Determinação automatica de suportes e resistencias
Já agora, as tentativas de aumentar a precisão do gráfico adicionando novas barras, fracassaram porque o MetaStock impõe um limite maximo ao número de variveis for função

"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..." (Fernando Pessoa)
- Registado: 5/3/2010 17:06
rsacramento Escreveu:à primeira vista: bravo!
agora perdoa-me a preguiça: o que faz a scaling box? e para que servem as linhas horizontais extremas?
Bravo nada, encontrei isso na net

As linhas horizontais extremas não servem rigorosamnete para nada excepto para atrapalhar

A scaling box, estica ou contrai o boneco no eixo dos xx (mantendo no entanto as proporções entre as barras.
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..." (Fernando Pessoa)
O resultado deste código para o Metastock faz uma fraca figura junto dos gráficos da sockcharts.com ou da bigcharts.com, mas é o que arranja
. As linhas correspondem ao ponto central de cada barra dos histograma.

- Código: Selecionar todos
D:=Input("Periods, 0=Full Chart",0,2000,100);
D:=LastValue(If(D=0,LastValue(Cum(1)-1),D));
N:=Input("% Scaling in Box, 1=None",1,100,50);
F:=LastValue(Cum(1)); G:=F-D;
A:=G<Cum(1);
B:=LastValue(Cum(If(A,V,0)));
Q:=LastValue(HighestSince(1,A=0,C));
R:=LastValue(LowestSince(1,A=0,C));
I:=(Q-R)/10;
X0:=LastValue(Cum(If(C<(R+I) AND A,V,0))/B);
X1:=LastValue(Cum(If(C>=(R+I) AND C<(R+I*2) AND A,V,0))/B);
X2:=LastValue(Cum(If(C>=(R+I*2) AND C<(R+I*3) AND A,V,0))/B);
X3:=LastValue(Cum(If(C>=(R+I*3) AND C<(R+I*4) AND A,V,0))/B);
X4:=LastValue(Cum(If(C>=(R+I*4) AND C<(R+I*5) AND A,V,0))/B);
X5:=LastValue(Cum(If(C>=(R+I*5) AND C<(R+I*6) AND A,V,0))/B);
X6:=LastValue(Cum(If(C>=(R+I*6) AND C<(R+I*7) AND A,V,0))/B);
X7:=LastValue(Cum(If(C>=(R+I*7) AND C<(R+I*8) AND A,V,0))/B);
X8:=LastValue(Cum(If(C>=(R+I*8) AND C<(R+I*9) AND A,V,0))/B);
X9:=LastValue(Cum(If(C>=(R+I*9) AND A,V,0))/B);
M:=Max(Max(X1,X2),Max(X3,X4));
M:=Max(Max(M,X5),Max(X6,X7));
M:=Max(Max(M,X8),Max(X9,X0));
M:=If(N=1,N,M*100)/N;
ValueWhen(1,Cum(1)=G,Q);
ValueWhen(1,F-X9*D/M<=Cum(1),R+I*9.5);
ValueWhen(1,F-X8*D/M<=Cum(1),R+I*8.5);
ValueWhen(1,F-X7*D/M<=Cum(1),R+I*7.5);
ValueWhen(1,F-X6*D/M<=Cum(1),R+I*6.5);
ValueWhen(1,F-X5*D/M<=Cum(1),R+I*5.5);
ValueWhen(1,F-X4*D/M<=Cum(1),R+I*4.5);
ValueWhen(1,F-X3*D/M<=Cum(1),R+I*3.5);
ValueWhen(1,F-X2*D/M<=Cum(1),R+I*2.5);
ValueWhen(1,F-X1*D/M<=Cum(1),R+I*1.5);
ValueWhen(1,F-X0*D/M<=Cum(1),R+I*0.5);
ValueWhen(1,Cum(1)>=G,If(A,R,Q));
Uma discussão interessante pois normalmente tento seguir a regra de que um suporte ou resistencia pode ser invalidado por uma quebra sem grandes volumes...
Logo não gosto de desenhar uma resistencia do passado para o presente, mas sim do presente para o passado.
Ora se uma resistencia é uma zona onde existem muitos vendendores e é quebrada sem volume é porque a meu ver não era resistencia (obviamente que existem várias excepções a esta regra como o "desgaste" duma resistencia em que a resistencia é atacada tantas vezes que já nem precisa de muito volume aquando a quebra ou quando existe um grande volume anterior à quebra que a meu ver muda enormemente o cenário que os vendedores tinham obrigando estes a adaptarem-se a possivel nova resistencia...)
Logo não gosto de desenhar uma resistencia do passado para o presente, mas sim do presente para o passado.
