Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Os títulos em saldo permitirão ganhos de 100% ou mais?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Obrigado a todos pelas opiniões!

por Um curioso... » 17/5/2010 19:39

mancargon Escreveu:No meu caso o meu investimento, eventual, é na SONAE SGPS, e a minha dúvida é a partir de que preço é que se pode considerar saldo? Na minha análise mesmo com a retracção económica, parece-me que a SONAE continuará a aguentar-se e não descerá muito mais? Qual a vossa expectativa de comportamento da SONAE? Volto a dizer que sei que isto é altamente especulativo! Mas já agora se me puderem dar a vossa opinião em relação a esta cotada, agradeço!

Se o PSI-20 se aproximar dos mínimos de Março de 2009, é possível que a projecção da Sonae vá para próximo dos 0,40€. A confirmar-se o bear-market, a Sonae é normalmente uma expressão potenciada do índice. Desce mais nas quedas e sobe mais quando os mercados recuperam.
Mas já sabemos, que nem sempre a história se repete...

Registado: 29/11/2007 14:04

Re: Obrigado a todos pelas opiniões!

por Sr_SNiper » 17/5/2010 17:19

mancargon Escreveu:No meu caso o meu investimento, eventual, é na SONAE SGPS, e a minha dúvida é a partir de que preço é que se pode considerar saldo? Na minha análise mesmo com a retracção económica, parece-me que a SONAE continuará a aguentar-se e não descerá muito mais? Qual a vossa expectativa de comportamento da SONAE? Volto a dizer que sei que isto é altamente especulativo! Mas já agora se me puderem dar a vossa opinião em relação a esta cotada, agradeço!

Se me dessem a oportunidade de comrpar hoje e so vender daqui a um ano, só comprava por valores inferiroes aos 66 cêntimos
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

Obrigado a todos pelas opiniões!

por mancargon » 17/5/2010 17:16

No meu caso o meu investimento, eventual, é na SONAE SGPS, e a minha dúvida é a partir de que preço é que se pode considerar saldo? Na minha análise mesmo com a retracção económica, parece-me que a SONAE continuará a aguentar-se e não descerá muito mais? Qual a vossa expectativa de comportamento da SONAE? Volto a dizer que sei que isto é altamente especulativo! Mas já agora se me puderem dar a vossa opinião em relação a esta cotada, agradeço!

Registado: 29/11/2007 10:07

por pdcarrico » 17/5/2010 13:46

civfan Escreveu:A EDP e a Brisa, que perdem mais de 12% e 25%, respectivamente, na bolsa de Lisboa desde o início do ano, estão entre as 28 acções que têm uma exposição acima de 80% ao mercado europeu.."

A EDP parece-me que tem menos do que isso. Quase metade de toda a capacidade instalada eólica está nos EUA, e 16% de todo o EBIDTA vem da produção e distribuição de energia no Brasil (Espírito Santo e Estado de São Paulo).

Não é muito, mas deve ser um pouco mais que 20% a contribuição para o negócio do mercado fora da Europa.

Registado: 29/11/2007 11:42

por José_P. » 17/5/2010 10:26

joao bravo Escreveu:
civfan Escreveu:
Por outro lado, alguem falou da edp... essa eu cá já teria mais cuidado:

Eh lá essa frase chamou-me à atenção!

Que queres concretamente dizer com isso ?
Algum aspecto em termos de AF que se deva saber ? Da análise que fiz de dívida e lucros pareceu-me sólida e este 1ºT apresentou óptimos resultados.

Um exemplo do que quero dizer esta no link que postei:

"Na estratégia accionista "Weak in Weak", que agrega as acções europeias com fraco cenário macroeconómico no país de origem e com fracos balanços, aparecem os nomes de duas empresas portuguesas. A EDP e a Brisa, que perdem mais de 12% e 25%, respectivamente, na bolsa de Lisboa desde o início do ano, estão entre as 28 acções que têm uma exposição acima de 80% ao mercado europeu e uma dívida líquida duas vezes superior aos lucros antes de impostos estimados para 2010"

Registado: 25/5/2008 17:50

EDP

por joao bravo » 17/5/2010 3:22

Eu geralmente combino os dois, aprecio tanto AF como AT e estava aqui até a fazer umas continhas para a EDP e estimei para 2010 qualquer coisa como EV/EBITDA = 7, PER = 8.
O próximo dividendo pois será reflexo da boa performance fundamental ou caso contrário alguma coisa estará mal...
Atendendo ao tipo de negócio, a EDP é aquelas que não me parece que nos vá deixar ficar mal no longo prazo.

