Qual o saldo da vossa carteira em 2008?
A Minha Carteira
BCP---8587---0,77 = -5,97%
BES---1810---4,96 = -26,31%
BRI---0350---7,14 = -17%
CVDT--175000-0,10 = 364%
EDPR---0840--6,57 =- 9,21
INAP---0720--0,62 = -1,61%
RENE---0850--3 = -3;30%
SEMA---0250--6,41 = 9,4%
SON--- 46690-0,62 = 30%
SONI---0700--2,46 = -10,67%
BES---1810---4,96 = -26,31%
BRI---0350---7,14 = -17%
CVDT--175000-0,10 = 364%
EDPR---0840--6,57 =- 9,21
INAP---0720--0,62 = -1,61%
RENE---0850--3 = -3;30%
SEMA---0250--6,41 = 9,4%
SON--- 46690-0,62 = 30%
SONI---0700--2,46 = -10,67%
The Mechanic Escreveu:Sem querer faltar ao respeito a ninguem e , principalmente, aos que estão aqui a dizer a verdade ... este tópico até é giro de ler, como entretenga, mas podem vir uns dizer que ganharam 100% e outros que perderam 90% , que pra mim, vái dar no mesmo.
Cada um diz o que quer. Uns a verdade, outros meia-verdade, outros uma inverdade. Só acredita quem quer e se quizer .
Eu por mim, parece-me irrealista tanto as percentagens de ganhos de uns , num ano intensivamente Bear como o que passou, como as percentagens que outros dizem que perderam.
Existem alguns bons nisto ( porque tem experiencia, sabem manejar os instrumentos à disposição , etc. )e outros maus nisto ( porque não têm experiência , porque são maus Traders, etc.). Mas não existem uns tão bons ...nem outros tão maus !
É daqueles tópicos que a intenção até é boa...mas a práctica é totalmente relativa , porque os que escrevem, escrevem o que querem e os que lêem , acreditam no que querem.
E se alguem escreve "perdi 90% e agora não tenho de comer " , ou se alguem escreve " ganhei 100% e anda foi pouco"...não há discussão !! Ou se acredita ou não !! ...um gajo não sabe !!
Então...praquê um tópico assim ?! ... só pelo entretenimento , porque não se aprende nada com coisas de que não temos a certeza , nem podemos discutir...
Mais uma vez, não quero faltar ao respeito de quem disse aqui a verdade ( porque alguns , vê-se que estão a dizer a verdade ). Porque a verdade de cada um, não tem discussão . Não quero discutir os intervenientes, mas a relatividade do que os intervenientes escrevem...
Eu só não acredito é em todos !( aquela história de na infancia me estarem sempre a dizer pra não aceitar doces de desconhecidos , distorceu-me um bocado a personalidade e fez-me passar a desconfiar das pessoas. Ainda fui a um Psiquiatra ( o saudoso Dr.Pavlov...), mas o homem só me conseguia fazer salivar...
Já agora , eu fiz 242% positivos este ano . Fiz um Trade em Junho, que me valeu 243% e se não fosse o maldito trade de Dezembro que me retirou 1% tinha ficado em máximos...mas este foi um ano mau, claro .
Era a brincar...perdi perto de 99,5% , mas estive a ganhar 142% até ao Natal!...os ultimos dias, investi etilizado e algo correu mal...entretanto, por causa disso ,a minha mulher deixou-me...os putos estão a trabalhar nas obras...e eu estou à volta de 40 Euros na noite Lisboeta , pra quem quizer passar um bom bocado. Sou limpinho .Promete-se sigilo .
Estão a ver a idéia !? Cada um pode dizer o que quiser. E cada um acredita...ou não !
...mas, acredite quem quiser, eu sou mêmo , mêmo limpinho ...
Um abraço ,
The Mechanic
Essa questão da verdade e não verdade está presente em todos os tópicos... Assim, como os tópicos não têm como única função ensinar...
Penso que este tópico é útil como terapia de grupo.

Há muita gente certamente que ficou "satisfeita" por saber que não foi a única a perder dinheiro... Não se aprende muito mas, mentalmente ajuda... dá força para continuar como investidor.
Já agora, o Marco António abriu uma poll para a rendibilidade em 2008, vai lá dar-lhe na cabeça...
Já agora, podias ter contribuído com a "tua verdade" para o tópico, sempre se percebia o que acontece às carteiras dos users mais experientes... como faz o JAS.

Cumps.

Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
-Devo usar STOP's
The Mechanic Escreveu:Sem querer faltar ao respeito a ninguem e , principalmente, aos que estão aqui a dizer a verdade ... este tópico até é giro de ler, como entretenga, mas podem vir uns dizer que ganharam 100% e outros que perderam 90% , que pra mim, vái dar no mesmo.
Cada um diz o que quer. Uns a verdade, outros meia-verdade, outros uma inverdade. Só acredita quem quer e se quizer .
Eu por mim, parece-me irrealista tanto as percentagens de ganhos de uns , num ano intensivamente Bear como o que passou, como as percentagens que outros dizem que perderam.
Existem alguns bons nisto ( porque tem experiencia, sabem manejar os instrumentos à disposição , etc. )e outros maus nisto ( porque não têm experiência , porque são maus Traders, etc.). Mas não existem uns tão bons ...nem outros tão maus !
É daqueles tópicos que a intenção até é boa...mas a práctica é totalmente relativa , porque os que escrevem, escrevem o que querem e os que lêem , acreditam no que querem.
E se alguem escreve "perdi 90% e agora não tenho de comer " , ou se alguem escreve " ganhei 100% e anda foi pouco"...não há discussão !! Ou se acredita ou não !! ...um gajo não sabe !!
Então...praquê um tópico assim ?! ... só pelo entretenimento , porque não se aprende nada com coisas de que não temos a certeza , nem podemos discutir...
Mais uma vez, não quero faltar ao respeito de quem disse aqui a verdade ( porque alguns , vê-se que estão a dizer a verdade ). Porque a verdade de cada um, não tem discussão . Não quero discutir os intervenientes, mas a relatividade do que os intervenientes escrevem...
Eu só não acredito é em todos !( aquela história de na infancia me estarem sempre a dizer pra não aceitar doces de desconhecidos , distorceu-me um bocado a personalidade e fez-me passar a desconfiar das pessoas. Ainda fui a um Psiquiatra ( o saudoso Dr.Pavlov...), mas o homem só me conseguia fazer salivar...
Já agora , eu fiz 242% positivos este ano . Fiz um Trade em Junho, que me valeu 243% e se não fosse o maldito trade de Dezembro que me retirou 1% tinha ficado em máximos...mas este foi um ano mau, claro .
Era a brincar...perdi perto de 99,5% , mas estive a ganhar 142% até ao Natal!...os ultimos dias, investi etilizado e algo correu mal...entretanto, por causa disso ,a minha mulher deixou-me...os putos estão a trabalhar nas obras...e eu estou à volta de 40 Euros na noite Lisboeta , pra quem quizer passar um bom bocado. Sou limpinho .Promete-se sigilo .
Estão a ver a idéia !? Cada um pode dizer o que quiser. E cada um acredita...ou não !
Um abraço ,
The Mechanic
Essa questão da verdade e não verdade está presente em todos os tópicos... Assim, como os tópicos não têm como única função ensinar...
Penso que este tópico é útil como terapia de grupo.

Há muita gente certamente que ficou "satisfeita" por saber que não foi a única a perder dinheiro... Não se aprende muito mas, mentalmente ajuda... dá força para continuar como investidor.
Já agora, o Marco António abriu uma poll para a rendibilidade em 2008, vai lá dar-lhe na cabeça...
Já agora, podias ter contribuído com a "tua verdade" para o tópico, sempre se percebia o que acontece às carteiras dos users mais experientes... como faz o JAS.

Cumps.

Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-Devo usar STOP's
Mais um que perdeu em 2008
Bom, parece que há mais um a juntar aos que perderam dinheiro este ano que passou!
Nos vários trades (poucos)Tive um prejuizo de cerca de 3.500 euros, o que representa cerca de 17,5% sobre o valor da carteira iniciada em 2008.
E nem considero que tenha perdido muito comparativamente com o que se passou este ano.
Tenho que reconhecer que a razão de não ter perdido mais deve-se em grande parte ao Ulisses Pereira.
Manter posições perdedoras na esperança que estas mudem de comportamento só porque nós achamos que sim, é da maiores armadilhas que a nossa mente nos pode pregar - só serve para nos criar algum conforto, para justificar a continuação do erro.
Embora tenha perdido dinheiro, olho para o ano que passou, como um ano em que muito aprendi ao ler o conhecimento de outros, a não cometer os mesmos erros e sobretudo a tentar disciplinar-me. Foi um ano que em muitos aspectos não foi perdido e depois embora seja um lugar comum já muitas vezes repetido, mercados vai haver sempre, mas haverá outras coisas que quando as perdemos já não voltam...
Um grande bem haja a todos e um agradecimento muito especial a quem me tem ensinado muita coisa - Ulisses Pereira e Marco António
VG
Nos vários trades (poucos)Tive um prejuizo de cerca de 3.500 euros, o que representa cerca de 17,5% sobre o valor da carteira iniciada em 2008.
E nem considero que tenha perdido muito comparativamente com o que se passou este ano.
Tenho que reconhecer que a razão de não ter perdido mais deve-se em grande parte ao Ulisses Pereira.
Manter posições perdedoras na esperança que estas mudem de comportamento só porque nós achamos que sim, é da maiores armadilhas que a nossa mente nos pode pregar - só serve para nos criar algum conforto, para justificar a continuação do erro.
Embora tenha perdido dinheiro, olho para o ano que passou, como um ano em que muito aprendi ao ler o conhecimento de outros, a não cometer os mesmos erros e sobretudo a tentar disciplinar-me. Foi um ano que em muitos aspectos não foi perdido e depois embora seja um lugar comum já muitas vezes repetido, mercados vai haver sempre, mas haverá outras coisas que quando as perdemos já não voltam...
Um grande bem haja a todos e um agradecimento muito especial a quem me tem ensinado muita coisa - Ulisses Pereira e Marco António
VG
Os loucos abrem os caminhos que depois emprestam aos sensatos
- Registado: 27/10/2006 10:48
LOAMIL Escreveu:rsacramento Escreveu:quando a coisa se resume a: eu perdi x, ou, eu ganhei y, não há nada para aprender
Não te esqueças que a visibilidade deste fórum, vai muito para além daqueles que participam activamente.
Talvez tu não aprendas nada com estes comentários mas, podes ter a certeza que eles serão sempre úteis a alguém.
Claro que não se vive com o mal dos outros mas, pelo menos ficamos a saber que talvez não tenhamos feito tudo errado, há outros nas mesmas circunstâncias e a culpa foi também do ano horrível a nível mundial.
Também devemos aproveitar para reflectir sobre as estratégias e para isso, nada melhor do que contar com o teu contributo aliás, como tenho feito.
Um abraço
ml
se calhar fui mal entendido
a minha ideia é: não aprendo nada por ver o vizinho com um saldo x
agora, como já disse anteriormente, há quem goste de se comparar, o que em si não tem nada de errado!, tipo, fui só eu quem perdeu x%?, ou, caramba, há tipos que conseguiram fazer y%!...
já agora duas coisas
a primeira tem a ver com um facto cristalinamente posto pelo tiago no post do que aprendeu em 2008: não vale culpar o ano ou o mercado
a outra é para agradecer as tuas simpáticas palavras relativamente à minha participação no fórum, se bem entendi

rsacramento Escreveu:quando a coisa se resume a: eu perdi x, ou, eu ganhei y, não há nada para aprender
Não te esqueças que a visibilidade deste fórum, vai muito para além daqueles que participam activamente.
Talvez tu não aprendas nada com estes comentários mas, podes ter a certeza que eles serão sempre úteis a alguém.
Claro que não se vive com o mal dos outros mas, pelo menos ficamos a saber que talvez não tenhamos feito tudo errado, há outros nas mesmas circunstâncias e a culpa foi também do ano horrível a nível mundial.
Também devemos aproveitar para reflectir sobre as estratégias e para isso, nada melhor do que contar com o teu contributo aliás, como tenho feito.
Um abraço
ml
"Sorte é o que acontece quando a preparação encontra a oportunidade."
Elmer Letterman"
Elmer Letterman"
civfan Escreveu:eu diria que não é tanto gostar de comparar, mas antes aprender com as experiências dos outros.
Penso, e espero, que esse é o espírito da maioria.
quando a coisa se resume a: eu perdi x, ou, eu ganhei y, não há nada para aprender
deste ponto de vista poderá ser interessante para alguns saber como vão os outros
[quote="The Mechanic"]
os ultimos dias, investi etilizado e algo correu mal...entretanto, por causa disso ,a minha mulher deixou-me...os putos estão a trabalhar nas obras...e eu estou à volta de 40 Euros na noite Lisboeta , pra quem quizer passar um bom bocado. Sou limpinho .Promete-se sigilo.
40€ livres de impostos... coragem Mech

os ultimos dias, investi etilizado e algo correu mal...entretanto, por causa disso ,a minha mulher deixou-me...os putos estão a trabalhar nas obras...e eu estou à volta de 40 Euros na noite Lisboeta , pra quem quizer passar um bom bocado. Sou limpinho .Promete-se sigilo.

