Tremor de terra gigante na costa do Chile (8.8)
Elias Escreveu:asrael Escreveu:Mas que isto parece uma onda de acontecimentos mais marcantes, lá isso parece.
Desde que apareceu a tv e, mais recentemente, a internet, ficamos a saber de todos estes acontecimentos em tempo quase real e ficamos todos com a sensação de que subitamente estes fenómenos passaram a ser mais frequentes.
Mas recuemos 150 anos e pensemos: se houvesse um terramoto no Chile, um furacão da Florida ou até uma enxurrada na Madeira, quanto tempo passaria ate tomarmos conhecimento... se é que alguma vez tomaríamos conhecimento?
Nem é preciso ires tão longe... 50/60 anos dá para imaginar esse cenário.
- Registado: 24/7/2009 12:13
h
pedrom Escreveu:charles Escreveu:voltar >>
Sismo no Chile alterou o eixo da terra e encurtou o dia
(01-03-2010 20:04:00)
As mudanças são mínimas, mas os cientistas da NASA estimam que o sismo que atingiu o Chile no Sábado provocou alterações no eixo da terra e encurtou a duração do dia.
“O dia terá ficado mais curto em 1,26 microsegundos”, refere à Bloomberg Richard Gross, cientista da NASA, explicando que o eixo da terra terá mudado em cerca de oito centímetros.
Sismos de elevada magnitude provocam uma alteração na distribuição da massa do planeta, adiantou Gross, explicando que as alterações são difíceis de detectar fisicamente. Mas há outras que são mais evidentes. A ilha de Santa Maria, ao largo de Conceição, uma das cidades mais afectadas pelo sismo, terá aumentado em dois metros.
O sismo com a magnitude 9,1 da escala aberta de Richter que afectou a Indonésia em 2004 e gerou um tsunami, encurtou o dia em 6,8 microsegundos e também alterou o eixo da terra.
via BIG
Um dia vamos ter de acertar os relogios!!!!
Acho que foi no ano passado que tivemos de acertar os relógios em 1 segundo

- Registado: 24/7/2009 12:13
Xuly Escreveu:EuroVerde Escreveu:PequenoInvest
Há uma ilha das Canárias que metade da ilha está desligada da outra metade embora permaneça numa só durante anos. O que é certo é que existe o risco de metade da ilha cair ao oceano. Com os sismos que tem havido ao largo de Marrocos e Algarve, tudo pode ser favorável ao desmembramento das Canárias.
Se isso acontecesse, provocaria uma onda gigantesca que inundaria Lisboa e Nova York com consequências nunca antes vistas, pior do que meteoritos a chocar com a terra.
Tive uma professora que é acima de qualquer suspeita, na altura era directora do Centro de Geofísica da Universidade de Évora, que numa aula nos explicou isso mesmo!
Inclusive que Espanha tem um plano de emergência para esse cenário.
Agora, se ela tem razão ou se a notícia aqui postada é que está correcta, isso não sei!
Mas o que sei, é que há cientistas que creêm nessa possibilidade.
Cumps
Uly
O Euroverde não está maluco!

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tsunami
Em 2001, cientistas previram que uma futura erupção do instável vulcão Cumbre Vieja em La Palma (uma ilha das Ilhas Canárias) poderia causar um imenso deslizamento de terra para dentro do mar. Nesse potencial deslizamento de terra, a metade oeste da ilha (pesando provavelmente 500 bilhões de toneladas) iria catastroficamente deslizar para dentro do oceano. Esse deslizamento causaria uma megatsunami de cem metros que devastaria a costa da África noroeste, com uma tsunami de trinta a cinqüenta metros alcançando a costa leste da América do Norte muitas horas depois, causando devastação costeira em massa e a morte de prováveis milhões de pessoas. Especula-se também acerca da possibilidade de tal cataclisma atingir a costa norte brasileira, fato que desperta a preocupação de algumas autoridades, tendo em vista a inexistência de qualquer mecanismo de prevenção de tsunamis no Brasil.
charles Escreveu:voltar >>
As mudanças são mínimas, mas os cientistas da NASA estimam que o sismo que atingiu o Chile no Sábado provocou alterações no eixo da terra e encurtou a duração do dia.
“O dia terá ficado mais curto em 1,26 microsegundos”, refere à Bloomberg Richard Gross, cientista da NASA, explicando que o eixo da terra terá mudado em cerca de oito centímetros.
Sismos de elevada magnitude provocam uma alteração na distribuição da massa do planeta, adiantou Gross, explicando que as alterações são difíceis de detectar fisicamente. Mas há outras que são mais evidentes. A ilha de Santa Maria, ao largo de Conceição, uma das cidades mais afectadas pelo sismo, terá aumentado em dois metros.
O sismo com a magnitude 9,1 da escala aberta de Richter que afectou a Indonésia em 2004 e gerou um tsunami, encurtou o dia em 6,8 microsegundos e também alterou o eixo da terra.
via BIG
Um dia vamos ter de acertar os relogios!!!!
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?
voltar >>
via BIG
Cumpt
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
asrael Escreveu:Mas que isto parece uma onda de acontecimentos mais marcantes, lá isso parece.
Desde que apareceu a tv e, mais recentemente, a internet, ficamos a saber de todos estes acontecimentos em tempo quase real e ficamos todos com a sensação de que subitamente estes fenómenos passaram a ser mais frequentes.
Mas recuemos 150 anos e pensemos: se houvesse um terramoto no Chile, um furacão da Florida ou até uma enxurrada na Madeira, quanto tempo passaria ate tomarmos conhecimento... se é que alguma vez tomaríamos conhecimento?
- Registado: 5/11/2002 12:21
Começo a pensar numa cena que um bombeiro á uns dias me disse, em viagem
-Ó enf, isto tá fo****do, qualquer dia abre-se praí um buraco e vamos todos co ca****
Afinal o homem é capaz de ter razão...
Mquinaz, só agora é que pensas que isso pode acontecer?
Penso que tudo no mundo pode acontecer e vai acontecer, o problema é saber quando, aonde e o que!
Mas que isto parece uma onda de acontecimentos mais marcantes, lá isso parece.
-Ó enf, isto tá fo****do, qualquer dia abre-se praí um buraco e vamos todos co ca****
Afinal o homem é capaz de ter razão...
Mquinaz, só agora é que pensas que isso pode acontecer?
Penso que tudo no mundo pode acontecer e vai acontecer, o problema é saber quando, aonde e o que!
Mas que isto parece uma onda de acontecimentos mais marcantes, lá isso parece.
Nunca digas nunca.
Abraço
Abraço
Infelizmente mais tarde ou mais cedo irá ocorrer um grande sismo em Portugal, com maior intensidade entre Lisboa e Algarve devido á proximidade de uma falha tectónica.
Quando será?
Nem eu e ninguem consegue avançar com alguma data credivel.
Mas não é só Portugal que corre esse risco. O anel de fogo, zona bastante sísmica concetra-se muita gente e depois á outro problema que é os tsunami. Ou seja o sismo pode dar-se muito longe e no entanto muitas zonas longe podem ser fustigadas por um tsunami.
Outra teoria é um vulcão provocar um grande sismo a nível planetário, lenda a história, pelo menos daquilo que vi num documentário, foi de um vulcão ter provocado um grande sismo e ter alterado as condições climatéricas da altura, tendo sido uma catástrofe planetária o que levou á extinção de muitos seres vivos.
Julgo que o relevo do nosso pais e em outros foi criado por movimentos tectónicos, mas nesta matéria estou um pouco confuso, pois sendo a zona norte a menos sísmica, mas no entanto é que apresenta maior relevo (altura) em relação ao sul.
Por exemplo a cordilheira Andes é formada pela placa do pacifico, estando a mesma ainda em crescimento em altura, o mesmo se passa nos Himalaias.
Quando será?
Nem eu e ninguem consegue avançar com alguma data credivel.
Mas não é só Portugal que corre esse risco. O anel de fogo, zona bastante sísmica concetra-se muita gente e depois á outro problema que é os tsunami. Ou seja o sismo pode dar-se muito longe e no entanto muitas zonas longe podem ser fustigadas por um tsunami.
Outra teoria é um vulcão provocar um grande sismo a nível planetário, lenda a história, pelo menos daquilo que vi num documentário, foi de um vulcão ter provocado um grande sismo e ter alterado as condições climatéricas da altura, tendo sido uma catástrofe planetária o que levou á extinção de muitos seres vivos.
Julgo que o relevo do nosso pais e em outros foi criado por movimentos tectónicos, mas nesta matéria estou um pouco confuso, pois sendo a zona norte a menos sísmica, mas no entanto é que apresenta maior relevo (altura) em relação ao sul.
Por exemplo a cordilheira Andes é formada pela placa do pacifico, estando a mesma ainda em crescimento em altura, o mesmo se passa nos Himalaias.
TheTraveler Escreveu:Uma outra hipótese de Mega-Tsunami foi em Lituya Bay no Alaska, penso que 1958. Uns dizem que pode ter sido causado pelo deslizamento de terras, outros que não, ainda não li o suficiente acerca disso.
Lembro-me de ter visto à uns anos atrás um documentário na rtp2 sobre esse acontecimento.
