóvel em Mangualde já esteve por um fio, mas foi à boleia dos carros eléctricos que vão passar a ser produzidos na fábrica da PSA (Peugeot-Citroën) que o concelho descobriu o lítio, elemento fundamental nas baterias dos carros do futuro. Portugal ocupa a quinta posição no ranking mundial do sector e é em Mangualde que está a Felmica, o maior produtor nacional.
A empresa "está a estudar o de-senvolvimento de tecnologias que lhe permitam transformar o lítio em concentrado para ser usado em baterias eléctricas", explicou o presidente do conselho de administração, Carlos Mota. A Felmica faz a mineração a partir das suas explorações nos distritos de Viseu, da Guarda - onde se encontra a maior mina feldspato da Europa - e de Castelo Branco, mas é em Mangualde que realiza a moagem e processamento do minério.
Em 2009, a empresa apresentou um processo de separação óptica dos minerais e investiu cinco milhões de euros na fábrica de Mangualde. Com a "procura de lítio a disparar", a Felmica quer "obter ganhos na cadeia de valor e prepara o desenvolvimento de uma fundição que permita transformar o lítio para ser usado nas baterias dos carros eléctricos", assegura Carlos Mota.
O entusiasmo é tal que o presidente da Felmica apoia "sem reservas" a criação de um cluster automóvel em Mangualde. E não é para menos. Os estudos da empresa apontam para uma reserva de dois milhões de toneladas nas 20 minas de que dispõe, mas que podem atingir os 70 milhões de toneladas. O suficiente para retirar os olhos dos construtores automóveis da América do Sul - onde estão actualmente os maiores produtores mundiais - e colocá-los em Mangualde.
Este optimismo é corroborado pelo presidente da Câmara local. "O lítio pode potenciar em definitivo a afirmação no sector automóvel. É uma oportunidade que não pode ser desperdiçada", considera João Azevedo.
Os especialistas asseguram que este minério é usado em transferência de calor e o ideal para ser usado como ânodo nas baterias eléctricas. Por sua vez, estas baterias armazenam o dobro das de níquel e três vezes mais do que as de cádmio. Além disso, não têm efeito memória e não viciam, razão porque são "muito procuradas pelos construtores de automóveis", explicou o presidente da Felmica.
Oportunidade para um 'cluster'
A fábrica portuguesa da PSA, que chegou a estar ameaçada pela redução da produção devido à crise económica mundial que castigou fortemente o sector, já deu início ao processo de ampliação que "vai transformar Mangualde", como afirma o presidente da Câmara. A unidade industrial está a ser ampliada e preparada para poder produzir carros eléctricos.
A expansão das instalações do construtor francês "vai ocupar parte da EN 16, que atravessa a cidade, e será utilizada para produzir carros eléctricos", revelou João Azevedo. Até à primeira metade de 2011, a fábrica manterá a produção dos modelos Berlingo e Partner tradicionais. Depois, passará a produzir apenas as versões eléctricas.
O autarca considera que é uma oportunidade para Mangualde "desenvolver o seu cluster automóvel e aproveitar o lítio". O presidente da Felmica concorda e sustenta que "as baterias eléctricas de lítio constituem o salto que todos desejamos".
2010-05-16 09:33
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A fonte da noticia está no jornal Expresso com video e texto
Lítio minério minas Portugal 5º produtor mundial carros eléctricos mobilidade eléctrica iões de lítio exportação Felmica lithium electric vehicles
Noutro artigo diz que Canadianos e Australianos estão em negociações com o governo português.
Noutro artigo diz que Canadianos e Australianos estão em negociações com o governo português.
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Sim, tens razão. A informação que extraí diz que:
Fonte: http://www.moneyweek.com/investments/co ... -boom.aspx
Pode-se investir em empresas ligadas à exploração do lítio, mas não directamente no lítio (pelo menos não da forma como se faz com o petróleo, café, algodão, ouro, etc.).
Price data for lithium is not readily available as the metal is not traded on public exchanges, but one industry source claims the price of lithium carbonate – the most important internationally-traded lithium compound by volume -- has doubled this year, to $5,500 a ton, driven by strong demand for rechargeable batteries.
World production of lithium is only some 22,000 tons, the biggest suppliers being Australia and Chile.
It’s very difficult to invest in lithium. I have not been able to find any pure plays. However, here are two stocks to consider.
Fonte: http://www.moneyweek.com/investments/co ... -boom.aspx
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"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian
Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"
Cartago Technical Analysis - Blog
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Esses valores são de "Lithium Carbonate", um sal de lítio e não do metal propriamente dito.
Segundo o wiki, o Lítio estava cotado a $95/Kg em 1998 e segundo o texto de cima que leva o histórico até 2002, ainda subiu um pouco mais entretanto.
