Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Como ver se uma acção é muito procurada ou oferecida?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por carrancho » 5/6/2010 12:12

Há um exemplo ilustrativo do crash de 1929 em que durante a 1ª sessão negra havia 12 milhões de titulos para vender sem ninguem a querer comprar o que justificou o crash da quinta-feira negra.

Por maior que seja a pressão de um dos lados (comprador ou vendedor) se não houver ninguém do outro lado, não há negócio logo não há variação.

Abraço,

Carrancho
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por kcc91 » 5/6/2010 11:51

Bom dia para todos!

Desde ja agradeço a vossa participação!

mancargon Escreveu:Caro kcc91, julgo que queres saber em tempo real qual a cotação e quantas ofertas de compra e venda estão em real time em cada momento?
Eu uso o Big-online, mas qualquer correctora moderna, tem essa funcionalidade de ver a profundidade do mercado em que consegues ver para cada preço o n.º de ordens de compra ou de venda, num determinado momento!
Não sei através de que plataforma estás a investir, mas julgo que todas têm a possibilidade de ver a cotação em tempo real e a profundidade de mercado para cada título, pelo menos no PSI20!
Se esta não era uma das tuas questões peço desculpa, tal como tu tb n sou um expert!
Quanto ao volume de transacções, e igual ao n.º de titulos negociados! Julgo que a tua questão é se seria o n.º de ordens (Somatório das ordens de Compra+ Somatório das ordens de venda efectuadas ou se seria o numero de titulos transaccionados, mas tal como já foi aqui explicado, é o numero de titulos que mudaram de mão nesse dia!

Um abraço

Eu utilizo o Gobulling. E pelo que sei eles apresetnam o ask e bid, no entanto não descobri se eles têm o trade grid para cada titulo.

A minha ideia era tentar prever a evolução da cotação atraves da analise da relação bid:ask. Mas pelos vistos há multiplas razoes pelas quais este metodo nao é fiavel.
Eu acredito no random walk e que o mercado é totalmente caotico, e não há regras nem formulas para descobrir como será a sua evolução num futuro breve. Inconscientmente, há sempre aquela tentativa de imaginar que o mercado é eficaz e que a evolução das cotações a curto prazo têm sempre razões fundamentais, mas o resultado é sempre o mesmo - factores psiclogicos e especulativos são a razao pelas oscilações de curto prazo, as vezes de médio tambem.

Cumprimentos
kcc91

Registado: 18/4/2010 10:10

por mancargon » 3/6/2010 20:00

Caro kcc91, julgo que queres saber em tempo real qual a cotação e quantas ofertas de compra e venda estão em real time em cada momento?
Eu uso o Big-online, mas qualquer correctora moderna, tem essa funcionalidade de ver a profundidade do mercado em que consegues ver para cada preço o n.º de ordens de compra ou de venda, num determinado momento!
Não sei através de que plataforma estás a investir, mas julgo que todas têm a possibilidade de ver a cotação em tempo real e a profundidade de mercado para cada título, pelo menos no PSI20!
Se esta não era uma das tuas questões peço desculpa, tal como tu tb n sou um expert!
Quanto ao volume de transacções, e igual ao n.º de titulos negociados! Julgo que a tua questão é se seria o n.º de ordens (Somatório das ordens de Compra+ Somatório das ordens de venda efectuadas ou se seria o numero de titulos transaccionados, mas tal como já foi aqui explicado, é o numero de titulos que mudaram de mão nesse dia!

Um abraço

Registado: 29/11/2007 10:07

por yabadoo » 3/6/2010 19:05

MarcoAntonio Escreveu:
yabadoo Escreveu:Sim, mas imagina que estão a chegar imensas ordens de venda ao melhor. Pode aconter que alguem esteja calmamente do lado do bid a absorver toda essa venda. Nesse caso o preço pouco variará. Mas houve imenso volume 'vendedor' que foi absorvido sem que o preço mexesse. Ora não consegues concluir isto simplesmente olhando para o preço.

Claro que consigo: olho para o volume (total) e para a variação da cotação!
:wink:

Pois é :)
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..." (Fernando Pessoa)

Registado: 5/3/2010 17:06

por MarcoAntonio » 3/6/2010 18:54

yabadoo Escreveu:Sim, mas imagina que estão a chegar imensas ordens de venda ao melhor. Pode aconter que alguem esteja calmamente do lado do bid a absorver toda essa venda. Nesse caso o preço pouco variará. Mas houve imenso volume 'vendedor' que foi absorvido sem que o preço mexesse. Ora não consegues concluir isto simplesmente olhando para o preço.

