Como ver se uma acção é muito procurada ou oferecida?
14 mensagens
|Página 1 de 1
Há um exemplo ilustrativo do crash de 1929 em que durante a 1ª sessão negra havia 12 milhões de titulos para vender sem ninguem a querer comprar o que justificou o crash da quinta-feira negra.
Por maior que seja a pressão de um dos lados (comprador ou vendedor) se não houver ninguém do outro lado, não há negócio logo não há variação.
Abraço,
Carrancho
Abraço,
Carrancho
Carrancho
Bom dia para todos!
Desde ja agradeço a vossa participação!
Eu utilizo o Gobulling. E pelo que sei eles apresetnam o ask e bid, no entanto não descobri se eles têm o trade grid para cada titulo.
A minha ideia era tentar prever a evolução da cotação atraves da analise da relação bid:ask. Mas pelos vistos há multiplas razoes pelas quais este metodo nao é fiavel.
Eu acredito no random walk e que o mercado é totalmente caotico, e não há regras nem formulas para descobrir como será a sua evolução num futuro breve. Inconscientmente, há sempre aquela tentativa de imaginar que o mercado é eficaz e que a evolução das cotações a curto prazo têm sempre razões fundamentais, mas o resultado é sempre o mesmo - factores psiclogicos e especulativos são a razao pelas oscilações de curto prazo, as vezes de médio tambem.
Cumprimentos
kcc91
Desde ja agradeço a vossa participação!
mancargon Escreveu:Caro kcc91, julgo que queres saber em tempo real qual a cotação e quantas ofertas de compra e venda estão em real time em cada momento?
Eu uso o Big-online, mas qualquer correctora moderna, tem essa funcionalidade de ver a profundidade do mercado em que consegues ver para cada preço o n.º de ordens de compra ou de venda, num determinado momento!
Não sei através de que plataforma estás a investir, mas julgo que todas têm a possibilidade de ver a cotação em tempo real e a profundidade de mercado para cada título, pelo menos no PSI20!
Se esta não era uma das tuas questões peço desculpa, tal como tu tb n sou um expert!
Quanto ao volume de transacções, e igual ao n.º de titulos negociados! Julgo que a tua questão é se seria o n.º de ordens (Somatório das ordens de Compra+ Somatório das ordens de venda efectuadas ou se seria o numero de titulos transaccionados, mas tal como já foi aqui explicado, é o numero de titulos que mudaram de mão nesse dia!
Um abraço
Eu utilizo o Gobulling. E pelo que sei eles apresetnam o ask e bid, no entanto não descobri se eles têm o trade grid para cada titulo.
A minha ideia era tentar prever a evolução da cotação atraves da analise da relação bid:ask. Mas pelos vistos há multiplas razoes pelas quais este metodo nao é fiavel.
Eu acredito no random walk e que o mercado é totalmente caotico, e não há regras nem formulas para descobrir como será a sua evolução num futuro breve. Inconscientmente, há sempre aquela tentativa de imaginar que o mercado é eficaz e que a evolução das cotações a curto prazo têm sempre razões fundamentais, mas o resultado é sempre o mesmo - factores psiclogicos e especulativos são a razao pelas oscilações de curto prazo, as vezes de médio tambem.
Cumprimentos
kcc91
- Registado: 18/4/2010 10:10
Caro kcc91, julgo que queres saber em tempo real qual a cotação e quantas ofertas de compra e venda estão em real time em cada momento?
Eu uso o Big-online, mas qualquer correctora moderna, tem essa funcionalidade de ver a profundidade do mercado em que consegues ver para cada preço o n.º de ordens de compra ou de venda, num determinado momento!
Não sei através de que plataforma estás a investir, mas julgo que todas têm a possibilidade de ver a cotação em tempo real e a profundidade de mercado para cada título, pelo menos no PSI20!
Se esta não era uma das tuas questões peço desculpa, tal como tu tb n sou um expert!
Quanto ao volume de transacções, e igual ao n.º de titulos negociados! Julgo que a tua questão é se seria o n.º de ordens (Somatório das ordens de Compra+ Somatório das ordens de venda efectuadas ou se seria o numero de titulos transaccionados, mas tal como já foi aqui explicado, é o numero de titulos que mudaram de mão nesse dia!
Um abraço
Um abraço
- Registado: 29/11/2007 10:07
MarcoAntonio Escreveu:yabadoo Escreveu:Sim, mas imagina que estão a chegar imensas ordens de venda ao melhor. Pode aconter que alguem esteja calmamente do lado do bid a absorver toda essa venda. Nesse caso o preço pouco variará. Mas houve imenso volume 'vendedor' que foi absorvido sem que o preço mexesse. Ora não consegues concluir isto simplesmente olhando para o preço.
