Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Off-topic- transferencia errada como se resolve

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Quimporta » 5/3/2010 15:18

Creio que não é fácil isso acontecer.

Quem se engana a digitar o NIB só com um grande galo é que digita um valor válido. Os últimos dois dígitos são dígitos de validação, e resultam de um complexo algorítmo aplicado aos primeiros dígitos.

O mesmo se passa creio que com o BI, NIF e os números da notas, por exemplo.

Caso diferente é ter os NIB em base de dados e transferir para o NIB errado...
"In God we trust. Everyone else, bring data" - M Bloomberg

Registado: 9/5/2009 18:57

por Parassimpático » 5/3/2010 14:52

Quando a transferencia é executada aparece o nome da pessoa para quem foi o dinheiro. caso o nome dessa pessoa não seja o destinatário desejado, devemos imediatamente telefonar para o banco e expor a situação, sem seque fechar a página, para ficarmos com os dados da outra pessoa e conseguirmos ter dados para expor a situação. O banco cativa o dinheiro que foi transferido para a conta da outra pessoa e caso essa pessoa não proceda á devolução voluntária terá serios problemas uma vez que a má fé é punivel por lei. claro que quem transfere também vai ter muitas chatices. TEmos é de andar sempre em cima do banco senão eles esquecem. não só telefonar como ir a à agência.

obviamente, já me aconteceu, e foram muitas noites sem dormir. a quantia era considerável. mas lá se resolveu a coisa a bem.
conclusão: transferências entre bancos nunca mais. prefiro gastar um cheque. até fica mais barato.

Registado: 29/11/2007 11:29

por Nico » 5/3/2010 14:35

Sr_SNiper Escreveu:Já tive uma situaçao dessas e explicaram me que quando te enganas num numero do nib por exemplo essa trasnferencia não é efectuada porque os dois últimos digitos são de controlo e logo com um numero errado no nib os numeros de controlo são diferentes e a transfer~encia não é executada

Nem mais!

Primeiro entre contas do mesmo banco, não precisas do nib de destino para fazer a transferência. Bastará o numero de conta destino. Tanto nib como o número de conta têm dígitos de controlo para prevenir esse tipo de situações. Certamente a transferência não se realizará. Se a aplicação onde fizeste o pedido de transferência for mínimamente "inteligente" até te avisa que há um erro no que digitaste...
Enfim, fala lá com o Santander que certamente não és o primeiro a ter essa dúvida...

Abraço,
Nico

Registado: 23/4/2007 13:05

por PequenoInvest » 5/3/2010 14:31

xico Xico Escreveu:
PequenoInvest Escreveu:
xico Xico Escreveu:
Pata-Hari Escreveu:xico, falas com o teu banco. Se tiver sido executada, podem tentar pedir a devolução. Nota no entanto que o destinatário tem que concordar com o débito na sua conta.

E Se a outra pessoa ter gasto o dinheiro que foi transferido?

Dependendo do montante podes ou não apresentar queixa na polícia.

Resumindo, nunca mais vejo a cor do dinheiro

Resumindo:
Se o dinheiro estiver noutra conta (partindo do princípio que o NIB que colocaste é válido) a outra pessoa pode não querer devolver o dinheiro.
Se assim for, e se for superior a um determinado montante podes apresentar queixa na polícia. Não consigo é transmitir qual o valor desse montante.

Se a outra pessoa já tiver levantado o dinheiro... pois... :|

Registado: 24/7/2009 12:13

por Sr_SNiper » 5/3/2010 14:28

Já tive uma situaçao dessas e explicaram me que quando te enganas num numero do nib por exemplo essa trasnferencia não é efectuada porque os dois últimos digitos são de controlo e logo com um numero errado no nib os numeros de controlo são diferentes e a transfer~encia não é executada

Registado: 27/6/2009 22:08

por xico Xico » 5/3/2010 14:24

PequenoInvest Escreveu:
xico Xico Escreveu:
Pata-Hari Escreveu:xico, falas com o teu banco. Se tiver sido executada, podem tentar pedir a devolução. Nota no entanto que o destinatário tem que concordar com o débito na sua conta.

Resumindo, nunca mais vejo a cor do dinheiro

Registado: 23/12/2009 17:45

por PequenoInvest » 5/3/2010 13:57

xico Xico Escreveu:

Registado: 24/7/2009 12:13

por xico Xico » 5/3/2010 13:54

por kpt » 5/3/2010 13:06

Esta é uma boa questão mas eu acho que se o erro for detectado rapidamente e expostos bem os argumentos, ou seja, mostrar por exemplo que apenas falhou um dos números do NIB e que caso tal erro não tivesse acontecido o NIB digitado teria sido, nesse caso, o do teu pai (ou seja, transferência normal para um familiar), não deverá haver grande problema.

Não sei se em todos os casos o banco pede autorização ao beneficiário da conta errada. Já me aconteceu creditarem um valor por engano na conta. Fiz uma transferência entre 2 contas minhas de bancos diferentes e no banco de destino creditaram-me 2 vezes o valor que transferi, sem que no banco de origem tenham debitado 2 vezes, foi só 1 vez. Ou seja, nesse momento estaria "mais rico" que o suposto. No entanto, um dia depois acabaram por me debitar esse valor sem me pedir autorização e tudo ficou como deveria ser.

Eu sei que este caso é substancilmente diferente pois o banco dever ter-se enganado ao creditar o valor 2 vezes. Ainda assim, não me pediriam autorização ou informaram do sucedido sequer.

Registado: 11/5/2007 23:19

por Pata-Hari » 5/3/2010 12:56

xico, falas com o teu banco. Se tiver sido executada, podem tentar pedir a devolução. Nota no entanto que o destinatário tem que concordar com o débito na sua conta.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

Off-topic- transferencia errada como se resolve

por xico Xico » 5/3/2010 12:46

Ontem e muitos dias passo por isto.

Vou contar. Tinha feito uma transferência para o meu pai do santander para o santander. Gostava de saber se no caso tivesse enganado no NIb como é que era resolvida a situação.

Na transferência coloca-se o nib e o nome, mas quando se digita o nib não aparece o nome da pessoa, o que deveria aparecer, pois basta um numero errado para a transferência ir para outra conta. O problema é se isso acontecer como é resolvido essa situação.

Acho que isto tem interesse a todos visto muitos de nós utilizar a net para fazer tais transferências.

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: caldeirum, Carlos73, Ferreiratrade, navaldoc, TTM62 e 184 visitantes