Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Vaclav Klaus da nas orelhas a Cavaco Silva (de Novo)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por kingkong » 18/4/2010 16:48

O gajo só pode pertencer à oposição Portuguesa, colocar em causa o trabalho sublime do nosso PM, que agora vai aproveitar esta coisa esquisita que anda aí pelos ares para mais uma vez reformar a ideia do tal foguete sobre linhas , pois parece que para já, como isto está o aeroporto pode ser dispensado.

Registado: 4/5/2009 18:49

por carf2007 » 18/4/2010 13:36

Alguém falou em república checa ??!! ...

<object width="480" height="385"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/c1dafaUppyk&hl=pt_BR&fs=1&"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/c1dafaUppyk&hl=pt_BR&fs=1&" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="480" height="385"></embed></object>

Deixo a pergunta, Depois desse mal entendido com o PR não devíamos expulsar todas as Checas que vivem em Portugal ???
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare

Registado: 9/3/2007 23:32

por jota007 » 18/4/2010 13:13

EALM Escreveu:Eu sinto-me enxovalhado é pelo MEU governo, no MEU País ter deixado chegar o défice a 9 e tal por cento, ter MENTIDO e escondido estes valores e agora dar-me o PEC para eu engolir.

Isto sim é injurioso. Agora alguém dizer estas verdades chateia? O que chateia é ser VERDADE!! Isso é que dói mais. Não morro de amores pelo checo que disse o que disse, mas PIOR, muito PIOR é quem realmente teve a responsabilidade de deixar chegar a situação onde chegou.

Agora dá azo a ouvirmos o que não queremos... nem todos são "povo sereno" como nós... metam isso na cabeça.

Subscrevo totalmente.

Isto faz-me lembrar os alertas de Medina Carreira. Só que esse era português e ninguém ligava ao que dizia.

Registado: 25/5/2009 20:57

por Quico » 17/4/2010 17:29

EALM Escreveu:Não morro de amores pelo checo que disse o que disse, (...)

Pois eu, pelo contrário: sou fã dele no Facebook - há meses! - e tudo.

Quem anda distraído pela "propaganda" europeísta e pelos media das doutrinas de esquerda politicamente correcta deveria tentar saber quem é a verdadeira raridade política que é, nos dias de hoje, um Senhor como Václav Klaus.

Abraço.
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por Marco Martins » 17/4/2010 14:19

EALM Escreveu:Eu sinto-me enxovalhado é pelo MEU governo, no MEU País ter deixado chegar o défice a 9 e tal por cento, ter MENTIDO e escondido estes valores e agora dar-me o PEC para eu engolir.

Isto sim é injurioso. Agora alguém dizer estas verdades chateia? O que chateia é ser VERDADE!! Isso é que dói mais. Não morro de amores pelo checo que disse o que disse, mas PIOR, muito PIOR é quem realmente teve a responsabilidade de deixar chegar a situação onde chegou.

Agora dá azo a ouvirmos o que não queremos... nem todos são "povo sereno" como nós... metam isso na cabeça.

Concordo!!

Registado: 7/4/2007 17:13

por EALM » 17/4/2010 1:50

Eu sinto-me enxovalhado é pelo MEU governo, no MEU País ter deixado chegar o défice a 9 e tal por cento, ter MENTIDO e escondido estes valores e agora dar-me o PEC para eu engolir.

Registado: 1/5/2008 2:21

por Marco Martins » 17/4/2010 1:12

cogumelo Escreveu:
JLMF escreveu:
Em todos as circunstanciam existem sítios adequados e momentos certos para agir e dizer. A nível pessoal, familiar, social, profissional, institucional, etc.

Se convidássemos o Presidente Checo a vir a Portugal, ou outro qualquer, penso que ficaria muito mal ao nosso Presidente aproveitar a oportunidade para lhe atirar á cara em publico o seu passado ou as politicas que o seu governo ou outras instituições praticariam.

Existem órgãos próprios e sedes apropriadas para tratar as questões e neste caso os deficits dos Estados da zona euro.

Admiro a calma do presidente Português, que apesar de ser diplomático, estaria no direito de talvez ter sido mais reactivo.

Não gostei e se eu, pessoalmente fosse convidado para ir a casa de alguém, no máximo, admitiria que em privado, o anfitrião, me focasse determinados assuntos; se de uma forma mal educada me insultassem a mim e á minha família e em publico, certamente que ponderaria abandonar o local e não voltaria, muito menos retribuiria o convite.