Claro que consigo: olho para o volume (total) e para a variação da cotação!
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por yabadoo » 3/6/2010 18:52

MarcoAntonio Escreveu:Já agora, é o mesmo que a sugestão do yabadoo permite descobrir: as vendas (pelo processo dele) vão ser mais altas nos dias de descida e vice-versa. Mas no fim do dia, quando ele faz o somatório, já ele sabe isso pelo valor da própria cotação, não está a descobrir nada de novo...

Sim, mas imagina que estão a chegar imensas ordens de venda ao melhor. Pode aconter que alguem esteja calmamente do lado do bid a absorver toda essa venda. Nesse caso o preço pouco variará. Mas houve imenso volume 'vendedor' que foi absorvido sem que o preço mexesse. Ora não consegues concluir isto simplesmente olhando para o preço.
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..." (Fernando Pessoa)

por MarcoAntonio » 3/6/2010 18:23

kcc91 Escreveu:A minha questão tem mais haver com valores especificos, atraves de que fonte é possivel ver quantas acções são compradas do titulo X e quantos são vendidos, ou melhor quantas propostas de venda existem vs propostas de compra.

Não são a mesma coisa e "propostas" têm relativamente pouco valor porque propostas não são negócios: há individuos que querem comprar (vender) e não metem a ordem no sistema. Só no momento que decidem é que a introduzem (por exemplo, ao melhor). E há ordens que são no sistema e são retiradas entretanto nunca chegando a tornar-se negócio. Portanto, estar a olhar para "propostas" é estar a distrair-se com dados pouco fiáveis...

Quanto ao número de títulos comprados, é sempre igual ao número de títulos vendidos.

kcc91 Escreveu:Posso ser ingenuo, mas acho que se descobrir um quadro do tipo:
no dia x pocurou-se 100 acções da empresa y
e
no dia x foram oferecidas 200 acções da empresa y
então a conclusão que se tira é que durante essa sessão as cotações da y desceram.

Para se concluir se as acções desceram, basta olhar para a cotação, não é preciso olhar para o volume.

Já agora, é o mesmo que a sugestão do yabadoo permite descobrir: as vendas (pelo processo dele) vão ser mais altas nos dias de descida e vice-versa. Mas no fim do dia, quando ele faz o somatório, já ele sabe isso pelo valor da própria cotação, não está a descobrir nada de novo...

kcc91 Escreveu:De qualquer forma posso estar enganado em muita coisa, por isso insisto que perante um disparate que possa aparecer na minha menssagem corrigam-na, se não lhe der muito trabalho.

Estás à vontade...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por yabadoo » 3/6/2010 17:58

Também ando a estudar esse assunto. O que penso é o seguinte, embora não esteja seguro que esteja certo.

1)Se reparares há sempre dois preços : o bid, ou seja quanto os compradores estão dispostos a pagar pela acção e o ask ou seja, quanto os vendedores pedem pela acção. O bid é, claro, sempre inferior ao ask.
2) Quando há um negócio, quer dizer ou que um comprador, cedeu e aceitou o preço pedido pelo vendedor ou, pelo contrário, foi o vendedor que cedeu e vendeu ao preço oferecido pelo comprador.
3) Portanto, se seguires o mercado transacção a transacção (tick a tick) e reparares por exemplo 3 ou 4 trasacções executadas ao mesmo preço e depois mais 2 a preço inferior, provavelmente podes concluir que as primeiras 3 ou 4 foram 'compras' (no sentido descrito anterormente) e as duas ultimas vendas.
4) Logo se somares o volume das 3 primeiras transacções tens volume 'comprador' e o das duas últimas, tens volume vendedor.

por kcc91 » 3/6/2010 17:43

Estou a ver, obrigado pela vossa participação.

Mas já agora tenho mais uma questão. Foi dito que o que interessa mais é o volume. Mas esse indicador não demonstra somente a liquidez da acção? A variação do volume (alta ou baixa) influencia a cotaão? Se sim, de que forma.

obr,
kcc

por PairOfJacks » 3/6/2010 17:09

Ok, estás a falar da lei da oferta e da procura. Quando a procura excede a oferta a tendência natural será de subida e vice-versa.

Mas estás a saltar para uma conclusão demasiado linear do problema.. Nem todas as ordens que são dadas são ao mercado (ou ao melhor). Por exemplo imagina que a acção X cota hoje a 1euro. Amanha 3 individuos poem as acções à venda a 1,10€ ou melhor num total de 3000 acções à venda. Simultaneamente outros 3 põem ordens de compra a 0,90€ ou abaixo num totalde 300.000 acções. Como a procura não "casa" com a oferta a cotação mantém-se inalterada no 1euro, apesar da procura superar largamente a oferta.

