Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Volume confirma a tendência

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por yabadoo » 8/6/2010 19:10

rsacramento Escreveu:
yabadoo Escreveu:
rsacramento Escreveu:High Frequency Tranding - software que faz não sei quantos gaziliões de trades por segundo

Ok, mas porque é que esse software torna o volume irrelevante ?
rsacramento Escreveu:quanto ao volume "emprestado": se podia, podia, mas não era a mesma coisa :mrgreen:

Bem, quem não tem cão caça com gato :P

começando pelo fim: creio que então começas a dar-me razão - estaria a dar muita atenção a um substituto do volume, não ao que de facto se passa

quanto à 1ª questão: não é que os bots tornem o volume irrelevante; o que fazem é que eu sinta que a relevância do volume (visto como um indicador) diminua, já que os bots caçam outras coisas (arbitragens, spreads, etc) que basicamente não estão ao alcance dos comuns mortais, dada a sua velocidade de execução

aliás, tirando as situações extremas de correcções violentas (como esta que estamos a viver), e mais uma ou outra, o volume, pelo que me tenho apercebido, é basicamente muito homogéneo, não achas?

Mas eu não estava a referir-me ao volume como um indicador isolado. Como disse num post mais acima,só integrado com a variação dos preços, proximidade de suportes e resistencias é que acho que faz sentido (ou se quiseres é util). E também tento não ver a coisa barra a barra mas no seu movimento.
Agora, por mais trnasacções que essas maquinetas malucas façam, as leis do mercado permanecem, há pressões de ambos os lados e o volume mede a força, a determinação dos movimentos.
Quanto à homogeneidade, claro que nestes tempos de panico o volume é extremo, mas mesmo em tempos mais calmos a minha ideia é que se verificam aumentos e recuos no volume consideráveis, se comparados com os volumes dos dias relativamente proximos.

Quanto à outra questão sobre o volume nos futuros, não sei ao certo porque nunca 'mexi' em futuros ou em forex, mas a minha ideia é que se interpretar o volume como a determinação de determinado movimento, não vejo muito bem porque é que não é util.
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..." (Fernando Pessoa)

Registado: 5/3/2010 17:06

por rsacramento » 8/6/2010 18:36

yabadoo Escreveu:
rsacramento Escreveu:High Frequency Tranding - software que faz não sei quantos gaziliões de trades por segundo

rsacramento Escreveu:quanto ao volume "emprestado": se podia, podia, mas não era a mesma coisa :mrgreen:

começando pelo fim: creio que então começas a dar-me razão - estaria a dar muita atenção a um substituto do volume, não ao que de facto se passa

quanto à 1ª questão: não é que os bots tornem o volume irrelevante; o que fazem é que eu sinta que a relevância do volume (visto como um indicador) diminua, já que os bots caçam outras coisas (arbitragens, spreads, etc) que basicamente não estão ao alcance dos comuns mortais, dada a sua velocidade de execução

aliás, tirando as situações extremas de correcções violentas (como esta que estamos a viver), e mais uma ou outra, o volume, pelo que me tenho apercebido, é basicamente muito homogéneo, não achas?

Registado: 29/11/2007 12:50

por yabadoo » 8/6/2010 18:21

"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..." (Fernando Pessoa)

por rsacramento » 8/6/2010 18:09

High Frequency Tranding - software que faz não sei quantos gaziliões de trades por segundo

quanto ao volume "emprestado": se podia, podia, mas não era a mesma coisa :mrgreen:

por yabadoo » 8/6/2010 18:08

Bull Bull Escreveu:
yabadoo Escreveu:
Bull Bull Escreveu:Mas há um factor muito importante:

Por exemplo se existir pressão compradora não signica que existe maior numero de compradores, existe sim volume, ou seja, pode muito bem ser um comprador que acredita na subida com um enorme volume comprador no entanto pode haver muito mais que acreditam na descida mas o seu volume é bem inferior da pessoa compradora, por isso, não reflecte no munero de compradores e vendedores

Bull Bull, eu acho que o que estás a descrever é procura e não volume. Volume, penso eu, são transacções executadas, já aconteceu, é história.
Pode é haver um único comprador a procurar uma quantidade muito superior à quantidade,toda somada, que muitos vendedores estão dispostos a oferecer (numa determinada faixa de preços,claro).

Claro que isso não retira pertinencia à questão que levantaste.