Claro que consigo: olho para o volume (total) e para a variação da cotação!
Pois é

"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..." (Fernando Pessoa)
- Registado: 5/3/2010 17:06
yabadoo Escreveu:Sim, mas imagina que estão a chegar imensas ordens de venda ao melhor. Pode aconter que alguem esteja calmamente do lado do bid a absorver toda essa venda. Nesse caso o preço pouco variará. Mas houve imenso volume 'vendedor' que foi absorvido sem que o preço mexesse. Ora não consegues concluir isto simplesmente olhando para o preço.
Claro que consigo: olho para o volume (total) e para a variação da cotação!

FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:Já agora, é o mesmo que a sugestão do yabadoo permite descobrir: as vendas (pelo processo dele) vão ser mais altas nos dias de descida e vice-versa. Mas no fim do dia, quando ele faz o somatório, já ele sabe isso pelo valor da própria cotação, não está a descobrir nada de novo...
Sim, mas imagina que estão a chegar imensas ordens de venda ao melhor. Pode aconter que alguem esteja calmamente do lado do bid a absorver toda essa venda. Nesse caso o preço pouco variará. Mas houve imenso volume 'vendedor' que foi absorvido sem que o preço mexesse. Ora não consegues concluir isto simplesmente olhando para o preço.
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..." (Fernando Pessoa)
kcc91 Escreveu:A minha questão tem mais haver com valores especificos, atraves de que fonte é possivel ver quantas acções são compradas do titulo X e quantos são vendidos, ou melhor quantas propostas de venda existem vs propostas de compra.
Não são a mesma coisa e "propostas" têm relativamente pouco valor porque propostas não são negócios: há individuos que querem comprar (vender) e não metem a ordem no sistema. Só no momento que decidem é que a introduzem (por exemplo, ao melhor). E há ordens que são no sistema e são retiradas entretanto nunca chegando a tornar-se negócio. Portanto, estar a olhar para "propostas" é estar a distrair-se com dados pouco fiáveis...
Quanto ao número de títulos comprados, é sempre igual ao número de títulos vendidos.
kcc91 Escreveu:Posso ser ingenuo, mas acho que se descobrir um quadro do tipo:
no dia x pocurou-se 100 acções da empresa y
e
no dia x foram oferecidas 200 acções da empresa y
então a conclusão que se tira é que durante essa sessão as cotações da y desceram.
Para se concluir se as acções desceram, basta olhar para a cotação, não é preciso olhar para o volume.
Já agora, é o mesmo que a sugestão do yabadoo permite descobrir: as vendas (pelo processo dele) vão ser mais altas nos dias de descida e vice-versa. Mas no fim do dia, quando ele faz o somatório, já ele sabe isso pelo valor da própria cotação, não está a descobrir nada de novo...
kcc91 Escreveu:De qualquer forma posso estar enganado em muita coisa, por isso insisto que perante um disparate que possa aparecer na minha menssagem corrigam-na, se não lhe der muito trabalho.
Estás à vontade...

FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Também ando a estudar esse assunto. O que penso é o seguinte, embora não esteja seguro que esteja certo.
1)Se reparares há sempre dois preços : o bid, ou seja quanto os compradores estão dispostos a pagar pela acção e o ask ou seja, quanto os vendedores pedem pela acção. O bid é, claro, sempre inferior ao ask.
2) Quando há um negócio, quer dizer ou que um comprador, cedeu e aceitou o preço pedido pelo vendedor ou, pelo contrário, foi o vendedor que cedeu e vendeu ao preço oferecido pelo comprador.
3) Portanto, se seguires o mercado transacção a transacção (tick a tick) e reparares por exemplo 3 ou 4 trasacções executadas ao mesmo preço e depois mais 2 a preço inferior, provavelmente podes concluir que as primeiras 3 ou 4 foram 'compras' (no sentido descrito anterormente) e as duas ultimas vendas.
4) Logo se somares o volume das 3 primeiras transacções tens volume 'comprador' e o das duas últimas, tens volume vendedor.
1)Se reparares há sempre dois preços : o bid, ou seja quanto os compradores estão dispostos a pagar pela acção e o ask ou seja, quanto os vendedores pedem pela acção. O bid é, claro, sempre inferior ao ask.
