Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Off-topic: tachos, eu? Jamé!!!!

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Tacho?

por Elias » 19/6/2010 22:34

abx Escreveu:Mesmo que o seu currículo profissional, seja feito só na área da engenharia civil, nada nos diz que não seja competente para presidir a um Conselho Fiscal.

Bem, eu não sei que ideia é que tu fazes sobre as incumbências de um presidente de um Conselho Fiscal. Se achas que é para ler os relatórios e assinar de cruz, então de facto qualquer pessoa serve. Até pode ter apenas a quarta classe, desde que saiba assinar.

Eu tenho um entendimento diferente sobre a natureza desse cargo. Entendo que é um cargo de grande responsabilidade. Já fui presidente do Conselho Fiscal de uma associação (sem fins lucrativos, logo o cargo não era remunerado). Logo que tomei posse do cargo, reuni com o contabilista e rapidamente verifiquei que as contas não batiam certo. Quando questionei o contabilista sobre essa situação, ele não sabia explicar as discrepâncias e sugeriu "dar umas marteladas". :shock:

Se eu não tivesse a formação que tenho (pós-graduação em gestão de empresas com formação específica em finanças e contabilidade), dificilmente me teria apercebido da trapalhada que reinava naquelas contas e das falcatruas que facilmente poderiam ter lugar.

A minha experiência pessoal numa função desse tipo leva-me a considerar que a formação específica da área de contabilidade é importante. Este aspecto adquire particular relevo quando se está a falar de uma grande seguradora que pertence ao banco do Estado e não de uma mera associação sem fins lucrativos.

abx Escreveu:Mas a minha observação tem outro objectivo. Vocês sabem se o cargo é remunerado ou não? Isso a mim não me interessa absolutamente nada; mas pelos vistos interessa a muita gente. Eu trabalhei mais de 20 anos numa empresa (grande) em que o Conselho Fiscal só recebia senhas de presença quando reunia.

Não faço ideia se é remunerado ou não. Se não é, devia ser, pois como referi acima, presidir a um Conselho Fiscal é um cargo de grande responsabilidade (trata-se de verificar as contas da empresa antes de elas irem à Assembleia Geral). Se este cargo não é remunerado passa-se a ideia de que é uma função voluntária de responsabilidade menor.

Faço notar que o anterior presidente era o Saldanha Sanches, uma fiscalista cujos conhecimentos na área de fiscalidade era conhecida. Dada a sua formação e os seus conhecimentos, sou da opinião que tinha a formação indicada para desempenhar essa função.

abx Escreveu:Não sei, nem me interessa se este caso é igual ou não. Só acho que a pessoa em causa, ou qualquer outra, tem todo o dieito de se manter ocupada, se for desejada ou se for seu desejo, ou as duas coisas.

Claro que tem o direito de se manter ocupada. Mas presidir a um Conselho Fiscal é um cargo de grande responsabilidade (como referi acima, trata-se das contas do Estado) e não pode nem deve ser encarado uma terapia ocupacional.

Registado: 5/11/2002 12:21

por abx » 19/6/2010 22:11

Elias Escreveu:
abx Escreveu:Por que é que chamas "tacho"?

Pelo simples facto de não compreender como é que um Engº Civil, com formação pós-graduada em Hidrologia e Gestão dos Recursos Hídricos tem competências técnicas para dirigir um conselho fiscal de uma instituição financeira.

Também não percebo como é que se escolhe para este cargo uma pessoa que já fez 70 anos, idade da reforma compulsiva na função pública.

Assim, a menos que surjam evidências de que a pessoa em causa tem de facto conhecimentos e experiência para desempenhar uma função desta natureza e constitui a melhor escolha para esta função, não encontro razões para acreditar que a proposta tenha sido feita com base na competência técnica.

Mesmo que o seu currículo profissional, seja feito só na área da engenharia civil, nada nos diz que não seja competente para presidir a um Conselho Fiscal.

Há mlhões de exemplos de pessoas versáteis com interesses em áreas diversas. Entre os leitores do Caldeirão deve haver milhares.

Mas a minha observação tem outro objectivo. Vocês sabem se o cargo é remunerado ou não? Isso a mim não me interessa absolutamente nada; mas pelos vistos interessa a muita gente. Eu trabalhei mais de 20 anos numa empresa (grande) em que o Conselho Fiscal só recebia senhas de presença quando reunia.

Não sei, nem me interessa se este caso é igual ou não. Só acho que a pessoa em causa, ou qualquer outra, tem todo o dieito de se manter ocupada, se for desejada ou se for seu desejo, ou as duas coisas.

E abaixo a maledicência.

Registado: 25/1/2010 14:11

por fiódor » 19/6/2010 22:10

carf2007 Escreveu:
Realmente, conhecimentos de recursos hidricos na Banca dão muito jeito !!! :shock:

Então não dão? A banca farta-se de meter água :mrgreen:

Mais uma situação que vai passar sem problemas nem contestação, está a tornar-se regra.