Registado: 20/1/2007 2:00

por Supermann » 17/5/2010 2:51

joao bravo Escreveu:
civfan Escreveu:

/quote]

Algum aspecto em termos de AF que se deva saber ? Da análise que fiz de dívida e lucros pareceu-me sólida e este 1ºT apresentou óptimos resultados.

Sinceramente a meu ver, AF não é coisa que funcione muito bem no nosso mercado.

Em Portugal, não uso mesmo AF de todo

Registado: 18/12/2009 18:54

por joao bravo » 17/5/2010 2:36

[quote="civfan"]

/quote]

por Supermann » 15/5/2010 20:05

Milupa Escreveu:
Supermann Escreveu:a Sonae invertetu a sua tendência na zona dos 0,44€, portanto era só seguir a tendência.

Claro. E eu sou o Pai Natal.

Basta olhar para um gráfico.

E até o sistema do Cem, que é um pouco mais lagged que o meu, a apanhou na ordem dos 48 centimos...

Realmente, na Sonae não se podem queixar, deu sinal de venda em 2007-2008 e só voltou a dar sinal de compra em Março de 2009, isto quando meramente se segue as tendências

Não era muito dificil quando até um cross-over de medias moveis teria dado sinal de compra nessa mesma zona...

A mesma situação com o EuroUSD, não foi dificil shortar a 1.48 e ainda com a posição aberta, quando cota nos 1,23 :roll:

por Milupa » 15/5/2010 19:51

Supermann Escreveu:a Sonae invertetu a sua tendência na zona dos 0,44€, portanto era só seguir a tendência.

Claro. E eu sou o Pai Natal.

Registado: 27/4/2010 19:22

Re: Os títulos em saldo permitirão ganhos de 100% ou mais?

por LTCM » 15/5/2010 19:35

Sr_SNiper Escreveu:
LTCM Escreveu:
mancargon Escreveu:Em minha opinião, daqui as uns 3 meses a bolsa deverá começar a recuperar e alguns títulos permitirão no prazo de um ano, ano e meio valorizações de 100% ou mais, qual a vossa opinião! Claro que varinha de condão ninguém tem, e as futurologias são para os videntes, apenas pretendo saber a vossa opinião?

Aposto nos 300%, se os saldos forem bons. :roll:

Estas a ser irónico?
Podes desenvolver um pouco mais?
Obrigado

i. O papel há 3 meses cotava a € 5,00;
ii. O papel cai 75% desde o seu máximo de 3 meses e fica a cotar a € 1, 25;
iii. O papel vai recuperar num ano para o valor original de € 5,00;
iv. O papel faz uma subida de 300% num ano.

A lógica é: quanto maior o saldo maior o potencial de subida.
Claro que para isso tem de ser mesmo saldo, não a deterioração dos rácios fundamentais.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

por Supermann » 15/5/2010 19:21

Sr_SNiper Escreveu:
LTCM Escreveu:
mancargon Escreveu:Em minha opinião, daqui as uns 3 meses a bolsa deverá começar a recuperar e alguns títulos permitirão no prazo de um ano, ano e meio valorizações de 100% ou mais, qual a vossa opinião! Claro que varinha de condão ninguém tem, e as futurologias são para os videntes, apenas pretendo saber a vossa opinião?

