Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

banif....uma tentação?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Quico » 8/6/2010 9:19

Caro Ferreira:

Se o caro amigo é licenciado, eu nem digo qual é o meu grau e a minha área de especialização, para não o embaraçar.

Já me começo a aperceber qual é o seu estilo: vai distorcendo as coisas ligeiramente para "ficar com a razão"! Já lido com situações dessas há anos.

Disseste:

ferreira10 Escreveu: Mas não é verdade que ela ligue em rigor a totalidade dos máximos/ minimos verificados num número de dias pré-definido. Ela é construída fazendo a média dos máximos de por exemplo 20 dias.

E eu corrigi:

Quico Escreveu:As linhas dos Donchian Channels são MESMO os máximos e mínimos de n barras ou velas anteriores.

Depois, dizendo que isto era falso, usas uma linguagem elaborada para dizer o mesmo que eu disse:

ferreira10 Escreveu: A linha superior do canal de Donchian em forma de segmentos de recta resulta da determinação do MÁXIMO ABSOLUTO de n dias. O lado inferior do canal de Donchian é o preço mais baixo dos últimos n dias.

Mais palavras para quê?...
Mas se te faz assim tanta falta, fica lá com a taça!

Abraço.
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por ferreira10 » 8/6/2010 0:18

“O canal de Donchian limita-se a assinalar os máximos e os mínimos do x dias anteriores (tipicamente 20).Quico”

Bem…deve haver para aqui uma qualquer falha de comunicação. Ou se calhar, andamos os dois a dizer a mesma coisa. Ou ainda pode ser uma qualquer falta de rigor matemático. Da frase anteriormente citada, o que eu depreendo é o seguinte; quer-me dizer a mim é aos demais que o canal de Donchian liga os máximos (no plural) de n dias anteriores. (Previamente definidos pelo utilizador). O mesmo se aplicando aos mínimos. É falso! A linha superior do canal de Donchian em forma de segmentos de recta resulta da determinação do MÁXIMO ABSOLUTO de n dias. O lado inferior do canal de Donchian é o preço mais baixo dos últimos n dias. Ou seja, não é uma linha quebrada que liga a totalidade dos máximos/ mínimos ocorridos nos últimos 20 dias (por exemplo). Como a frase acima leva a crer. Por isso mesmo lhe sugeri que fizesse o exercício de visualizar um gráfico de modo a confirmar que a dita linha quebrada às vezes, «viaja» por cima de máximos relativos sem lhes tocar. Uma outra coisa que não refere é que é feita uma média móvel com os máximos e mínimos. Média essa que circula no interior do canal. Há variantes do canal de Donchian; O canal Donchian clássico não envolve o dia actual, justamente para poder ver as quebras do canal, caso o preço atinja um máximo maior do que o lado superior adjacente. Neste ultimo tipo de canal, caso aconteça um novo máximo absoluto, ocorre uma quebra de modo a albergar esse novo máximo absoluto. Nesta variante de canal é muito difícil confirmar aquilo que por aqui deixou de forma ambígua;” há grande hipóteses de a cotação fugir para cima (a não ser no próprio dia) da linha superior do canal. Quico”

PS. Note o seguinte; fica-lhe mal a si, com tantos «anos de casa» e «batido» nestas coisas, puxar pelos galões. Um homem de valor sabe dar valor a outro homem. Estou certo que muito terei a aprender consigo, já que é sabido ter provas dadas. Mas note, e já que puxou pelos galões vou fazer o mesmo; no que há matemática diz respeito quem manda sou eu. Já que sou Licenciado em Matemática. Como canais de Donchian ao pequeno-almoço ao Almoço e ao Jantar. Capicho?
Editado pela última vez por ferreira10 em 4/4/2011 21:43, num total de 1 vez.

