Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

***** S&P500 report - 13-06-2010 *****

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por vset » 13/6/2010 22:42

Cool 8-)

Aquele abraço!

Registado: 11/1/2004 13:37

por arnie » 13/6/2010 22:25

7 pts é a média do range entre a abertura e o mínimo da sessão dos últimos 4 dias, apesar de que, para ser realmente fidedigno com a leitura, o valor correcto serão os 5 pts e não os 7 (explico no final do post).

A abertura é um valor chave para o restante dia de trading.
Alexander Elder diz no seu livro (Trading for a Living) que a abertura é feita pelos amadores. Bem, à 17 anos atrás isto até podia ser verdade, não dando assim muita importância ao mesmo, mas nos dias de hoje a abertura é um dos valores mais importantes do dia.

É ela que nos guia durante o dia.
O standard diz que a medição do preço actual deverá ser medido pelo fecho do dia anterior mas eu pessoalmente faço a medição do preço actual com o valor da abertura.

Eu quero saber qual o sentimento dos traders HOJE, eu quero saber o sentimento de quem entrou na abertura devido ao sinal dado no dia anterior.
Quem entrou longo na abertura, acreditando num dia positivo, irá defender a sua posição, não deixando os preços caírem abaixo da abertura (o seu ponto de entrada) em X pontos.

Se os preços caírem abaixo de X pontos teremos a indicação que novos traders entraram no mercado, tendo estes exercido pressão vendedora, logo, forçando o fecho das posições longas abertas na abertura, logo, exercendo ainda mais pressão vendedora.

Ora temos 3 dias de rallie mais o swing low, que também deverá ser usado na leitura, ou seja:

dia 08 - open=1050.81 low=1042.17 range=8.64
dia 09 - open=1062.75 low=1052.25 range=10.5
dia 10 - open=1058.77 low=1058.77 range=0
dia 11 - open=1082.65 low=1077.12 range=5.53

média= 6.16 pts

No entanto, se quisermos ter um dia positivo, neste caso com um fecho acima da abertura, deveríamos usar apenas nas nossas contas os dias em que o fecho realmente fechou acima da abertura, ou seja, dias 8, 10 e 11, ou seja, teríamos assim uma média de 4.72 pts.

Este é um dos métodos usados para seguir o sentimento de mercado.
É dos mais simples que podemos construir e melhor ainda, de fácil leitura.

Atenção que eu apenas uso este ultimo rallie para a leitura pois é nele que estamos a negociar neste momento.
Naturalmente que, poderá também ser viável, e visto que estamos a negociar dentro de um trading range formado desde o dia 25 do mês passado, usar como média, todo o período desse range. Se as contas não me falharam a média dos ultimos 13 dias situa-se nos 12 pts.
Tudo depende em que time frame cada um se sente melhor a negociar.

Pessoalmente, confesso, não uso estes valores diários no meu trading. Faço este mesmo tipo de leitura mas em períodos de 30 minutos, no entanto, faz parte dos meus planos acrescentar tais valores ao meu sistema, assim que descobrir uma forma de os integrar :roll:

É essencial ter um valor extremo no qual nos podemos suportar em caso de duvida aquando da abertura de posições.

Imagina que um titulo caiu forte e estás tentado a comprar. No entanto reparas que passou para além dos limites no que diz respeito à queda, deixando assim espaço para novas quedas.
Continuarias disposto a abrir uma posição de imediato ou esperarias para ver como reagia ele?
Bons negocios,
arnie

Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por vset » 13/6/2010 21:23

Viva Arnie,

"Caso os preços venham abaixo da abertura em mais de 7 pontos, iremos ter a indicação de que o mercado está a ter uma nova onda de vendedores e como tal, até prova em contrário, posições longas abaixo desses valores estarão fora de questão."

Explain please... 7pontos?

Tks!

Registado: 11/1/2004 13:37

***** S&P500 report - 13-06-2010 *****

por arnie » 13/6/2010 13:01

Olá.

Vamos ver o que o SPX tem feito nestas ultimas semanas e tentar perceber o que poderá fazer nos próximos dias.

Olhando para o gráfico facilmente reconhecemos o trend negativo em que este indice se situa desde finais de Abril.

Tivemos para já 4 movimentos counter trend, 3 de 1º nivel (entre 1 a 4 dias) e 1 de 2º nivel (entre 7 a 13 dias, apesar de ter ficado apenas em 6 dias), tendo este desenhado um higher low que acabou por falhar.

Estamos neste momento com 3 dias de rallie, contra um swing high e tendo deixado novamente a tentativa de formar um higher low em cima da anterior base do range.

A resistência a abater, confirmando deste modo o higher low, são os 1103 pts.
Caso tenhamos nova reacção negativa muita atenção a um 3º higher low pois em caso de retest aos 1103 pts existe forte probabilidade destes serem quebrados, deixando o caminho livre para testar valores entre os 1133 e o topo do range, nos 1150 pts.
Este setup deixar-nos-á de olhos postos no 13º dia de rallie como um ponto de possível topo.

Uma outra leitura que poderá e deverá ser levada também em consideração é o facto de estarmos no 12º dia desde swing low de dia 25, dando-nos assim para esta 2ª feira um possível topo para este rallie que já leva 3 dias.

Esta 2ª leitura dá-nos assim um movimento mais amplo em termos temporais no índice.
Sendo assim, a partir de dia 25 ultimo, podemos estar num movimento total entre os 21 e os 28 dias, o que indica que o SPX se encontra neste momento no midpoint (50%) desse movimento.

Para esta 2ª feira, como sempre, é seguir os preços durante os primeiros 30 minutos e basicamente usar esse range para gerar os setups para o dia.
Caso os preços venham abaixo da abertura em mais de 7 pontos, iremos ter a indicação de que o mercado está a ter uma nova onda de vendedores e como tal, até prova em contrário, posições longas abaixo desses valores estarão fora de questão.
Anexos
SPX_13-06-2010.png
SPX_13-06-2010.png (65.45 KiB) Visualizado 964 vezes
Bons negocios,
arnie

Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, AlfaTrader, Carrancho_, cisne3, Esquinas3, Google [Bot], malakas, marketisnotefficient, OCTAMA, PMP69, VALHALLA e 204 visitantes