Metastock - Indicador de Sentimento
25 mensagens
|Página 1 de 1
rsacramento Escreveu:arnie Escreveu:Mas... aconselho vivamente o do Larry Williams, é sem duvida uma "biblia".
não sei bem porquê mas tenho a ideia de que o sistema (?) é para intraday. estou errado?
Não é um único sistema. São muitos exemplos de sistemas e a maioria deles, se a memória não me falha, usavam EOD.
Escusado será dizer que não se vai encontrar neste livro o holy grail porque senão o LW não o tinha escrito.
Além disso ele optimiza alguns sistemas com filtros de que eu não gosto, porque não têm uma lógica a sustentá-la (por exemplo um sistema não é bom mas se for às 4as feiras já é rentável). São desvios anormais às médias (ainda por cima com muito poucas observações), sem sustentação racional. Um pouco como se alguém utilizasse a media móvel de 200 dias, mas apenas depois do Nadal ganhar um jogo por 60 60... De certeza que há um activo algures que mostra que esta ideia é rentável (para o passado, claro).
Ele basicamente faz o que todos os autores fazem: apresenta uma ideia e depois sustenta-a com um backtest num activo que mostre que a ideia é rentável. Claro que depois aplicamos o sistema a outro activo ou ao mesmo activo mas noutro periodo de tempo e a coisa já não funciona.
Mas isso já todos sabemos (espero eu). Os livros são bons para aprender a pescar. Quem ande à procura de um sistema rentável publicado em livro bem pode procurar (e desesperar).
Este livro do LW é um bom livro para quem queira começar a investigar a área dos distemas mecânicos porque mostra a forma de raciocinio e de edge que tem de se procurar. Eu penso que vale bem a pena a leitura para quem se queira aventurar nos sistemas mecânicos.
PairOfJacks Escreveu:Arnie,
Podes indicar livros (ou outras fontes) dedicados ao mechanical trading?
Obrigado
Mechanical trading?
Assim de repente o unico que me vem à cabeça é a "biblia" do Larry Williams, Long-Term Secrets to Short-Term Trading.
Existe um outro chamado Building Winning Trading Systems with TradeStation mas como o nome indica, é mais indicado para quem faz uso não só deste programa como da sua linguagem de programação, Easy Language.
Mas, diz-me, o que esperas tu encontrar num livro sobre sistemas mecanicos que não encontras noutros livros?
Um sistema mecanico é somente um conjunto de regras que são automaticamente, sem intervenção humana de preferencia pois caso contrario entra o factor psicologico o que pode deitar por terra a "suposta" mecanização do sistema, introduzidas no mercado.
Ora tu podes criar regras com qualquer indicador.
Mas... aconselho vivamente o do Larry Williams, é sem duvida uma "biblia".
Bons negocios,
arnie
arnie
- Registado: 4/11/2002 23:09
- Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE
rsacramento Escreveu:@ arnie
hoje em dia ainda recomendarias este indicador?
Olá rsacramento.
Chi, andas a ir fundo no baú... um thread de 2008...
TODOS os indicadores são validos, o "truque" está em conseguir integra-los no nosso sistema, tanto a nível de trading, como a nível psicológico.
O indicador de sentimento que eu criei, cujos resultados são basicamente idênticos e esse, mostrou-se incapaz de gerar dados fidedignos a nível intraday, ou então... como eu disse em cima, muito provavelmente o que aconteceu foi eu não me ter conseguido adaptar à leitura deste num tão curto espaço temporal.
Acredito na leitura entre high/open e close/low mas na leitura de gráficos de 1 minuto, essa mesma leitura não pode ser feita barra a barra mas sim entre espaços temporais mais longos, tal como a leitura do volume discutida num outro thread. (exemplo, seguimos um grafico de 1 minuto mas a letura de sentimento é feito num intervalo de 15, 30 ou 60 minutos)
O preço negociado neste momento, na actual barra, é resultado do que foi feito não só na barra anterior mas num numero de X barras (minutos, horas, ou mesmo dias, dependendo do time frame que se negoceie) atrás.
Esse indicador do Larry Williams usa uma media de 5 dias para gerar o sentimento.
Para alguns é um período demasiado curto, para outros demasiado longo.
Pessoalmente, a nivel intraday, 5 dias é um valor com o qual gosto de obter a maioria dos meus dados diarios. (5 dias é uma semana de trading)
No entando, para os meus dados intraday raramente vou além dos 30 minutos.
Os dados fornecidos por este indicador, não são compatíveis com uma leitura de 30 minutos.
Os dados fornecidos por ele têm que ser dissecados de uma outra forma para poderem ser utilizados.
Mas isso sou eu, é a minha leitura, é a minha maneira de ler o mercado.
Bons negocios,
arnie
arnie
- Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE
Re: Re
Cem pt Escreveu:- Amigo Farnie:
Thanks so much, deve ser muito interessante, a linguagem está muito engenhosa.
A que indicador concreto do Larry Williams te referes?
Não consigo encontrar nenhum indicador com o nome de "Larry Williams Sentiment Indicator"!
Já testaste o bicho? Se sim, qual a melhor forma de o utilizar em trading?
Grande Cem.
Eu ouvi falar pela 1ª vez deste indicador de sentimento do larry williams à umas semanas atrás num dos seminários dele que vi aqui
Achei engraçado pois nessa altura já eu andava a bater com a cabeça nas paredes a tentar finalizar o meu próprio indicador de sentimento. No entanto nunca testei a formula que ele deixou no seminário.
Qual foi o meu espanto, quando ontem descobri esta formula, que é basicamente a mesma que ele deu no seminário a dar basicamente os mesmos resultados que o meu próprio indicador de sentimento.
Existem algumas semelhanças quando o indicador nos dá a % de bulls vs bears, ou seja, procura-se um pico no sentimento indicando assim um possível ponto de inversão no mercado, mas enquanto o indicador dele termina aí, o meu dá mais uns quantos valores extra