Registado: 29/11/2007 3:18

Re:Quico.

por Quico » 7/6/2010 1:20

ferreira10 Escreveu:Quico: É uma questão de pormenor. Não sei qual é o teu conceito de ferramenta matemática. Tens razão quando dizer que não é uma ferramenta muito elaborada do ponto de vista matemático. Mas não é verdade que ela ligue em rigor a totalidade dos máximos/ minimos verificados num número de dias pré-definido. Ela é construída fazendo a média dos máximos de por exemplo 20 dias. E a média dos mínimos. Dai a palavra «canal». No gráfico acima deixado por mim, verifica que entre Agosto e Novembro de 2003 o limite superior do canal de Douchian encontra-se literalmente a voar por cima dos máximos relativos atingidos no decurso deste período. Isto porque o máximo registado em Julho de 2003 puxou a média para cima.
Também não é de todo verdade que a cotação «fure» com facilidade o limite superior ou inferior do canal de Douchian. Faz esse exercício ai na tua plataforma de negociação. E verifica quantas vezes a cotação está acima ou a baixo dos limites superior e inferior do referido canal. O mais provável é verificares um ajustamento desses limites aos máximos/mínimos. E quando não se ajusta aos máximos (por exemplo) está a voar por cima deles. Isto porque logo que é atingido um novo máximo local, esse máximo prevalece sobre os restantes. A média é calculada de modo a que o novo máximo tenha mais peso do que os restantes.

Estás enganado. As linhas dos Donchian Channels são MESMO os máximos e mínimos de n barras ou velas anteriores. Há variantes da sua utilização (há quem acrescente uma linha média, desfazamentos de x periodos, etc.) mas o canal de base é aquele.

(P.S. - ...e dispenso o tom paternalista do "Faz esse exercício ai na tua plataforma de negociação." É que eu não ando nisto há 2 ou 3 anos; conheço e programo indicadores, e "Donchian chanels" como eu ao pequeno almoço, capice?!)
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Re: LTCM

por ferreira10 » 7/6/2010 0:49

É verdade que o mercado Português não é muito propenso ao usa de AT.Pelo menos, nestes moldes. Muito menos em títulos de tão baixa liquidez. No decurso do ano passado entre compras e vendas fiz entre 300 a 400 trades. Desses trades, cerca de 3 a 4 foram feitos na Euronext Lisboa. Ainda me lembro de quais, já que entreguei a declaração de IRS à pouco tempo; bpi, galp e Mota Engil. Mas quando se opina acerca da eventualidade de entrada num título destes, simplesmente não posso pôr de parte os conhecimentos que sigo usando no dia a dia. E o meu entendimento é o de que o título em questão ainda não deu nenhum sinal de entrada. E depois é desolador ver o gráfico “Semanal” deste título. Assemelha-se a uma derrocada. Isso eu consigo observar com clareza. E não necessito de estar no mercado Norte Americano.

Re: RE: Banif uma tentação!

por LTCM » 7/6/2010 0:01

ferreira10 Escreveu:De modo a que se perceba bem a pergunta por ti formulada, tens que ter em consideração que muitos fundos e de caminho os algoritmos subjacentes a esses fundos somente dão ordem de entra em determinados títulos, depois de verificadas determinadas condições.Por sinal muito exigentes.Recentemente li um livro que reportava na primeira pessoa o modo como eram feitos estes algoritmos matemáticos.

Isto não é aplicável ao nosso mercado e muito menos num peso pluma como o BANIF. 8-)
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

Corinthians analisa propostas de bancos para financiar estád

por J.f.vieira » 6/6/2010 19:12

Corinthians analisa propostas de bancos para financiar estádio

TimãoNet - Fonte: UOL

De acordo com a coluna Painel FC, do jornal Folha de S.Paulo, o Conselho Deliberativo do Corinthians vai analisar duas propostas de financiamento para o estádio do clube. A reunião será na noite desta segunda-feira.

Dois bancos fizeram propostas: Banif e Bradesco. As duas instituições financeiras oferecem financiamentos para a aquisição do terreno e também para o início das obras.