Acho que não pode confundir que o volume significa o numero de pessoas que estão com o mesmo sentimento, pode muito bem haver um dia uma pressão compradora por parte de um só comprador que seja superior á pressão vendedora por parte de muitos investidores, assim, temos um só comprador para vários vendedores e este tem maior pressão compradora.
Acho que não podemos misturar as coisas.
Tens outro exemplo, no passado dia 6 de Maio talvez tenha existido um só vendedor mais forte que todos os outros compradores provocando aquele enorme sell, por isso, não se deve misturar volume com o numero de investidores.

Sim Bull Bull 100% de acordo, só acho é que não se pode falar de volume antes de executar a trasacção.

por yabadoo » 8/6/2010 18:06

rsacramento Escreveu:umas observações um pouco marginais:
1) já valorizei mais os volumes do que hoje em dia (fala-se que o HFT é responsável por 60% do volume gerado e 90% do mesmo é originado em institucionais...)

2) já pensaram o que é negociar forex, que não tem volumes? :wink:

1) o que é o HFT ?

2) Sim, mas nesse caso não se pode usar o volume dos futuros associados ?

por Bull Bull » 8/6/2010 17:54

yabadoo Escreveu:

Por exemplo se existir pressão compradora não signica que existe maior numero de compradores, existe sim volume, ou seja, pode muito bem ser um comprador que acredita na subida com um enorme volume comprador no entanto pode haver muito mais que acreditam na descida mas o seu volume é bem inferior da pessoa compradora, por isso, não reflecte no munero de compradores e vendedores

Bull Bull, eu acho que o que estás a descrever é procura e não volume. Volume, penso eu, são transacções executadas, já aconteceu, é história.
Pode é haver um único comprador a procurar uma quantidade muito superior à quantidade,toda somada, que muitos vendedores estão dispostos a oferecer (numa determinada faixa de preços,claro).

Acho que não pode confundir que o volume significa o numero de pessoas que estão com o mesmo sentimento, pode muito bem haver um dia uma pressão compradora por parte de um só comprador que seja superior á pressão vendedora por parte de muitos investidores, assim, temos um só comprador para vários vendedores e este tem maior pressão compradora.
Acho que não podemos misturar as coisas.
Tens outro exemplo, no passado dia 6 de Maio talvez tenha existido um só vendedor mais forte que todos os outros compradores provocando aquele enorme sell, por isso, não se deve misturar volume com o numero de investidores.

Registado: 21/12/2009 18:46

por yabadoo » 8/6/2010 17:46

por rsacramento » 8/6/2010 17:43

umas observações um pouco marginais:
1) já valorizei mais os volumes do que hoje em dia (fala-se que o HFT é responsável por 60% do volume gerado e 90% do mesmo é originado em institucionais...)

2) já pensaram o que é negociar forex, que não tem volumes? :wink:

por yabadoo » 8/6/2010 16:44

epic bear Escreveu:Um aumento da cotação só por si representa um excesso de procura relativamente à oferta existente para o nível de preço inicial, independentemente do volume desse movimento.

Sim,mas esse excesso tanto pode ser provocado por aumento de procura como por diminuição da oferta. Se a oferta diminuir, matendo constante a procura, o preço também sobe.
No entanto, entre este aumento de preço e o que se verifica quando a procura aumenta, vai uma diferença, porque num caso são os vendedores que estão a controlar o mercado e no outro são os compradores. Logo enquanto num caso poderás talvez,antecipar um aumento futuro dos preços (se eles continuarem a comprar agressivamente), no outro caso não.
Também penso eu de que :wink:

por Bull Bull » 8/6/2010 16:32

epic bear Escreveu:
yabadoo Escreveu:Se a tua questão é mais sobre saber porque é que um aumento de preço associado a um aumento de volume implica maior procura, sugiro de consultes um livro de economia; na parte sobre oferta/procura encontras geralmente graficos sobre as curvas de oferta/procura que tornam a questão facil de entender.

Na realidade o volume nem sequer entra nessa lógica de procura e oferta. Um aumento da cotação só por si representa um excesso de procura relativamente à oferta existente para o nível de preço inicial, independentemente do volume desse movimento.

De qualquer maneira quanto ao significado do volume acho que já começo a entender melhor:

Uma subida com elevado volume implica que para cada preço desse range de subida houve muitos compradores (e em número superior aos vendedores). Logicamente que por cada comprador tem que haver um vendedor, mas a lógica do volume é que houve uma pressão compradora elevada para cada "tick" da subida.

