Pergunta estranha - Dividendos
9 mensagens
|Página 1 de 1
nunoand99 Escreveu:Champignon Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:Já agora, eu esqueci-me de referir algo que é praticamente inevitável no pré-dividendo: a partir do momento que o dividendo é anunciado e desde que os prazos sejam relativamente reduzidos (como por norma são) e não existam outros eventos nesse horizonte temporal, a cotação tenderia "obrigatoriamente" a ajustar para os 20 cêntimos.
Quanto ao resto (extra dividendo) mantenho a ideia...
Ia agora editar o meu post para acrescentar isso mesmo.
Caso fosse no caso do capital não recorrente, a cotação tenderia a andar na casa dos 0.2.
Se fosse no caso do capital recorrente, com um PER de 10, a cotação teria de andar na casa dos 2.
Caro Champignon,
o PER é para o lucro por acção, não para o dividendo
Convêm não induzir ninguém em erro.
Saduações & Bons Negócios
Bem sei que é o tema do tópico, mas eu não me estava a referir ao dividendo.
A explicação sobre o dividendo foi dada. e de forma clara e objectiva, pelo Marco António.
Eu apenas estava a continuar a discussão sobre a importância da recorrência dos lucros e sua influência na cotação de uma acção.
"In this business if you're good, you're right six times out of ten. You're never going to be right nine times out of ten." by Peter Lynch
http://fundamentalmentebolsa.blogspot.com/
helderjsm Escreveu:Diz-me qual é a empresa que eu compro já as acções todasRetorno de 300% em dividendos e ainda ficava com as acções.
Estou mesmo à procura de um negócio desses
Ah sim?
E se fôr uma empresa de responsabilidade ilimitada?
Ainda pensas da mesma forma?
Saudações 6 Bons Negócios
- Registado: 16/5/2005 21:38
Champignon Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:Já agora, eu esqueci-me de referir algo que é praticamente inevitável no pré-dividendo: a partir do momento que o dividendo é anunciado e desde que os prazos sejam relativamente reduzidos (como por norma são) e não existam outros eventos nesse horizonte temporal, a cotação tenderia "obrigatoriamente" a ajustar para os 20 cêntimos.
Caso fosse no caso do capital não recorrente, a cotação tenderia a andar na casa dos 0.2.
Se fosse no caso do capital recorrente, com um PER de 10, a cotação teria de andar na casa dos 2.
Caro Champignon,
o PER é para o lucro por acção, não para o dividendo

Convêm não induzir ninguém em erro.
Saduações & Bons Negócios
- Registado: 16/5/2005 21:38
MarcoAntonio Escreveu:Já agora, eu esqueci-me de referir algo que é praticamente inevitável no pré-dividendo: a partir do momento que o dividendo é anunciado e desde que os prazos sejam relativamente reduzidos (como por norma são) e não existam outros eventos nesse horizonte temporal, a cotação tenderia "obrigatoriamente" a ajustar para os 20 cêntimos.
"In this business if you're good, you're right six times out of ten. You're never going to be right nine times out of ten." by Peter Lynch
Já agora, eu esqueci-me de referir algo que é praticamente inevitável no pré-dividendo: a partir do momento que o dividendo é anunciado e desde que os prazos sejam relativamente reduzidos (como por norma são) e não existam outros eventos nesse horizonte temporal, a cotação tenderia "obrigatoriamente" a ajustar para os 20 cêntimos.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:Possível, possível, creio que sim (sem certezas!).
Mas também totalmente invulgar (e confesso que não sei se já ocorreram casos semelhantes... não tenho memória de nenhum mas o mercado tem tantos anos e existem tantas empresas que não me atrevo a dar uma resposta categórica).
Quanto ao que ocorreria em tal cenário: bom, acho que o mercado se aperceberia imediatamente que a empresa provavelmente estava mal avaliada.
Eu creio que esta acaba por ser uma questão de teor fundamental e seria um analista fundamental quem poderia dar uma resposta mais completa e adequada mas intuo que o mercado iria tentar entender a natureza dos 20 centimos: se deriva de capital/patrimonio que uma empresa ineficiente dispõe mas que se permanecesse nas suas mãos iria ser destruido ou se são 20 centimos que são replicáveis, isto é, a empresa é capaz de continuar a gerar dinheiro?
A avaliação da empresa e o que aconteceria depois da distribuição do dividendo dependeria essencialmente disso. Se se estiver perante o primeiro caso provavelmente a cotação baixaria para próximo de zero, no segundo caso provavelmente a cotação até subia...
Exacto Marco!
Não é normal um seguidor de AT, como tu, fazer um comentário de AF tão correcto.
Perceber a recorrência ou não do capital, é um aspecto importantíssimo.
Possível, possível, creio que sim (sem certezas!).
Mas também totalmente invulgar (e confesso que não sei se já ocorreram casos semelhantes... não tenho memória de nenhum mas o mercado tem tantos anos e existem tantas empresas que não me atrevo a dar uma resposta categórica).
Quanto ao que ocorreria em tal cenário: bom, acho que o mercado se aperceberia imediatamente que a empresa provavelmente estava mal avaliada.
Eu creio que esta acaba por ser uma questão de teor fundamental e seria um analista fundamental quem poderia dar uma resposta mais completa e adequada mas intuo que o mercado iria tentar entender a natureza dos 20 centimos: se deriva de capital/patrimonio que uma empresa ineficiente dispõe mas que se permanecesse nas suas mãos iria ser destruido ou se são 20 centimos que são replicáveis, isto é, a empresa é capaz de continuar a gerar dinheiro?
A avaliação da empresa e o que aconteceria depois da distribuição do dividendo dependeria essencialmente disso. Se se estiver perante o primeiro caso provavelmente a cotação baixaria para próximo de zero, no segundo caso provavelmente a cotação até subia...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Pergunta estranha - Dividendos
É possível os dividendos a distribuir serem superiores ao valor da acção?
Ou seja, uma entidade pode distribuir um dividendo de 0,20 € e a cotação estar a ser negociada nos 0,05 €?
E depois como fica a acção no dia ex-dividendo?
Desculpem a pergunta mas deu-me este flash
Ou seja, uma entidade pode distribuir um dividendo de 0,20 € e a cotação estar a ser negociada nos 0,05 €?
E depois como fica a acção no dia ex-dividendo?
Desculpem a pergunta mas deu-me este flash

- Registado: 24/7/2009 12:13
9 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado: