Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Como fazer análise Fundamental??

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Champignon » 2/3/2010 0:26

Atomez Escreveu:Para mim o problema com a AF é que diz respeito ao passado e muito pouco quanto ao futuro, que é o que interessa a um investidor.

Muitas vezes empresas com excelentes fundamentais afundam-se rapidamente porque as contas estavam "maquilhadas" (Enron, Worldcom) ou porque a evolução dentro do sector em que estão, ou o próprio sector em bloco, as torna rapidamente obsoletas. E curiosamente quanto mais perto estão do fim melhores resultados apresentam porque vão queimando não só a gordura como a carne e os ossos...

Como a minha área são sobretudo as empresas de tecnologias de informação, software, telecoms e afins, a AF não ajuda grande coisa. Ou porque o historial que têm é relativamente curto ou porque a evolução muda tudo rapidamente.

Por exº, a Microsoft é uma empresa com fundamentais excelentes, do melhor que há, mas não considero um bom investimento porque a perspectiva de crescimento é muito reduzida e até mesmo a breve prazo pode entrar em declínio.

Para mim uso o "feeling" do conhecimento do sector e de cada empresa para avaliar se é interesante ou não conjugada com a AT para perceber se o mercado concorda com isso ou não e determinar os bons momentos de entrada e saída.

Concordo, mas apenas em parte contigo, Atomez.

Se lá leste os meus posts disse frequentemente que além dessa tal análise passada, é preciso uma grande sensibilidade para o futuro.
Eu acho que chamar~lhe feeling é redutor. É preciso bem mais que isso. Mas percebo onde queres chegar.

Em relação a essas empresas que falas são mega caps. E essas, em regra, nunca irão crescer exponencialmente. Aí concordo contigo.

E essas empresas geralmente nunca andam subavaliadas. Há demasiado(s) interesse(s) e analistas que apenas leva a estarem por vezes sobreavaliadas.

O exemplo que deste da Microsoft é bom. S
Também não seria uma empresa que eu investiria. Não a estou a ver a nos próximos anos crescer os 16.5% que se espera de EPS nos próximos 5 anos, pelas mais variadas razões.

Se bem que há casos bem piores!

Mas acho que em small caps a AF é um instrumento muito útil, desde que reúnas certas condições.

E o apoio da At também é muito importante. Nunca me vais ver desprezar a AT.

Registado: 2/4/2009 12:51

por atomez » 2/3/2010 0:04

Para mim o problema com a AF é que diz respeito ao passado e muito pouco quanto ao futuro, que é o que interessa a um investidor.

Muitas vezes empresas com excelentes fundamentais afundam-se rapidamente porque as contas estavam "maquilhadas" (Enron, Worldcom) ou porque a evolução dentro do sector em que estão, ou o próprio sector em bloco, as torna rapidamente obsoletas. E curiosamente quanto mais perto estão do fim melhores resultados apresentam porque vão queimando não só a gordura como a carne e os ossos...

Como a minha área são sobretudo as empresas de tecnologias de informação, software, telecoms e afins, a AF não ajuda grande coisa. Ou porque o historial que têm é relativamente curto ou porque a evolução muda tudo rapidamente.

Por exº, a Microsoft é uma empresa com fundamentais excelentes, do melhor que há, mas não considero um bom investimento porque a perspectiva de crescimento é muito reduzida e até mesmo a breve prazo pode entrar em declínio.

Para mim uso o "feeling" do conhecimento do sector e de cada empresa para avaliar se é interesante ou não conjugada com a AT para perceber se o mercado concorda com isso ou não e determinar os bons momentos de entrada e saída.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por Champignon » 1/3/2010 20:36

Agradeço o elogio :P

Costumava andar pelo Fórum de forma mais passiva, por falta de tempo por vezes, mas agora que tenho participado mais... estou a gostar bastante de trocar impressões com outros membros.

por rtt » 1/3/2010 20:31

bem Champignon, é sempre um prazer ler as suas analises.
obrigado

Registado: 8/1/2010 2:08

por Champignon » 1/3/2010 19:55

marsalgado Escreveu:Champignon

Obrigado pela tua análise.

Sempre ás ordens :mrgreen:

por MarSalgado » 1/3/2010 14:39

Champignon

Obrigado pela tua análise.

Registado: 11/3/2007 17:57

por Virgilio67 » 1/3/2010 0:38

Supermann Escreveu:Aqui fica uma folha que talvez te possa ajudar... é o que eu uso. Simplesmente é por o ticker no devido campo e vai buscar a info toda... obviamente é passivel de se verificar mesmo manualmente depois porque pode haver um ou outro valor que possa não estar conformidade.