Ora se uma resistencia é uma zona onde existem muitos vendendores e é quebrada sem volume é porque a meu ver não era resistencia (obviamente que existem várias excepções a esta regra como o "desgaste" duma resistencia em que a resistencia é atacada tantas vezes que já nem precisa de muito volume aquando a quebra ou quando existe um grande volume anterior à quebra que a meu ver muda enormemente o cenário que os vendedores tinham obrigando estes a adaptarem-se a possivel nova resistencia...)
http://marketapprentice.wordpress.com
Para muito errar e muito mais aprender!
"who loses best will win in the end!" - Phantom of the Pits
Nota: As análises apresentadas constituem artigos de opinião do autor, não devendo ser entendidos como recomendações de compra e venda ou aconselhamento financeiro.
Para muito errar e muito mais aprender!
"who loses best will win in the end!" - Phantom of the Pits
Nota: As análises apresentadas constituem artigos de opinião do autor, não devendo ser entendidos como recomendações de compra e venda ou aconselhamento financeiro.
rsacramento Escreveu:yabadoo Escreveu:paubo Escreveu:Por este motivo não gosto de olhar para gráficos com histogramas. A leitura varia muito conforme o período temporal analisado.
Concordo completamenta com as zonas assinaladas pelo rsacramento.
Mas conhecias este tipo de gráfico ? (eu só os descubri hoje!)
Eu também concordo completamente com a zona dos 28 assinalada pelo rsacramento. Só quis mostrar que que barra do histograma reforça conclusão que se trata de facto dum importante suporte/resistencia.
não há bela sem senão; de facto os 28 até podem ter sido S/R, mas entretanto essa linha já era
de maneira que só pelo volume a um dado preço é difícil de dizer se o S/R já foi ou ainda o é
Agora não percebi. Então achas que os 28 não são uma forte resistencia que a msft tem de superar na subida ?
yabadoo Escreveu:paubo Escreveu:Por este motivo não gosto de olhar para gráficos com histogramas. A leitura varia muito conforme o período temporal analisado.
Eu também concordo completamente com a zona dos 28 assinalada pelo rsacramento. Só quis mostrar que que barra do histograma reforça conclusão que se trata de facto dum importante suporte/resistencia.
não há bela sem senão; de facto os 28 até podem ter sido S/R, mas entretanto essa linha já era
de maneira que só pelo volume a um dado preço é difícil de dizer se o S/R já foi ou ainda o é
luis_k Escreveu:e considerar as zonas de resistencia/suporte os valores que a evoluçao do activo vai fazendo ao longo do tempo?
perceberam?
eu também nao!!!!![]()
a ideia e esquecer os suportes/resistencias que historicamente o preço fez, e olhar unicamente para o ultimo topo e ultimo fundo...
ora aí temos a resistencia e o suporte do activo.
a quebra em baixa ou em alta de um deles (topo/fundo)
nos dirá o caminho que o activo vai fazer num futuro proximo...
diario e semanal bem entendido...
Se quebrar em baixa ou alta o ultimo topo/fundo que foi feito esquecendo os outros topos/fundos entretanto feitos, a única conclusão que podes tirar é que esse topo/fundo (por enquanto) não é resistencia/suporte (não suportou nada e não resistiu a nada).
e considerar as zonas de resistencia/suporte os valores que a evoluçao do activo vai fazendo ao longo do tempo?
perceberam?
eu também nao!!!!
a ideia e esquecer os suportes/resistencias que historicamente o preço fez, e olhar unicamente para o ultimo topo e ultimo fundo...
perceberam?
eu também nao!!!!