Segundo a coluna, o Banif ainda se ofereceu para administrar um Fundo de Investimento e Participações de R$ 200 milhões. O Bradesco não falou em valores. Por outro lado, cita um terreno, localizado na avenida Educador Paulo Freire.

Além disso, o Bradesco manifestou seu interesse pelos naming rights do estádio pelo período de dez anos.

O Corinthians tem até 10 de agosto para responder às propostas.

Registado: 29/11/2007 3:59

Banif quer trazer mais capital ao Brasil

por J.f.vieira » 6/6/2010 19:01

Artur Silva Fernandes, executivo-chefe do Banif Banco de Investimento: ideia é crescer em fusões e aquisições e na área de fundos de private equity

O banco português Banif pretende investir no Brasil os R$ 129,5 milhões obtidos com a venda de 70% de sua corretora à Caixa Geral de Depósitos. Mas não apenas isso. A meta é deixar no país no mínimo 25% do capital total da instituição financeira, de € 1 bilhão, segundo Artur Silva Fernandes, executivo-chefe do Banif Banco de Investimento no Brasil e em Portugal. Isso significa um ingresso de mais R$ 100 milhões a R$ 150 milhões no Brasil no curto prazo, afirma.

"Buscamos um sócio na corretora para poder alavancar o nosso crescimento no Brasil na área de banco de investimento, pois o país é prioridade para nós", diz. Cada vez mais, o negócio de corretagem exige escala e presença internacional e o Banif não teria condições de realizar, sozinho, todos os investimentos necessários, inclusive em tecnologia. A parceria com a Caixa, o maior grupo financeiro de Portugal, com capital de € 7,5 bilhões, permite a ampliação com mais vigor dos negócios de corretagem no Brasil. Além disso, a Caixa tem uma rede de corretoras em 14 países e uma empresa alavanca os negócios da outra.

De acordo com Fernandes, o banco quer ampliar suas atividades no país onde tem mais experiência: na área de estruturação de financiamentos de projetos e como assessor na organização de Parcerias Público Privadas (PPPs). O Banif pretende reforçar sua atuação em fusões e aquisições entre empresas da Espanha, de Portugal e do Brasil. "Temos 600 profissionais nos bancos de investimento nesses três países", diz.

Outras prioridade serão os fundos de investimento em participação (FIPs - de private equity) nos setores de infraestrutura, meio ambiente, imobiliário e de energia. Segundo Fernandes, para abrir novos fundos desse tipo, o banco precisa colocar capital próprio inicial de forma a atrair os investidores.

A Caixa Geral de Depósitos por sua vez vem investindo de forma agressiva no Brasil e, desde abril de 2009, quando inaugurou seu banco de atacado no país, trouxe R$ 529,5 milhões, incluindo os R$ 129,5 milhões da corretora. Com a aquisição, a ideia é crescer sua participação no mercado de coordenação e distribuição de emissões de ações no país, diz Jorge Tomé, presidente do Caixa Banco de Investimento e vice-presidente do conselho da Caixa Geral Brasil.

Desde o ano passado, a Caixa já participou da emissão de ações do Santander no Brasil e da CCR, sempre vendendo os papéis no exterior. Agora, com a corretora do Banif, o banco poderá atuar no mercado de capitais brasileiro de forma mais competitiva. "Vamos ampliar de forma determinante o atendimento a nossos clientes institucionais no mundo todo, muitos dos quais querem investir no Brasil", conta.

Até agora, no entanto, o forte da corretora adquirida vinha sendo o atendimento online aos clientes pessoa física, de varejo, área na qual a Caixa agora passa a atuar no país. "Passamos a ter um departamento de pesquisa e análise de ações e poderemos começar a desenvolver produtos, como fundos de investimento, o que vai permitir que se lance, mais tarde, toda uma área de gestão de recursos de terceiros", afirma Tomé. Os produtos desenvolvidos no Brasil poderão ser vendidos na Europa e EUA.

