Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O meu primeiro erro no mercado – Ausência de disciplina

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por canguru » 16/3/2010 18:12

Ulisses Pereira Escreveu:Canguru, concordo contigo quando dizes que, para alguns livros, ter já alguma experiência faz com que eles se entranhem ainda mais em nós. Muitos livros podem ser lidos quando ainda não temos experiência de Bolsa ficando com uma ideia sobre ele e, quando o relemos mais tarde, já com mais anos de mercado, retiramos deles muitas outras coisas. É quase como ler "O principezinho" com 6 anos e depois com 30. :)

O "Market Wizards" é um daqueles livros que releio com uma facilidade e prazer enorme.

Um abraço,
Ulisses

Sem dúvida.
Aqui fica outra leitura absolutamente indispensável
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... m.php?f=30

Registado: 6/4/2008 22:41

por Ulisses Pereira » 16/3/2010 13:20

Canguru, concordo contigo quando dizes que, para alguns livros, ter já alguma experiência faz com que eles se entranhem ainda mais em nós. Muitos livros podem ser lidos quando ainda não temos experiência de Bolsa ficando com uma ideia sobre ele e, quando o relemos mais tarde, já com mais anos de mercado, retiramos deles muitas outras coisas. É quase como ler "O principezinho" com 6 anos e depois com 30. :)

O "Market Wizards" é um daqueles livros que releio com uma facilidade e prazer enorme.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por canguru » 15/3/2010 23:01

Sr_SNiper Escreveu:
canguru Escreveu:
ilusion Escreveu:
canguru Escreveu:Engraçado o livro do Darvas.

É exactamente a ideia que tinha: quanto mais "perto" se procura estar do mercado mais "ruído" se apanha, mais emotivamente nos relacionamos com o mercado e pior se negoceia.

Oi canguru,

Por acaso n tens o livro em pdf?

thks

Epa, já me chateia passar 10h/dia em frente ao pc quanto mais ler livros em pfd... o livro é barato (<10€).
Apesar de gostar da mensagem não entra no meu top3.

Já agora diz me qual é o teu top 3...
Um abraço

- "Market wizards: Interview with top traders", Jack Shwager.
- "Trend Following", Michael Covel.
- Um do Douglas

Convém já ler estes quando se tem algum background de AT. Isto porque nenhum deles te irá desvendar segredos do trading porque... eles não existem.
No entanto fazem-te pensar (pelo menos em mim tiveram esse dom) que tipo de trader podes ser e que tipo de negociação te poderá benificiar. No meu caso, trend following sounds good.

por Sr_SNiper » 15/3/2010 0:53

canguru Escreveu:
ilusion Escreveu:

É exactamente a ideia que tinha: quanto mais "perto" se procura estar do mercado mais "ruído" se apanha, mais emotivamente nos relacionamos com o mercado e pior se negoceia.

Oi canguru,

thks

Epa, já me chateia passar 10h/dia em frente ao pc quanto mais ler livros em pfd... o livro é barato (<10€).

Essa pergunta já está respondida... lol... :mrgreen: :mrgreen:

Registado: 27/6/2009 22:08

por ilusion » 15/3/2010 0:51

Oi canguru,

thks

Registado: 27/8/2009 23:00

por Sr_SNiper » 15/3/2010 0:45

canguru Escreveu:
ilusion Escreveu:

Oi canguru,

thks

Já agora diz me qual é o teu top 3...
Um abraço

Registado: 27/6/2009 22:08

por canguru » 15/3/2010 0:36

ilusion Escreveu:

Oi canguru,

thks

por ilusion » 15/3/2010 0:22

Oi canguru,

thks

Registado: 27/8/2009 23:00

por canguru » 15/3/2010 0:12

Engraçado o livro do Darvas.

Anexos
51hJKQDhmoL._SS500_´.png
51hJKQDhmoL._SS500_´.png (44.24 KiB) Visualizado 2076 vezes

por canguru » 16/11/2009 23:21

real, tugatuga11.

pvg, obrigado pelas palavras!
tem sido um estimulo este processo de aprendizagem.

abraço

por pvg80713 » 16/11/2009 19:25

Caro Canguru,

Podes até ter tido o teu primeiro erro. Mas já fizeste também várias coisas muito certas.
Gostava de salientar o teres estudado bastante e teres partilhado e admitido os erros.