Mas para uma olhada rapida em racios, cash flows, balanços e varações anuais ou trimestrais é trigo limpo

Supermann (ou outro que saiba)

podes dizer-me como é que fazes para a partir do ticker, o excel ir buscar toda a informação que pretendes?

Obrigado
Desejo os melhores negócios a todos.
Virgilio67

Registado: 1/5/2008 21:26

por Champignon » 28/2/2010 18:24

Viva marsalgado

Os bancos tem uma maneira de avaliação um pouco diferente e mais complexa que as outras empresas. E não tendo essa análise feita a nenhuma dessas não vou opinar em particular. Vou dar-te apenas a minha visão geral sobre o sector.

Negativo:

-A maior parte dos bancos fizeram aumentos grandes de capital (BES e BCP incluídos), o que leva a diluição do valor dos accionistas. Ou seja, mesmo que façam os mesmo resultados que antigamente, estamos a falar de um EPS menor. É importante relembrar isto.

- "gato escaldado de agua fria tem medo". Quero dizer com isto que a procura pelo produto que "vende" um banco vai reduzir. E um banco vende sobretudo crédito.

- Bancos que não estão em mercados emergentes, tem que lidar com um mercado muito saturado e sem perspectiva de crescimento.

Positivo:

- O mesmo ditado popular dito antigamente pode levar a coisas positivas para o accionista. Ou seja, mesmo diminuindo em volume, pode aumentar em...margens.
Quem não ouviu falar em aumentos de spreads? Isto, só significa aumento de margem para os bancos.

-O crédito malparado, se esta crise tiver sido uma lição a sério para muitos, tenderá a diminuir a longo prazo. Os bancos serão sempre mais cautelosos nas suas análises de risco. Atenção que isto será a longo prazo, sendo possível que a curto prazo até se registe um aumento.

No geral, não estou muito optimista no sector pelo menos a curto prazo. A longo prazo, e nos bancos bem geridos e com presença nos países certos, até vejo boas perspectivas. O sector financeiro sempre foi um pilar, e continuará a ser.
Estas crises servem para eliminar as más empresas e fazer prosperar as boas. Em 2000 aconteceu nas tecnológicas, agora está a acontecer nas financeiras.

Só resta apostar no cavalo certo...que é a parte mais difícil.
E por isso eu vou manter-me fora deste sector por agora. Vamos deixar o mercado trabalhar para ver quem sobrevive.

Quanto aos sectores que acho estão melhor preparados para sobreviver a este crise?

Bem, a energia vai ser sempre um bem essencial.
Podemos optar pela convencional ou renovável.

Dentro das renováveis, ao contrário da maior parte das pessoas, eu não estou muito optimista. Vou explicar porquê.

Com esta moda e crescente procura, acho que levou a um sobrepovoamento do sector. Isto leva a uma concorrência feroz e a margens muito apertadas para ser competivo.
Isto leva a prejuízos ou magros resultados. Muitas empresas irão ter que fechar, para se limpar o sistema. Um pouco á imagem das tecnológicas em 2000.

Mantenho-me então mais optimista na chamada energia "convencional".

O sector do retalho é talvez o mais bem preparado para as crises, desde que seja em empresas bem geridas, nomeadamente o sector alimentar.

Em tempos de crise, acções que vendam produtos de baixo valor comercial directamente ao consumidor serão sempre bons investimentos.

Depois tudo o que diga respeito a bens de consumo não indispensáveis vai sempre depender do ciclo económico em que nos encontrarmos. Mas é óbvio que há excepções, e as boas empresas podem sempre subir independentemente do mercado.

É importante perceber o público alvo de cada empresa, nomeadamente no que toca a estes factores:

-Poder de compra

-Área geográfica

-Procura/oferta do produto/serviço dessa empresa.

Euroverde

Concordo em parte com o que disseste. As bolsas estão caras. Sobretudo em Portugal acho assustador, a saúde financeira das nossas empresas.

Mas também me dá gosto olhar para certas empresas americanas, chinesas ou brasileiras com poucas ou nenhumas dívidas e com bons resultados e margens.

por EuroVerde » 28/2/2010 16:20

Será que a economia Americana vai continuar a crescer 5,9% nos trimestres de 2010 tal como cresceu no último trimestre de 2009???
Não será fruta a mais?
As bolsas estão caras. Eu não acredito que continue a crescer nem 5,9% nem 4% nem 3%. Mas sim um crescimento próximo de zero. Os mercados estão carríssimos.