Estas a ser irónico?
Obrigado

Eu diria que está a ser irónico... :mrgreen:

por Sr_SNiper » 15/5/2010 18:29

LTCM Escreveu:

Estas a ser irónico?
Obrigado
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por LTCM » 15/5/2010 17:40

Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

por José_P. » 15/5/2010 17:19

Por acaso, na minha humilde opinião, existe uma considerável diferença entre as quedas do outono de 2008 e estas. Na altura estalou o verniz da crise financeira americana (não economica!) com a falencia de um banco... tudo se jogou por antecipação, pois os problemas financeiros antecedem os economicos... houve panico e sangue na rua, como dizem, e de facto houve acções que estiveram baratas, particularmente as americanas. Digamos que era um investimento de risco, interessante, pois algumas dessas empresas americanas poderiam vir a falir (e faliram) e outras tinham muita margem para recuperação, caso a economia americana aguentasse a crise. o que veio acontecer.
também eu investi nessa altura, mas não no psi20.

hoje temos muito menos incertezas, e muito mais certezas. Não se trata de nenhuma crise de bolha de credito do subprime americano. trata-se dos fundamentos das economias do sul da europa, que são maus. Baixo crescimento economico, dividas grandes associados a um enfraquecimento da moeda. e tudo isto tendo em conta que a europa não pode e não quer se comportar como um governo federal, que no fundo não é, logo uma grande incerteza politica de como se resolve tudo isto.

Posto isto, haverá oportunidades de investimento? claro que sim. Apenas que na minha opinião serão de grande risco. A questão aqui é que há que assumir que a maior parte das empresas que parecem "aparentemente" baratas encerram um grande risco especulativo. Não há nenhum fundamento ou análise técnica que justifique essa compra... apenas a especulação que poderá subir, e que estão proximas de minimos historicos. E podem de facto subir. Há que assumir esse risco, e força, quem achar que devem comprar, comprem.

No entanto, eu um aprediz (serei aprendiz para sempre no que toca a investimentos financeiros) diria que tudo o que pudermos fazer para diminuir o risco, e ter melhor conhecimento dele, é uma vantagem nossa. Penso que haverá cotadas que tem muito melhor aspecto, do que os baratos do costume.

E por outro lado o timing. Porque é que agora estarão mais baratos? devem saber que, ainda que não seja fundamentado por nenhuma razão objectiva, a historia demonstra que as acções em outubro/novembro historicamente quase sempre estiveram mais baratas, em regra, do que em maio.
daí a máxima: "sell in may and go away"

PS.:
Já agora quando falava no 1º post em acçoes que não estão aparentemente baratas face ao preço actual, mas que de facto estão apeteciveis, falava da JMT.
O timing de entrada pode não ser o ideal, mas tem bons fundamentos, sobretudo porque comercializa bens de grande consumo que a sua procura não oscila tanto quando em alturas de crise e recessão, e ainda porque assenta grande parte da sua estrategia na internacionalização, que tem corrido muito bem no caso.

http://aeiou.expresso.pt/jeronimo-marti ... as=f581750

Registado: 25/5/2008 17:50

por pdcarrico » 15/5/2010 17:19

Para mim a melhor forma de ganhar na bolsa é não procurar benchmarks e avaliar se o investimento faz ou não sentido de acordo com regras de retorno que o investidor assuma para si.

Não tenho nada contra AT, mas ela tem duas fragilidades que me fazem torcer o nariz. Uma é que os indicadores com frequência se contrariam e a importância de cada um é difícil de mensurar para cada momento.

Normalmente só à posteriori se tem a certeza de que naquele momento o MSI foi o indicador ideal, ou o RSI, ou a tendência, ou a formação de candles, etc...

Em vez de tentar antecipar um movimento, é melhor avaliar o retorno actual, o retorno potencial e os factores críticos que os fazem aumentar/diminuir. Se o retorno é bom (face ao preço) e existe uma expectativa de o melhorar, então a acção está a desconto. Caso contrário é deixá-la quieta.

No imobiliário sempre me fez confusão a ideia de comprar por 100 na expectativa de vender por 150. Se a casa é para rendimento então que se veja quanto ela rende, quanto actualizam as rendas futuras e qual a taxa de desconto. Se o valor gerado é interessante, então o negócio faz sentido, caso contrário, é meio caminho andado para se perder dinheiro e ter um custo de oportunidade. Com acções o raciocínio devia ser o mesmo, sendo que o risco é muito mais baixo por efeito de se tratarem de valores fungíveis e de elevada liquidez.