Penso que estás a ir bem.
abraço a todos
pvg

Registado: 19/4/2005 11:11

por tugatuga11 » 16/11/2009 10:38

Canguru, falas de trading real ou demo?
Abraço.

Registado: 27/4/2009 19:07

Re: O meu primeiro erro no mercado – Ausência de disciplina

por canguru » 15/11/2009 23:42

LTCM Escreveu:Presumo que a atitude deve dizer que: Quando não existe tendência definida não se deva negociar.
O chato da coisa é saber quando estamos nessa fase.

Regra geral ganhar dinheiro depende sempre do mercado; uma maré alta levanta todos os barcos: inclusive aqueles com brechas.

LTCM, my friend:
Claro que a tendência tem de existir. Ela existe e foi detectada atempadamente mas uma vez que abandonei os investimentos sem que existisse uma inversão de tendência, acredito que a brecha é a forma como interpreto os sinais que o mercado envia deixando que as minhas crenças e medos me influenciem. Isso provem do facto de não aceitar realmente o risco que corro ao colocar dinheiro no mercado.

I like rainy days :)

por LTCM » 15/11/2009 22:20

canguru Escreveu: " muito importante para começarmos a perceber que o sucesso não depende dos mercados mas sim da nossa atitude face a eles".

A frase é feliz. Não resolve nada, mas dá esperança. Já não é mau.

Presumo que a atitude deve dizer que: Quando não existe tendência definida não se deva negociar.
O chato da coisa é saber quando estamos nessa fase.

Regra geral ganhar dinheiro depende sempre do mercado; uma maré alta levanta todos os barcos: inclusive aqueles com brechas.

Mas existem sempre excepções: HF com estratégias complexas de trading, HFT, MM, MN, e a grande parte dos "traders" do caldeirão.

Desculpa lá canguru, mas está a chover. :cry:
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

por canguru » 15/11/2009 21:55

zeca, o Ulisses refere acerca de um dos livros do Douglas que é " muito importante para começarmos a perceber que o sucesso não depende dos mercados mas sim da nossa atitude face a eles".
A isso acrescento que as duas variáveis que existem no trading são o preço e nós próprios. O modo como lemos o mercado (as nossas crenças, expectativas, medos, etc..) influenciam determinantemente a forma como abrimos e fechamos posições e consequentemente a nossa rentabilidade. Por mim falo.

por Zecatreca_1001 » 15/11/2009 20:24

canguru Escreveu:
canguru Escreveu:"Trading in the zone" do Mark Douglas onde espero vir a descobrir algumas das razões porque não fui fiel ao que tracei e porque motivo abandonei uma estratégia de médio-longo prazo para me centrar numa escala diária.

Numa altura em que o mercado sobe que nem um balão e todos têm trades geniais, aconselho vivamente a porêm os olhos neste livro e a absorverem algumas das ideias chave que o autor aborda.

Está no meu top 3 literário de bolsa.

Ola canguru, tudo bem?

Nao percebi o que querias dizer neste post. Em parte, concerteza que é por ainda não ter lido o livro que nao percebo. Sera que podias sintetizar um pouco?
Desde ja agradeço.
Cumprimentos

Registado: 29/11/2007 10:54

por canguru » 15/11/2009 19:29

canguru Escreveu:"Trading in the zone" do Mark Douglas onde espero vir a descobrir algumas das razões porque não fui fiel ao que tracei e porque motivo abandonei uma estratégia de médio-longo prazo para me centrar numa escala diária.

Numa altura em que o mercado sobe que nem um balão e todos têm trades geniais, aconselho vivamente a porêm os olhos neste livro e a absorverem algumas das ideias chave que o autor aborda.

Está no meu top 3 literário de bolsa.

O meu primeiro erro no mercado – Ausência de disciplina

por canguru » 26/10/2009 1:14

Volvido quase um ano em que vim até este mundo (seduzido como qualquer comum mortal pelas rentabilidades que esta actividade nos pode proporcionar) propus-me a dar a minha experiência daquilo que tem sido a minha aprendizagem e convivência com o mercado de acções.