Registado: 29/11/2007 11:19

por MarSalgado » 28/2/2010 16:09

Champignon

Tem opinião acerca do Bes e Bcp em termos de AF e quais os sectores mais bem preparados para sair da crise presente?

Registado: 11/3/2007 17:57

por Champignon » 27/2/2010 15:53

Estes sites são muito úteis,sim.
Mas daqui dá apenas para aferir uma análise passada/presente da empresa, o que não deixa de ser uma coisa muito importante.

Mas o difícil será tentar prever qual o futuro. Porque o que nos interessa vai ser a cotação futura da empresa. É aqui que é preciso uma grande sensibilidade e sentido crítico que nem sempre é fácil ter...

AF screener

por dreamkeeper2005 » 27/2/2010 14:50

Boa tarde

Uma forma simples de fazer analise fundamental é um stock screener de dados fundamentais.

www.finviz.com oferece esta possibilidade e abrange todos os activos cotados nos USA mais de 6000.

Definidos os nossos objectivos fundamentais obtemos uma selecção com base no que pretendemos encontrar nos resultados duma empresa. Lucro, vendas, crescimento, divida, capital, dividendos, etc etc.

Considero uma ferramenta muito util.

Abraço

Registado: 30/3/2008 16:57

por Champignon » 27/2/2010 0:31

Quanto à Sonae:

Positivo:

-O negócio de retalho é muito atractivo. Bons resultados nesta área ao longo dos anos. Marcas conceituadas tanto no retalho alimentar como não alimentar

-Grupo sólido e com prestigio

-Presença global

Negativo:

- Grande parte da melhoria dos últimos resultados veio da diminuição dos juros ( que mais tarde ou mais cedo vão subir)

-Os investimentos em centros comerciais é um sector que não me agrada muito. Acho que neste momento o sector já está sobrepovoado.

-A participação na sonaecom também não me traz grande confiança. É uma empresa que apresenta prejuízos constantemente e está em clara desvantagem face a concorrência de maior dimensão (PT, Vodafone e Zon)

Em termos de avaliação é uma empresa também complicada de avaliar, pois está segmentada em vários negócios. Uma holding tem sempre uma avaliação diferente. Diria que para estar no valor correcto neste momento teria que apresentar um EPS de 0.06 por acção. Isto daria, ás cotações actuais, um PER de 13.5.

Até ao final do 3º trimestre apresentou pouco mais que 0.03.
Em minha opinião caso apresente um EPS anual inferior a 0.05 levaria a acção, á cotação actual de 0,81, estar sobreavaliada em minha opinião.

Mas é também uma empresa muito cíclica e é difícil perceber como serão os resultados futuros.
Daí talvez a grande correlação que tem o gráfico da SON com o do PSI

Se tivesse unicamente o sector do retalho seria, como investimento de longo prazo,uma empresa muito interessante para comprar quando o mercado desce em geral significativamente. Isto porque o mercado geralmente quando desce é devido a ciclos económicos.

E sabe-se que quando diminui o consumo, diminui os resultados. Essa seria a altura para comprar SON.

Embora o sector alimentar continuasse a dar receitas consistentes, na altura da recuperação económica o sector de retalho não alimentar ( Sportzone, Worten etc) iria fazer disparar a acção, com o aumento do consumo neste último. Se a empresa fossem só estes 2 sectores, seria uma empresa fabulosa para o investidor.

Pena a equação na SON não ser tão fácil e haver outras componentes a influenciar o negócio...

por Champignon » 26/2/2010 23:45

Quanto à ALTRI:

É uma empresa cíclica. É bem mais complicado, pelo menos para mim, analisar este tipo de empresa pois os seus resultados variam muito conforme os ciclos económicos.

Tanto podem estar baratas mesmo tendo um PER enorme ou caras quando têm um PER de 8 a 12. Porque os anos seguintes irão ser sempre uma incógnita.
Não é o meu tipo de investimentos para o longo prazo.

No caso particular da Altri pelo que pude ver, tem uma dívida gigante comparada com os seus capitais próprios. Isso a mim assusta-me logo à partida.

Depois está num sector que não vejo grande potencial de crescimento e onde a concorrência também é elevada.

O sector da pasta de papel como todas as outras rege-se pela lei da procura e oferta. Mesmo que a oferta diminua por escassez de recursos, penso também que a procura vai diminuir ainda mais devido ao cada vez maior uso de formatos digitais.