Numa busca rápida ao youtube dei com estes 2 links, mas de certeza que haverá mais...
http://www.youtube.com/watch?v=ne7RVmbY ... PL&index=1
http://www.youtube.com/watch?v=yN6EgMMrhdI
A velocidade a que actualmente a informação corre o mundo, (e cada vez é mais rápida a circular) faz-nos ter ideia que estes eventos estão a acontecer a um ritmo cada vez maior, mas quanto a mim, é "apenas" a demonstração clara e inequívoca que este planeta aparentemente tão calmo e tão facilmente dominável pelo homem afinal não é assim tão "domesticável" como muitos ainda pensam...
...somos apenas umas formiguinhas perante o poder da natureza...
O autor não assume quaisquer responsabilidades sobre as decisões tomadas por outros relativamente aos factos por ele mencionados.
- Registado: 4/12/2007 16:30
Tojo Escreveu:Desculpem mas fiquei sem perceber. A Peninsula Ibeirca não foi afectada mas Salamanca tem um sino danificado?..
Não só o Norte (foi afectado), mas toda a península ibérica. Tanto é que em Salamanca há em exposição um sino danificado pelo sismo de 1755.
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein
BULIM123 Escreveu:Certezas absolutas não tenho, mas a minha idade, já me consegue mostrara lguma coisa e os mais antigos dizem o mesmo.
Certo, é a tua percepção.
Mas o poder da sugestão é susceptível de influenciar - e muito - as nossas convicções.
Sem números é impossivel retirar quaisquer conclusões.
EuroVerde Escreveu:PequenoInvest
Há uma ilha das Canárias que metade da ilha está desligada da outra metade embora permaneça numa só durante anos. O que é certo é que existe o risco de metade da ilha cair ao oceano. Com os sismos que tem havido ao largo de Marrocos e Algarve, tudo pode ser favorável ao desmembramento das Canárias.
Se isso acontecesse, provocaria uma onda gigantesca que inundaria Lisboa e Nova York com consequências nunca antes vistas, pior do que meteoritos a chocar com a terra.
Tive uma professora que é acima de qualquer suspeita, na altura era directora do Centro de Geofísica da Universidade de Évora, que numa aula nos explicou isso mesmo!
Inclusive que Espanha tem um plano de emergência para esse cenário.
Agora, se ela tem razão ou se a notícia aqui postada é que está correcta, isso não sei!
Mas o que sei, é que há cientistas que creêm nessa possibilidade.
Cumps
Uly
- Registado: 27/3/2009 23:12
Tojo Escreveu:No terramoto de 1755 o norte não foi afectado?
Não só o Norte, mas toda a península ibérica. Tanto é que em Salamanca há em exposição um sino danificado pelo sismo de 1755.
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian
Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"
Cartago Technical Analysis - Blog
Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"
Cartago Technical Analysis - Blog
- Registado: 20/1/2008 20:32
BULIM123 Escreveu:Elias Escreveu:BULIM123 Escreveu:Sempre existiram catrastrofes infelizmente, o problema é que agora existem com uma frequência e intensidades assustadoras.
Tens alguma base para afirmar que agora a frequência é maior que no passado?BULIM123 Escreveu:Alguém antes via TORNADOS, em Portugal??![]()
Tens alguma base para afirmar que dantes não havia?
Certezas absolutas não tenho, mas a minha idade, já me consegue mostrara lguma coisa e os mais antigos dizem o mesmo.
Aqui em baixo sempre se ouviu falar em trombas de àgua, que não passam de um tornado molhado. Se os há na costa, com certeza também havia mais pra dentro.
- Registado: 10/10/2003 10:04
EuroVerde Escreveu:Cromio, tiraste-me as palavras da boca. Ainda bem que meteste aí essa notícia de La Palme, porque tava a ver que ninguém ia acreditar em mim. lol
O que antes quis dizer é que, lá para outros lados talvez sempre fosse preferivel ocorrer pequenos mini sismos do que um grande sismo.
Mas aqui na orla costeira portuguesa/marroquina todos os mini sismos são muito mal vindos porque são eles que um dia podem despertar a separação da La Palme que provocaria tamanha catástrofe natural.
Euro... tu leste o post que eu coloquei?

Acho impressionante que alguém leia aquilo e julgue EXACTAMENTE O OPOSTO do que lá está escrito...
Enfim... já nem vou fazer desenho... O ser humano é mesmo propício à ilusão caramba...
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein
Elias Escreveu:BULIM123 Escreveu:Sempre existiram catrastrofes infelizmente, o problema é que agora existem com uma frequência e intensidades assustadoras.
Tens alguma base para afirmar que agora a frequência é maior que no passado?BULIM123 Escreveu:Alguém antes via TORNADOS, em Portugal??![]()
Certezas absolutas não tenho, mas a minha idade, já me consegue mostrara lguma coisa e os mais antigos dizem o mesmo.