paubo Escreveu:Por este motivo não gosto de olhar para gráficos com histogramas. A leitura varia muito conforme o período temporal analisado.
abx Escreveu:E se aplicarem as fibonacci? Não servem!?
Parecem-me que são suportes e resistências automáticas.
Cumprimentos
Pode ser, mas ando mais à procura duma ideia à base do conceito que temos intuitivamente de suporte e resistencia, menos geométrica.
Para além disso, e posso estar a dizer uma barbaridade porque não percebo nada de fibos, mas da-me ideia que os fibonacci nos dão uma lista de valores onde é 'natural' que o preço encontre suporte/resistencia. Ora resta sempre a questão de comprovar via algoritmo, se um desses pontos propostos está de facto a funcionar como suporte/resistencia, o que basicamente nos leva à questão inicial...
rsacramento Escreveu:mas chamaste-me a atenção para a zona dos 28; repara:
Olha a barra dos 28 no histograma quando se consideram 3 anos

- Anexos
-
- cac3years.png (9.68 KiB) Visualizado 1795 vezes
yabadoo Escreveu:rsacramento,
Ainda sobre o gráfico da MSFT, o histograma parece sugerir que a zona dos 29 são um suporte/resistencia relevante. Ora tu não consideraste essa zona no teu gráfico.
Consideras que :
1) não é suporte/resistencia
2) é suporte/resistencia mas não é relevante
3) simplesmente passou-te despercebido, embora o consideres importante. ?
1)
mas chamaste-me a atenção para a zona dos 28; repara:
- Anexos
-
- ms 28.png (10.77 KiB) Visualizado 1818 vezes
menos é mais
rsacramento,
Ainda sobre o gráfico da MSFT, o histograma parece sugerir que a zona dos 29 são um suporte/resistencia relevante. Ora tu não consideraste essa zona no teu gráfico.
Consideras que :
Consideras que :
arnie Escreveu:epá, voces perguntaram por resistencia e suportes automáticos (ie. trendlines)
eu apenas mostrei que é possivel desenhar tais trendlines automaticamente
agora se elas dão erro ou não plotam correctamente...pouca ajuda posso oferecer pois nunca trabalhei com estas formulas
afinal confirma-se: ainda está para nascer... etc etc

rsacramento Escreveu:eu já conhecia o josé![]()
mas devo estar a fazer qualquer coisa mal: quando ploto o 1º código aparece-me uma msg de erro a dizer que o valor tem de ser superior a 1800, ou coisa parecida
É quando tentas por o ano que queres... vê lá se não aparece um ponto decimal ! tens de meter os anos à mão
epá, voces perguntaram por resistencia e suportes automáticos (ie. trendlines)
agora se elas dão erro ou não plotam correctamente...
pouca ajuda posso oferecer pois nunca trabalhei com estas formulas
agora se elas dão erro ou não plotam correctamente...

Bons negocios,
arnie
arnie
- Registado: 4/11/2002 23:09
- Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE
eu já conhecia o josé
mas devo estar a fazer qualquer coisa mal: quando ploto o 1º código aparece-me uma msg de erro a dizer que o valor tem de ser superior a 1800, ou coisa parecida
usando o 2º código, pedia-te que me dissesses quais os parâmetros que introduzes para que ele trace um suporte na michelin

usando o 2º código, pedia-te que me dissesses quais os parâmetros que introduzes para que ele trace um suporte na michelin
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 99 visitantes