Em suma com:
-Esta dívida
-Dificuldade de análise com fiabilidade
-Concorrência nacional/internacional
-Perspectiva pessoal da evolução do mercado da pasta de papel

Não me leva a achar atractiva esta acção. Mas também se me perguntassem qual era o valor que acharia justo para esta acção...também não tinha uma opinião formada

por Champignon » 26/2/2010 23:10

Supermann como fazes para mudar a acção que queres a informação?

Só mudar o ticker e enter? É que eu não estou a conseguir.

Isto provavelmente só dará para acções cotadas no mercado americano, certo?

por Supermann » 26/2/2010 21:54

BlackEagle Escreveu:Obrigado pela participação, champignon o que queria dizer quando me referia à estatística prende-se muito com o facto da análise técnica ter muito a ver com isso. Na minha opinião se sabes que perante um determinado suporte com 3 toques sabes que a probabilidade de recuperar 5 % é de 30 % com um bom money management consegues ter bons resultados sem saber absolutamente nada de economia. Já agora usas alguma folha para a tua análise? sei que daria algum trabalho a preencher mas depois de preenchida conseguirias dizer quais são as acções que achas mais interessantes(claro que têm que ser mantida actualizada) por exemplo do psi 20?

Aqui fica uma folha que talvez te possa ajudar... é o que eu uso. Simplesmente é por o ticker no devido campo e vai buscar a info toda... obviamente é passivel de se verificar mesmo manualmente depois porque pode haver um ou outro valor que possa não estar conformidade.

Mas para uma olhada rapida em racios, cash flows, balanços e varações anuais ou trimestrais é trigo limpo
Anexos
Folha AF.xls
(391 KiB) Transferido 357 Vezes

Registado: 18/12/2009 18:54

por Champignon » 26/2/2010 21:48

Bem não conheço a fundo nenhuma das empresas, pois não estou investido em nenhuma.

Mas tentando fazer uma breve introdução diria:

JMT:

Quanto a mim, umas das empresas melhor geridas em Portugal. Se não a melhor.

-Crescimento de resultados constante e na casa das dezenas

-Conseguiu, em minha opinião, melhorar nos últimos anos a imagem que as pessoas tinham das suas lojas seja em preço seja em qualidade. Aqui destaco o trabalho na marca Pingo Doce. Reconheço isso quer como cliente, quer como fornecedor nas vezes em que trabalhamos juntos.

-Tem apostado na sua internacionalização, especialmente na Polónia que tem um potencial de crescimento fantástico

- Não dilui constantemente o valor dos accionistas a emitir novas acções.

Bem vamos agora aos pontos negativos

- A Polónia não está no euro...logo existe o risco cambial. Isto pode tender para qualquer um dos lados. Mas é sempre mais provável pender para o lado da moeda mais forte, neste caso o euro.

-até ao 3T de 09 tinhamos 0.22 de EPS. Não considerando o factor sazonalidade teríamos anualizado perto de 0.28 euros por acção. Vou considerar 30 anos prevendo uma optimista melhoria dos resultados. Isto à cotação actual de 7.05 daria um PER de 24.
Considero então que acção está algures entre o fairly valued a overvalued, tendo em conta que nos últimos anos os resultados cresceram na casa dos 20% ao ano.
Não é por acaso que foi uma acção que se manteve sem descer durante a maior parte do bear market e apenas quando houve preocupações com o risco cambial da Polónia a acção foi por aí abaixo.
Foi um momento de pânico, que dava origem um excelente investimento de longo prazo.
Acho que aqui no fórum, pelo que acompanho, o JAS foi o que melhor percebeu isso.

Para mim a JMT seria uma boa acção para comprar caso o mercado no geral vá para baixo pois considero uma acção com muito potencial, embora não me pareça um bom ponto de compra na posição actual.
Olharei para ela como um investimento de longo prazo quando o seu PER estiver abaixo dos 20.

Mais tarde vou tentar dar uma vista de olhos nas outras acções que referiste. Pelo menos nas do Psi que são as que melhor conheço o modelo de negócio deste conjunto que referiste.

por BlackEagle » 26/2/2010 20:55

JMT, GALP, SONAE sgps, RAND, ALU, altri, arcelormittal(aex).

Registado: 16/5/2009 10:36

por mapaman » 26/2/2010 20:51

Champignon Escreveu:Sim, podes sempre pagar por um serviço.

Mas acho indispensável fazer sempre uma própria análise antes de seguir seja que recomendação for...

Estes serviços pagos têm um "track record" que pode ser confirmado em várias fontes.

Subscrever um serviço de 250$/ano não pode ter a mesma qualidade de um de 2500$/ano.