2) Quando há um negócio, quer dizer ou que um comprador, cedeu e aceitou o preço pedido pelo vendedor ou, pelo contrário, foi o vendedor que cedeu e vendeu ao preço oferecido pelo comprador.
3) Portanto, se seguires o mercado transacção a transacção (tick a tick) e reparares por exemplo 3 ou 4 trasacções executadas ao mesmo preço e depois mais 2 a preço inferior, provavelmente podes concluir que as primeiras 3 ou 4 foram 'compras' (no sentido descrito anterormente) e as duas ultimas vendas.
4) Logo se somares o volume das 3 primeiras transacções tens volume 'comprador' e o das duas últimas, tens volume vendedor.
Estou a ver, obrigado pela vossa participação.
Mas já agora tenho mais uma questão. Foi dito que o que interessa mais é o volume. Mas esse indicador não demonstra somente a liquidez da acção? A variação do volume (alta ou baixa) influencia a cotaão? Se sim, de que forma.
obr,
kcc
Mas já agora tenho mais uma questão. Foi dito que o que interessa mais é o volume. Mas esse indicador não demonstra somente a liquidez da acção? A variação do volume (alta ou baixa) influencia a cotaão? Se sim, de que forma.
obr,
kcc
Ok, estás a falar da lei da oferta e da procura. Quando a procura excede a oferta a tendência natural será de subida e vice-versa.
Mas estás a saltar para uma conclusão demasiado linear do problema.. Nem todas as ordens que são dadas são ao mercado (ou ao melhor). Por exemplo imagina que a acção X cota hoje a 1euro. Amanha 3 individuos poem as acções à venda a 1,10€ ou melhor num total de 3000 acções à venda. Simultaneamente outros 3 põem ordens de compra a 0,90€ ou abaixo num totalde 300.000 acções. Como a procura não "casa" com a oferta a cotação mantém-se inalterada no 1euro, apesar da procura superar largamente a oferta.
Além disso as ordens postas podem ser retiradas a qualquer momento não chegando a ser executadas. Portanto não olhes demasiado para o order book (que já agora te pode ser disponibilizado pela tua correctora por exemplo), porque o que realmente 'conta' são as transacções efectuadas e o volume transaccionado (que como o Quico já explicou é exactamente igual ao número de acções vendidas que por sua vez é exactamente igual ao volume de acções compradas... sem venda não existe compra e vice-versa).
Espero que tenhas ficado mais esclarecido. Cumprimentos.
Mas estás a saltar para uma conclusão demasiado linear do problema.. Nem todas as ordens que são dadas são ao mercado (ou ao melhor). Por exemplo imagina que a acção X cota hoje a 1euro. Amanha 3 individuos poem as acções à venda a 1,10€ ou melhor num total de 3000 acções à venda. Simultaneamente outros 3 põem ordens de compra a 0,90€ ou abaixo num totalde 300.000 acções. Como a procura não "casa" com a oferta a cotação mantém-se inalterada no 1euro, apesar da procura superar largamente a oferta.
Além disso as ordens postas podem ser retiradas a qualquer momento não chegando a ser executadas. Portanto não olhes demasiado para o order book (que já agora te pode ser disponibilizado pela tua correctora por exemplo), porque o que realmente 'conta' são as transacções efectuadas e o volume transaccionado (que como o Quico já explicou é exactamente igual ao número de acções vendidas que por sua vez é exactamente igual ao volume de acções compradas... sem venda não existe compra e vice-versa).
Espero que tenhas ficado mais esclarecido. Cumprimentos.
PairOfJacks
A minha questão tem mais haver com valores especificos, atraves de que fonte é possivel ver quantas acções são compradas do titulo X e quantos são vendidos, ou melhor quantas propostas de venda existem vs propostas de compra.
Olá, nos cofres da plataforma do seu banco deve ser possível ver a oferta e a procura de determinada accao, mas julgo que isso nao seja muito importante, porque alguns especuladores, podem por lá uma ordem só para chamar atencao e depois cancelá-la.
Espero nao estar a dizer asneira.
- Registado: 20/8/2009 12:27
Obrigado pela resposta Quico. Mas não respondeste bem aquilo que eu queria saber. Eu entendo que a procura=oferta e quando não o é o preço varia. Há um exemplo ilustrativo do crash de 1929 em que durante a 1ª sessão negra havia 12 milhões de titulos para vender sem ninguem a querer comprar o que justificou o crash da quinta-feira negra.
A minha questão tem mais haver com valores especificos, atraves de que fonte é possivel ver quantas acções são compradas do titulo X e quantos são vendidos, ou melhor quantas propostas de venda existem vs propostas de compra.