parece-me haver aí algum exagero na emoção sobre este tema. afinal é só um tópico a perguntar sobre o saldo dos trades de 2008 de cada um... quem quiser diz a verdade, e se alguém houver que invente... fixe para ele. a mim não me faz confusão nenhuma nem acredito que a esmagadora maioria esteja a inventar, simplesmente porque não faz sentido nem haveria razões para... é só a minha opinião, e pela minha parte considero este tópico útil.
Sem querer faltar ao respeito a ninguem e , principalmente, aos que estão aqui a dizer a verdade ... este tópico até é giro de ler, como entretenga, mas podem vir uns dizer que ganharam 100% e outros que perderam 90% , que pra mim, vái dar no mesmo.
Eu só não acredito é em todos !( aquela história de na infancia me estarem sempre a dizer pra não aceitar doces de desconhecidos , distorceu-me um bocado a personalidade e fez-me passar a desconfiar das pessoas
. Ainda fui a um Psiquiatra ( o saudoso Dr.Pavlov...), mas o homem só me conseguia fazer salivar...
Um abraço ,
The Mechanic
Eu só não acredito é em todos !( aquela história de na infancia me estarem sempre a dizer pra não aceitar doces de desconhecidos , distorceu-me um bocado a personalidade e fez-me passar a desconfiar das pessoas

Um abraço ,
The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles
http://theflyingmechanic.blogspot.com/
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles
http://theflyingmechanic.blogspot.com/
Re: O pior já Passou!
Cali Escreveu:Fico estupefacto que, com o nivel de informação actualmente existente, nomeadamente aqui e noutros fóruns, onde são repetidas até á exaustão ás regras básicas do money management e da protecção de capital ("estabeleça stop losses e use-os", "nunca invista dinheiro que lhe possa fazer falta a curto prazo", "nunca invista todo o seu dinheiro na Bolsa", "diversifique os seus investimentos", bla-bla-bla-bla...), que estas situações continuem a existir.!
Cali, o problema é que onde está essa informação também estão uns poucos a escrever "só se perde quando se vende", ou "Deixa-a a cair que eu compro mais!", ou "Querem enganar os patos mas as minhas não as levam!!", ou "a longo prazo as bolsas sobem sempre", ou "basta olhar para os price target e er como está barata!" ou... qualquer uma destas idéias é muito mais apelativa para quem tem perdas de 20, 30, ou 50% do que aquelas que falam de stops, money mangement, ou " conversas esquisistas" sobre um bear market! Aliás, para muitos, quem fala destas coisas não passa de um "profeta da desgraça"!

abraço
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Re: O pior já Passou!
LBCF744674 Escreveu:China Voip & Digital Telecm (CVDT) -93% -95.580 USD
BCP -77% -35.000€
Son SGPS -63% -56.000€
Liquidez para Governar a Familia 10.000€
Bom ano para Todos
"O pior já passou", comentou à Bloomberg TV o principal estratega da Raymond James & Associates, Jeffrey Saut. "Não estou a prever um super ano em 2009, mas penso que será melhor do que o de 2008", acrescentou.
Apesar dos anos todos que já tenho 'disto', ver acontecer situações destas deixa-me sempre com os cabelos em pé e o queixo no chão. E lá me vou perguntando, de novo, como é que é possivel deixar acontecer desgraças destas ao património familiar, provavelmente arduamente acumulado ao longo de meia vida (ou, se calhar, uma vida) de trabalho.
Se bem percebi, você teria cerca de 200.000€ de pé-de-meia, enterrou quase tudo na Bolsa no pico do mercado, ou quase no pico, e deixou apenas 10.000€ de fora, para as eventualidades da vida. Depois, nunca mais lhe passou pela cabeça colocar um ponto final na delapidação das suas unicas economias, e assistiu (duvido que tenha sido impávido e sereno) até agora, ao desaparecimento de cerca de 80% do seu dinheiro. Será isto? Para seu bem, espero sinceramente que eu esteja enganado, e tenha percebido mal o que escreveu.
Fico estupefacto que, com o nivel de informação actualmente existente, nomeadamente aqui e noutros fóruns, onde são repetidas até á exaustão ás regras básicas do money management e da protecção de capital ("estabeleça stop losses e use-os", "nunca invista dinheiro que lhe possa fazer falta a curto prazo", "nunca invista todo o seu dinheiro na Bolsa", "diversifique os seus investimentos", bla-bla-bla-bla...), que estas situações continuem a existir.