Depende daquilo que se procura e do que se está disposto a gastar.

cumps
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel

Registado: 24/1/2008 22:05

por Champignon » 26/2/2010 20:34

Sim, podes sempre pagar por um serviço.

Mas acho indispensável fazer sempre uma própria análise antes de seguir seja que recomendação for...

por mapaman » 26/2/2010 20:29

Olá,

tens sempre a hipótese de subscrever um serviço pago que incida sobre a vertente fundamental das empresas e depois como foi dito atrás aplicas AT naquelas que achares mais interessantes e consonate o perfil e o prazo de investimento.

Se o seu interesse é negociar o mercado americano,posso dar algumas ideias via MP,pois não me pagam para fazer publicidade de ninguem.

cumps
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel

Registado: 24/1/2008 22:05

por Champignon » 26/2/2010 20:07

Se falas num horizonte máximo de semanas, penso que é uma perda de tempo estares preocupado com AF.
Aí considero a AT mais precisa dentro desse horizonte.

Isto é apenas a minha opinião...

Um desafio interessante seria, para quem tem essa disponibilidade, ter duas carteiras. E passado 5 anos poder comparar os resultados das mesmas...

Por curiosidade, que empresas são?

por BlackEagle » 26/2/2010 20:04

Apesar de lançar este desafio, na verdade eu ando mais pela análise técnica. Considero-me um swing trader uma vez que os meus trades duram entre dias à semanas, contudo invisto essencialmente em 7 empresas e gostaria de saber a tua opinião fundamental sobre ela. O que eu gostaria de compilar seria uma coisa mista de análise fundamental e técnica com descrevi no inicio do forum. Existe um caldeireiro a desenhar algo parecido mas só com análise técnica. Quem sabe se o trabalho dele provar ser rentável(o que me parece que sim) imagina-o aliado à parte fundamental.

por Champignon » 26/2/2010 19:53

Pensei que estavas a referir a análise estatística para a aplicação de AF. Percebi mal.

Eu neste momento não tenho qualquer posição no PSI, não te posso ajudar com nenhuma tabela já feita. Mas se queres investir por cá acho que 1º devias compilar uma base de dados com as seguintes informações:

-Número de acções emitidas (faz um histórico para ver se houve diluição ou não). Na CMVM deve estar essa informação

- Valores de capital próprio (Dos últimos anos)

-Valores de passivo (dos últimos anos- é importante perceber o porquê da dívida e a sua evolução)

-Taxa de crescimento da empresa

-EPS ( este será talvez o ponto mais díficil nas empresas portuguesas. Isto porque as empresas cá não são obrigadas a uniformizar a apresentação de resultados. Tanto apresentam comparações entre trimestres, como com anos anteriores...enfim como lhe dá jeito. Felizmente que isso está para mudar.)

Mas para começar tenta reunir os dados que referi anteriormente.

- Depois formula uma análise PRÓPRIA com as tuas perspectivas para essa tal empresa. Aprecias os resultados e segundo a tua análise tentas prever o resultado futuro.
Sabendo então o nº de acções e os resultados consegues chegar ao EPS, e depois ao PER que achas justo para aquela empresa ( isto assim parece mais simples do que realmente é).

É importante também perceber que o PER deve ser comparado por sectores e não em empresas de ramos diferentes.
Porém é normal que uma empresa X do mesmo ramo que a empresa Y, mas que X esteja em expansão consistente tenha um PER mais elevado que a empresa Y. O PER só por si não indica o grau de avaliação de uma empresa.

Enfim isto é um pouco complexo. Como disse antes, isto tem muito a ver com a sensibilidade para uma análise a longo prazo.

Se quiseres podes referir algumas empresas em que penses investir e podemos trocar alguns argumentos, embora não conheça muito afundo os fundamentais de algumas empresas portuguesas. Mas nada como investigar um pouco, o que é um bom exercício.
Por vezes só a troca de alguns fundamentos macro-económicos ajuda a perceber a cotação futura.

por BlackEagle » 26/2/2010 19:17

Obrigado pela participação, champignon o que queria dizer quando me referia à estatística prende-se muito com o facto da análise técnica ter muito a ver com isso. Na minha opinião se sabes que perante um determinado suporte com 3 toques sabes que a probabilidade de recuperar 5 % é de 30 % com um bom money management consegues ter bons resultados sem saber absolutamente nada de economia. Já agora usas alguma folha para a tua análise? sei que daria algum trabalho a preencher mas depois de preenchida conseguirias dizer quais são as acções que achas mais interessantes(claro que têm que ser mantida actualizada) por exemplo do psi 20?

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], Ipr, Luzemburg, TTM62 e 137 visitantes