Segundo o wiki, o Lítio estava cotado a $95/Kg em 1998 e segundo o texto de cima que leva o histórico até 2002, ainda subiu um pouco mais entretanto.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Neste artigo dizem que a tonelada do lítio está cotada em $ 6.600 dólares.
Fonte: http://www.phongpo.com/2010/02/11/ameri ... ng-co-inc/
Neste outro, apontam para os $ 5.500 dólares a tonelada.
Fonte: http://www.roskill.com/reports/minor-an ... ls/lithium
Portanto, não sei dizer com exactidão qual o preço da tonelada, mas sei dizer que é elevado.
Fonte: http://www.phongpo.com/2010/02/11/ameri ... ng-co-inc/
Neste outro, apontam para os $ 5.500 dólares a tonelada.
The higher cost of the lithium minerals conversion process compared to brine production of lithium has impacted on lithium prices. Prices for lithium carbonate more than doubled between 2004 and 2008 to just under US$5,500/t. The outlook for lithium consumption to 2013 is optimistic, particularly as lithium secondary batteries for automotive uses are now reaching commercialisation. Nevertheless, as the global economic downturn continues there is likely to be an impact on the supply, demand and price fundamentals for lithium in the short-term.
Fonte: http://www.roskill.com/reports/minor-an ... ls/lithium
Portanto, não sei dizer com exactidão qual o preço da tonelada, mas sei dizer que é elevado.

"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian
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Assim de repente, estava pelos $115/Kg em 2002 e segundo esse texto, os preços estabilizaram nos últimos anos.
http://www.sterlinggroupventures.com/market9.html
Quanto aos custos de extracção e preparação do Litio, não faço ideia.
As reservas de Portugal serão relevantes a nível Mundial pois segundo o wiki, os dados mais recentes apontam para 15 milhões de toneladas de reservas conhecidas e uma estimativa de 35 milhões.
http://www.sterlinggroupventures.com/market9.html
Quanto aos custos de extracção e preparação do Litio, não faço ideia.
As reservas de Portugal serão relevantes a nível Mundial pois segundo o wiki, os dados mais recentes apontam para 15 milhões de toneladas de reservas conhecidas e uma estimativa de 35 milhões.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
O Petróleo Português. Portugal tem reservas para mais 70 ano
Portugal é o 5.º maior produtor mundial de lítio, um mineral de cor violeta que é utilizado na construção de baterias para os carros elétricos A mina da Felmica, na Guarda, é a maior da Europa, noticia o jornal Expresso.
É com lítio que se vão produzir as baterias dos novos carros elétricos que as marcas estão a anunciar, mas a indústria automóvel tem tido dificuldades em encontrar um fornecedor de matéria prima em abundância. Portugal pode vir a ser a solução.
"Temos a matéria prima já concentrada e já estamos a fazer um estudo para podermos preparar o lítio para poder ser aplicado no setor das baterias", explicou Carlos mota, presidente da Felmica ao jornal Expresso.
A mina da Felmica, na região da Guarda, é a maior da Europa e dispõe de reservas para 30 anos de produção. Portugal é já o quinto produtor mundial deste mineral.
Carlos Mota adiantou ao jornal que a empresa já foi contactada por dois grandes grupos da indústria automóvel e que poderão ser parceiros na fase de transformação do lítio, ou seja, na sua preparação para utilização nas baterias.
Portugal dispõe de dois milhões de toneladas de reservas de minério de lítio. Quanto a reservas possíveis, a fasquia sobe até às doze milhões de toneladas, o que é suficiente para perto de 70 anos de exploração mineira.
Em termos de exploração, o lítio apresenta uma vantagem relativamente a outros minerais já que as ocorrências deste minério estão entre os 20 e os 30 metros d
É com lítio que se vão produzir as baterias dos novos carros elétricos que as marcas estão a anunciar, mas a indústria automóvel tem tido dificuldades em encontrar um fornecedor de matéria prima em abundância. Portugal pode vir a ser a solução.
"Temos a matéria prima já concentrada e já estamos a fazer um estudo para podermos preparar o lítio para poder ser aplicado no setor das baterias", explicou Carlos mota, presidente da Felmica ao jornal Expresso.
A mina da Felmica, na região da Guarda, é a maior da Europa e dispõe de reservas para 30 anos de produção. Portugal é já o quinto produtor mundial deste mineral.
Carlos Mota adiantou ao jornal que a empresa já foi contactada por dois grandes grupos da indústria automóvel e que poderão ser parceiros na fase de transformação do lítio, ou seja, na sua preparação para utilização nas baterias.
Portugal dispõe de dois milhões de toneladas de reservas de minério de lítio. Quanto a reservas possíveis, a fasquia sobe até às doze milhões de toneladas, o que é suficiente para perto de 70 anos de exploração mineira.
Em termos de exploração, o lítio apresenta uma vantagem relativamente a outros minerais já que as ocorrências deste minério estão entre os 20 e os 30 metros d
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