Registado: 29/11/2007 11:42

por Supermann » 15/5/2010 15:07

Milupa Escreveu:As melhores alturas de compra são justamente nestes momentos.
Comprar quando há sangue e vender quando há euforia.
Repara nos que compraram Sonae.sgps a 0,4X (por acaso incluo-me nessas pessoas).
Compra uns títulos e verás daqui a 1 ano.

Cumps.

E o que impede continuar a haver mais sangue?

Ter comprado Sonae a 0,40 € em nada tem que ver com o que se passa agora... a Sonae invertetu a sua tendência na zona dos 0,44€, portanto era só seguir a tendência.

Neste momento ves alguma tendência de subida? Eu não... logo para quê apanhar facas em queda?

Neste caso nem são facas em queda mas guilhotinas...

por JTB3 » 15/5/2010 14:35

na minha modesta opinião as noções de caro e barato, aplicadas à lógicas dos investimentos, são muito subjectivas.

Tudo irá depender do factor tempo e do montante de investimento. Ou seja, ninguém poderá contestar que estes tempos de turbulência são excelentes para investir. A forma como o fazemos é que se tem de ajustar à realidade dos nossos dias.

São épocas de grande volatilidade de todos os títulos, todas as noticias e eventos contribuem para a definição de novas tendências (por vezes no mesmo dia tudo começa de uma maneira e acaba de outra)e, estamos todos a assistir a "guerras" politicas e financeiras (onde incluo os planos de resgate da UE e o papel das agências de rating) que tem fomentado ainda mais estes tempos de instabilidade acima do normal.

Resumindo: é um sobe e desce constante.

Desta forma, considero que é óbvio que os todos títulos estão "baratos" face ao que estávamos habituados mas, não coloco as mãos no fogo em como não vão descer ainda mais.

A minha estratégia pessoal passa por investir no muito curto prazo (ultimamente tenho comprado e vendido no mesmo dia ou no dia seguinte. Infelizmente este exemplo não se aplica a mim mas, lembram-se da última 6ª feira? Quem comprou qualquer título ao fecho dessa sessão, com um montante considerável, e o vendeu na 2ª feira seguinte já ganhou o suficiente para gozar umas boas férias.

Tudo está instável e não existem certezas absolutas por isso entrar e sair parece-me ser a melhor solução.

Registado: 17/3/2010 21:52

por tugatuga11 » 15/5/2010 13:46

mancargon Escreveu:Em minha opinião, daqui as uns 3 meses a bolsa deverá começar a recuperar e alguns títulos permitirão no prazo de um ano, ano e meio valorizações de 100% ou mais, qual a vossa opinião!

Porque não?
Pelo menos ate ao verão deveremos estar em queda. Depois ver-se-ão as oportunidades que decerto surgirão aos magotes.
Abraço.

p.s- como já disse noutro tópico irei estar na praia no fim de junho e ouvir a noticia que o bcp atingiu os 0,50€.

Registado: 27/4/2009 19:07

por MERCW125 » 15/5/2010 13:11

Atenção que o que parece em Saldos pode ainda ficar mais baratinho, portanto, todo o cuidado é pouko.

Galp a 7 ou 5,80 é que era bom,looooooooool :mrgreen: :mrgreen:

Registado: 14/3/2009 21:36

por Milupa » 15/5/2010 11:44

As melhores alturas de compra são justamente nestes momentos.
Comprar quando há sangue e vender quando há euforia.
Repara nos que compraram Sonae.sgps a 0,4X (por acaso incluo-me nessas pessoas).
Compra uns títulos e verás daqui a 1 ano.

Cumps.

Registado: 27/4/2010 19:22

por Chemical_one » 15/5/2010 8:24

CIVFAN,

A tua analise espelha exactamente o que tem acontecido.

Agora, soma a essa realidade uma governação pouco séria, confusa, trapaceira, sem credibilidade para o interior e exterior...(partidarismos à parte...mas é a realidade).
Acrescenta uma mentalidade de um povo onde o facilitismo, a subsidio-dependência, endividamento corrupção, Fátima, Fado e Futebol, são as grandes linhas de orientação.

O resultado só pode ser negativo.

Infelizmente, na minha opinião as nossas cotadas estão caras!

BN

Chemical_one.

