Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

investimento de 20.000 euros - papeis recomendados PSI20

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por JOMIGUEL » 25/2/2010 12:34

Agradeço a todos os que deram a sua opinião sobre as minhas questões, nem sempre podemos ter todos a mesma opinião, devemos respeitá-las.
Agora cabe-me interpretar e decidir o melhor caminho, assumindo as boas e más decisões, como sempre tenho feito, continuarei a seguir o forum do caldeirão como sempre, e aqui ou ali irei tirando as minhas duvidas e crescendo com a opinião de todos.
Muito obrigado
BN

Registado: 10/5/2009 21:02

Analises do ulisses

por dfviegas » 25/2/2010 9:39

Eu comprava o livro do Braga de Matos e via as antigas :-( analises tecnicas feitas pelo ulisses, depois começava a fazer simulações durante uns mesinhos e entretanto lia mais uns livrinhos e depois começava a meter o capital.

Agora se queres começas já a gastar, compra hummm deixa cá ver pode ser BPI, SONI, REN, Portucel porque será :twisted:

Registado: 29/11/2007 2:53

por Rui Leal » 25/2/2010 8:52

Bom... se eu tivesse os 20 000 € fazia o seguinte:

1. Comprava o Ganhar em Bolsa do Fernando Braga de Matos;
2. Sacava da net os seguintes livros:
- Mastering Fundamental Analysis e Getting Started With Findamental Analysis - ambos do Michael C Thomsett;
3. Estudava análise técnica (usando vários sites interessantes - investopedia, e outros - basta fazer uma pesquisa no google, aparece muita coisa interessante)
4. Inscevia-me no prorealtime e tentava construir uma carteira virtual e ir estudando alguns activos;
5. Deixava-me do mercado nacional e tentava estudar bem o modo de funcionamento do mercado americano;
6. Ia ao finviz.com e tentava começar a fazer pesquisa de acções através do seu screener (essencialmente com base em indicadores fundamentais, isto depois de bem compeendidos os conceitos da análise fundamental);
7. A partir daqui vai-se construindo a carteira virtual até que se passa a "jogar" a dinheiro em vez de feijões;

Para quem não percebe nada disto (como é o meu caso) são anos de aprendizagem.

Pessoalmente, se alguém me tivesse dado estes conselhos há tempos atrás (nem digo quanto para não me sentir velho) certamente que não teria perdido tanto dinheiro.

Bons Negócios,

Registado: 19/1/2008 16:23

Re: Explicações MAR

por Elias » 24/2/2010 19:27

Pevide Escreveu:Não invisto em warrants, nem em produtos com data de maturidade. Só em acções. Pode existir também o caso da falência da empresa, mas a probabilidade de isso acontecer nas cotadas que eu negocio é próxima do zero.

Mesmo sem a empresa falir, a acção pode cair 80% ou 90% e nunca mais recuperar. Vê o caso da ZON, a Glintt, da Sonecom, da Impresa, só para referir alguns.

Registado: 5/11/2002 12:21

por Reislb » 24/2/2010 19:10

Na minha humilde opinião se eu tivesse nessa situação investia na Altri, Jerónimo Martins e Semapa. A justificação é muito simples: a meu ver são as que têm reagido melhor quando o mercado sobe.

Ps: Não estou dentro destas senhoras porque estou entalado noutra. :(
"Queres remar contra a maré????
Compra um barco a motor."

Registado: 26/8/2009 17:21

por MatildeSerrano » 24/2/2010 19:09

Elias Escreveu:Isso quer dizer que admites perder a totalidade do capital?

Não invisto em warrants, nem em produtos com data de maturidade. Só em acções. Pode existir também o caso da falência da empresa, mas a probabilidade de isso acontecer nas cotadas que eu negocio é próxima do zero.

Registado: 30/6/2008 20:42

por Elias » 24/2/2010 19:02

Pevide Escreveu:Eu definitivamente nunca irei usar stop loss, na medida que invisto a longo prazo (superior a 3 anos) e no passado quando o stop foi acoinado, passado algum tempo a acção voltou aos seus valores originais (JM caso típico). E não estou para recomprar outra vez. É pessoal.