O que me fazia confusão era realmente o facto de para cada comprador haver um vendedor, então isso implicar que há muita gente interessada em vender. E há, há sempre quem venda para daí retirar mais-valias. Mas o facto é que a procura excede a oferta provocando a escalada de preços, e se esta escalada é acompanhada de um aumento de volume, tanto melhor.

Penso eu de que...

Mas há um factor muito importante:

Registado: 21/12/2009 18:46

por gfalmeida » 8/6/2010 16:21

É como dizes, a existência de pouco volume revela um certo desinteresse na acção, e é por haver desinteresse que não permite tirar grandes conclusões. Quando existe compromisso de ambas as partes, ou seja, elevado volume, então aí sim, o resultado final tem muito mais significado.

Eu julgo que ajuda imaginar uma guerra entre dois países, constituída por várias batalhas. Se numa determinada batalha, ambos os países enviam poucos recursos, o resultado da batalha não é muito indicativo da capacidade de cada um ganhar a guerra. Por outro lado, se noutra batalha, ambos os países enviarem todos os seus recursos, então o resultado final dá outra confiança sobre quem poderá vencer a guerra.

Registado: 29/11/2007 3:35

por epic bear » 8/6/2010 15:51

yabadoo Escreveu:Se a tua questão é mais sobre saber porque é que um aumento de preço associado a um aumento de volume implica maior procura, sugiro de consultes um livro de economia; na parte sobre oferta/procura encontras geralmente graficos sobre as curvas de oferta/procura que tornam a questão facil de entender.

Na realidade o volume nem sequer entra nessa lógica de procura e oferta. Um aumento da cotação só por si representa um excesso de procura relativamente à oferta existente para o nível de preço inicial, independentemente do volume desse movimento.

De qualquer maneira quanto ao significado do volume acho que já começo a entender melhor:

Uma subida com elevado volume implica que para cada preço desse range de subida houve muitos compradores (e em número superior aos vendedores). Logicamente que por cada comprador tem que haver um vendedor, mas a lógica do volume é que houve uma pressão compradora elevada para cada "tick" da subida.

O que me fazia confusão era realmente o facto de para cada comprador haver um vendedor, então isso implicar que há muita gente interessada em vender. E há, há sempre quem venda para daí retirar mais-valias. Mas o facto é que a procura excede a oferta provocando a escalada de preços, e se esta escalada é acompanhada de um aumento de volume, tanto melhor.

Penso eu de que...

Registado: 28/5/2010 20:49

por yabadoo » 8/6/2010 15:21

Já agora gostava também de dar o meu contributo para o tópico.

Volume é actividade. Muito volume significa que todo o mercado(compradores E vendedores) estão determinados nas suas acções.
Acontece que esta informação, só por si é irrelevante se não a integrares na variação de preço que ela produziu. O importante é saber quem está a ganhar a luta entre as duas perspectivas sobre o futuro do mercado e com que convicção é que cada uma das partes está nessa luta. Repara que, se o volume é grande e o preço dispara, a convicção dos compradores é grande mas os vendedores não estão,não podem estar, a inundar o mercado, caso contrário o preço não subia.
A minha ideia neste momento, é que o volume não é particularmente importante, excepto quando é, isto é, nos pontos criticos em que o preço se aproxima de suportes e resistencias.

Se a tua questão é mais sobre saber porque é que um aumento de preço associado a um aumento de volume implica maior procura, sugiro de consultes um livro de economia; na parte sobre oferta/procura encontras geralmente graficos sobre as curvas de oferta/procura que tornam a questão facil de entender.

por Ulisses Pereira » 8/6/2010 13:53

Teoricamente, é como dizes. Mas, se viste o meu vídeo, a questão dos volumes não é tão linear nem fácil de interpretar como parece e por isso é que tento retirar conclusões sobre o volume em situações muito específicas.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por epic bear » 8/6/2010 13:02

A única coisa que me ocorre então é:

A acção X sobe 5% com pouco volume. Isto quer dizer que o nº de ordens de compra superou o nº de ordens de venda fazendo subir o preço. Mas houve pouco interesse na acção, poucos quiseram comprar e poucos quiseram vender. Há um elevado grau de indecisão quanto ao movimento do preço, e uma continuação da subida está em dúvida. O movimento não é consistente.