Posso ser ingenuo, mas acho que se descobrir um quadro do tipo:
e
então a conclusão que se tira é que durante essa sessão as cotações da y desceram.
Agora que estou a escrever este texto lembei-me do trade grid. Conhecem onde é que eu posso encontrar o trade grid da bolsa portuguesa?
De qualquer forma posso estar enganado em muita coisa, por isso insisto que perante um disparate que possa aparecer na minha menssagem corrigam-na, se não lhe der muito trabalho.
Mais uma vez obrigado
Posso ser ingenuo, mas acho que se descobrir um quadro do tipo:
e
Agora que estou a escrever este texto lembei-me do trade grid. Conhecem onde é que eu posso encontrar o trade grid da bolsa portuguesa?
De qualquer forma posso estar enganado em muita coisa, por isso insisto que perante um disparate que possa aparecer na minha menssagem corrigam-na, se não lhe der muito trabalho.
Mais uma vez obrigado

Bem vindo kcc91!
Respondo-te com outra pergunta: Consegue-me explicar como é que alguém consegue comprar se não houver ninguém a vender?
O mercado não é umas estante onde se vão pousar títulos quando se vende, e onde se vai retirar títulos quando se compra...
O mercado é um conjunto de pessoas; umas dispostas a comprar e outras dispostas a vender, não é uma loja, OK? Nada de confusões.
Resumindo: uma compra implica SEMPRE uma venda (e vice versa).
Abraço.

Respondo-te com outra pergunta: Consegue-me explicar como é que alguém consegue comprar se não houver ninguém a vender?
O mercado não é umas estante onde se vão pousar títulos quando se vende, e onde se vai retirar títulos quando se compra...
O mercado é um conjunto de pessoas; umas dispostas a comprar e outras dispostas a vender, não é uma loja, OK? Nada de confusões.
Resumindo: uma compra implica SEMPRE uma venda (e vice versa).
Abraço.

"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
Como ver se uma acção é muito procurada ou oferecida?
Boa tarde para todos! Eu sou novo neste forum esta é a minha primeira menssagem. Alias eu também sou novo na bolsa, pois começei a investir há um mês atrás. Ainda estou na escola, por isso se fazer alguma pergunta disparatada, desde já peço desculpa.
Na teoria diz-se que quando todos começam a vender (por varias razões nomeadamente o pânico) o mercado começa a afundar e é nessa altura que se deve shortar, e um pouco mais tarde ir longo. Depois fechar o short no fundo do mercado e continuar com posições longas e esperar até que o mercado ciclico volte a subir.
Teoricamente é facil entender, mas o timing é sempre um problma.
A minha questão não é o timing, pois para essa pergunta ninguem me poderia responder, nem o Warren Buffet, mas agora que começei a investir na Bosla surgiu me a duvida, como é que eu vejo quando é que uma acção está a ser altamente vendida e vice-versa.
Com isto surge me uma nova dúvida quanto ao indicador Volume. O valor indicado pelo volume é o somatorio de todas as transacções (compra e venda) ou corresponde a apenas um dos tipos de transacção.
Por exemplo, dizendo que a acção A teve um volume de 10 milhões de acções no dia X, é o mesmo que dizer que no dia X foram comprados e vendidos 10 milhões de titulos da empresa A. Certo?
Obrigado
Na teoria diz-se que quando todos começam a vender (por varias razões nomeadamente o pânico) o mercado começa a afundar e é nessa altura que se deve shortar, e um pouco mais tarde ir longo. Depois fechar o short no fundo do mercado e continuar com posições longas e esperar até que o mercado ciclico volte a subir.
Teoricamente é facil entender, mas o timing é sempre um problma.
A minha questão não é o timing, pois para essa pergunta ninguem me poderia responder, nem o Warren Buffet, mas agora que começei a investir na Bosla surgiu me a duvida, como é que eu vejo quando é que uma acção está a ser altamente vendida e vice-versa.
Com isto surge me uma nova dúvida quanto ao indicador Volume. O valor indicado pelo volume é o somatorio de todas as transacções (compra e venda) ou corresponde a apenas um dos tipos de transacção.
Por exemplo, dizendo que a acção A teve um volume de 10 milhões de acções no dia X, é o mesmo que dizer que no dia X foram comprados e vendidos 10 milhões de titulos da empresa A. Certo?
Obrigado
14 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Carrancho_, cmanel21, dragom, Google Adsense [Bot], Investor Tuga, Jonas74, latbal, marketisnotefficient, navaldoc, nbms2012 e 169 visitantes