Isso quer dizer que admites perder a totalidade do capital?

por MatildeSerrano » 24/2/2010 18:44

cpm Escreveu:Mas de facto, acho que os stop losses devem ser seguidos para evitar "perdas potenciais" como as que tenho agora.

Isso é uma escolha pessoal.
Eu definitivamente nunca irei usar stop loss, na medida que invisto a longo prazo (superior a 3 anos) e no passado quando o stop foi acoinado, passado algum tempo a acção voltou aos seus valores originais (JM caso típico). E não estou para recomprar outra vez. É pessoal.

Registado: 30/6/2008 20:42

por Oli Mac » 24/2/2010 18:40

Elias,

Utilizei stop loss na MAR para 50% do que tinha em carteira, mas de facto (infelizmente) mantive os outros 50% a marinar...até agora...na expectativa.

Mas de facto, acho que os stop losses devem ser seguidos para evitar "perdas potenciais" como as que tenho agora.

A continuar assim pretendo reforçar, porque acredito nos fundamentais da empresa e no seu business plan.

Cumprimentos,
cpm

Elias Escreveu:cpm,

Da leitura das tuas intervenções fico com algumas dúvidas sobre a tua atitude relativamente ao uso de stop loss.

Começo por esta parte:

cpm Escreveu:Se eu tivesse 20K era assim que fazia:

50% EDP 2.75 - risco baixo
25% MAR 3.03 - risco elevado
25% SON 0.82 - risco moderado

Mas com stop loss bem definido nos suportes inferiores.

Defendes o investimento na Martifer com stop loss bem definido, de onde se conclui que advogas o uso de stop loss.

Contudo, a partir daqui:

cpm Escreveu:Uma coisa é estar "enterrado" com PM a 3,70.

fico com a sensação de que não usaste stop loss nas anteriores entradas na Martifer, deixando acumular uma perda que já deve andar pelos 20% ou mais.

Deixa-me então perguntar-te o seguinte: se consideras o stop loss tão importante, porque não o usaste até ao momento na Martifer?

1 abraço,
Elias

Registado: 29/11/2007 2:45

por kpt » 24/2/2010 18:31

Elias Escreveu:
kpt Escreveu:Para que tal se assemelhe minimamente à performance do índice só basta alocar pelos diferentes sectores, coisa que, por acaso, não foi feita a 100%.

kpt isso nãó é bem assim, pois há 4 empresas que pesam mais do que todas as outras juntas. Isto quer dizer que metade da evulução do índice vai depender da evolução destas 4 empresas.

Obviamente não há correlação a 100% devido ao peso das mesmas, mas falando em termos de movimento de mercado (ascendente/descendente) a correlação deverá verificar-se, excluindo a proporcionalidade.

Registado: 11/5/2007 23:19

por Elias » 24/2/2010 18:13

kpt Escreveu:Para que tal se assemelhe minimamente à performance do índice só basta alocar pelos diferentes sectores, coisa que, por acaso, não foi feita a 100%.

kpt isso nãó é bem assim, pois há 4 empresas que pesam mais do que todas as outras juntas. Isto quer dizer que metade da evulução do índice vai depender da evolução destas 4 empresas.

por kpt » 24/2/2010 18:06

tugashark Escreveu:
kpt Escreveu:
tugashark Escreveu:Já tinha saudades destes tópicos.

Se não tens experiência nos mercados accionistas e como os depósitos a prazo estão com rendibilidades muito baixas. Aconselho-te a analisares a possibilidade de alocares o dinheiro em fundos.

Ao menos num fundo, o teu dinheiro é gerido por profissionais, apesar das rendibilidades variarem dependendo do risco que pretendes correr.

Lá por serem profissionais, não quer dizer que a rentabilidade seja atractiva, ou, até mesmo, positiva.

É que os fundos convencionais de acções estão constantemente em modo "longo", pelo que simplesmente limitam-se a acompanhar a performance dos indices, com ligeiras diferenças, salvo casos excepcionais.

Não creio que neste momento comprar UPs em fundos seja muito diferente de fazer uma alocação ponderada por diversas acções.