Bem sei que a nível político, a diplomacia impera e os interesses que o nosso Presidente prossegue o impedem de agir assim, mas penso que nem ele nem o povo Português deveriam ser enxovalhado desta forma.

Admiro-me, ou talvez não, por verificar que alguns ficam satisfeitos por serem tratados desta forma.

Claro que espero nunca ver um Presidente nosso tratar assim um convidado representante de outro Estado, sobrepondo-se aos princípios básicos de boa educação, desprezando as autoridades e locais próprios para tratar das questões.

Concordo. Há, sem qualquer dúvida, momentos indicados para tudo.

Fiquei altamente constrangido com a situação embaraçosa em que Cavaco Silva (e o nosso país) se viu colocado.

A sobranceria com que o Presidente Checo proferiu estas declarações não se coadunam com a posição que exerce.

Concordo que é embaraçoso e que como "país" nos sintamos enxuvalhados e que existem momentos e locais para tudo...

Mas fazendo uma analogia, como é que vocês se sentiriam, se poupassem e contribuíssem para um grupo de amigos onde alguns deles umas vezes querem trabalhar outras não, e mesmo não trabalhando vão para os copos e fazem uma vida a contar com o apoio dos "bons" amigos????...

Certamente quando estivesses com um deles, irias mandar a boca para mostrar o quanto chateado estás...

Podemos empinar o nariz e dizer que ficamos aborrecidos e tudo o mais... mas os "bandidos" aqui não são os outros... o problema é que somos nós e deveremos ser humildes e mudar... não é chorar e dizer que vamos mudar... é mudar mesmo...

por cogumelo » 17/4/2010 0:10

Estava a escrever este post e a imaginar uma eventual visita de Obama a convite de Portugal e o Presidente Cavaco Silva a passar-lhe um chá á frente das cameras por causa da crise do Sub-prime ou mesmo ao Checo por causa da colaboração do país dele com os nazis, etc... eheheh

Provavelmente os comentários seriam de que Cavaco tinha sido deselegante e revelado falta de etiqueta (e seria seguramente "diplomaticamente forçado" a retratar-se).

Se era o sítio adequado para o fazer?

Lá está, a "casa é dele", portanto, lá ele pode fazer o que bem entender.

Quando alguém convida pessoas a entrar na sua casa tentará ser cordial e simpático esperando a mesma cordialidade e simpatia do visitante (assumo eu).

A questão é: O Vaclav Klaus disse alguma mentira?

Até pode nem ser mentira, mas (para mim) a questão não é de todo essa. A questão é a forma e o local que o Pres. Checo escolheu para falar deste tema, desrespeitando completamente o país e o seu representante máximo.

Assim tudo fosse futebol e saberíamos como fazer valer a nossa nacionalidade e exigir o respeito pela “grandiosidade” da nação.

Sem dúvida. Tivesse isto sido relacionado com bola e teriamos de imediato um coro de protestos exigindo respeito.
cumps,
cogumelo

Registado: 4/9/2008 18:31

por jlmf » 16/4/2010 23:19

JCS Escreveu:
JLMF Escreveu:Se convidássemos o Presidente Checo a vir a Portugal, ou outro qualquer, penso que ficaria muito mal ao nosso Presidente aproveitar a oportunidade para lhe atirar á cara em publico o seu passado ou as politicas que o seu governo ou outras instituições praticariam.

Se calhar o problema do nosso país é "etiqueta" a mais...

Cumprimentos

JCS

Penso que se temos problemas e temos de certeza, esse não será um deles, a etiqueta a mais, como se vê todos os dias, por exemplo no parlamento, nas estradas, nas cuspidelas para o chão, no falar alto, no lixo no chão dos cafés, na agressividade nas repartições publicas de parte a parte, nas filas, etc., etc. etc., e a avaliar pela reputação que temos no estrangeiro, pelo menos em alguns países em que diariamente estou em contacto com outros colegas de outras nacionalidades.

Aliás se a questão se resumisse a etiqueta em demasia, então a maioria dos presidentes e dirigentes de outros países (civilizados) seriam ainda bem mais adeptos da etiqueta, exceptuando talvez Chavez, Berlusconi e outros senhores bem-educados como eles.

Penso que o nosso problema é entre outros a falta de auto estima e respeito próprio, porque se em lugar do nosso presidente, estivesse um presidente ou dirigente Francês, Alemão, Americano, Espanhol, etc., passadas algumas horas, em canal diplomático, pelo menos, seria exigido pedido de reparação, como já vi acontecer em relação a esse dirigente Checo pelas autoridades Suíças, por muito menos e isto apesar de sabermos o historial conflituoso e xenófobo deste Senhor.