Ainda ontem, por causa da morte do Saramago, passaram na RTP imagens do parlamento em 1980 e pico (não sei o ano ao certo) da discussão sobre o Evangelho segundo Jesus Cristo e deu para ver as mesmas caras que hoje se vêm, são os mesmos de sempre a mandar.
Esta gente nunca teve de fazer nada na vida, nunca passaram por dificuldades e por isso não podem falar sobre as dos outros.

Triste país que Portugal se está a tornar...

Cumps
Fiódor

Registado: 11/9/2004 15:25

por Elias » 19/6/2010 21:39

carf2007 Escreveu:Enquanto ministro não fez nada pelo país e agora isto ...

Isso não é bem assim :shock:

Fartou-se de inaugurar cenas :P :mrgreen:

por marianonunes » 19/6/2010 19:48

Normal...

Registado: 29/8/2008 15:04

por tugatuga11 » 19/6/2010 15:04

Quando li esta noticia no iol pensei logo "mais um tacho" e "mais uma vergonha".
Como diz o tio patinhas e muito bem "Esteve no Governo e, quem de lá sai - governa-se".
Abraço.

Registado: 27/4/2009 19:07

por carf2007 » 19/6/2010 13:17

Elias Escreveu:

Pelo simples facto de não compreender como é que um Engº Civil, com formação pós-graduada em Hidrologia e Gestão dos Recursos Hídricos tem competências técnicas para dirigir um conselho fiscal de uma instituição financeira.

Também não percebo como é que se escolhe para este cargo uma pessoa que já fez 70 anos, idade da reforma compulsiva na função pública.

Assim, a menos que surjam evidências de que a pessoa em causa tem de facto conhecimentos e experiência para desempenhar uma função desta natureza e constitui a melhor escolha para esta função, não encontro razões para acreditar que a proposta tenha sido feita com base na competência técnica.

Realmente, conhecimentos de recursos hidricos na Banca dão muito jeito !!! :shock:

Esta gente devia ter vergonha na cara !!

Enquanto ministro não fez nada pelo país e agora isto ...

Com 70 anos porque não se reformou ? É para acumular mais uma ??!!

É por isto que Portugal não vai a lado nenhum !!
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare

Registado: 9/3/2007 23:32

por Elias » 19/6/2010 13:04

por Automech » 19/6/2010 12:41

Por curiosidade, os ministros também têm o subsidio de reintegração na vida activa ?

Registado: 4/6/2010 12:12

por TIO PATINHAS » 19/6/2010 12:26

O que eu acho estranho é o Engº Mário Lino não se ter inscrito no Fundo de Desemprego e, depois ser obrigado a cumprir as normas que estão estabelecidas.

Porque será que ele terá arranjado logo "emprego" - jamais tacho ?!

Já sei. Esteve no Governo e, quem de lá sai - governa-se.

Registado: 29/11/2007 13:53

por lunas99 » 18/6/2010 22:53

Sabes quanto a pessoa vai ganhar, se é que vai ter ordenado?

450 euros mensais com direito a passe social e precisa de trabalhar por 40 anos para ter direito a reforma.
Sinceramente por todos os exemplos anteriores- sem excepcao- de conhecimento publico nao achas que sera um "tacho"????

Registado: 17/7/2009 12:58

Tacho?

por abx » 18/6/2010 22:28

Por que é que chamas "tacho"?

Sabes quanto a pessoa vai ganhar, se é que vai ter ordenado?

Registado: 25/1/2010 14:11

por artista_ » 18/6/2010 18:40

Palavra que quando li o título, com o OffTopic, pensei que era um artigo sobre gastronomia! :mrgreen: :mrgreen:

abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

Off-topic: tachos, eu? Jamé!!!!

por Elias » 18/6/2010 18:20

Mário Lino vai presidir conselho fiscal nos seguros da CGD
18 de Junho de 2010
Diário Digital

Mário Lino é o novo presidente do conselho fiscal das seguradoras do grupo Caixa Geral de Depósitos (CGD), noticia o Diário Económico.

O ex-ministro das Obras Públicas substitui no cargo José Saldanha Sanches, falecido a 14 de Maio deste ano, e que presidia aos conselhos fiscais da Fidelidade Mundial, Império Bonança e Caixa Seguros e Saúde, esta última a holding que agrega as várias marcas de seguros da CGD.

Lino, que chegou a ser falado para chairman da Cimpor e para presidente da REN, foi nomeado no final de Maio para completar os mandatos ainda a decorrer nas várias companhias. Os conselhos fiscais da Caixa Seguros, Fidelidade e Império são coincidentes. Para além do presidente, são vogais José Costa Figueiredo e Luís Vilhena Cunha.

A Caixa Seguros é o principal operador de seguros do país, integrando para além da Fidelidade e da Mundial a seguradora por telefone OK Teleseguro e a Multicare, operadora de seguros de saúde.

Para além disso é uma das unidades de negócio do grupo Caixa candidatas a ser dispersa parcialmente em bolsa no próximo ano.

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Google [Bot] e 232 visitantes