off toppic - Dialecto ou regionalismo
6 mensagens
|Página 1 de 1
elgenedy Escreveu:De acordo com o dicionário da Priberam:dialecto (ét)dialeto (ét)
s. m.
1. Língua de pouca extensão derivada de outra principal.
2. Linguagem peculiar a uma região.
eregionalismo
s. m.
1. Sistema político ou administrativo tendente a assegurar uma certa autonomia às regiões dentro de um estado unitário.
2. Carácter!Caráter da obra de um regionalista.
3. Palavra, locução próprias de uma região; provincianismo.
Portanto, apesar de serem semelhantes, no contexto que referes (tendo em conta que:locução
s. f.
1. Modo de falar, linguagem, estilo.
2. Frase.
3. Grupo de palavras que equivale a uma só.
o regionalismo talvez possa ser mais indicado para palavras específicas enquanto o dialecto para a linguagem num todo...
my 2 cents...
Elgenedy
Sim, também é a minha opinião.
Obrigado
- Registado: 3/3/2010 17:42
De acordo com o dicionário da Priberam:
e
Portanto, apesar de serem semelhantes, no contexto que referes (tendo em conta que:
o regionalismo talvez possa ser mais indicado para palavras específicas enquanto o dialecto para a linguagem num todo...
my 2 cents...
Elgenedy
dialecto (ét)dialeto (ét)
s. m.
1. Língua de pouca extensão derivada de outra principal.
2. Linguagem peculiar a uma região.
e
regionalismo
s. m.
1. Sistema político ou administrativo tendente a assegurar uma certa autonomia às regiões dentro de um estado unitário.
2. Carácter!Caráter da obra de um regionalista.
3. Palavra, locução próprias de uma região; provincianismo.
Portanto, apesar de serem semelhantes, no contexto que referes (tendo em conta que:
locução
s. f.
1. Modo de falar, linguagem, estilo.
2. Frase.
3. Grupo de palavras que equivale a uma só.
my 2 cents...
Elgenedy
"When you have eliminated the impossible, whatever remains, however improbable, must be the truth." [Sherlock Holmes]
- Registado: 17/12/2002 22:25
Já estive no CiberDúvidas, mas apenas me fala de dialecto e não de regionalismo...
Penso que a forma diferente como as pessoas pronunciam as palavras, conforme a região do país chamamos dialecto. Palavras que se usam apenas numa região será regionalismo (bica e café; imperial e fino, etc), mas não tenho a certeza.
Penso que a forma diferente como as pessoas pronunciam as palavras, conforme a região do país chamamos dialecto. Palavras que se usam apenas numa região será regionalismo (bica e café; imperial e fino, etc), mas não tenho a certeza.
vê lá se isto ajuda http://www.ciberduvidas.com/search.php?keyword=dialecto
- Registado: 5/11/2002 12:21
off toppic - Dialecto ou regionalismo
Boa tarde,
Antes de mais, parabens pelo forum. Sou já um frequentador usual do forum.
É o meu primeiro post e desde logo com uma dúvida, que nada tem a ver com o objectivo do forum. Por isso, peço desculpa aos moderadores.
Pessoas de diferentes zonas falam de forma diferente. A esta diferença chamamos dialecto ou regionalismo. Sei que existe uma diferença, mas agora não estou a ver e não consigo encontrar. Alguém me pode elucidar?
Obrigado
Antes de mais, parabens pelo forum. Sou já um frequentador usual do forum.
É o meu primeiro post e desde logo com uma dúvida, que nada tem a ver com o objectivo do forum. Por isso, peço desculpa aos moderadores.
Pessoas de diferentes zonas falam de forma diferente. A esta diferença chamamos dialecto ou regionalismo. Sei que existe uma diferença, mas agora não estou a ver e não consigo encontrar. Alguém me pode elucidar?
Obrigado
6 mensagens
|Página 1 de 1