Além disso as ordens postas podem ser retiradas a qualquer momento não chegando a ser executadas. Portanto não olhes demasiado para o order book (que já agora te pode ser disponibilizado pela tua correctora por exemplo), porque o que realmente 'conta' são as transacções efectuadas e o volume transaccionado (que como o Quico já explicou é exactamente igual ao número de acções vendidas que por sua vez é exactamente igual ao volume de acções compradas... sem venda não existe compra e vice-versa).

Espero que tenhas ficado mais esclarecido. Cumprimentos.
PairOfJacks

Registado: 22/7/2009 6:41

por u3lk5 » 3/6/2010 17:04

A minha questão tem mais haver com valores especificos, atraves de que fonte é possivel ver quantas acções são compradas do titulo X e quantos são vendidos, ou melhor quantas propostas de venda existem vs propostas de compra.

Olá, nos cofres da plataforma do seu banco deve ser possível ver a oferta e a procura de determinada accao, mas julgo que isso nao seja muito importante, porque alguns especuladores, podem por lá uma ordem só para chamar atencao e depois cancelá-la.
Espero nao estar a dizer asneira.

Registado: 20/8/2009 12:27

por kcc91 » 3/6/2010 16:42

Obrigado pela resposta Quico. Mas não respondeste bem aquilo que eu queria saber. Eu entendo que a procura=oferta e quando não o é o preço varia. Há um exemplo ilustrativo do crash de 1929 em que durante a 1ª sessão negra havia 12 milhões de titulos para vender sem ninguem a querer comprar o que justificou o crash da quinta-feira negra.

A minha questão tem mais haver com valores especificos, atraves de que fonte é possivel ver quantas acções são compradas do titulo X e quantos são vendidos, ou melhor quantas propostas de venda existem vs propostas de compra.

Posso ser ingenuo, mas acho que se descobrir um quadro do tipo:
no dia x pocurou-se 100 acções da empresa y
e
no dia x foram oferecidas 200 acções da empresa y
então a conclusão que se tira é que durante essa sessão as cotações da y desceram.

Agora que estou a escrever este texto lembei-me do trade grid. Conhecem onde é que eu posso encontrar o trade grid da bolsa portuguesa?

De qualquer forma posso estar enganado em muita coisa, por isso insisto que perante um disparate que possa aparecer na minha menssagem corrigam-na, se não lhe der muito trabalho.

Mais uma vez obrigado :)

por Quico » 3/6/2010 16:00

Bem vindo kcc91! :)

Respondo-te com outra pergunta: Consegue-me explicar como é que alguém consegue comprar se não houver ninguém a vender?

O mercado não é umas estante onde se vão pousar títulos quando se vende, e onde se vai retirar títulos quando se compra...
O mercado é um conjunto de pessoas; umas dispostas a comprar e outras dispostas a vender, não é uma loja, OK? Nada de confusões.

Resumindo: uma compra implica SEMPRE uma venda (e vice versa).

Abraço. :wink:
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

Como ver se uma acção é muito procurada ou oferecida?

por kcc91 » 3/6/2010 15:00

Boa tarde para todos! Eu sou novo neste forum esta é a minha primeira menssagem. Alias eu também sou novo na bolsa, pois começei a investir há um mês atrás. Ainda estou na escola, por isso se fazer alguma pergunta disparatada, desde já peço desculpa.

Na teoria diz-se que quando todos começam a vender (por varias razões nomeadamente o pânico) o mercado começa a afundar e é nessa altura que se deve shortar, e um pouco mais tarde ir longo. Depois fechar o short no fundo do mercado e continuar com posições longas e esperar até que o mercado ciclico volte a subir.

Teoricamente é facil entender, mas o timing é sempre um problma.

A minha questão não é o timing, pois para essa pergunta ninguem me poderia responder, nem o Warren Buffet, mas agora que começei a investir na Bosla surgiu me a duvida, como é que eu vejo quando é que uma acção está a ser altamente vendida e vice-versa.

Com isto surge me uma nova dúvida quanto ao indicador Volume. O valor indicado pelo volume é o somatorio de todas as transacções (compra e venda) ou corresponde a apenas um dos tipos de transacção.
Por exemplo, dizendo que a acção A teve um volume de 10 milhões de acções no dia X, é o mesmo que dizer que no dia X foram comprados e vendidos 10 milhões de titulos da empresa A. Certo?

Obrigado

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Carrancho_, cmanel21, dragom, Google Adsense [Bot], Investor Tuga, Jonas74, latbal, marketisnotefficient, navaldoc, nbms2012 e 169 visitantes