Se estivermos a falar de um investidor com alguma experiência na área da bolsa, apoio a 100% o que disseste.

Agora no caso apresentado, em que o referido é que não tem nenhuma experiência na área de bolsa é um suicídio tentar construir uma carteira diversificada sem nenhum conhecimento de base. Se considerarmos o caso do PSI20 e quisermos construir uma carteira diversificada de 5 acções sem qualquer noção de mercado, no máximo temos dezenas de combinações.

Claro que há dezenas de combinações mas de entre as 20 acções disponíveis (falo apenas do psi-20), se escolheres 5 já estás a cobrir 25%. Para que tal se assemelhe minimamente à performance do índice só basta alocar pelos diferentes sectores, coisa que, por acaso, não foi feita a 100%.

Ainda assim, ou seja, embora a carteira dele não seja representativa de todos os sectores, tem uma exposição a pelo menos 4 sectores: banca ; energias ; indústria de madeira ; retalho variado.

Assim de repente creio que está a faltar apenas o sector das comunicações e da construção, sendo que este último é de fugir actualmente (em termos fundamentais, dada a crise no imobiliário), sem contar com Cimpor (pois está bastante internacionalizada, nomeadamente em mercados emergentes).

Concluindo, a alocação feita até nem é tão descabida assim, dado que algumas delas sofreram desvalorizações acentuadas, pelo que, para o longo prazo, até poderá ser uma carteira que supere o mercado.

Enfim, em termos fundamentais haveria muito a dizer mas como eu não gosto nem negoceio com base em fundamentais (embora reconheça a sua importância, para mim o único fundamental é o sentimento de mercado) não me alongo mais.

por tugashark » 24/2/2010 17:41

kpt Escreveu:
tugashark Escreveu:Já tinha saudades destes tópicos.

Se não tens experiência nos mercados accionistas e como os depósitos a prazo estão com rendibilidades muito baixas. Aconselho-te a analisares a possibilidade de alocares o dinheiro em fundos.

Ao menos num fundo, o teu dinheiro é gerido por profissionais, apesar das rendibilidades variarem dependendo do risco que pretendes correr.

Lá por serem profissionais, não quer dizer que a rentabilidade seja atractiva, ou, até mesmo, positiva.

É que os fundos convencionais de acções estão constantemente em modo "longo", pelo que simplesmente limitam-se a acompanhar a performance dos indices, com ligeiras diferenças, salvo casos excepcionais.

Não creio que neste momento comprar UPs em fundos seja muito diferente de fazer uma alocação ponderada por diversas acções.

Se estivermos a falar de um investidor com alguma experiência na área da bolsa, apoio a 100% o que disseste.

Agora no caso apresentado, em que o referido é que não tem nenhuma experiência na área de bolsa é um suicídio tentar construir uma carteira diversificada sem nenhum conhecimento de base. Se considerarmos o caso do PSI20 e quisermos construir uma carteira diversificada de 5 acções sem qualquer noção de mercado, no máximo temos dezenas de combinações.

Registado: 26/2/2008 20:42

por Elias » 24/2/2010 17:25

cpm,

Da leitura das tuas intervenções fico com algumas dúvidas sobre a tua atitude relativamente ao uso de stop loss.

Começo por esta parte:

cpm Escreveu:Se eu tivesse 20K era assim que fazia:

Defendes o investimento na Martifer com stop loss bem definido, de onde se conclui que advogas o uso de stop loss.

Contudo, a partir daqui:

cpm Escreveu:Uma coisa é estar "enterrado" com PM a 3,70.

fico com a sensação de que não usaste stop loss nas anteriores entradas na Martifer, deixando acumular uma perda que já deve andar pelos 20% ou mais.

Deixa-me então perguntar-te o seguinte: se consideras o stop loss tão importante, porque não o usaste até ao momento na Martifer?

1 abraço,
Elias

por kpt » 24/2/2010 17:15

:lol: :lol: bem apanhado essa!