A corretora no Brasil, segundo Tomé, vai se integrar a uma rede do banco presente em 14 países, entre eles a Itália, Espanha, França, Inglaterra, Bélgica, Portugal, Irlanda, Alemanha, Finlândia, Dinamarca, Estados Unidos, Grécia e Suécia. A diretoria-executiva da corretora do Banif será mantida, afirma Tomé. Se o Banif quiser vender os outros 30% da corretora em um prazo de seis anos, a Caixa tem prioridade de compra.

O Banif atua no Brasil desde 1999. Já a CGD está recomeçando a operar no Brasil. Até 1998, teve participação relevante no Itaú, quando comprou o Bandeirantes, banco brasileiro de varejo. Em 2000, concluiu que era difícil disputar o varejo brasileiro e vendeu o Bandeirantes ao Unibanco, em troca de uma participação acionária de 12,3%. Em 2005, a Caixa vendeu a participação no mercado, apurando R$ 1,534 bilhão.

Com informações Valor Econômico

Registado: 29/11/2007 3:59

Re:Quico.

por ferreira10 » 6/6/2010 18:57

"O canal de Donchian não é nenhuma "ferramenta matemática"; pelo menos com a complexidade que o termo pode fazer supor.Quico."

Quico: É uma questão de pormenor. Não sei qual é o teu conceito de ferramenta matemática. Tens razão quando dizer que não é uma ferramenta muito elaborada do ponto de vista matemático. Mas não é verdade que ela ligue em rigor a totalidade dos máximos/ minimos verificados num número de dias pré-definido. Ela é construída fazendo a média dos máximos de por exemplo 20 dias. E a média dos mínimos. Dai a palavra «canal». No gráfico acima deixado por mim, verifica que entre Agosto e Novembro de 2003 o limite superior do canal de Douchian encontra-se literalmente a voar por cima dos máximos relativos atingidos no decurso deste período. Isto porque o máximo registado em Julho de 2003 puxou a média para cima.
Também não é de todo verdade que a cotação «fure» com facilidade o limite superior ou inferior do canal de Douchian. Faz esse exercício ai na tua plataforma de negociação. E verifica quantas vezes a cotação está acima ou a baixo dos limites superior e inferior do referido canal. O mais provável é verificares um ajustamento desses limites aos máximos/mínimos. E quando não se ajusta aos máximos (por exemplo) está a voar por cima deles. Isto porque logo que é atingido um novo máximo local, esse máximo prevalece sobre os restantes. A média é calculada de modo a que o novo máximo tenha mais peso do que os restantes.

"li o teu post e fiquei curioso:
aquele sistema é teu?
como se chama o livro que referes?
que activo é analisado no gráfico?"

O gráfico acima é um trade feito no par Eur/Usd. Numa altura em que o euro ganhava terreno face ao Dólar. O livro a que me refiro tem o nome de «Entries and Exits».O Autor é um trader de nome, «Elder Alexander». O livro consiste numa viagem aos trade Rooms, como lhe chama o Autor, de alguns dos mais famosos traders da actualidade. São passados em revista os diferentes métodos de negociação que cada um aplica.Com gráficos ilustrativos de entradas e saídas. Gráficos Ilustrando aquilo que não se deve fazer. E aquilo deve ser feito. Este gráfico insere-se no trabalho que um trader de nome Fred Schutzman segue fazendo para aperfeiçoar algoritmos computacionais para institucionais.

por rsacramento » 6/6/2010 17:35

para mim o grande senão são os falsos breaks...

Registado: 29/11/2007 12:50

Re: RE: Banif uma tentação!

por Quico » 6/6/2010 17:32

ferreira10 Escreveu:A linha quebrada que aparece no gráfico é uma ferramenta matemática de nome "Canal de Donchian".

O canal de Donchian não é nenhuma "ferramenta matemática"; pelo menos com a complexidade que o termo pode fazer supor.