Reafirmo que me constrange bastante ver que normalmente e reconhecidamente somos um povo que não é exigente em termos gerais e também em respeito, fraco gosto o de apaludir e pedir bis para ver rebaixado o representante de todos nós e achar que é normal e que o merecemos porque a culpa é nossa.

Complexo de inferioridade, mas já vem de longe.

Ou se calhar eu estou enganado e o Presidente Cavaco Silva foi a um tribunal para ser julgado em publico pelo deficit de Portugal e não a uma visita de estado.

Enfim, seja como for ao ler os comentários da imprensa estrangeira ao acontecimento, encontro o consolo da solidariedade para com o nosso povo, sentimento que aqui me parece não estarmos preparados para entender.

Assim tudo fosse futebol e saberíamos como fazer valer a nossa nacionalidade e exigir o respeito pela “grandiosidade” da nação.

Estava a escrever este post e a imaginar uma eventual visita de Obama a convite de Portugal e o Presidente Cavaco Silva a passar-lhe um chá á frente das cameras por causa da crise do Sub-prime ou mesmo ao Checo por causa da colaboração do país dele com os nazis, etc... eheheh

Registado: 29/11/2007 4:15

por PJBM2 » 16/4/2010 18:47

JCS Escreveu:
JLMF Escreveu:Se convidássemos o Presidente Checo a vir a Portugal, ou outro qualquer, penso que ficaria muito mal ao nosso Presidente aproveitar a oportunidade para lhe atirar á cara em publico o seu passado ou as politicas que o seu governo ou outras instituições praticariam.

Cumprimentos

JCS

hehehe..touché!
Paulo Moreira

Registado: 17/1/2003 19:11

por JCS » 16/4/2010 18:14

Cumprimentos

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

por Lion_Heart » 16/4/2010 17:45

A questão é: O Vaclav Klaus disse alguma mentira?

Ele que ja é contestario de muitas coisas na UE , concerteza não gosta de tar a emprestar dinheiro a um País que esta na UE desde a decada de 80 ao contrario de País dele , e que em vez de aproveitar os fundos europeus para se desenvolver, continuou a cavar ainda mais a diferença para os mais desenvolvidos.

Já disse que no leste eles não tem por habito falar nas costas como nós, dizem-no cara a cara.

Pelo menos é Honesto.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por cogumelo » 16/4/2010 17:22

JLMF escreveu:
Em todos as circunstanciam existem sítios adequados e momentos certos para agir e dizer. A nível pessoal, familiar, social, profissional, institucional, etc.

Se convidássemos o Presidente Checo a vir a Portugal, ou outro qualquer, penso que ficaria muito mal ao nosso Presidente aproveitar a oportunidade para lhe atirar á cara em publico o seu passado ou as politicas que o seu governo ou outras instituições praticariam.

Existem órgãos próprios e sedes apropriadas para tratar as questões e neste caso os deficits dos Estados da zona euro.

Admiro a calma do presidente Português, que apesar de ser diplomático, estaria no direito de talvez ter sido mais reactivo.

Não gostei e se eu, pessoalmente fosse convidado para ir a casa de alguém, no máximo, admitiria que em privado, o anfitrião, me focasse determinados assuntos; se de uma forma mal educada me insultassem a mim e á minha família e em publico, certamente que ponderaria abandonar o local e não voltaria, muito menos retribuiria o convite.

Bem sei que a nível político, a diplomacia impera e os interesses que o nosso Presidente prossegue o impedem de agir assim, mas penso que nem ele nem o povo Português deveriam ser enxovalhado desta forma.

Admiro-me, ou talvez não, por verificar que alguns ficam satisfeitos por serem tratados desta forma.

Claro que espero nunca ver um Presidente nosso tratar assim um convidado representante de outro Estado, sobrepondo-se aos princípios básicos de boa educação, desprezando as autoridades e locais próprios para tratar das questões.

Concordo. Há, sem qualquer dúvida, momentos indicados para tudo.

Fiquei altamente constrangido com a situação embaraçosa em que Cavaco Silva (e o nosso país) se viu colocado.

A sobranceria com que o Presidente Checo proferiu estas declarações não se coadunam com a posição que exerce.
cumps,
cogumelo

Registado: 4/9/2008 18:31

por otangas » 16/4/2010 15:26

JLMF Escreveu:Em todos as circunstanciam existem sítios adequados e momentos certos para agir e dizer. A nível pessoal, familiar, social, profissional, institucional, etc.