Não serve de nada, neste momento, dar-lhe uns 'calduços' virtuais como castigo, porque a maior das punições já a está a sofrer neste momento. É uma lição para o resto da vida. Desejo-lhe, sinceramente, a melhor sorte do mundo para poder sair airosamente desta situação dificil, mas decerto terá já a noção de que, neste momento é talvez tarde demais para tomar decisões racionais, e que talvez não reste mesmo outra solução senão a de esperar, muito, e pacientemente. E talvez rezar, sei lá ... rezar para que os restantes 20% não continuem a desaparecer e que esse pouco capital que lhe resta, nunca lhe venha a fazer falta, pois aí será mesmo forçado a encerrar posições, talvez no pior momento. Um feliz 2009 para si! Mesmo!
------------------------------------------------
* Trilogia de Cali-nadas *
- "Não deixe para amanhã o que pode perder hoje!"
- "Quem tem medo, compra um certificado de aforro."
- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"
* Trilogia de Cali-nadas *
- "Não deixe para amanhã o que pode perder hoje!"
- "Quem tem medo, compra um certificado de aforro."
- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"
- Registado: 9/12/2002 13:40
não tenho nenhuma dessas em carteira nem tive , tirando de uma vez um tiro na VAA a 0,14 e saída a 0,22
Sim, mas percebes o que eu quero dizer com a afirmação?
O "só perco quando vender" é um mito, uma frase errada, que só serve para o investidor esconder a cabeça na areia.
Um dia a realidade terá de ser enfrentada... como os exemplos de PADs e afins... conheço quem já as tenha herdado... quem morreu nunca perdeu... só enterrou a cabeça até ao fim.
Bons Negócios
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein
Crómio Escreveu:Jacsilva Escreveu:-274346 Euros ou seja perdia se fechasse a minha carteira na totalidade
espero que corra melhor este ano
bons negocios
Sim, sim... aqueles que ainda têm 1 ou 2.000.000€ na PAD e ainda não venderam também ainda não perderam nada...
Ou na VAA, ou na...
não tenho nenhuma dessas em carteira nem tive , tirando de uma vez um tiro na VAA a 0,14 e saída a 0,22
bons negocios
Bons investimentos
JacSilva
JacSilva
Crómio Escreveu:Só agora, com o comentário do artista é que reparei que este tópico tem mais uma página!
Algumas carteiras por aqui são realmente devastadoras, por destruição pura de considerável capital, mas muito mais pelo sofrimento que é asistir a tal delapidação, de dia para dia, imobilizados com a esperança de dias melhores...
Meu Deus... que sofrimento...
Os meus sinceros votos de uma recuperação da carteira, e principalmente da saúde que os meus amigos perderam com este desgaste intenso.
Um Abraço sentido
Obrigado da parte que me toca.
Isto vai virar, perder mais de 90% não é para qualqur um.
Abraço e um Bom Ano
A.Fernandes
Só agora, com o comentário do artista é que reparei que este tópico tem mais uma página!
Algumas carteiras por aqui são realmente devastadoras, por destruição pura de considerável capital, mas muito mais pelo sofrimento que é asistir a tal delapidação, de dia para dia, imobilizados com a esperança de dias melhores...
Os meus sinceros votos de uma recuperação da carteira, e principalmente da saúde que os meus amigos perderam com este desgaste intenso.
Um Abraço sentido
Um Abraço sentido
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein
Re: Até Agora
pedrom Escreveu:Houve uma sexta feira em que vendi tudo e não fazes ideia como me sinto bem agora por saber que sai no pico. Além disso aprendi mais em ano e meio sem negociar do que em vários anos de a negociar diariamente.
Já escrevi isto muitas vezes, mas como a última já foi há muito tempo vou escrever outra vez...
Ums das coisas importantes que um investidor deve conseguir fazer é conseguir sair, ficar sem negociar, quando perde... nem que seja por uns dias para mostrar a si próprio que consegue controlar as suas emoções!
As primeiras vezes que o consegui fazer disse para mim próprio que não negociaria durante 3/5 dias mas depois estive muito mais... agora, embora já nem precise muito dela, tenho uma regra, se tiver dois trades negativos seguidos tenho obrigatoriamente que estar pelo menos 3 dias sem negociar!
Abraços
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
Jacsilva Escreveu:-274346 Euros ou seja perdia se fechasse a minha carteira na totalidade
espero que corra melhor este ano
bons negocios
Sim, sim... aqueles que ainda têm 1 ou 2.000.000€ na PAD e ainda não venderam também ainda não perderam nada...
Ou na VAA, ou na...

William Bernstein
William Bernstein