20.000 euros em 'cache', mais uns cêntimos em 'Buffer!'

por dr house » 24/2/2010 17:07

TOPGUN2 Escreveu:
Tendo neste momento 20.000 euros em cache, quais seriam os titulos mais viaveis de comprar, tendo em conta a epoca de dividendos e calorização.

Obrigado
BN para todos

Eu adoraria ter 20.000 euros em CACHE. :P
Os novos portáteis HP permitem uma utilização desta memória em euros em vez de KB.

house
In the name of the father, the son and the holy spirit - ALL IN

Registado: 31/1/2009 12:21

Explicações MAR

por Oli Mac » 24/2/2010 16:39

Caríssimos rufa, dansousa e canguru:

Uma coisa é estar "enterrado" com PM a 3,70.

Outra coisa é aconselhar compra a 3.00-3.05.

Acho que são quase 20% que fazem a diferença, digo eu!

Agora digam Vocês?

Re: Estou confuso...

por canguru » 24/2/2010 15:54

rufa Escreveu:
Dansousa Escreveu:
rufa Escreveu:CPM no post da Martifer dizes que estas "enterrado" e neste dizes ao amigo caldeireiro para investir na Martifer :shock: Que l´gica é essa???

Cumps.

Por acaso também tinha reparado nesse pormenor.....

Cmpts
DS

Já somos dois a não perceber :shock:

Cumps.

Passa a 3.

Cheira-me que é para fundar o clube dos enterrados com Martifer's

Registado: 6/4/2008 22:41

por rufa » 24/2/2010 15:51

Dansousa Escreveu:
rufa Escreveu:CPM no post da Martifer dizes que estas "enterrado" e neste dizes ao amigo caldeireiro para investir na Martifer :shock: Que l´gica é essa???

Cumps.

Cmpts
DS

Já somos dois a não perceber :shock:

Cumps.

Registado: 29/11/2007 12:52

por Dansousa » 24/2/2010 15:47

Cumps.

Cmpts
DS
DS

Registado: 29/11/2007 2:50

Estou confuso...

por rufa » 24/2/2010 15:44

CPM no post da Martifer dizes que estas "enterrado" ("Estou enterrado na MAR (mais 40% portfolio) com PM a 3.70 EUR e não há maneira de isto subir.") e neste dizes ao amigo caldeireiro para investir na Martifer :shock: Que lógica é essa (bem sei que referes o risco mas....???).

Cumps.
Editado pela última vez por rufa em 24/2/2010 15:50, num total de 2 vezes.

A minha aposta

por Oli Mac » 24/2/2010 15:08

Se eu tivesse 20K era assim que fazia:

por canguru » 24/2/2010 14:09

aaugustobb Escreveu:Ou então se quiseres dobrar o dinheiro rapidamente de um momento para o outro, nada melhor que investir na TDU, ao preço que ela se encontra

o ilustre pode definir o que entende por "de um momento para o outro".

e porquê "dobrar o dinheiro" e não triplicar?

Registado: 6/4/2008 22:41

Todo o cuidado.....

por rufa » 24/2/2010 13:03

...e atenção são poucos

BOLSA ÁSIA-Índice cai com nervosismo sobre EUA e de olho no Fed
24/02/10 - 11:21 H