Cromio, tiraste-me as palavras da boca. Ainda bem que meteste aí essa notícia de La Palme, porque tava a ver que ninguém ia acreditar em mim. lol
O que antes quis dizer é que, lá para outros lados talvez sempre fosse preferivel ocorrer pequenos mini sismos do que um grande sismo.
Mas aqui na orla costeira portuguesa/marroquina todos os mini sismos são muito mal vindos porque são eles que um dia podem despertar a separação da La Palme que provocaria tamanha catástrofe natural.

Tsunami
Só para recordar que o terramoto de 1 de Dezembro de 1755, chamado "Terramoto de Lisboa" foi na realidade a sudoeste do Cabo de São Vicente, logo afectando todo o Sul do País, incluindo o Algarve, com ondas até 15 metros e invadindo até 880 metros em comprimentos para além do mar, destruindo completamente Lagos, tendo que a capital de Distrito passar para Faro (Os mouros tiveram a capital na Serra, em Silves para protecção contra inundações e saques, mas os portugueses menos espertos colocaram em Lagos...).
Se voltar a haver terramoto que cause Tsunami os algarvios têm 15 minutos para fugir e os lisboetas 25 minutos.
http://hal.archives-ouvertes.fr/docs/00 ... 9-2008.pdf
Se voltar a haver terramoto que cause Tsunami os algarvios têm 15 minutos para fugir e os lisboetas 25 minutos.
http://hal.archives-ouvertes.fr/docs/00 ... 9-2008.pdf
- Registado: 27/10/2008 12:15
Em relação a La Palma só se vai saber se alguma vez acontecer. Pelo que vi num documentário há uns anos atrás, aquilo já deslizou um pouco e via-se bem a falha no que filmaram no topo da montanha.
Uma outra hipótese de Mega-Tsunami foi em Lituya Bay no Alaska, penso que 1958. Uns dizem que pode ter sido causado pelo deslizamento de terras, outros que não, ainda não li o suficiente acerca disso.
Uma outra hipótese de Mega-Tsunami foi em Lituya Bay no Alaska, penso que 1958. Uns dizem que pode ter sido causado pelo deslizamento de terras, outros que não, ainda não li o suficiente acerca disso.
- Registado: 10/10/2003 10:04
BULIM123 Escreveu:Sempre existiram catrastrofes infelizmente, o problema é que agora existem com uma frequência e intensidades assustadoras.
Tens alguma base para afirmar que agora a frequência é maior que no passado?
BULIM123 Escreveu:Alguém antes via TORNADOS, em Portugal??![]()
Three scientists say that half of La Palma will fall into the sea and cause a tsunami that will wipe out much of the population of the eastern seaboard of the USA.
They are wrong.
La Palma will not slide into the sea.
Even if it did, it wouldn't cause a tsunami that would reach the USA
Why are they saying it will?
Almost certainly to obtain funding for their own research projects.
The worlds scientific experts have shown the "research" by Ward/Day/McGuire to be incorrect, unproven and wildly exaggerated in the Horizon program and subsequent interviews. It is not based on scientific facts.
New York has nothing to fear from La Palma. The island is stable. Only a substantial increase in height could cause it to become unstable and at the current rate of growth that would take at least 10,000 years,
This news spoils the fun for the media, disaster-mongers and hazard industry, but fortunately for the supposed potential victims and the people of the Canary Islands there is nothing to worry about on La Palma.
The content of the BBC Horizon television program has been disproved by fellow scientists and the even the BBC itself has published a partial retraction under the title "Tidal wave threat "over-hyped"
Read the facts about the situation here:
http://www.lapalma-tsunami.com/index.html
They are wrong.
La Palma will not slide into the sea.
Even if it did, it wouldn't cause a tsunami that would reach the USA
Why are they saying it will?
Almost certainly to obtain funding for their own research projects.
The worlds scientific experts have shown the "research" by Ward/Day/McGuire to be incorrect, unproven and wildly exaggerated in the Horizon program and subsequent interviews. It is not based on scientific facts.
New York has nothing to fear from La Palma. The island is stable. Only a substantial increase in height could cause it to become unstable and at the current rate of growth that would take at least 10,000 years,
This news spoils the fun for the media, disaster-mongers and hazard industry, but fortunately for the supposed potential victims and the people of the Canary Islands there is nothing to worry about on La Palma.
The content of the BBC Horizon television program has been disproved by fellow scientists and the even the BBC itself has published a partial retraction under the title "Tidal wave threat "over-hyped"
Read the facts about the situation here:
http://www.lapalma-tsunami.com/index.html
Editado pela última vez por Crómio em 28/2/2010 12:29, num total de 1 vez.
William Bernstein
William Bernstein