100% de acordo. Estava para escrever um post, mas você disse tudo o que queria dizer. De facto o que me entristece é ver cidadãos portugueses a aplaudir a atitude do Presidente Checo.

Registado: 25/3/2009 22:02

por Fenicio » 16/4/2010 15:21

JLMF Escreveu:Em todos as circunstanciam existem sítios adequados e momentos certos para agir e dizer. A nível pessoal, familiar, social, profissional, institucional, etc.

O presidente checo expressou a sua opinião acerca dos déficites absurdos que por aí andam e, por aquilo que pude perceber, não mentiu e nem omitiu nada.

Se era o sítio adequado para o fazer?

Lá está, a "casa é dele", portanto, lá ele pode fazer o que bem entender. :)
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian

Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"

Cartago Technical Analysis - Blog

Registado: 20/1/2008 20:32

por jlmf » 16/4/2010 15:15

Registado: 29/11/2007 4:15

por TinyTino » 16/4/2010 14:37

cipratcheck Escreveu:ouvi o cometário na tv e não me pareceu de bom tom a quem disse,o que disse e como disse numa visita de estado ao mais alto nível.O presidente da republica não é quem faz os orçamentos de estado.Não é o primeiro ministro nem ministro das finanças.
Cavaco Silva foi o primeiro Presidente da Republica de direita em portugal do pos 25 de abril e qd foi eleito parecia o papão que não ia deixar governar.Contudo deu um grande exemplo que fica para a história política.Não fez o mesmo que mário soares quando era presidente lhe fizera.
Deixou este governo governar e o resultado está à vista.Em portugal é-se preso por ter cão e por não ter.Concerteza que se não tivesse deixado o governo governar a crise seria tb culpa dele.

Essa é a grande diferença na atitude portuguesa generalizada (há excepções obviamente) de na frente ser tudo sorrisos e nas costas se cortar nas pessoas (sejam estas colectivas ou individuais). Tenho exactamente a posição inversa! Isto não tem nada a ver com papões nem se o PR é melhor ou pior. Os Estados são figuras e assumem a sua responsabilidade enquanto tal. Obviamente o PR sendo a mais alta figura do Estado figura-se principal responsável pelo bom e pelo mau. É o capitão do navio.

Quem levou nas orelhas não foi o Cavaco, foi o povo português, todos nós, o PR é apenas a caixa de correio da mensagem, e independentemente de o PR da republica checa ter ou não razão, julgo que é a atituda correcta - cartas na mesa.

Registado: 29/11/2007 13:53

por Lion_Heart » 16/4/2010 10:13

Presidente checo volta a criticar défices excessivos de Portugal
O presidente checo voltou hoje a criticar os défices excessivos de Portugal, agora perante uma plateia de empresários e gestores, na sessão de abertura do seminário económico Portugal-República Checa.

--------------------------------------------------------------------------------

Alexandra Machado
amachado@negocios.pt

O presidente checo voltou hoje a criticar os défices excessivos de Portugal, agora perante uma plateia de empresários e gestores, na sessão de abertura do seminário económico Portugal-República Checa.

“Fiquei surpreendido por Portugal não estar nervoso por estar nos 8% [défice, que aliás é superior. É de 9,3%]”, atirou Václav Klaus, que já ontem tinha criticado os países que tinham deixado os défices chegar a níveis elevados.

O défice da República Checa é de 5%, o que o presidente checo explicou pela elevada exposição do país às exportações. Estes têm um peso de 90% no PIB do país.

Ainda assim, Václav Klaus realçou que a República Checa escapou à crise financeira. “Não injectou uma única coroa no sistema financeiro e bancário”.

Václav Klaus já ontem disse que quem deixou os défices atingirem níveis inimaginavelmente elevados devem suportar as consequências. Hoje voltou a apontar o dedo, ainda que tenha acrescentado acreditar que Portugal “vai recuperar e não precisará da ajuda dos nossos governos”.