Pelos testes que fiz até agora, no meu próprio indicador, e usando somente os sinais de sentimento bull vs bear (%), a informação que obtive indica que este indicador não deverá ser negociado "per se". Deverá sim servir de apoio a um outro, reforçando assim os sinais de inversão que este possa dar.
Um dos testes que fiz, onde dava ordem de compra sempre que o indicador testasse valores acima dos 70% de sentimento bear e fechava essa mesma posição quando este fosse abaixo dos 50%, em 23 anos de dados na AA, a carteira levava um ganho acumulado de 88%, tendo um drawdown máximo de 24%. Foram realizados 93 negócios.
Este teste foi feito usando apenas um periodo de 5 dias.
Um abraço,
arnie
Bons negocios,
arnie
arnie
Re: Re
Cem pt Escreveu:- Amigo Farnie:
Não consigo encontrar nenhum indicador com o nome de "Larry Williams Sentiment Indicator"!
- Amigo Sentinela:
Pode ser que o teu Metastock a nível de programação só aceite números inteiros, como nomeu caso.
Nesse caso deve-te dar erro na linha onde está:
-Mov(TrueRangeLow,pds,S)+.000001)*100;
A minha sugestão é que substituas por:
-Mov(TrueRangeLow,pds,S)+1/1000000)*100;
Espero ter ajudado, se for esse o caso.
Abraços a todos.
Cem
Boas Cem
Não deve ser para mim , pois eu introduzi a formula e dá perfeitamente . Deve estar a falar para o amigo Tojo .

Abraços
Re
- Amigo Farnie:
- Amigo Sentinela:
Pode ser que o teu Metastock a nível de programação só aceite números inteiros, como nomeu caso.
Abraços a todos.
Cem
- Amigo Sentinela:
Abraços a todos.
Cem
- Registado: 4/3/2008 17:21
Tojo Escreveu:O cursor fica na ultima fila junto ao X
Isso é estranho

Faz assim, faz um delete a esse indicador.
Fecha o Meta e reabre-o.
Cria um novo indicador e faz um novo copy/paste.
Certifica-te que apenas fazes copy/paste da formula, nada mais.
Bons negocios,
arnie
arnie
arnie Escreveu:Semitela Escreveu:Boas Arnie ,
Antes de mais obrigado por disponibilizares esse indicador ao pessoal![]()
O numero de periodos que devemos pôr deve ser 5 ou superior ? Porque parece-me que 5 leituras é pouco -
e já agora como se lê os valores ?
68.9874 , 52.7906 , 37.0271 , 48.7260
Abraços
Olá Semitela.
Da esquerda para a direita, o 1º valor é a linha horizontal de cima, a zona overbought, o 2º valor é a linha horizontal do centro, o midrange, o 3º valor é a linha horizontal de baixo, a zona oversold e o 4º valor é a percentagem do valor de fecho e onde este se situa relativamente ao true range high e true range low.
Quanto ao nº de dias, depende do trading frame em que negoceias. Poderá ser 5, como 14, como 21, como outro valor qualquer.
um abraço,
arnie
Obrigado .