O canal de Donchian limita-se a assinalar os máximos e os mínimos do x dias anteriores (tipicamente 20). Nada de complicado, portanto. Por isso é que não há grande hipóteses de a cotação fugir para cima (a não ser no próprio dia) da linha superior do canal. :wink:

É uma ferramenta extremamente simples*, na realidade. E para mim a melhor... 8-)

Abraço.

* - Tão simples, que um olho bem treinado dispensa a sua colocação no gráfico.

sistema

por rsacramento » 6/6/2010 17:30

viva!

li o teu post e fiquei curioso:
aquele sistema é teu?
como se chama o livro que referes?
que activo é analisado no gráfico?

Registado: 29/11/2007 12:50

RE: Banif uma tentação!

por ferreira10 » 6/6/2010 15:31

De modo a que se perceba bem a pergunta por ti formulada, tens que ter em consideração que muitos fundos e de caminho os algoritmos subjacentes a esses fundos somente dão ordem de entra em determinados títulos, depois de verificadas determinadas condições.Por sinal muito exigentes.Recentemente li um livro que reportava na primeira pessoa o modo como eram feitos estes algoritmos matemáticos.Fiquei impressionado com aquilo que se pode apelidar de "seguir a tendência de subida à risca".Ou se quiseres "navegar na crista da onda".Estou habituado a entrar acima da média móvel dos 50 dias.É uma premissa incontornável para mim.A menos que, encontre um titulo que depois de bater num suporte mostre um padrão de velas de subida bem definido.No gráfico que a seguir por aqui deixo, para ilustrar aquilo que estou a dizer, o algoritmo deu uma ordem de entrada (assinalada por bought) quando a cotação cruzou o limite superior da banda de bollinger.A linha quebrada que aparece no gráfico é uma ferramenta matemática de nome "Canal de Donchian".Repara que o sistema está dentro do titulo enquanto a cotação estiver acima da banda de bollinger e abaixo do limite superior do canal de Donchian. É impressionante, já que tendo em conta que sou conservador no que a isto diz respeito, acho este procedimento próprio de loucos!Mais bull do que isto não existe.Isto para concluir;não obstante a cotação estar a testar os mínimos absolutos e de caminho estar aparentemente muito apetecível, isso não quer dizer nada.Se não houver um qualquer fundo interessado no titulo ou "profissionais", o titulo não se mexe.Está morto.E aquilo que não sobe, como é sabido, acaba por descer.Vê o exemplo da Martifer.E de muitos outros títulos.Os fundos e os profissionais só entram se houver condições técnicas ou fundamentais para isso.São estes que fazem mexer um titulo. Esta é outra premissa.
Anexos
algoritmo.png
Canal de Donchen a Vermelho.Bandas de Bollinger a verde.Média móvel dos 50 dias a verde.
algoritmo.png (56.11 KiB) Visualizado 2019 vezes

por azteca » 6/6/2010 14:54

Hubble perguntou"...Mais alguém vai escavar?

repondo eu..."não gosto de trabalhos forçados,mas como a escavação esta feita,vou sentar me de braço dado com elas a 0.82,mas não é casamento.e
é so uma amizade...estamos em cima de um suporte,tenho stop 3%
abaixo.
quanto a petroleo....a ver vamos....

Registado: 23/2/2009 23:36

por canguru » 6/6/2010 1:53

Hubble Escreveu:Creio que a AT num caso destes pode fazer pouco mais que indicar a continuação da tendência de queda.

E isso não te chega?

A testar os mínimos absolutos.
Anexos
BANIF.png
BANIF.png (14.9 KiB) Visualizado 2223 vezes

Registado: 6/4/2008 22:41

por Hubble » 4/6/2010 21:43

Bem, tal como fiz com a TomTom no ano passado, entrei hoje no Banif.

Vou estar atento admitir uma perda de 10%. Se cair mais, lá vão elas.

Na última vez apanhei um buraco de petróleo no fundo da TT. Mais alguém vai escavar?