O presidente checo falava na abertura do seminário económico onde se pretende incentivar o reforço das relações empresariais dos dois países.

in www.negocios.pt
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por Camisa Roxa » 16/4/2010 9:31

ah grande Vaclav, há que chamar os burros pelos nomes sim. sr.!

temos de soltar os cães a esta pandilha que anda a desbaratar o país desde 1995!

vejam ao que chegámos: à beira da bancarrota, mas parece que para alguns ainda no pasa nada, continuam a ignorar a realidade à espera que ela desapareça por si...

quando o euro acabar vai tudo cair na real com juros altíssimos e desvalorização monstruosa do nosso amado escudinho
Imagem
Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)

Registado: 5/11/2002 11:27

por cipratcheck » 16/4/2010 1:48

Marco Martins Escreveu:
cipratcheck Escreveu:ouvi o cometário na tv e não me pareceu de bom tom a quem disse,o que disse e como disse numa visita de estado ao mais alto nível.O presidente da republica não é quem faz os orçamentos de estado.Não é o primeiro ministro nem ministro das finanças.
Cavaco Silva foi o primeiro Presidente da Republica de direita em portugal do pos 25 de abril e qd foi eleito parecia o papão que não ia deixar governar.Contudo deu um grande exemplo que fica para a história política.Não fez o mesmo que mário soares quando era presidente lhe fizera.
Deixou este governo governar e o resultado está à vista.Em portugal é-se preso por ter cão e por não ter.Concerteza que se não tivesse deixado o governo governar a crise seria tb culpa dele.

Como é que poderemos dizer que não é de bom tom?!?!? Então estes países (Portugal neste caso) estão a receber fundos para convergir com a UE e de convergência não conseguem nada... e ainda por cima aqueles que andam a pagar a convergência vão ainda ter de pagar a borrada do descontrolo destes "penduras"?!?!?

Acho que ele criticou bem, porque é esta a imagem que lá fora têm de Portugal... e espero que se daqui a 2 meses o país não estiver a mudar de rumo, o Cavaco faça aquilo que os Portugueses deveriam ter feito... mudar o PM.

(nota: sou contra a queda de governos, pois isso implica uma paragem no tempo por 1 ano... mas poderia ser imposta a mudança do PM mantendo o governo...)

Estamos os dois e os restantes cerca de 11 milhões de portugueses no mm barco.cada um vota em quem quiser no entanto nos como povo escolhemos um PM.é caso para dizer temos o PM que escolhemos e temos o PM que merecemos!não foram os credores nos estrangeiro que nos imposeram o PM mas antes nós a nós proprios.n todos mas uma maioria (neste caso relativa).
a minha opinião é semelhante à tua em relação à má utilização dos fundos em portugal.nem devia ter tts neste ult quadro comunitario de apoio.já chega de milhões para comprar mercedes em vez de tractores.
A tua crítica vai precisamente de encontro ao nosso PM e n ao nosso PR.
A msg pode ter o seu fundo de razão muita gente a pensará mas n a diz no entanto não foi o local pp nem à pessoa certa.

Registado: 11/4/2010 18:00

por macau5m » 16/4/2010 1:36

Gosto de pessoas que não andem a dar palmadinhas nas costas pela frente, e facadas quando não estamos presentes.
Cumps
Que nunca por vencidos se conheçam

Registado: 6/9/2007 21:15

por Marco Martins » 16/4/2010 1:01

Como é que poderemos dizer que não é de bom tom?!?!? Então estes países (Portugal neste caso) estão a receber fundos para convergir com a UE e de convergência não conseguem nada... e ainda por cima aqueles que andam a pagar a convergência vão ainda ter de pagar a borrada do descontrolo destes "penduras"?!?!?

Acho que ele criticou bem, porque é esta a imagem que lá fora têm de Portugal... e espero que se daqui a 2 meses o país não estiver a mudar de rumo, o Cavaco faça aquilo que os Portugueses deveriam ter feito... mudar o PM.

(nota: sou contra a queda de governos, pois isso implica uma paragem no tempo por 1 ano... mas poderia ser imposta a mudança do PM mantendo o governo...)

por cipratcheck » 15/4/2010 21:12

ouvi o cometário na tv e não me pareceu de bom tom a quem disse,o que disse e como disse numa visita de estado ao mais alto nível.O presidente da republica não é quem faz os orçamentos de estado.Não é o primeiro ministro nem ministro das finanças.

Registado: 11/4/2010 18:00

por MNFV » 15/4/2010 14:42

Quem já esteve na Rep Checa sabe que estes senhores são muito germânicos na maneira de ser e estar.

Registado: 28/12/2007 17:02

por karaya » 15/4/2010 14:24

Gostei da frontalidade do presidente da Republica Checa.Frontalidade Rima com seriedade, coisa que por estes lados praticamente não existe.

Registado: 20/3/2009 16:22

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: m-m, Majestic-12 [Bot] e 167 visitantes