Tojo Escreveu:Arnie, obrigado mas dá-me um erro: this is not a valid function name
Podem ajudar? Obrigado
Tens a certeza que fizeste o copy/paste certinho? Não te falta nada?
onde se situa o cursor quando ele te dá esse erro?
confirma se está tudo igual à formula acima
Bons negocios,
arnie
arnie
Semitela Escreveu:Boas Arnie ,
Antes de mais obrigado por disponibilizares esse indicador ao pessoal![]()
O numero de periodos que devemos pôr deve ser 5 ou superior ? Porque parece-me que 5 leituras é pouco -
e já agora como se lê os valores ?
68.9874 , 52.7906 , 37.0271 , 48.7260
Abraços
Olá Semitela.
Da esquerda para a direita, o 1º valor é a linha horizontal de cima, a zona overbought, o 2º valor é a linha horizontal do centro, o midrange, o 3º valor é a linha horizontal de baixo, a zona oversold e o 4º valor é a percentagem do valor de fecho e onde este se situa relativamente ao true range high e true range low.
Quanto ao nº de dias, depende do trading frame em que negoceias. Poderá ser 5, como 14, como 21, como outro valor qualquer.
um abraço,
arnie
Bons negocios,
arnie
arnie
Onorio Escreveu:Arnie : esse indicador é o Williams %R?
Abraço?
Não Onorio, não é o Williams %R.
Mas Dwer, se usares somente o close de hoje a leitura torna-se complicada.
Convém filtrar essa leitura com uma média de x dias.
Bons negocios,
arnie
arnie
Metastock - Indicador de Sentimento
Andava eu a testar umas formulas no metastock quando descubro algo chamado Larry Williams Sentiment Indicator.
Dizia Jesse Livermore que nos mercados não há nada de novo para descobrir.
Se não estou em erro, Larry Williams diz que já tudo foi descoberto na AT e agora o que resta é misturar e remisturar tudo o que já foi descoberto.
Confesso que fiquei
quando vi este indicador pois em termos de resultados % é em tudo idêntico ao que eu construí.
Existem no entanto diferenças em termos de variáveis que me permitem obter outro tipo de informação que através deste indicador não é possível.
Mas prontos, para quem me perguntou como era construído o meu indicador de sentimento, deixo este que é publico e que em termos de resultados é basicamente idêntico ao meu.
um abraço,
arnie
Dizia Jesse Livermore que nos mercados não há nada de novo para descobrir.
Se não estou em erro, Larry Williams diz que já tudo foi descoberto na AT e agora o que resta é misturar e remisturar tudo o que já foi descoberto.
Confesso que fiquei

Existem no entanto diferenças em termos de variáveis que me permitem obter outro tipo de informação que através deste indicador não é possível.
Mas prontos, para quem me perguntou como era construído o meu indicador de sentimento, deixo este que é publico e que em termos de resultados é basicamente idêntico ao meu.
um abraço,
arnie
- Código: Selecionar todos
{ Larry Williams' Sentiment Indicator v1.2 }
{ Plot on own window }
pds:=Input("Normalizing periods",1,2520,5);
TrueRangeHigh:=Max(Ref(C,-1),H);
TrueRangeLow:=Min(Ref(C,-1),L);
x:=(Mov(C,pds,S)-Mov(TrueRangeLow,pds,S))
/(Mov(TrueRangeHigh,pds,S)
avg:=Cum(x)/Cum(IsDefined(x));
{ Automatic peak/trough historical boundaries }
pk:=Ref(x,-1)>Ref(x,-2)
AND Ref(x,-1)>x AND Ref(x,-1)>avg;
pkVal:=ValueWhen(1,pk,Ref(x,-1));
oBought:=Cum(pkVal)/Cum(IsDefined(pkVal));
tr:=Ref(x,-1)<Ref(x,-2)
AND Ref(x,-1)<x AND Ref(x,-1)<avg;
trVal:=ValueWhen(1,tr,Ref(x,-1));
oSold:=Cum(trVal)/Cum(IsDefined(trVal));
oBought;avg;oSold;x
Bons negocios,
arnie
arnie
25 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 88 visitantes