1º A formação de base

Incluiu o caldeirão, no qual gostaria de destacar a Pata, Ulisses e Marco (estes últimos com excelentes artigos didácticos), a Razão, o Tiago Santos o (tmms), o Tiago Esteves (tiagopt), o Bala e o LTCM entre outros e livros sobre mercados:
“Ganhar em Bolsa”, Braga de Matos
“Análise Técnica”, Paulo Pinto et al.
“Wellcome in my trading room”, A. Elder (nada de especial)
“Technical analysis of the financial markets", John Murphy.
“Market wizards: Interview with top traders", Jack Shwager (genial).
"Trend Following", Michael Covel (excelente dica do tmms).

2º Estudar com vista a encontrar um sistema no qual nos identifiquemos.

A- Decidir que tipo de trader se quer/pode ser (daytrader, swingtrader, position trader/trend follower) que necessariamente é função do tempo que temos para acompanhar os mercados e do nível de risco que que queremos assumir (sendo que quanto maior o risco maior o stress);
B- Compreender e formular os diversos sistemas que podemos adoptar de acordo com o nosso perfil de investimento;
C- Testar esses sistemas recorrendo a sofware de programação (e.g., Metastock) correndo múltiplos sistemas durante vários períodos.
Isto aplica-se a quem quiser ser autónomo e não ficar refém das opiniões alheias ou daquilo que são as recomendações que a (nada desinteressada) indústria que rodeia os mercados lança.

Nesse período decido que me identifico claramente como um trend follower.

3º Vamos a ele (ao mercado entenda-se)!

Em Junho/Julho sinalizo sinal de entrada e entro (conforme as regras e com stop loss bem definidos). Com o mercado em geral em franca ascensão, deixo-me levar com a maré e os ganhos nas posições abertas vão surgindo e aumentando de dia para dia. Tudo corria como planeado, até que começo a temer pelos meus ganhos (porque no fundo, não fechando as posições, são potênciais) e começo a pensar que o movimento de subida do mercado já vai demasiado esticado. No dia 2 de Outubro (figura em anexo é do dia anterior), identifico que o SP500 não sobe depois de mais um re-teste á LTA (que já contava com 3 toques e que vinha suportado a subida desde Março) e, com dois fechos abaixo dessa LTA, resolvo fechar as posições até porque me começou a parecer que o rácio benefício/risco era demasiado pequeno.

A verdade é que depois de uma mini correcção, com o re-teste á zona dos 1030, o índice escalou até aos 1070, rompendo em alta depois da saída de algum resultados em Wall Street. O índice está agora perto dos 1100 e apesar de pensar que o movimento de subida vai puxado (mais de 60% em 7 meses), o que é certo é que o SP500 fez mais um Higher High, sinal de que a escalada ainda não terá/teria cessado.

No meio desta subida fui traído pelos meus receios. Uma coisa é projectar e testar sistemas de trading, outra é saber ser disciplinado e fiel ao que se traçou. Recordado o meu esquema de trading, objectivamente que abandonei os trades sem que os sistema me dissesse para sair. Sai por insegurança e receio de deixar escapar os lucros. Cumpri a máxima de "parar as perdas" mas não"deixei correr os lucros". Se deixasse, estaria neste momento com mais valias do dobro daquelas que tenho.

Nem de propósito, a semana passada chegou-me a casa o "Trading in the zone" do Mark Douglas onde espero vir a descobrir algumas das razões porque não fui fiel ao que tracei e porque motivo abandonei uma estratégia de médio-longo prazo para me centrar numa escala diária. Como refere o Ulisses acerca de um dos livros do Douglas, é " muito importante para começarmos a perceber que o sucesso não depende dos mercados mas sim da nossa atitude face a eles". É isso que vou começar a fazer.
Anexos
S&P 500 INDEX.png
S&P 500 INDEX.png (16.23 KiB) Visualizado 3773 vezes

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AlfaTrader, Apramg, Bing [Bot], Carrancho_, darkreflection, Garfield, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Investor Tuga, latbal, m-m, malakas, Manchini888, Massao1, Nuno V, OCTAMA, Olhar Leonino, PiFer, Purificaçao, severalmal, silva_39, TTM62 e 185 visitantes