Por Kevin Yao
CINGAPURA, 24 de fevereiro (Reuters) - As principais bolsas
asiáticas tiveram uma quarta-feira de queda, desanimadas pelos
dados de confiança do consumidor nos Estados Unidos e do
empresariado na Alemanha, o que gerou receios sobre a força da
recuperação econômica global e impulsionou o iene.
O índice MSCI que acompanha as principais bolsas da região
da Ásia-Pacífico exceto Japão <.MIAPJ0000PUS> tinha queda de
1,3 por cento, para 393 pontos, às 8h21 (horário de Brasília).
A bolsa de TÓQUIO <.N225> cedeu 1,48 por cento, para 10.198
pontos. O iene, visto como um ponto seguro em tempos de
turbulência, conseguiu manter os ganhos de terça-feira.
Os operadores aguardam o depoimento do presidente do
Federal Reserve, Ben Bernanke, ao Congresso nesta quarta-feira
em buscas de sinais novos sobre a política monetária, após uma
alta surpresa na taxa de redesconto na semana passada.
"Os mercados agora estão em um lugar onde os investidores
estão acompanhando de perto os indicadores econômicos,
procurando pistas sobre direções futuras. Tende-se a reagir de
forma nervosa a cada dado divulgado", afirmou Yumi Nishimura,
vice-gerente geral na Daiwa Securities Capital Markets.
A bolsa de SEUL <.KS11> perdeu 0,99 por cento, em 1.612
pontos, com ações da Hyundai caindo 2,6 por cento após anunciar
recall de 46 mil unidades do Sonata no país e 1.300 nos Estados
Unidos.
Pesando sobre o humor ainda estavam novas recomendações da
China para os bancos restringirem novos empréstimos para
agências de financiamento de governos locais para se evitar
potencial risco de default, segundo publicou a mídia estatal. A
recomendação é o mais recente esforço de Pequim para conter a
galopante expansão do crédito no país.
Em XANGAI <.SSEC>, o mercado avançou 1,33 por cento, a
3.022 pontos, com os investidores buscando ações secundárias
abatidas. Em HONG KONG <.HSI>, a bolsa perdeu 0,75 por cento, a
20.467 pontos.
CINGAPURA <.FTSTI> teve queda de 0,73 por cento, aos 2.762
pontos. TAIWAN <.TWII> fechou em baixa de 0,89 por cento, a
7.529 pontos. SYNEY <.AXJO> recuou 1,48 por cento, para 4.648
pontos.
((Tradução Redação São Paulo; 5511 5644-7763))
REUTERS RB AAJ

Cumps.

Para te ajudar...

por rufa » 24/2/2010 13:01

...a construir uma linha de rumo

BOLSA EUROPA-Mercados cedem antes de depoimento de Bernanke
24/02/10 - 11:27 H

Por Joanne Frearson
LONDRES, 24 de fevereiro (Reuters) - As principais bolsas
europeias operavam em leve queda nesta quarta-feira, com os
investidores aguardando o depoimento de Ben Bernanke, chairman do
Federal Reserve, enquanto o setor bancário puxava as
quedas.
Às 8h25 (horário de Brasília), o índice FTSEurofirst 300 <.FTEU3>,
que acompanha as principais empresas europeias, exibia queda de 0,18
por cento, a 1.009,84 pontos.
Os bancos tinham um desempenho ruim. O Banco Santander ,
BBVA , UniCredit e Barclays
perdiam de 1,7 a 3,8 por cento.
"Com os eventos de hoje, prevalecerá a atitude de Bernanke. Os
mercados irão tomar nota e creio que o que Bernanke diga
hoje dará a direção dos mercados pelas próximas 5 semanas no mínimo",
disse Howard Wheeldon, estrategista na BGC Partners.
As mineradoras também tinham um dia negativo depois da notícia de
que a China pediu aos credores comerciais que restrinjam novos
empréstimos aos governos locais para evitar riscos de bolhas de
ativos.
Anglo American , Antofagasta , BHP Billiton
, Eurasian Natural Resources Corporation ,
Rio Tinto r Xstrata caíam entre 0,7 e 1,6 por cento.
As farmacêuticas eram procuradas. A suíça Roche subia 0,3
por cento depois que seu medicamento contra o câncer Xeloda recebeu
recomendação da União Europeia.
Mais adiante investidores aguardam dados de vendas de moradias nos
Estados Unidos às 12h.
Confira o desempenho das principais bolsas européias às
8h26:

BOLSA PONTUAÇÃO VARIAÇÃO %
Londres <.FTSE> 5.324,68 +0,18
Frankfurt <.GDAX> 5.591,19 -0,23
Paris <.FCHI> 3.700,31 -0,18
Madri <.IBEX> 10.166,00 -1,42
Milão <.FTMIB> 21.168,30 -0,26
Lisboa <.PSI20> 7.566,26 -0,62

Veja como se comportaram as bolsas asiáticas [nN24165959]
((Tradução Redação São Paulo; 5511 5644-7763))
REUTERS RB VS

Cumps

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Ipr, Luzemburg, TTM62 e 148 visitantes