Abraços e bom fim-de-semana

Registado: 1/11/2008 0:38

por Hubble » 3/6/2010 13:33

Fui recuperar este tópico.
Continua em mínimos de vários anos, pelo que parece ser uma grande tentação para o longo prazo - não há indícios aparentes de falência nem de gestão danosa.

Creio que a AT num caso destes pode fazer pouco mais que indicar a continuação da tendência de queda.

Mas quanto aos "fundamentalistas"? O que lhes parece o BANIF nestes valores? Ainda uma tentação?

Registado: 1/11/2008 0:38

por Ulisses Pereira » 10/5/2010 12:14

anonimo, o facto das coisas te terem corrido bem, não significa que a decisão tenha sido a mais correcta. Infelizmente, muitas vezes, as pessoas associam as duas coisas. O Caldeirão tem sido uma enorme escola para muitos mas, a verdade, é que éssa escola só se torna eficaz nos maus anos de mercado porque é aí que as pessoas percebem que necessitam mesmo de aprender. Quando sobe tudo parece fácil.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por canguru » 10/5/2010 10:45

Os traders com sucesso "in the long run" devem-no ao facto de baixarem sucessivamente o preço médio, entrarem por feeling, entrarem porque já caiu demais e rejubilarem quando as cotadas saltam uns cêntimos.
Esqueçam o Quico. Estão no bom caminho, dudes!

Registado: 6/4/2008 22:41

Banif uma tentação

por ANONIMO111 » 10/5/2010 10:24

Hoje na bolsa, Tá aqui uma resposta aos anteriores comentarios do Quico.

Registado: 29/11/2007 1:44

por arvcp6977 » 10/5/2010 8:24

Bom dia a todos.
De facto não esperava que os problemas acabassem tão depressa. Então já está tudo bem? Ou isto é para os apanhados? também deves ser um daqueles que saiu das universidades da mesma forma dos que vão o parlamento.
Um abraço

Registado: 29/11/2007 2:07

banif

por rilha » 9/5/2010 18:46

deixo aqui um gráfico com um horizonte temporal mais curto.

rilha
Anexos
banif 2.jpg
banif 2.jpg (127.23 KiB) Visualizado 3574 vezes

Registado: 15/3/2009 0:09

banif

por rilha » 9/5/2010 18:44

boa tarde a todos

o meu olhar sobre o banif é este:

- não é razão para se entrar no banif só porque está a cotar abaixo do minimo relativo de 2009.

- uma cotada só porque desvalorizou uma determinada % em relação ao su máximo anterior, não quer dizer que não possa continuar a desvalorizar ainda mais.

- tecnicamente não vejo padrões bulhish que me digam que a pressão vendedora acabou, apesar de as duas últimas velas revelarem, para já alguma indecisão entre os bulls e os bears.
mas padrões de inversão conclusivos e objectivos ainda não são visíveis.

Conclusão: muito cuidado para quem está longo.

rilha
Anexos
banif.jpg
banif.jpg (128.82 KiB) Visualizado 3583 vezes

Registado: 15/3/2009 0:09

por jeuros » 9/5/2010 17:30

ANONIMO111, isso depende dos criterios e dos julgamentos de cada 1, eu nao estou aqui para influenciar ninguem, simplesmnete disse a minha mera opiniao, mas se fosse mesmo 1 pergunta objectiva e nao ironica talvez se o srº comeca se a olhar para indicadores tecnicos e graficos se aperceba de determinadas situacoes.
cumps e bn's

Registado: 9/7/2009 5:00

por migueljat » 9/5/2010 17:27

Islandia, Grécia.....????

Registado: 20/11/2008 12:30

por Quico » 9/5/2010 16:43

Continuem a negociar assim... e depois venham pôr as culpas nos malvados especuladores e venham para aqui com não sei quantas teorias da conspiração!

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Carrancho_, cmanel21, dragom, Google Adsense [Bot], Investor Tuga, Jonas74, latbal, marketisnotefficient, navaldoc e 169 visitantes