BN,

Chemical One

Registado: 21/2/2009 18:26

Uma visão diferente

por joao bravo » 15/5/2010 4:30

Tenho uma opinião um pouco diferente.
Creio que os fundamentais vão acabar por vir ao de cima.
Não esqueçamos que temos empresas internacionalizadas e que serão afectadas de forma moderada pela crise portuguesa (a nível de lucros). Assim considero a título de exemplo a EDP cujo lucros apresentados e exposição internacional me leva a crer que neste momento está em desconto dado o baixo PER e dívida controlada. Creio que a evolução do Athex poderá ser um presságio do futuro do PSI20. Sendo a nossa situção menos grave que a da Grécia poderá fornecer comparação de evolução. ;)

http://www.advfn.com/p.php?pid=qkchart&symbol=ASI^FTSE

por jeuros » 15/5/2010 4:12

Assino por baixo.
Grande intervenção sim senhor 8-)

Registado: 9/7/2009 5:00

por smiile » 14/5/2010 21:51

civfan Escreveu:A grande questão é esta: se os indices europeus estão em queda, incluindo especialmente o psi20 deve haver alguma razão para isso certo? não é só porque apetece aos grandes fundos e investidores internacionais...

Partilho umas dicas:

os bancos portugueses viveram situações aflitivas para se financiarem esta semana... mal se soube disso, mas agora é claro.

As medidas de austeridade anunciadas em portugal (e espanha...) terão naturalmente sido impostas pela UE devido ao defice e aos ataques que o eur estava sujeito, mas tem um efeito esperado: diminuir o consumo e a confiança, logo atrasar a recuperação.

Portanto, com o eurusd a 1,23, tocando o valor mais baixo dos últimos dois anos, quase todos os paises europeus em crise e os do sul em quase bancarrota (incluindo Portugal), com os gregos a estarem a contaminar qualquer hipotese de recuperação dos paises do sul (por muito que apresentem crescimentos de 1%, baseados na produção automovel) porque achas por exemplo que 0,65€ é barato para o BCP?

Numa perspectiva de Portugal perdurar por, por exemplo 10 anos em má forma economica (eventualmente contando com sucessivos planos de apoio da europa e risco de sair da mesma) um banco com frageis fundamentos num país assim quando devia valer? Nessa perspectiva, se hoje ele vale 65 cents, penso que em alguns anos poder valer 30cents ou menos... porque não?

Nessa perspectiva 65cents é barato ou é escandalosamente caro?

(é claro que conto como Portugues que consigamos nos reiventar e saiamos mais fortes disto tudo... mas numa perpectiva de micro-nano-pequeno investidor, teria cuidado em investir numa empresa de um País assim, porque em regra, sem mais informação, hoje tudo na grecia, espanha e portugal é demasiado caro para investir).

e claro, não seria só os bancos. Por exemplo a zon desceu hoje 6% e vale 3€. Será que a malta quando sabe que vai ganhar menos e pagar mais por tudo, vai comprar mais megas à zon? ou vai é abandonar os pacotes extras que o chato do vendedor da tvcabo lhe conseguiu impingir?

O que isto vai fazer ao desenvolvimento da zon em 10 anos? desaparecera aglutinar-se-à com outro grupo?

talvez valha 1€ daqui a 2 anos...

Mas é claro poderá haver excepções, tipo oasis num deserto. Talvez aquele papel que já vem a subir há um ano mesmo neste cenário, provavelmente um papel que assenta o seu crescimento na exportação ou internacionalização... provavelmente um papel que o seu negocio são no fundo bens de primeira necessidade (todos vao comprar, mesmo que mais caros...) ... talvez seja um papel que um forista muito respeitado e conhecido goste muito...
esse pode até estar barato! mas lá esta, olhando para o preço apenas e comparando com os preços nos ultimos tempos, até parece caro. :)

Não posso deixar de dar os parabens ao colega cifvan por esta excelente intervenção, fria e astuta, que me levou a refletir melhor sobre a minha própria estratégia de investimento, são intervenções como esta que dão valor ao caldeirão. :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
Space Migration, Intelligence Increase, Life Extension. The Next Stage of Evolution.

Registado: 18/11/2009 14:50

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], HFCA, Jonas74, m-m, silva_39 e 225 visitantes