A acção X sobe 5% com muito volume. Isto quer dizer que o nº de ordens de compra superou o nº de ordens de venda fazendo subir o preço, com muito interessa na acção muitos quiseram comprar e vender. O nº de compradores é enorme. O nº de vendedores é também ele grande, embora menor para cada nível de preços que a acção atingiu nesse movimento ascendente. O movimento é consistente. Uma continuação da subida é provável, sendo que há mais compradores que vendedores e estes são em grande número, representando uma grande parte dos possíveis "interessados" neste activo.

Estou certo nesta análise?

por epic bear » 8/6/2010 12:29

Ulisses obrigado pelos links.

Infelizmente continuo sem entender a questão dos volumes.

A minha maior dúvida continua a ser a mesma:

Para uma determinada subida, pouco volume indica pouco interesse no activo DAS DUAS PARTES, tanto dos vendedores como dos compradores. A acção subiu pois para cada nível de preço nesse dia havia mais compradores do que vendedores. Não houve grande interesse na acção, isto é, houve pouca gente a comprar e ainda menos a vender. Quanto muito isto indica-me que há pouca gente a acreditar que o activo sobe, assim como há pouca gente a acreditar que ele desce. Há portanto uma indecisão quanto ao movimento da cotação, os compradores são poucos e os vendedores também.

Muito volume indica muito interesse no activo das duas partes. Imensos compradores acham que a acção irá disparar, mas simultaneamente imensos vendedores acham que vai inverter. A cotação sobe porque o nº de ordens de compra excede o nº de ordens de venda. Quanto muito isto indica-me que há muita gente a acreditar que o activo sobe, assim como muita gente a acreditar que ele desce.

por Ulisses Pereira » 8/6/2010 11:58

epic,

Recentemente houve aqui um tópico sobre o volume que podes consultar em: http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... ght=volume

O ano passado gravei um vídeo onde também abordava a questão dos volumes: http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=375402

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Volume confirma a tendência

por epic bear » 8/6/2010 11:50

Bons dias,

Malta tenho uma dúvida, andei a ler sobre volume, e como usar este indicador para análise técnica, mas continuo sem perceber muito bem qual a lógica de o usar para confirmar uma tendência.

Definindo volume como o nº de contractos que foram trocados num determinado período de tempo, é dito normalmente que o volume confirma a tendência, ou seja é a medida da força de um movimento numa determinada direcção. Isto é se a cotação subiu x% num dia, mas com pouco volume, então é pouco convincente que continue a mesma subida. Pelo contrário, se a cotação subiu x% com muito volume nesse dia, o interesse nesse activo é elevado pelo que se espera uma continuação da subida.

A minha dúvida é: A única coisa que vejo de útil no volume é como forma de nos indicar a liquidez da acção dentro do range de preços em que variou. Ou seja, se uma acção subiu 5% com enorme volume, nesse range foi bastante liquida pois (assumindo volume constante para cada ponto percentual de subida) para cada nível de preço nessa subida houve muitos compradores e vendedores.

O problema é a associação de volume à força de um movimento. Se o volume foi elevado, então houve vários contractos a serem trocados nesse dia, ou seja o volume está-nos a dizer que houve muita gente a comprar acreditando que o preço vai subir. Mas como para cada comprador tem que haver um vendedor, haverá também tanta gente a vender quanto a comprar, acreditando assim que o preço não irá subir.

Ou seja não percebo como podemos traduzir uma pressão compradora ou vendedora através do volume.

Vejamos um exemplo concreto:

Imaginemos que numa série de 3 dias a galp sobe 3% por dia com muito pouco volume.

Imaginemos agora que numa série de 3 dias a galp sobe 3% por dia mas com MUITO volume

No 1º caso, a maneira como vejo é: isto apenas quer dizer que não há muita gente a comprar nem a vender àqueles preços, e que há mais investidores a comprar do que a vender. Ou seja há uma pressão compradora mas não há muita gente confiante que ela vai subir, DA MESMA FORMA que não há muita gente confiante que ela vai descer (pelo que se houvesse haveria mais ordens de venda do que de compra o que inverteria a tendência). No 2º caso, a maneira como vejo é: isto apenas quer dizer que há muita gente a comprar e simultaneamente muita gente a vender àqueles preços, e que similarmente há mais investidores a comprar do que a vender. Há uma pressão compradora com muitos a comprarem e obrigatoriamente muitos a venderem.

Não consigo perceber porque é que o volume torna o 2º movimento válido, mas o 1º duvidoso.

Quem mais entendido puder dar uma ajudinha, agradecia :)

Cumprimentos

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: HFCA, latbal, macau5m, marketisnotefficient, silva_39 e 193 visitantes